Autor Tópico: “IMPULSO E ALICERCE”  (Lida 16581 vezes)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #30 Online: Fevereiro 23, 2011, 23:44:26 »
OSS...

Retornando ao tema do tópico...

Na aula que ministrei hoje no DôJô (23.02.2011) o enfoque principal foi a movimentação na base feita com o Koshi (dedos e peito dos pés).

No entanto, antes de começar a aula, propriamente dita, eu solicitei que uma criança de 06 anos que assistia a aula andasse de uma extremidade a outra do DôJô e que deveria girar e continuar andando sempre que eu batesse palma.
Adivinhem sobre que parte do pé ela fazia o pivô?!

Vou repetir o que já afirmei inúmeras vezes: O Karatê-Dô imita os movimentos naturais do ser humano, otimizando-os.
...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +1/-19
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #31 Online: Fevereiro 24, 2011, 07:38:47 »
Se vc esta falando sobre andar pra frente VC esta certo. Se esta falando sobre as mudanças de direção vc esta errado.
Simples assim.

Nas mudanças de direçao o pivo sempre é feito com os calcanhares.
Alias, existe uma materia sobre isso na SHotokan Magazine de 10 anos atras, onde eles criticam um Video da Inglaterra com alguns Instrutores ded alto calibre que tambem cometiam o mesmo erro de levantar o calcanhar nas mudanças de direção.

A materia termina assim.
Fico me perguntando quem era seus examinadores.... ;D ;D
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

  • Visitante
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #32 Online: Fevereiro 24, 2011, 08:23:32 »
OSS, Sant’Anna Sensei...

Errado está quem não vê o óbvio!
Em momento algum disse que deveríamos levantar o calcanhar!
Afirmei que o calcanhar deve “raspar o chão”, inclusive mostrei vídeos provando isto.
Você acaso fez ao menos o teste de andar ou correr (sem ser em base) nas várias direções e girar para afirmar que estou errado quando insisto que nenhum ser humano faz o pivô com o calcanhar?!
Fazer o pivô com o calcanhar foi um “macete” encontrado por aqueles que tinham dificuldade (para não dizer preguiça) em segurar o chão para girar sobre o Koshi, e não estou falando aqui de praticantes medianos estou falando de mestres renomados.
Ou por acaso você acha que mover o Koshi para o lado durante o deslocamento frontal também está certo?
Vide Kata NKK e verá eles cometendo esse erro primário!
Eu poderia fazer a mesma pergunta da matéria por você citada:
“Fico me perguntando quem era seus examinadores”.

Outra coisa...
Você citou que recuando (para traz) o que toca primeiro no chão seria o calcanhar.
Tem certeza disto?
Quantos “tocos”, “impactos” e “danos” na colona vertebral seriam necessários para se compreender que isso não deve ser feito?
Recuar tocando primeiro o calcanhar seria o mesmo que recuar com a perna “retesada”.
O impacto ressoa na coluna!


OSS...

Dan

  • Visitante
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #33 Online: Fevereiro 24, 2011, 08:42:58 »
[...] E ninguém sabe realmente questionados sobre a importância do momento da gravidade, que gera movimento, seu impulso, sua rotação, ação, deslocamento, fatores de de gestão e impacto fisiológicas etc... apenas Daniel na sua vidéo, o Ricardo D'Elia e os outros que "tenta" entender o que é fisicamente difícil de aplicar na morfologia diferente de cada humano... Devemos tentar outros esportes como o Atletismo, por exemplo para entender, ou vai ser dificil para cada um, é não é ?

Francamente, isso está ficando ridículo e totalmente debile... ou então são apenas a sombra de quem realmente não está tentando. De mais, certamente tomar exemplos sobre uma criança de 06 anos que geralmente tem dificuldade para se ajustar ao mundo por causa de uma integração sensiro-visual-motora da vida real, não podemos afirmar que um parecer de "sensação" ou que o calcanhar deve “raspar o chão” como disse tanto bem A. Higino, esta certa ou errado. Ja que 95% das pessoas que pratica aos Artes Marciais não entende "$%&! nenhuma" ou so em termos de lucros e de pagamento mensal nas Academias ou para defender-se, que de estabeleceder tal ou tal afirmação como exemplo. Para isso deve ser levado em conta todos os parâmetros fisiológicos, biomecânicos e cientistas ambientais e adaptadar (como é justamente o Daniel estava tentando explicar em termos simples na sua vídeo...) sobre reflexões sério e fundamentado !

