Autor Tópico: “IMPULSO E ALICERCE”  (Lida 12408 vezes)

A. HIGINO

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“IMPULSO E ALICERCE”
« Online: Fevereiro 22, 2011, 13:11:54 »
OSS...

O “calcanhar” é o alicerce da base!
E o que é o alicerce literalmente?!
Quando construímos uma casa a primeira coisa a ser feita é o alicerce.
E a função do alicerce é firmar a casa no local para que a mesma não fique instável.
Igualmente o calcanhar é o alicerce da base!
Logo, utilizar o calcanhar no início do movimento como “eixo de giro e movimentação” é um erro!
Quando utilizamos o calcanhar (alicerce) como eixo de giro e movimentação para nos deslocar nas várias direções, seria o mesmo que enraizar-se primeiro para só então depois utilizar o impulso, ou seja, fazer o caminho inverso do movimento natural, que é: “Impulso seguido de parada”.
O calcanhar (alicerce) jamais deve ser utilizado como eixo de giro e movimentação durante o deslocamento, mas deve ser utilizado apenas ao final da movimentação (parada), isso não quer dizer que ele deva flutuar ou erguer, mas mover-se raspando o chão para firmar-se após o movimento.
Os “dedos e peito do pé” (Koshi) é quem deve ser o “eixo” de giro e movimentação, pois é essa parte que irá produzir o impulso e se esta área do pé estiver oscilante sem estar segurando o chão como o eixo de movimentação não haverá impulso para promover o deslocamento seguinte desejado.

Lembrem-se:
O Karatê-Dô utiliza os movimentos naturais do corpo humano para se locomover, não inventa novas formas, apenas “otimiza” o que já fazemos naturalmente.
Logo, o responsável pelo impulso não é o calcanhar mais os dedos e peito do pé (Koshi).
Assim sendo, o eixo de giro necessita ser impulsionado para girar e isso só ocorrerá satisfatoriamente se “eixo e impulso” originarem-se da mesma fonte.

............................................................


Trago esse tema a luz das discussões, devido haver no “BLOG PINTO KARATE DOJO” um tópico denominado “Extraindo a Força do Solo”, aonde tudo o que aprendi sobre “impulso, alicerce e eixo de movimentação dos pés” está em desacordo com o que o Camarada Pinto ensina nesse tópico.

Amigos...
Cito aqui algumas das minhas fontes sobre o tema:
1- Y. Yonamine Sensei (Goju-Ryu Okinawa):
Quando eu era então 2º DAN, fiz um curso com o Yonamine Sensei e ele me explicou a necessidade de segurar o chão com os dedos dos pés, e jamais usar o calcanhar como eixo de movimentação durante qualquer deslocamento de base, evitando assim que o peito do pé fique móvel de tal forma que mais parece o ponteiro de uma bússola.
OBS:
O Yonamine Sensei de tanto segurar o chão com os dedos dos pés, têm calos nos dedos e sola dos pés semelhantes aos que desenvolvemos ao soquear Makiwara.

2- Juarez Alves Sensei (Shotokan-Ryu):
Com o Juarez Alves Sensei pude compreender perfeitamente como utilizar os dedos dos pés para segurar e enraizar a base no solo, como utilizar os dedos e peito do pé (Koshi) como eixo de giro e movimentação, e como conservar durante os giros e movimentações o pé no ângulo certo para gerar o impulso seguinte.

...............................


“Conteudo retirado do BLOG PINTO KARATÊ”
http://pintokaratedojo.wordpress.com/?s=giro+sobre+o+calcanhar


Este é o resumo do Tema: EXTRAINDO A FORÇA DO SOLO
O calcanhar é uma das partes principais no uso correto do solo, um simples deslizar ou levantar na hora errada pode fazer com que você perca boa parte da potência de sua técnica, isso devido a vários fatores. Mas o mais importante  é o fator da automatização, pois essa é a principal função do treinamento de Kihon e de Kata, se fizermos  algum movimento errado ou desnecessário, estamos automatizando o nosso corpo a se movimentar de forma errada.
Um simples recuar do calcanhar nos giros ou na impulsão inicial do movimento, pode fazer com que você perca três itens importantes:
• IMPULSÃO - Recuando o calcanhar no inicio do deslocamento seria o mesmo que escorregar quando começamos a correr, fazendo com que você perca boa parte da “explosão” inicial.
• PENETRAÇÃO - Usando o peito do pé como pivô do giro, seu calcanhar RECUA, ou seja, você esta indo para trás, fazendo com que você se afaste do alvo, VOCÊ ENCURTA SEU “MAAE” (alcance).
• SUSTENTAÇÃO - O calcanhar é a região mais forte do pé, pois existem poucas articulações nessa região, ótimo para se usar, tanto como ponto de sustentação do seu corpo no momento de impacto contra o alvo, como também para “devolver a reação” do impacto. Imagine sua perna traseira com se fosse uma estaca de sustentação e seu calcanhar a ponta fincada no solo.
Mostrando em vídeo fica mais fácil de explicar. Desta vez usei os símbolos de certo e errado  “0” e “X” usado pelos japoneses para ajudar os novos visitantes do blog.










