Compartilhar

Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: A energia do 1o Chakra e a base do Karate  (Lida 1102 vezes)
Shaolin do Norte
Hero Member

« : Junho 01, 2011, 19:15:08 »

Oss,

Pessoal, como sabem, estou em convalescência desde minha cirurgia no joelho como poderão acompanhar no tópico “Diário de um Joelho” onde relato para fins informativos a evolução do tratamento. Hoje me encontro sem as bengalas e fazendo trabalho de fisioterapia e musculação. Como no local onde faço tudo isso há um DoJo, tentei essa semana me aventurar em bater um socos no saco. Reparei então a dificuldade e a importância da base firme, onde infelizmente, não consigo realizar nenhuma... muito mal e porcamente a Shizentai. Quando se executa Hikite percebe-se que a energia vem do quadril, que por sinal, puxa essa energia do chão, e sem base firme perde-se muito o Kime. 

Pensando nisso, refleti sobre alguns ensinamentos que se tem no Kung Fu sobre o aproveitamento da energia, utilizando exercícios onde os chakras (centros de energias do corpo humano) são trabalhados. Temos 7 chakras básicos e o primeiro chamado de Raiz, justamente é o responsável pela ligação à terra, buscando sua energia. É representado pelo elemento TERRA e possui ligação com nossos instintos primários de sobrevivência. Também está relacionado com os sentimentos básicos de medo, dor e é o principal agente motor para uma resposta de fuga ou luta. Ele se encontra entre os órgãos genitais e o umbigo do camarada. Coincidência ou não, é exatamente a área que quando acionada na base, seja no Hikite ou o Tsuki, fará toda a diferença do golpe.

Conclusão: Devemos Treinar a BASE, mesmo que apareça um treino chato, é fundamental! Exercitem o chakra RAIZ! Só ainda não sei como fazer isso com o joelho podre...

Oss.
      Gustavo
GUICOMES
Hero Member

Rio Grande do Sul. Superior.

« Responder #1 : Junho 01, 2011, 22:29:04 »

Esta área a qual você descreveu é o centro de gravidade do corpo humano, e é dali que saem as técnicas do karate. Se você tomar um tapa do lado do ouvido, vai girar a partir de um eixo neste ponto.
A maneira correta de se treinar é saber contraír o baixo abdome, partes internas da coxa e os glúteos do modo correto.
Mestre Nishiyama disse que quando começou seus treinos de kendo, seu professor fazia com que ele treinasse segurando uma moeda com o "rego".
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)
Wesley Pinto
Full Member

« Responder #2 : Junho 16, 2011, 17:03:14 »

Mesmo acreditando na existência de tal chacra que não é só provado pela ciencia como pontos de concentração de energia como é ultilizado no reiki, postarei sem entrar muito no misticismo.

Como ja foi dito se trata do centro de equilibrio do corpo, e comigo ocorreu um fato importantíssimo para que eu tenha bons argumentos para esse tópico, fraturei minha coluna na região Lombar L7 e esmagamento da L6. Quando fui para o hospital a unica colcoação do médico é que se tivesse ferido a medula perderia os movimentos daquele instante para baixo e sofreria de um enfraquecimento dos membros superiores como um efeito dominó: Lombar fraca, logo, costas fracas, ombro fraco, peito e braços fracos.

Por sorte tive um recuperação milagrosa, devido a uma boa dieta alimentar e alguns exercicios isométricos e de contração baseados em pilates e yoga que minha prima (personal trainer) indicou, lembrando que uma das coisas que me salvaram foi uma lombar forte devido ao levantamento terra e agachamento da musculação e também o abdomem principalmente o grande abdomem (músculo estabilizador). Esses exercicios que ela passou consistia na contração do Abdomem, dos gluteos e de um musculo chamado Pubiococcígeo.

Hj sinto um leve encomodo quando fico muito tempo sentado, ou no frio. Mas estou de volta aos treinos com muito vigor, e como forma de aprendizado dedico mais atenção aos treinos de equilibrio e resitência baseado em piates e yoga e de força para abdomem e lombar (quando digo força é treino de força peso e pouca repetição, ou exercicios de maiores dificuldades). Pois eu sei oque é ter essa área fraca e machucada e mesmo sem ter rompido você simplesmente perda a estabilidade até para andar e inexplicavelmente meu braço tremia quando estava de pé segurando um copo d'agua que seja isso tudo usando um colete auxiliar par amanter a estabilidade, talvez fosse nervoso ou medo, mas a fraquesa era notável. No fundo acredito que ali é a base te toda a força.

Então seja no karate, ou para manter a saúde treine, treine e treine essas áreas. Se faz musculação ou se não faz comece a pensar sobre um exercício chamado levantamento terra e Stiff.
Sr. Member

« Responder #3 : Junho 17, 2011, 22:43:58 »

Oss

Em um livro escrito por Peter Payne intitulado no Brasil de Artes Marciais, A dimensão espiritual, existe uma parte denominada "Enraizamento" que desenvolve a questão descrita pelo colega Shaolin, inclusive possui uma foto de Kanasawa praticando uma serie de exercicios chineses denominados de Pa Tuan Chin (oito brocados), destinados a manter a saude e tendo como foco o centro do corpo.
Quando Shaolin colocou o nome "chakra" de algum modo caiu a ficha, este não é o tan t'ien para os chineses ou o hara para os japoneses?

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para:  

Compartilhar