Compartilhar

Páginas: [1] 2 3 4
  Imprimir  
Autor Tópico: RESPIRAÇÃO NOS KATAS SHOTOKAN ( DÚVIDAS )!!!  (Lida 6408 vezes)
RENGO-KAI
Sr. Member

« : Setembro 06, 2005, 11:55:49 »

Por que na Shotokan, os atletas estão fazendo Katas com respiração sonora, igual os estilos que descendem do Naha-te ? É correto usar a respiração dessa forma no estilo Shotokan  :?:  pois já vi, este tipo de respiração ruidosa até na Shoto Cup.  8O  !
Tirem minha dúvida por favor  ...
Alguém recomenda algum artigo ?
Visitante
« Responder #1 : Setembro 06, 2005, 12:28:07 »

Em qual kata?

Respiração ruidosa eu só usava para marcar alguns tempos quando era capitão da equipe de kata e não tionha sincronia perfeita em alguns ângulos.
Hero Member

« Responder #2 : Setembro 06, 2005, 23:29:56 »

Fazer barulho na respiração na execucao dos katas, de acordo com o Mestre Osaka da JKA esta errado.
Pessoalmente acho que depende de cada um, aquele que sente-se mais forte com isso, que faça.
O meu ponto de vista é que a respiração deva ser a mais natural possivel, sem forçar.Mas tem momentos no Kata, que de tanta energia acumulada a gente acaba exagerando.
Na competição barulho tira nota, no Dojo nao.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna
Neto110
Visitante
« Responder #3 : Setembro 07, 2005, 09:42:12 »

Na época, competia contra a equipe do Kenyu Ryu do Mestre Akyo Yokoyama de BH e como a maioria dos professores da banca era dele, não estranharam tanto minha marcação de tempo.

Bem, hoje é outra coisa. O barulho que podemos fazer é o resultante do kime e olhe lá.

Katsumoto, além do problema para as articulações perde ponto os atletas que ficam batendo os pés no chão durante a execução dos kata?
Hero Member

« Responder #4 : Setembro 07, 2005, 10:47:10 »

Néto,

Bater os pés também é falta grave.
O termo certo é fumidashi, que significa andar sem levantar os pés do chão,distancia de um papel de seda entre os pés e o chão.Sómente no Fumikomi pode-se estampar os pés.
Luiz
Hero Member

« Responder #5 : Setembro 07, 2005, 11:15:46 »

Onde está escrito que tem que fazer barulho (sopro)  com a boca?

Contração e kime é outra coisa, barulho pra fantasiar o movimento ta errado.

Shoto-kan é isso, outros estilos que se manifestem.

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"
RENGO-KAI
Sr. Member

« Responder #6 : Setembro 07, 2005, 11:47:28 »

Luiz, a raiz do karate shotokan é a JKA, certo ? No entanto os campeões mundiais da Shoto World Cup, a maioria fazem esse "artificio' da respiração ruidosa.E esses atletas treinam com grandes mestres japoneses ! Será errado ? isso é produto da competição ? Ou isso depende de cada um ?
Sr. Member

« Responder #7 : Setembro 07, 2005, 11:57:42 »

Pelo que já pesquisei, é mais ou menos assim; Os estilos que descendem do Naha-te, utilizam respiração sonora ( goju-ryu, shito-ryu ) e os estilos que descendem do Shuri-te/Tomari-te ( shotokan, wado-ryu ) embora utilizem a respiração abdominal ( concentração no Hara ), não respiram de forma sonora. Este foi o conceito que aprendi, mas agora como citei anteriormente, vejo os atletas da SHOTOKAN fazendo respiração ruidosa da mesma forma que Goju-Ryu/Shito-Ryu 8O  !!!
Tá certo ou errado Hein????
Visitante
« Responder #8 : Setembro 07, 2005, 12:33:56 »

Tá errado.
Respiração de Shotokan é só firula e pode (e deve) ser penalizada para naõ gerar idéias estranhas nos alunos.
Hero Member

« Responder #9 : Setembro 07, 2005, 19:31:32 »

Os atletas da JKA, CampeÕes MUndiais não fazem barulho confomr vc postou aqui, por isso é que são Campeoes Mundiais.
Os juizes Japoneses arbitram as finais e NUNCA permitiriam alguem ganhar o Kata com esse "defeito".
Pode ver que no Kata só ganha Japonês, diferentemente da WKF onde já entram as firulas e os barulhos todos.
Pessoalmente acho tudo isso bobagem, o que vale no Kata, PARA MIM é a atitude correta e força maxima. O resto é ESPORTE.
Lusitano
Full Member

« Responder #10 : Setembro 08, 2005, 10:18:53 »

Essa situação foi aparecendo aos poucos nas competições, tinha atleta que colocava muito kime e acabava fazendo um pequeno barulho com a contração no taden, mas era notório que era involuntário e o kime era bem maior que o som produzido pela respiração, o que foi acontecendo e que alguns atletas começaram a fazer mais barulho do que força e realmente fica ridículo quando se percebe que tem mais barulho do que força, o que se houve nos campeonatos é que é "toleravel" uma respiração mais forte e não um "barulho" de propósito.

Abraços!!

Deni Bravo/Ass. Gaviões/Lusitano.
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano
Luiz
Hero Member

« Responder #11 : Setembro 08, 2005, 11:08:02 »

Rengo-Kai

Nossos amigos te responderam com propriedade sobre esse "barulho".

Reflita sobre isso.

Teve uma época em que os "atletas" começaram a bater forte no peito com a mão que faz hikite executando shuto-uke.

Não gosto de ser radical nas minhas opiniões mas nesse caso continuo afirmando é bobagem esse barulho.

Oss...

Luiz
Myagi
Newbie
*

« Responder #12 : Setembro 08, 2005, 13:50:42 »

Eae pessoal,
Interessante o topico pois venho percebendo que o pessoal da shotokan (nos campeonatos FPK) vem praticamente Latindo, fazendo uma barulhera na movimentação até maior do que nós (pessoal do goju-ryu).
E isso vem me instigando, já que os padrões do karate shotokan são inversos em relação a respiração do goju, shito etc...
qual seria a penlização justa para um atleta shotokan que estaria fazendo isso?
Luiz
Hero Member

« Responder #13 : Setembro 08, 2005, 14:08:13 »

Sistema de pontuação...descontar pontos

Sistema de bandeira....dar a vitória ao adversário
RENGO-KAI
Sr. Member

« Responder #14 : Setembro 09, 2005, 14:38:07 »

Ok, Luiz... esse site é muito importante, pois podemos tirar dúvidas e discutir assuntos relacionados á arte. Sobre o barulhinho vcs me conveceram que é modismo de atletas...
Agora quero fazer outra consideração sobre a respiração ( koKyu ) no shotokan, cito Nakayama Sensei:
" A respiração é feita em coodernação com a execuçao de uma tecnica, ou seja: inalar quando bloqueia, exalar quando é executada uma tecnica decisiva " O melhor do karate- Vol.1, pag.52.
Ao inalar, encha os pulmões de ar; mas ao exalar, não solte todo o ar. Deixe cerca de 20% dele nos pulmões. A exalação total deixa o corpo débil."
PERGUNTA:
1- Inalar quando bloqueia   :?:  não entendi, pois quando inalamos nosso corpo não está fraco Hein???
Alguém pode explicar, ou entendi mal o texto...
  Imprimir  

Ir para:  

Compartilhar