Offline Pedro

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #1 Online: Fevereiro 22, 2011, 13:42:25 »
Olá!
Perfeitas as colocações do Higino.
Mas se me permitem acrescentar, posso dizer que os dedos dos pés (artelhos ) devem agarar o chão para que quando no apoio frontal, puxem o corpo .
Os cães ao se movimentarem usam os dedos como garras que presionam o chão para dar o arranque e no restante da movimentação, jamais se movimentam com as almofadas plantares ( no caso os humanos nunca devem deslocar-se com a sola dos pés, que nos cães são os jarretes ), sempre com os dedos. Isso é chamado de "digitigrados"
Oss
Pedro.
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Vinteedois

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #2 Online: Fevereiro 22, 2011, 14:07:17 »
E como é que eu fico agora?
Gostei tanto dessa "vídeo aula"...
??? ??? ???
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("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline PSekiMG

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #3 Online: Fevereiro 22, 2011, 14:27:19 »
Oss,

Higino,

Não estou discordando do vosso argumento, mas no Shotokan, não existiria nenhum movimento dado pelo giro sobre os calcanhares?

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

A. HIGINO

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #4 Online: Fevereiro 22, 2011, 14:46:31 »
OSS, Camarada Vinteedois...

Basta seguir esses exemplos corretos de como segurar o chão com os dedos e peito dos pés (Koshi) durante os deslocamentos de base.

Atente para os pés, e veja como o calcanhar move-se raspando o chão durante o deslocamento devido o pivô (eixo) ser feito pelos dedos e peito dos pés (Koshi) e não pelo calcanhar.









Esse vídeo mostra com detalhe o giro (pivô) e os deslocamentos sendo sempre feito pelo Koshi.

Osaka sensei-Kata Sochin



OBS:
Para quem já está calejado em fazer esse tipo de movimentação usando o calcanhar como eixo (pivô) será bem mais difícil corrigir, mas nada que uma boa insistência não resolva.

Bons treinos!


OSS...
« Última modificação: Fevereiro 22, 2011, 14:55:42 por A. HIGINO »

A. HIGINO

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #5 Online: Fevereiro 22, 2011, 14:47:30 »
OSS, Camarada PSekiMG...

Quando estivermos tratando de deslocamento de base, NÃO!
Lembre-se, os deslocamentos de base devem ser feitos de forma explosiva, igual a largada dos 100 metros rasos do atletismo.
Ou seja, correndo rapidíssimo!
E quando corremos em alta velocidade não utilizamos os calcanhares nem para mudar de direção ou mesmo para girar, usamos os dedos e peito do pé (Koshi).
A função do calcanhar é finalizar o enraizamento produzido pelos dedos dos pés servindo assim de firmamento para nossos golpes!
.....................

Durante muitos anos eu também utilizava esse método errado de usar o calcanhar com eixo (pivô) para os deslocamentos e giros.
Chegando ao ponto de em particular contestar se os Mestres Yonamine e Juarez Alves não estariam errados.
Mas quando eu compreendi que o Karatê imita os movimentos naturais que fazemos ao correr, toda a dúvida cessou.

Saudações!


OSS...

Offline PSekiMG

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #6 Online: Fevereiro 22, 2011, 15:00:10 »
Oss,

Higino,

Meu questionamento surgiu com o propósito de restringir possíveis controvérsias, pois seus argumentos são os mesmos utilizados pelo meu Sensei, que há anos cita o exemplo dos corredores de atletismo - um dos melhores exemplos para compreender esta questão!

Perfeito!

Oss.
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Offline gustavo_cayres

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #7 Online: Fevereiro 22, 2011, 18:56:57 »
transferindo uma discussão que aconteceu numa comunidade do orkut pra cá, que deu muito o que falar:

nos deslocamentos do karate, o que faz a aterrisagem primeira da base: calcanhar ou koshi/meio do pé?



Offline GUICOMES

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #8 Online: Fevereiro 22, 2011, 19:38:43 »
Se for um oi-tsuki no kihom, o koshi não sai do chão e o calcanhar encosta depois.
Se for um passo, o calcanhar sempre chega antes no chão.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
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A. HIGINO

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #9 Online: Fevereiro 22, 2011, 20:18:47 »
OSS...

Em qualquer deslocamento de base do Karatê-Dô a aterrissagem deve ocorrer com o Koshi (dedos e peito do pé).

Como eu disse anteriormente, a velocidade impingida no deslocamento de base deve ser semelhante a largada dos 100 metros rasos, logo, do mesmo jeito que nas provas de velocidade do atletismo a parte do pé utilizada é o Koshi igualmente é no Karatê-Dô, pois ambos utilizam a velocidade explosiva para se locomover.
O problema que envolve esse tema é que muitos treinam a vida toda deslocando-se em base de forma lenta, aí o calcanhar sempre irá aterrissar primeiro igual as provas lentas de corrida como é o caso da Maratona.
 
