Autor Tópico: Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?  (Lida 17260 vezes)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #45 Online: Janeiro 12, 2011, 14:52:37 »
OSS...

Sem dúvida que o Gyaku-Mawashi-Geri pode ser desferido com a perna da frente.
Ninguém discorda disso!
Mas como aqui a conversa é digitada os termos apropriados se fazem necessários, por isso deve-se acrescentar o termo KIZAMI ou MAE-ASHI quando estivermos falando da perna da frente.
.............................

Camarada Sant’Anna Sensei...
Que toda UNANIMIDADE é burra, devo concordar com você!
Mas em que isto se aplica a minha pessoa?!
Certamente seria melhor por acaso se eu concordasse com essa e outras farsas “baixando a minha cabeça” subservientemente para algo que sei que não pode ser feito, simplesmente por que a maioria do mundo acredita nessas besteiras?!

Para não nos alongarmos mais nessa “peleja” (defesa de perna contra punho) peço ao amigo e aos demais Karatê-Dôkas o seguinte:
1- Fique em base de KAMAÊ e peça para alguém manter o braço esticado com o punho a 10cm de distância do seu peito.
2- Em seguida tente fazer a tal defesa de perna sem recuar o tronco, seja o movimento vindo por dentro ou vindo por fora.

EXPLICAÇÃO:
1- Estou pedindo que o punho fique a 10cm de distância do peito para facilitar a tentativa, pois se o punho estiver colado ao peito, como deveria ser, sequer irão levantar alto o joelho.
2- Quando fizerem a tentativa verão que ao levantar a perna, tão somente o joelho com imensa dificuldade será capaz de se aproximar do braço, ficando o resto da perna bloqueada a sua passagem pelo corpo do oponente.
E isto se deve ao fato da perna ser demasiadamente grande para se inserir dentro do espaço entre 02 corpos que corresponde a um braço esticado.
Lembrem-se 02 corpos não podem ocupar o mesmo espaço, do contrário tudo seria possível!

A maioria esmagadora das defesas Tchudan tipo: Shuto, Uchi, Soto, Kake, Tê-Ossae, e Etc-Uke são executadas com o braço dobrado, havendo poucas defesas na área Tchudan que esticam o braço tipo Tate-Shuto, e mesmo assim são utilizadas para expulsar ou abrir e não para conter.

Porque será?
.........................................

Façam o teste e comprovem por si mesmos!


OSS...

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #46 Online: Janeiro 12, 2011, 14:54:25 »
OSS, Camarada Alexander dos Santos...

Permita-me começar a responder pela última pergunta:

Quanto a levantar o joelho alto na técnica de Yama-Zuki do Kata Basai-Dai, considero isto uma desnecessariedade, sem falar que é um erro!
1- Ficamos mais lentos ao levantarmos o joelho tão alto, simplesmente para dar-mos uma passada.
2- Quando você caminha você eleva o joelho tão alto?
Esse movimento não é igual ao do Kanku-Daí, este é uma simples passada.

Assista a aplicação feita pelo Osaka Sensei e tirará suas próprias conclusões.

O grande problema é que agora inventaram também uma defesa feita com a perna para esse movimento, estou certo?
..............................................

O movimento de preparação para o Fumi-Komi-Geri não é circular!
O problema é que aqueles que visualizavam essa aplicação como sendo um pisão foram corrigidos na preparação dessa técnica por aqueles que faziam essa aplicação imaginando uma defesa circular com a perna, seja em cursos, livros ou filmes.
Aí ficaram fazendo a preparação incorreta para o Fumi-Komi-Geri.

Para você sanar as suas dúvidas, veja como isto era feito nas antigas:









OSS...

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #47 Online: Janeiro 12, 2011, 14:55:30 »
OSS, Camarada Gustavo Cayres...

O bom seria você comprar o livro “Karatê Dinâmico”, muito bom!
Agora a técnica que você narra ao final chama-se KAITEN-URA-MAWASHI-GERI e não Gyaku-Mawashi-Geri (assisti também ao vídeo).
Muitos comentem o erro clássico com o termo USHIRO, que por ter uma sonorização parecida com “O GIRO” muitos incluem erradamente esse termo quando executam um chute giratório.
Como você sabe, USHIRO significa atrás ou para traz, logo o indivíduo tem que ficar de costas para executar um USHIRO, algo que não acontece nos giratórios circulares com o calcanhar.


OSS...

Offline gustavo_cayres

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 70
  • Votos: +0/-0
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #48 Online: Janeiro 12, 2011, 15:02:10 »
sensei higino, muito obrigado pela ajuda e pela paciencia!
oss

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #49 Online: Janeiro 12, 2011, 15:52:21 »
Prezado Higino,

Seria então correto dizer que o movimento de preparação para o fumi komi do heian sandan, será parecido com o que fazemos no atoshi uke do Jion?

