Autor Tópico: Brazilian Kick (Mae Mawashi Kubi Geri)  (Lida 8686 vezes)

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Brazilian Kick (Mae Mawashi Kubi Geri)
« Resposta #15 Online: Agosto 26, 2011, 14:06:40 »
Se isto é verdade nos resta saber as razões que levaram a inclusão deste chute, pelo que eu sei, como já disse, foi devido as competições já que o sr. Gichin Funakoshi (e outros que vieram depois) queria divulgar o karatê porem deveria ser uma coisa que não machucasse gravemente uma pessoa.

Isto nos leva a uma outra questão: Se o shotokan assim como outros estilos foram feitos para competições (principalmente o kyokushin) então a discussão karate competição x tradicional perde o sentido porque o karate que conhecemos, que foi exportado do japão é um karatê para competições.Outra, se o karatê que conhecemos é o karatê para competições ( criado pelo sr. Gichin Funakoshi) cadê o karatê REALMENTE tradicional? Melhor ainda, se o karatê criado pelo  sr. Gichin Funakoshi é para competições e é tido como tradicional (equivocadamente) que karatê é este que vemos nas competições?

Da para perceber que tenho muitas dúvidas sobre o tema, quem souber as respostas por favor me diga.

Falei...para me bater por favor façam fila por ordem de faixa sem empurra empurra.

OSS

hahahaha, boas perguntas!

Também gostaria de ouvir respostas dos mais experientes. Quanto ao Karate Shotokan chamado Tradicional hoje em dia, ele tem suas origens em Nishiyama Sensei, eu acho que por discordar da politica de desenvolvimento da JKA na época.

Mas sem dúvida o Karate "original" (acredito que muito diverso em estilos) é o que permaneceu inalterado desde Okinawa. Qual estilo, dos mais praticados no mundo, atende a isso eu não sei (Shorin? Uechi?).

Mas de Funakoshi até hoje o Shotokan teve vários gênios (minha opinião) que acrescentaram muito a arte: Senseis Gigo, Nishiyama, Nakayma, Kase, Kanasawa, Asai...

O embate tradicional x esportivo, acho que se refere a prioridade que se dá a essência do Karate. Partindo da idéia que Karate é um só (eu acredito nisso), estamos falando mais do que sobre a diversidade de técnicas. Funakoshi tentou transmitir isso, e até onde eu sei ele não era a favor de competiçoes.

Esse tema é muito interessante e eu também gostaria de entender melhor isso.

OSS!
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Brazilian Kick (Mae Mawashi Kubi Geri)
« Resposta #16 Online: Agosto 26, 2011, 15:42:41 »
Se foi inventado pra competição, não sei, mas duvido. Ouvi alguma coisa sobre não usarem no karate de okinawa por dar chance de acertar nos testículos. Se for verdade, acho que é por os okinawanos terem pouco conhecimento prático de luta e chutarem muito mal, pois este chute era usado no kung fu e muay thai onde também não existiam competições. Pra mim é só mais um tipo de chute que pode ou não se agregar ao seu estilo de lutar. Eu por exemplo, deixei de treinar yoko geri faz tempo.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline marcelinhocedro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
  • Para os que tem força de vontade TUDO É POSSIVEL!
Re:Brazilian Kick (Mae Mawashi Kubi Geri)
« Resposta #17 Online: Agosto 26, 2011, 18:10:06 »
Concordo plenamente com o Lorival!

Vamos ao que interessa:

Ja li muitas biografias de Gigin Funakoshi e ele criou um estilo de Karatê (não necessáriamente para competições), ele apenas criou um novo estilo (na minha opinião, o melhor). Porém, ele ja não se encontra mais entre nós, logo, o Karatê foi se Dissipando pelo mundo, e sua essencia foi sendo voltada para o Esporte. Tanto que o sensei Funakoshi e o sensei Jigorokano (criador do Judô) eram muito amigos, e Jigorokano chegou a dizer para Funakoshi: "Você tem sorte, pois você tem o controle do Karatê, o meu Judô saiu do meu controle, e ja esta espalhado pelo mundo!". E logo foram feitas as competições de Judô, mas não que o sensei Jigorokano pensou: "Ah, vou criar um novo esporte!". NÂO! Ele criou uma arte-marcial, que ALGUEM posteriormente achou que seria legal usar como esporte.

E a mesma coisa aconteceu com o Karatê que temos hoje em dia!

Querem um exemplo? Um arco e uma flecha. Eram usados nas antigas guerras feudais (e são usados até hoje por indios e etc.). São armas, mas tambem tem competições para ver quem é o mehor arqueiro. Uma arma virou esporte. Sacaram?

OSS!
"O Karatê é uma arte-marcial para auto-defesa criada para sobrevivencia, que ALGUÉM ACHOU que seria legal usá-lo como esporte!"

Offline bcabrera

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 245
  • Votos: +0/-0
Re:Brazilian Kick (Mae Mawashi Kubi Geri)
« Resposta #18 Online: Setembro 27, 2011, 11:19:46 »
Ta bom Ta bom....eu admito..fui EU quem inventou o mawashi, pronto!!! Rs

Se eu parecer confuso ou com medo, posso estar em DEAI. A verdade nunca saberá...
Siga no Twitter: @bruno_cabrera