Estou confiando mais em Ricardo D'Elia que tem mais Experiência e Formação em Biomecânica do que as declarações da JKA, da ITKF ou qualquer pseudo-comprovação-científica da WKF de que não se adaptem ao mundo de hoje, a nossa realidade ou de qualquer pessoa em mà de sensação forte para se diferenciarem dos outros.. em termos de "sensação" ou apreensão visual.

Respeitão o trabalho de Daniel, porque a metade dos "bundões" aqui tem uma grande boca e um grande teclado mas não fizeram qualquer esforço para realmente contribuir com o Karatê, seja unicamente melhora a sua estratégia para ganhar mais !!

Oss
« ltima modificao: Fevereiro 24, 2011, 09:09:23 por Dan »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #34 Online: Fevereiro 24, 2011, 09:34:18 »
OSS...

Para aqueles que questionam a validade do teste que eu fiz com uma criança de 06 anos, digo que assim procedi porque uma criança age espontaneamente, não tenta compreender o que o seu interlocutor exige dela, apenas age!
 Saliento que fiz esses testes com adultos, fossem eles praticantes de Karatê ou não, e digo mais, faço esses testes com qualquer um desde “fórum” e o resultado será sempre o mesmo.
O CALCANHAR JAMAIS SERÁ O PIVÔ DURANTE UM GIRO EM UM MOVIMENTO NATURAL!
É tão difícil assim fazer estes testes?
Ou seria mais difícil admitir posteriormente aos testes que estavam errados?

Não me venham com textos de efeito, fora do contexto, para provar o improvável, antes de fazerem qualquer um dos testes por mim citado!

E quando forem refutar os meus argumentos, tenham a decência de fazê-lo apresentando minúcias como assim tenho procedido para convosco.


Saudações a todos!

Dan

  • Visitante
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #35 Online: Fevereiro 24, 2011, 10:07:00 »
Citar
O CALCANHAR JAMAIS SERÁ O PIVÔ DURANTE UM GIRO EM UM MOVIMENTO NATURAL !

Mas ninguém alegou o contrário. Volta exatamente o mesmo problema... depende da morfologia de cada um. Isto A. Higino não é o "fora do contexto, para provar o improvável". Agora tentar criar um movimento que não é natural a partir de uma posição estática em movimento de Zenkutsu Dachi, Kiba Dachi, Kokutsu Dachi ou mesmo a posição intermediária Fudo Dachi....  Você acho que todo mundo na rua não é assim a caminho ??

Citar
os meus argumentos, tenham a decência de fazê-lo apresentando minúcias como assim tenho procedido para convosco.

De novo... a "decência" seria mais sensato trabalhar corretamente em construções lógicas confiáveis sobre a capacidade de trabalhar sobre termos diferentes, como a transferência do centro de gravidade, fortalecimento muscular, melhorando o suporte a transmissão de energia, deslocamento, etc. e, fornecer não só "fatos" ou "resultados" incoerente dados a testes que não prevê "estabilidade física" procurado por todos nós, mas sim um pouco de bom senso... em termos que você escolheu A. Higino !!

Lembra aqueles que não sabem, que o Karatê tem uma pontuação de posturas convencionais, que são classificados em três categorias:

1/. As posturas preliminares, posições ou cerimonial;

2/. As posturas intermediárias, que são pontos de passagem na sequência de acções, ou as posições finais na conclusão de uma ação;

3/. As posturas de combate, que fornecem condições de estabilidade e mobilidade adaptadas às diferentes seqüências de ataque e defesa seja em deslocamento ou parrado.

--//

Nada no mundo é mais suave ou mais fraca do que a água, mas quando ele cai sobre o que é forte e dura, nada pode combatê-lo...

Hitotsu, Jinkaku Kansei ni Tsumomuru Koto


Oss
« ltima modificao: Fevereiro 24, 2011, 10:28:55 por Dan »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #36 Online: Fevereiro 24, 2011, 10:28:11 »
OSS, Camarada DAN...

Perfeita a sua abordagem!

Eu apenas não vou me aprofundar nesses fatores importantíssimos por você citados, para não perder o foco sobre o “calcanhar vs pivô de giro”.


Saudações!