De antemão, lhe agradeço por esses comentários...

Obs.: em pesquisa, está no site da CBK, o desenho dos movimentos do bassai dai, e ele sugere esta suspensão do joelho bem alto, com o pé bem avançado. Mas sua explanação é bem coerente, ficando esta observação somente como uma observação de fato.

Farei uma revisão de meus movimentos e analisarei cada aplicação aprendida durante minha vida, e o que aprendi aqui...

Em breve, farei um vídeo com minhas execuções de kata, para os senseis daqui darem suas opiniões e sugestões.

Um abraço a todos...

acessem www.diantedecristo.com.br

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #50 Online: Janeiro 12, 2011, 21:36:32 »
OSS, Camarada Alexander dos Santos...

O seu comentário sobre a aplicação do Kata JION está perfeita!


OSS...

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #51 Online: Janeiro 13, 2011, 11:53:55 »
Esse é o fim inevitável de tudo aquilo que se desencaminhou para o “espetáculo”.
E não será diferente o fim dos KATA competitivos!




Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #52 Online: Janeiro 13, 2011, 12:09:15 »
Olá!
Caro Higino, sem dúvida,eu prefiro elas do que VC.
E sei que elas vão me machucar muito mais.
 :D :D :D :D :D
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #53 Online: Janeiro 13, 2011, 12:55:34 »
Oss

se funciona eu não sei,mas que é bonita e deliciosamente linda de se ver  :D :D :D :D :D :D

isso sim  :D :D :D :D :D :D :D

com todo o respeito já pensaram isso em  " XXX " educativo  :D :D :D :D :D

e´eu pensei e sonhei  :D :D :D :D :D :D

e não digam que sou pertubado,sou apenas um simples sonhador  :o :o :o :o ::) ::) ::) ::) ::)

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #54 Online: Janeiro 13, 2011, 13:57:20 »
Demonstrar kata é legal... Pega o que melhor executa e demonstra em eventos. Mas competir, tem a mesma finalidade daquela competição de dança do faustão. Kata é treino, como saco de pancada. Aliás acho que a WKF estava bolando uma competição de saco de pancada para crianças... puts. Postaram aqui no fórum.

O vídeo da gata parece aquelas demonstrações do Bill Wallace. Pelo menos o cara lutava.
« ltima modificao: Janeiro 13, 2011, 14:07:37 por GUICOMES »
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • Votos: +0/-0
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #55 Online: Janeiro 16, 2011, 07:43:01 »
Itosu, um dos grandes mestres de Okinawa, disse ao Funakoshi, que os Katas deveriam ser treinados de maneira íntegra, ou seja, que nunca deveriam ser modificados. Isso significava que mesmo que se passasse 1000 anos, a forma verdadeira de treino estaria preservada.

Pelo visto, mais uma tradição está sendo quebrada...
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #56 Online: Janeiro 16, 2011, 10:47:41 »
OSS, Camarada André Lima Kohai Taigen...

Perfeita a sua observação!
É isso que eu sempre insisto quando afirmo que devemos seguir a aplicação original do Kata.
No entanto muitos entendem que podem fazer o bem entender, mesmo que isso descaracterize todo o setindo ou a lógica raconional que envolve a aplicação e o movimento original do Kata.

Parabens por lembrar as palavras do maior de todos os Mestres de Karatê-Dô O-Sensei Yasutsune Itosu.


OSS...

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #57 Online: Janeiro 16, 2011, 12:03:29 »
Oss

se a orientação de Itosu Sensei fosse seguida a risca e mantida a tradição,teriam sido superados os problemas de linguagem e e eles teriam sido aceito como tal e nada modificados,tanto em forma como aplicações,ordem  e outras coisitas mais.

como a coisa parace ser " política " como tudo no passado e hoje,quem tem não quem está no poder, manda e faz o quer,deve ter sido isso quem ocorreu tbém....

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline jeff guerreiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #58 Online: Janeiro 19, 2011, 18:22:41 »
muito bom o video,do mestre executando os katas.
sou da opinião que os katas evoluiram na plastica beleza e tals.
mas ´perdeu no que se diz marcial..que é o real valor  dos katas.
oss.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mudanças na execução dos katas. Eficientes ou só bonitos?
« Resposta #59 Online: Janeiro 21, 2011, 14:14:03 »
OSS...

Esse vídeo foi postado em outro tópico, e pediram para ele ser postado aqui.
Aparentemente esse vídeo mostra ser possível defender punho com as pernas.
Será?!

Analisem friamente e vejam se encontram os erros que impossibilitam essa proeza!