Autor Tópico: Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?  (Lida 17257 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #30 Online: Janeiro 11, 2011, 09:43:57 »
Higino,

NUnca ouvi ninguem dizer que Nakayama era Megalomaniaco.
Nao gosto de Japoneses, em sua MAIORIA, mas até hoje só ouvi boas referencias sobre ele.
Stan SEnsei foi como que um filho dele, nao japones, e sempre teve muito respeito e admiração pelo homem.
Sim, o Shotokan foi Recriado por ele, tivesse continuado no nivel dos tempos de Funakoshi, talvez até eu nao teria iniciado meus treinamentos no Karate do.
A competição, criada por Nakayama, tambem ajudou para a melhora do nivel tecnico do Karate do. Apesar da grande maioria achar o contrario.
Veja o nivel do Kihon Ipon KUmite da epoca do Funakoshi, esta aparece em video fazendo com Obata SEnsei, na epoca, Sempai do Nakayama.
O Karate de Obata parece ser, no maximo o de um faixa marrom ruizinho...
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #31 Online: Janeiro 11, 2011, 09:51:21 »
Minhas impressões:

O karate japonês é muito diferente do de Okinawa, mesmo o de hoje em dia.

Os alunos do mestre Funakoshi criaram e desenvolveram o Shotokan já em solo japones, (estudos, luta, testes). Pelo que eu sei, o mestre Funakoshi foi à Okinawa duas vezes após ter se mudado pra Tokio. Quando retornou à Tokio a primeira vez tinham criado um dojo, quando retornou da segunda achou o dojo em pedaços e um karate bem diferente do seu.

Li de mais de um mestre que o Funakoshi dava aulas para poucos, e estes passavam pro resto. Nas aulas ele falava pouco, mostrava pouco... Propôs pouco.

As mudanças do Funakoshi foram pequenas, eram aquelas mudanças que cada mestre fazia em sua metodologia de ensino. O que os japoneses fizeram foi uma reforma.

Gigo que tentou usurpar o Shotokan pra sí. pois criou a SHOTOKAI.

Nakayama tinha o espírito empreendedor e sem um grande sonho não teria existido este grande karate e grandes karateka advindos da JKA.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #32 Online: Janeiro 11, 2011, 09:55:46 »
OSS, Sant’Anna Sensei...

Qualquer um pode usar os pés contra os punhos e dizer que isto é defesa.
Mas a verdade nós sabemos!
Pois só existe defesa se realmente o golpe estiver tão próximo do corpo a atingi-lo que seja necessária a intervenção de um obstáculo, nesse caso a defesa.
Fazer uma suposta defesa com as pernas aonde o golpe de punho nitidamente não irá atingir o defensor, isto é engodo.

Isto nós aprendemos nas primeiras faixas coloridas:
1- Quando recuar para defender não nos afastarmos demasiadamente do ataque ao ponto de ficar inviável o contra-ataque.
2- Só utilizar a defesa quando o ataque realmente for nos atingir.
3- Se recuar quebrando a distância do atacante não haverá mais necessidade de defesa contra um golpe que não irá mais nos atingir.

Sant’Anna Sensei, caso haja alguma filmagem no Youtube com essa técnica de defesa de pernas contra punhos feita por alguns desses mestres peço que a poste para discutirmos.
................................

Realmente houve uma evolução espantosa se compararmos os Karatê-Dôkas dos vídeos antigos com os atuais, isto é a evolução natural.
Os primeiros erram para que aqueles que vêm posteriormente aprender com os seus erros e fazer melhor.
..........................................

Lembrando que as bases de Funakoshi Sensei eram um poço mais altas devido a sua idade.

Fica aí uma demonstração do que eu estou falando, Yoshitaka Sensei fazendo o HEIAN-GODAN em uma base muito maior do que as que hoje fazemos.




Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #33 Online: Janeiro 11, 2011, 10:07:08 »
Higino,

Nas fotos do Karate Kyohan, Funakoshi era jovem, cerca de 48 anos de idade.
Esse que esta fazendo o heian Godan certamente nao é Giko Funakoshi, sugestiona-se que seja.
De qualquer maneira, disse a VC que VI alguns Mestres usando a tecnica. Se tem ou nao no YOUTUBE, nao vem ao caso aqui.Neste video vc podera ver Mr. Kanazawa usando o Guiaku Mawashi(OK..vc vai dizer que é uma demonstração)
Asai SEnsei poderia usar qualquer tecnica no Karate do. QUALQUER UMA!!
cOMO VC PODE DIZER QUE É HUMANAMENTE IMPOSSIVEL USA-LA?
Qual é sua fonte para dizer isso?
recentemente no UFC uma atleta usou uma tecnica HUMANAMENTE IMPOSSIVEL e conseguiu o nocaute mais espetacular do Planeta!!!
No Guiaku Mawashi usa-se sim, o quadril, mas de forma invertida. o SEnsei Nishimura mostra o golpe de forma magistral..e nocauteia com ele.
Alias, em 2009 Tanaka SEnsei do japao, na Africa do Sul me acertou um no rosto..nao fosse sua magistral maestria e controle, teria me matado!!
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #34 Online: Janeiro 11, 2011, 10:15:31 »
Higino SEnsei,

Espero que goste deste videos que encontrei.
Asai mostra com Maestria a aplicvação de defesas com chutes..num Jiu KUmite do jeito que vc Gosta!!!
Não é uma demosntração..é kumite mesmo. O bertel sensei que é partner dele ai na demonstração ja havia me dito que nesta filamgem o asai pediu que ele lutasse de verdade!!
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #35 Online: Janeiro 11, 2011, 11:04:30 »
Prezados, permitam que eu faça mais uma intervenção...

Primeiro gostaria de perguntar ao Higino, se a aplicação do Heian Sandan, não sugere um primeiro bloqueio com a perna para depois utilizar os cotovelos? Creio amigo Higino, que pode ser possível um bloqueio de punhos utilizando as pernas, principalmente para proteger um avanço em combate (sugestão tá). Quanto ao humanamente impossível, eu não posso concordar com o amigo. Isso porque eu creio fielmente que tudo o que treino, posso e devo utilizar numa luta. Mas estou aberto a discorrer mais sobre isso com o amigo. Aguardo sua explicação que tem pontos que concordo, e outros que discordo.

Agora com o amigo Katsumoto, vc acha mesmo que houve ganho técnico com as competições? Eu vejo os lutadores de competição tão limitados tecnicamente (é uma visão particular minha que estou disposto a ponderar se me trouxer argumentos).

Eu sinceramente não tenho o conhecimento histórico que os colegas trazem, sou um praticante dedicado desta incrível arte marcial, por isso propus esse tópico, e creio que estou adquirindo grandes conhecimentos.

acessem www.diantedecristo.com.br

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #36 Online: Janeiro 11, 2011, 13:00:52 »
de um modo geral, vc tem razao, mas as competiçoes conribuiram sim, significativamente para a evoluçao do Karate do. Nomes como Kanazawa, Enoeda, Asai, Yahara, Osaka dentre outros são nomes que apareceram depois que ganharam o All Japan Championship do Japao.
Nao estou falando no nivel de competiçoes que se ve hoje em dia.
Karate é Shobu Ipon, fora disso é esporte de luta.
Pelo menos penso assim.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #37 Online: Janeiro 11, 2011, 14:17:54 »
Entendi sua opnião prezado Katsumoto, obrigado!

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #38 Online: Janeiro 11, 2011, 20:30:51 »
OSS...


Sant’Anna Sensei a minha afirmação sobre a “Base Funda” do Shotokan-Ryu advêm das palavras de Funakoshi O-Sensei citadas em seu livro “Karatê o meu modo de vida” e também nas incontáveis filmagens e fotos que atribuem o mérito disto a Funakoshi O-Sensei e principalmente a Yoshitaka Sensei.
Eu não seria tão leviano ao ponto de criar um factóide com algo que para mim é tão caro simplesmente para discordar o dito pelo amigo.
Deixo assim exposto esse link para sanar qualquer dúvida sobre a base de Yoshitaka Sensei precursor da base funda do Shotokan-Ryu:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1360&bih=573&tbs=isch%3A1&sa=1&q=yoshitaka+gigo+funakoshi&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

.............................