É importante salientar que a aterrissagem feita com o Koshi tanto servirá para produzir um novo impulso imediatamente após a aterrissagem como servirá para frear o deslocamento do corpo se este for o caso.
Aterrissar com o calcanhar não serve nem para uma coisa nem para outra!


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Offline GUICOMES

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #10 Online: Fevereiro 22, 2011, 20:50:32 »
Sr. Higino,

acredito que, quanto maior a velocidade em que um dê um passo, mais eficiente e natural vai ser aterrissar com o calcanhar.
Inclusive, creio que descendo com o calcanhar vai se fazer mais uso da técnica de karate descrita pelo Pinto nos vídeos, onde se tira mais força do chão.
Tenho certeza que a maioria dos seres humanos que conheço tem menor controle do corpo ao utilizar um tai sabaki ou yori ashi, por exemplo, e aterrissar no koshi.

Se funciona de maneira diferente para o senhor e os mestres que citou, que bom, pois o karate é uma arte maravilhosa capaz de tornar pessoas diferentes verdadeiras máquinas de arrebentar, treinando e automatizando seu corpo de maneiras diferentes.

O que descrevi acima é o que acredito, não leve a mal pois sabe que aprendi a respeitá-lo e admirá-lo, e ainda por cima, sabe que sou um cara que não dá mais tanta importância assim pra o treino exaustivo de certos detalhes técnicos do karate  :P.
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A. HIGINO

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #11 Online: Fevereiro 22, 2011, 21:23:20 »
OSS, Camarada GUICOMES...

De forma alguma interpretaria mal a sua objeção, apenas alertaria você que em toda discussão normalmente usamos os extremos nas nossas posições, ou concordamos ou discordamos firmemente.

Pense bem no que você escreveu:
“Quanto maior a velocidade em que um dê um passo, mais eficiente e natural vai ser aterrissar com o calcanhar”.

Isto fere todo e qualquer princípio das técnicas de velocidade, tanto no Karatê quanto em qualquer prova de velocidade do atletismo.

Vou relembrar:
1- Na velocidade sempre utiliza-se o Koshi (dedos e peito dos pés) na aterrissagem.
2- Na passada lenta sempre utiliza o calcanhar.

Faça o teste:
Ande e depois corra!
E veja qual a parte do pé que toca primeiro no chão em cada caso.

Quanto a tirar força do chão, o calcanhar equivale a uma bola de sinuca totalmente instável.


OSS...

Offline katsumoto

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #12 Online: Fevereiro 22, 2011, 22:16:24 »
Acho que a forma descrita pelo Daniel Pinto San é a essencia do karate JKA,
Tambem a considero a forma correta.

Nos Videos de Tsuyama Sensei ele explica as tecnicas de acordo com as explicações do daniel San. Tambem concordo que nas viradas usa-se o calcanhar.
« Última modificação: Fevereiro 22, 2011, 22:24:36 por katsumoto »
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline gustavo_cayres

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #13 Online: Fevereiro 22, 2011, 22:56:16 »
sensei higino,

imaginava isso. na tal discussão do orkut a coisa se extendeu bastante, e eu dentre os argumentos variados acreditei na "aterrisagem" com koshi e peito de pé sim...

baseado na prática e nos argumentos de uma prática que vem aparecendo que é ade CORRER DESCALÇO. em vez de botart umt enis para o seu cooper, há pessoas que vêm procurando a prática de correr descalço.

e eles afirmam que, anatomicamente, pra correr de tênis pisa-se com o calcanhar (já que está bem amortecido com o tenis) e rola-se a passada té o peitodo pé/koshi, para então dar a próxima; já para correr descalço (ou sem amortecimento do calçado) os pequenos ossos, músculos e tendões da região do koshi e peito do pé fazem naturalmente a função de amortecimento, sendo mais adequado pisar ali do que pisar com o calcanhar, uma massa ósea muito mais rígida, sem grande amortecimento natural e por onde passam tendões importantes na base.

achei isso interessante, e vi nesse topico a oportunidade de falar disso com pessoas de altissimo nivel de conhecimento de karate.
inclusive, pinto sensei participou dessa discussão e, pelo que entendi na ocasião, concordou com a pisada de koshi...

agora, quanto ao assunto original do topico, estó aqui só para aprender.

oss!

Offline PSekiMG

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Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #14 Online: Fevereiro 22, 2011, 23:49:04 »
Oss,

Estive me contra-argumentando: sendo o eixo do movimento o calcanhar, as pessoas que cometem o grave deslize em avançar frontalmente (num Gohon Kumite, por exemplo) virando para o lado a região do Koshi do pé dianteiro antes da movimentação estariam... Corretos?

Oss.
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