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #37 Online: Fevereiro 24, 2011, 10:46:19 »
Higino, vi diversos vídeos no youtube para confirmar, tanto na caminhada como na corrida, como no salto, o calcanhar encosta antes no chão. Isso faz parte da mecânica do pé tanto para travar a inércia quanto para se prontificar a um novo salto. Nunca tinha ouvido falar em tocar antes com o koshi no chão em uma corrida. Acho que além de tudo, isso prejudica os joelhos, pois exerce pressão como correr na ponta dos pés.
Para não restarem dúvidas (em mim) vou tentar consultar um amigo de uma grande fábrica exportadora de calçados e postar aqui logo. Também vou tentar falar com um ortopedista.

Acho que em relação ao karate, girar no calcanhar deixa a base mais estável, e no koshi, o giro é mais rápido. Vai mais do gosto de cada um. Até porque quando comecei a treinar, me ensinaram a girar no koshi, meu professor atual ensina o giro pelo calcanhar, mas fiz gashuko com 2 pessoas que disseram pra girar com a faca do pé (todos formados em E.F).
Este é um assunto interessante pois faz parte do treino de todas as técnicas de karate, apesar de que, sinceramente, nunca vi diferença na luta entre quem foi ensinado a fazer o pivô com alguma das partes especificamente, e alguém que simplesmente foi ensinado a "fazer o pivô".
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +1/-19
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #38 Online: Fevereiro 24, 2011, 11:00:06 »
Higino Sensei,

Este sera meu ultimo post referente ao assunto.
O karate que treino vem da maior escola de Karate do planeta, a JKA. Concorde vc ou não.
Sobre suas posições, sempre contraditorias `a maioria dos membros daqui não tenho nada a dizer. A unica coisa que vc podera afirmar é que PARA VC FUNCIONA ASSIM.
O que nao esta certo é querer que a sua VERDADE seja a verdade de todos.
Continue ensinando seus alunos da maneira que achar conveniente, só nao pode querer fazer engolirmos a SUA VERDADE.
Em outro post recente seu, tambem contraditorio, afirmou
que um keage é mais forte que um kekomi, o que contraria a natureza da tecnica....
Depois aparece aqui e critica os Videos do Brasileiro que mais chegou perto de um titulo japones de Karate Shotokan, e que sempre colocou o seu na RETA.
Videos que fizeram tanto sucesso no japao, que o Diretor da Champ até colocou o Blog dele no banner da empresa.
Nao o conheço pessoalmente, sei de sua competencia como Instrutor e praticanrte de Karate do, mas não compactuo com sua intensão de querer fqzer todo mundo engolir sua VERDADE.
Sobre meus examinadores..
Shodan até Sandan- Okuda Sensei
Yondan até Rokudan-Tanaka masahiko e Stan Schmidt
Portanto pessoas de renome Internacional na materia, mas se vc ainda acha que eles estão errados,,fazer o que?

OBS: Nao esquecendo que Ricardo Carvalho de Araujo foi o Brasielro de mais sucesso em Torneios do japao, vencendo o Campeonato japones Universitario, se nao me engano duas vezes, na epoca em que estava na Takushoku.
« ltima modificao: Fevereiro 24, 2011, 11:36:39 por katsumoto »
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Dan

  • Visitante
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #39 Online: Fevereiro 24, 2011, 11:23:51 »

É muito simples.... ou todos nós puxar tiros na cabeça ou esperar até que passe.


Oss

A. HIGINO

  • Visitante
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #40 Online: Fevereiro 24, 2011, 11:44:17 »
OSS...

Não sou eu quem diz que o os dedos e peito do pé (Koshi) devem tocar primeiro no chão durante uma corrida rápida, apenas repasso o que é de conhecimento de todos os que praticam o atletismo.
Como eu pratiquei esse tipo de prova também adquiri esse conhecimento.

Para sanar qualquer dúvida assistam aos vídeos!
.......................

OBS:
O último vídeo é para o amigo Pedro Sensei.
........................














NESTE VÍDEO VEMOS INCLUSIVE O ZIG-ZAG QUE UTILIZAMOS NAS BASES:




PARA O AMIGO PEDRO SENSEI

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #41 Online: Fevereiro 24, 2011, 11:58:43 »
Este tipo de corrida é prova de alta velocidade, onde o corpo fica inclinado para frente, por isso os calcanhares não encostam antes no chão, pois a pessoa ficaria neste formato: "<". Quando no movimento o tronco permanece ereto, o calcanhar sempre vai tender a alcançar antes.

Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #42 Online: Fevereiro 24, 2011, 12:16:18 »
Camarada GUICOMES...