Sant’Anna Sensei não disse que o Gyaku-Mawashi-Geri não exista, afirmei que trata-se de uma técnica de eficiência questionável por utilizar apenas 30% da cintura.
Agora qualquer técnica desferida por um “eximiu” Karatê-Dôka torna-se uma arma letal.
O que não acontece com a maioria dos praticantes que não conseguem sequer causar dano utilizando um Mawashi-Geri.


OSS...

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #39 Online: Janeiro 11, 2011, 20:32:32 »
OSS, Sant’Anna Sensei e Camarada Alexander dos Santos...

Humanamente Impossível...

Quando ao 2º vídeo, realmente é uma demonstrou magistral de habilidade, mas certamente não trata-se de um Kumitê, trata-se de um Jyiu-Ippon-Kumitê !
Caso haja alguma dúvida, sobre o exposto, basta lerem os comentários inclusive a do próprio Andre Bertel Sensei.
Mas mesmo assim servirá para comprovar o que venho afirmando, de que é humanamente impossível defender “Soco com as pernas”.

DEFESA é a forma pela qual impedimos que o nosso corpo seja atingindo.
Se a parte do corpo em questão (punho) não vai atingir o nosso corpo, o movimento de perna desferido contra o punho não será considerado defesa, mas ataque.
Em outra palavras o movimento do vídeo em questão não trata-se de Ura-Sokutei-Mawashi-Uke mas Ura-Mikazuki-Geri.
Assistam ao vídeo quadro-a-quadro e verão que o golpe de punho do Andre Bertel Sensei finaliza longe do corpo do Asai Sensei para que seja possível ele fazer esse tipo de defesa.
Se o Andre Bertel Sensei afundasse o golpe como deveria ser, alem de atingir o Asai Sensei, a canela da suposta defesa do Sensei atingiria o ombro do Bertel Sensei.

Essa é uma das minhas “fontes”, a lógica que anatomia humana nos impõe.
1- A distância percorrida pelo punho é muito pequena comparada com a distância percorrida com a perna.
2- O espaço entre a pessoa que soqueou e a que defendeu com a perna, inexiste para comportar essa perna.
Sem contar que um “soco” em um Kumitê, não é desferido tipo fundamento de Faixa Branca, ele sai como um relâmpago, não havendo tempo sequer de levantar o joelho.

...............................

Camarada “Alexander dos Santos” a aplicação do Heian-Sandan não sugere um bloqueio com a perna para depois utilizar o cotovelo.
Isso é o que eles querem que você continue acreditando!
Trata-se de 02 técnicas simultâneas: Fumi-Komi-Geri contra a canela e peito do pé e a defesa Tchudan-Kake-Uke (Nino-Ude-Uke) seguido de um Jodan Uraken-Tate-Mawashi-Uchi.
Agora cada um faz o que quiser, mesmo que só fique espetaculoso e de eficiência duvidosa.
É isso que você quer acreditar?
Prefiro a realidade!

“Aqueles que balançam nas asas dos sonhos frágeis jamais triunfarão sobre a realidade” (Y. Itosu)


OSS...

Offline gustavo_cayres

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 70
  • Votos: +0/-0
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #40 Online: Janeiro 11, 2011, 23:49:44 »
sensei higino,
não sei se é lá muito apropriado "voltar" na conversa dotópico pra te fazer uam pergunta básica, que está muito, mas MUITO abaixo do nível da discussão aqui...
mas vou arriscar porque fiquei intrigado...

1 – Realmente, esse Gyaku-Mawashi-Geri que o Nakayama Sensei inseriu no Karatê aconteceu após o retorno dele da China.
Agora, esse tipo de chute foi deixado de lado pelos Mestres antigos do Karatê porque a sua eficiência sinceramente é questionável!
Se já é difícil derrubar o oponente com um bom Mawashi ou Mae-Geri imaginem com uma técnica que utiliza no máximo apenas 30% do auxílio da cintura.

