Enquete

Você acha que deve-se treinar kata superior a graduação?

Sim, concordo!
Não, não concordo.
Sem opinião formada
Veja bem.... [opção meio termo]

Autor Tópico: kata vs graduação  (Lida 2392 vezes)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
kata vs graduação
« Online: Outubro 19, 2010, 09:13:29 »
Você concorda que treinem kata superiores a graduação do aluno?
Por exemplo, um faixa branca treinar o heian godan. Ou Marrom treinar o Unsu.
Laranja treinar o Jion.
etc..

Bem.. minha opinião é que... [pam.. suspense. João Cleber mode on].. bem.. depois eu falo.
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:kata vs graduação
« Resposta #1 Online: Outubro 19, 2010, 09:39:39 »
OSS...

Adoto o método que um Faixa Verde, por exemplo, deva saber 02 Kata’s acima, e no máximo o Bassai-Dai.
Não concordo que iniciantes até a Faixa Laranja saibam Kata’s Superiores.

OSS...

Offline ericmazoni

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
Re:kata vs graduação
« Resposta #2 Online: Outubro 19, 2010, 10:20:06 »
idem ao Higino.

Oss.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:kata vs graduação
« Resposta #3 Online: Outubro 19, 2010, 10:27:13 »
bem... eu sou contra.
Terminantemente CONTRA!

Pra mim, faixa branca treina heian shodan.
Amarela, treina heian shodan e nidan
vermelha, heian shodan, nidan e sandan...

E assim sucessivamente...

Chegou na verde, vai treinar o Godan e o tekki.. até aí tudo bem.. depois roxa, acrescenta mais um.. e na marrom mais um.. até que chegue na preta e insira mais um ou outro no seu acervo de kata..
Mas $%&!, do jeito que a rapaziada faz, eu não concordo..

Onde já se viu, faixa branca treinar heian nidan?
O cara mal sabe fazer as bases e as direções que tem que seguir... não sabe andar já quer correr...
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:kata vs graduação
« Resposta #4 Online: Outubro 19, 2010, 10:58:18 »
Sou a favor!

Desde que o cara saiba executar muito bem os pré-requisitos obrigatórios da sua faixa corrente. Por pensar assim, quando começo a aprender o kata da faixa seguinte já é vespera do exame, ou seja, acaba não fazendo a menor diferença.

Tem nego por ai que tem a mente brilhante, fazer o quê? Deixa o bicho seguir em frente pô.

O que mais tem é gente que pensa que consegue executar 3 ou 4 katas logo no início. Aí vai ver a posição das pernas e tronco, uma $%&!. A mãozinha então, constantimente em formato de conchinha.

Caras...no estilo Toshinkay é uma luta a mais no kumite por CADA ERRO COMETIDO, já ví gente começar com 3 lutinhas e terminar com 10  :o.

OSS!

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:kata vs graduação
« Resposta #5 Online: Outubro 19, 2010, 11:07:04 »
Sou a favor!
Desde que o cara saiba executar muito bem os pré-requisitos obrigatórios da sua faixa corrente. Por pensar assim, quando começo a aprender o kata da faixa seguinte já é vespera do exame, ou seja, acaba não fazendo a menor diferença.
Tem nego por ai que tem a mente brilhante, fazer o quê? Deixa o bicho seguir em frente pô.
O que mais tem é gente que pensa que consegue executar 3 ou 4 katas logo no início. Aí vai ver a posição das pernas e tronco, uma $%&!. A mãozinha então, constantimente em formato de conchinha...

Tô com o Lourival!

O Cara sabe DIREITO os do nivel dele? Segura na mão de Deus e vai... O que não pode é o que acha que sabe o Kata. Executa as posições todas erradas, fazendo algo que tem uma vaga semelhança do kata e o cabra acha que SABE o kata. Aí não dá.
      Gustavo

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:kata vs graduação
« Resposta #6 Online: Outubro 19, 2010, 13:08:01 »
Eu sou contra o praticante ser meio obrigado a saber mais katas pra ser considerado melhor. Existe uma espécie de julgamento sobre quem faz mais kata ou de maneira diferente...

Pra mim tinha que ser 8 kata, 15 no máximo.

Acredito que os kata treinam deslocamento, equilíbrio, os fundamentos... O que se treina no kata Jitte que não se treina no Jion? o karateka vai aprender a manipular um Jo, ou se defender daquela maneira treinando kata? Não. Considero um kata inútil, assim como outros... o Rohai (meikyo) é outro exemplo...

Outra coisa é a quantidade de faixas no nosso estilo, já que os dois assuntos estão ligados. No JJ são 5 faixas, e o tempo pra preta é o mesmo. Isso estimula o treino forte, pois pra ser "faixa tal" tem que ser bom. Aumentar as faixas, pelo meu conhecimento empírico, desestimula. SE ESTÁ ERRADO DEVERIA MUDAR!

Me graduei desta maneira (branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom). Saí de uma organização porque um cara que começou 1 mês antes de mim foi pra marrom porque dava aulas, ao invés de ir pra azul escura quando as faixas mudaram (ele era roxa, fez exames mais rapido...) e eu era laranja fui pra azul clara... ora, que justo não? isto se deu porque ele "dava aulas". Era "Senpai" no dojo e precisava se graduar rápido. O que ele sabia a mais que eu, se treinava menos no dojo: kata. Aprendido pelos livros do Nakayama.

Sei que nesta org, desde quando saí (2007) é assim no Brasil - branca, amarela, laranja (a vermelha caiu fora), azul clara (tenho esta graduação), roxa, azul escura, 3 marrom e preta. São 10 faixas, e o tempo pra chegar na preta é o mesmo. O que se avalia nos exames? A bem da verdade é um kihom decorado, muitas vezes disposto na internet, algum kata, e um kumite básico ou algo que mesmo que o cara não demonstre conhecimento de luta passa. O que é eliminatório (na verdade só vi carekyu até hoje tirando quando é exame de Dan) é o kihom e o kata (que muitas vezes da pra repetir). O tempo pra chegar na preta é o mesmo de sempre, só tem mais exames, e mais kata pra aprender (pensem o porquê).

Na minha opinião os dirigentes só enfraquecem nosso estilo com estas medidas idiotas.

Shotokan até a morte.

« ltima modificao: Outubro 19, 2010, 13:10:00 por GUICOMES »
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:kata vs graduação
« Resposta #7 Online: Outubro 19, 2010, 14:43:42 »
Citação de: GUICOMES
Shotokan até a morte.

Caraca! Só faltou houvir um som de rock metal de fundo rsrsrs.

Falando em faixas, lembrei de uma frescura que surgiu depois que parei de treinar: Faixas com "ponta".

<modo_tiozinho> Na minha época </modo_tiozinho> quem possuia estas "pontas" eram faixas pretas. Aqueles bem ditos traços na ponta da faixa.

Hoje em dia tem: amarela ponta branca, azul ponta branca, marrom ponta branca e por ai vai. Dificil aceitar isso viu.

OSS!