Você assistiu ao vídeo da “mulher”?
No final da sua última corrida ela chega a apontar o bico do pé para o chão antes de tocá-lo, e isto não é no começo da corrida, mas no final do sprint, aonde o corpo está totalmente ereto!

OBS:
Karatê-Dô não anda, corre!
Sempre enfatizei isto, por isto usei o exemplo dos 100 metros rasos.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #43 Online: Fevereiro 24, 2011, 13:12:47 »
OSS, Sant’Anna Sensei...

Mesmo não o conhecendo pessoalmente obtive informações sobre você que referencia-o como sendo um especialista em Artes Marciais, e creio que isto seja a mais pura verdade!
Caso um dia venhamos a nos conhecer tenha certeza que será uma honra para mim, assim como foi uma honra conhecer o D’Elia Sensei, o Juarez Alves Sensei e todos os grandes mestres com os quais tive o privilégio de obter conhecimentos.

Isso não quer dizer que o meu respeito a sua pessoa me fará vergar aos seus obséquios ou aos obséquios de outras pessoas de renome como é o caso do Camarada Daniel que indiscutivelmente representa exemplarmente o nome dos Brasileiros no Japão.

Até o momento tudo o que afirmei eu mostrei como comprovar se funciona ou não.
Algumas dessas afirmações foram confirmadas por membros de renome neste fórum, basta ler novamente.

Aonde está a contradição disto?!

No Karatê-Dô não existe essa de várias “verdades”!
O que funciona para um deve funcionar para todos, mesmo sabendo que cada ser humano é distinto na sua formação corporal.

Se alguém aqui nesse fórum concorda em ficar maneando a cabeça no sim, e digitando apenas amém para as postagens daqueles de renome, lamento decepcionar, mas esse não é o meu caso.

SAYONARA...

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.470
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:“IMPULSO E ALICERCE”
« Resposta #44 Online: Fevereiro 24, 2011, 13:19:55 »
Oss,

Ao fazer Kisame Zuki (Suri Ashi) - Gyaku Zuki (Suri Ashi), utiliza-se a região do Koshi do pé traseiro para tracionar o primeiro e o segundo deslocamento, mas o primeiro e o segundo contato do pé dianteiro é sempre dado pelo calcanhar, tato no Kisame quanto no Gyaku.

Kisame Zuki (Suri Ashi) - Gyaku Zuki (Suri Ashi) é uma técnica sequêncial explosiva que requer muita velocidade e, ao mesmo tempo, estabilidade (além de força de impacto, aplicação correta e precisa rotação do quadril etc.). Penso que no quesito ESTABILIDADE, a nossa pisada (em Kisame-Gyaku Suri Ashi) funciona mais ou menos como a aterrissagem de um avião: pregando-se inicialmente à pista os trêns de pouso traseiros para gerar estabilidade necessária aos trêns de pouso dianteiros...

... além de tudo, utilizar o calcanhar como base de apoio para sucessivas investidas após os deslocamentos, numa aplicação como esta, é muito mais seguro do que utilizar a região do Koshi - uma vez que esta maneira aumenta a possibilidade de toções no pé.

E isso tem muito a ver com o que o colega GUICOMES disse anteriormente, pois no exemplo que eu trouxe, os movimentos devem manter a coluna perpendicular ao chão - e não inclinada como uma prova de corrida! Até mesmo porque a tração é dada pela perna traseira e se o corpo se inclinar, estará favorecendo o contra-atacante - sem dúvida.

Há determinados movimentos que podemos considerar a região do Koshi como pivô, mas em outros, apenas o calcanhar poderia suportar.

-//-

Concordo em partes como que foi postado em vídeo pelo Daniel-San, um excelente Karateca que se dedica inteiramente ao caminho marcial! Na verdade, um exemplo de dedicação e humildade, pois não é nada moleza se expor para o mundo todo (menos pra China - o YouTube já foi liberado lá?) e mostrar aquilo que aprendeu durante seu aperfeiçoamento no Japão. É um ícone nosso - pelo menos o tenho por um -, pois é uma de nossas principais pontes para as novidades que acontecem no âmbito marcial diretamente da terra do sol nascente (o outro é o Roberto Kovalick, correspondente da Globo no Japão - Hehehe). Mesmo que eu concorde em partes com o caro Daniel-San, treinarei por um período da maneira como ele demonstrou em vídeo. Só assim posso tirar minhas próprias conclusões e tecer comentários mais aprofundados sobre o tema.

Oss.
« ltima modificao: Fevereiro 24, 2011, 13:21:38 por PSekiMG »
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.