Não consgeui entender o que foi dito no trecho acima, e penso em duas possibilidades:
ou...
1) eu visualizei a tecnica errada quando o sr diz "Gyaku-Mawashi-Geri" e aí não consegui entender em decorrência disso. gyaku mawashi geri não é o mawashi geri chutado com a perna de trás?
ou...
2) eu sempre pensei errado ao acreditar que o gyaku mawashi geri era mais potente que o kizami mawashi geri, pelo fato de ser chutado com a perna que está atrás e possuir um giro de quadril mais amplo

espero que tenha dado pra entender...
oss

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #41 Online: Janeiro 12, 2011, 08:09:36 »
OSS, Gustavo Cayres...

Houve realmente uma visualização equivocada da sua parte.
Gyaku-Mawashi-Geri:
Chute executado com a perna de traz, aonde a perna faz um movimento circular de dentro para fora, ao contrário do que acontece no Mawashi-Geri aonde o movimento acontece de fora para dentro.
Esse chute em competição é tão útil quanto qualquer outro golpe!
Lembre-se que foi postado em outro tópico um Japonês executando um Chute “rabo-de-arraia” ou “escorpião” e foi considerado válido.
Agora quando tratar-se de “vida e morte” essa técnica tem pouca serventia.
Ao menos esta é a minha opinião!
E me parece que essa opinião também prevalecia no passado do Karatê-Dô.


OSS...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #42 Online: Janeiro 12, 2011, 09:27:42 »
Guiaku Mawashi pode ser tambem com a perna da frente, nao só com a detras.
Higino SEnsei, toda unanimidade é BURRA!!
A aplicaçao de tecnicas depende DA PESSOA E NAO DA ARTE.
De uma olhada na tecnica aplicada no UFC 124, quando o cara escala a grade e com a mesma perna acerta um belissimo mawashi geri na cara do adversario. KO maravilhoso.
Nao é HUmanamente impossivel defender um soco com as pernas, e sim, a maioria das pessoas NORMAIS, nao consegue.
Asai SEnsei fazia isso com perfeiçao, existe 2 fitas dele que aparecem essa tecnica varias vezes. Mas deixa pra la...opiniao cada um tem a sua.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #43 Online: Janeiro 12, 2011, 10:03:10 »
Prezado Higino, muito obrigado pela sua explanação.

O fumi komi eu não tinha dúvidas, agora quanto ao movimento que se faz para preparar o fumi komi é bem circular no heian sandan, por isso entrei com essa pergunta.

Eu creio que estou só ganhando com essa discussão, pois já incorporei aos meus conhecimentos algumas possibilidades de aplicação de kata que eu não tinha pensado antes.

Permita Higino, que eu insista nesta questão da defesa de punho com as pernas.

Hoje, o basai dai, durante a sequência de yama tsuki, carrega-se bem o joelho até a altura do peito praticamente, qual sua visão sobre este movimento?

Por favor, não se irrite com minha insistência, mas quando vejo alguém que tem algo para me ensinar, eu tiro o máximo que posso...

Obrigado

Offline gustavo_cayres

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 70
  • Votos: +0/-0
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #44 Online: Janeiro 12, 2011, 12:20:38 »
muito obrigado pela ajuda amigos, mas continuei sem entender...

Gyaku-Mawashi-Geri:
Chute executado com a perna de traz, aonde a perna faz um movimento circular de dentro para fora, ao contrário do que acontece no Mawashi-Geri aonde o movimento acontece de fora para dentro.


eu acredito que tenha aprendido isso com o nome de gyaku ura mawashi geri...
mas aí joguei no youtube e o unico video que tinha como nome "gyaku mawashi geri" era o de um individuo executando chutes com giro, onde o impacto se dava com calcanhar ou sola do pé mesmo, o que eu conheço como ushiro ura mawashi...

oss