Se isto é verdade nos resta saber as razões que levaram a inclusão deste chute, pelo que eu sei, como já disse, foi devido as competições já que o sr. Gichin Funakoshi (e outros que vieram depois) queria divulgar o karatê porem deveria ser uma coisa que não machucasse gravemente uma pessoa.
Isto nos leva a uma outra questão: Se o shotokan assim como outros estilos foram feitos para competições (principalmente o kyokushin) então a discussão karate competição x tradicional perde o sentido porque o karate que conhecemos, que foi exportado do japão é um karatê para competições.Outra, se o karatê que conhecemos é o karatê para competições ( criado pelo sr. Gichin Funakoshi) cadê o karatê REALMENTE tradicional? Melhor ainda, se o karatê criado pelo sr. Gichin Funakoshi é para competições e é tido como tradicional (equivocadamente) que karatê é este que vemos nas competições?
Da para perceber que tenho muitas dúvidas sobre o tema, quem souber as respostas por favor me diga.
Falei...para me bater por favor façam fila por ordem de faixa sem empurra empurra.
OSS
hahahaha, boas perguntas!
Também gostaria de ouvir respostas dos mais experientes. Quanto ao Karate Shotokan chamado Tradicional hoje em dia, ele tem suas origens em Nishiyama Sensei, eu acho que por discordar da politica de desenvolvimento da JKA na época.
Mas sem dúvida o Karate "original" (acredito que muito diverso em estilos) é o que permaneceu inalterado desde Okinawa. Qual estilo, dos mais praticados no mundo, atende a isso eu não sei (Shorin? Uechi?).
Mas de Funakoshi até hoje o Shotokan teve vários gênios (minha opinião) que acrescentaram muito a arte: Senseis Gigo, Nishiyama, Nakayma, Kase, Kanasawa, Asai...
O embate tradicional x esportivo, acho que se refere a prioridade que se dá a essência do Karate. Partindo da idéia que Karate é um só (eu acredito nisso), estamos falando mais do que sobre a diversidade de técnicas. Funakoshi tentou transmitir isso, e até onde eu sei ele não era a favor de competiçoes.
Esse tema é muito interessante e eu também gostaria de entender melhor isso.
OSS!