Autor Tópico: Movimentos de pé e intricadas técnicas. (polêmico)  (Lida 1056 vezes)

Offline Joanir

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 39
  • Votos: +0/-0
Movimentos de pé e intricadas técnicas. (polêmico)
« Online: Fevereiro 03, 2017, 16:14:31 »
Osu.

 Eu estava lendo tópicos antigos do fórum me deparei com a seguinte frase: "Os movimentos de pé e as intricadas técnicas eram secundárias". Refere-se ao pensamento de Mastatsu Oyama e foi expressa por por Troyman em 24 de fevereiro de 2008 às 20: 47:46 em um tópico intitulado Grandes Personagens da História do Karate-Do. Confesso que fiquei desnorteado. Não consegui entender o que quer dizer. Como pode? Qual o sentido disso? Alguém pode, por gentileza, me explicar?

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Movimentos de pé e intricadas técnicas. (polêmico)
« Resposta #1 Online: Fevereiro 03, 2017, 23:00:40 »
Osu.

Joanir,

Na época, o Troyman estava colocando muitas informações, mas sem nenhuma referência de onde podemos encontrá-las, ficando difícil continuar prestando atenção às explanações, ainda mais sobre M. Oyama Sensei, cujas proezas ainda repercutem, embora não soem mais do que força bruta para os mais céticos. Ele era inegavelmente forte e, pelo pouco que se pode ver, não há como duvidar de sua técnica.

Observe que grande parte dos esforços despendidos nos treinos devem resultar na aquisição de movimentos naturais. Ou seja, pratica-se excessivamente certa técnica para que seja cada vez mais fluida, sem que nada seja pensado sobre ela ao realizá-la. Quando aprendemos a dirigir, trocar marchas e pisar nos pedais ainda envolve algum pensamento, mas logo depois, com a prática, torna-se algo natural. Neste nível de compreensão, realmente se tornam secundárias as intrincadas técnicas ao conduzir um veículo.

G. Funakoshi O-Sensei comenta (creio que no "Niju-Kun" ou em "Meu Modo de Vida") que no início o Kamae ajuda no desenvolvimento do Karate, mas depois deve ser deixado de lado para assumir uma postura natural. Assim, qualquer postura, mas que lhe seja viável para possibilidades técnicas, será um Kamae. Ou seja, antes o Kamae era manter os punhos altos, mas agora, com o acúmulo de conhecimento e experiência, é possível ficar com as mãos baixas, portanto, "intrincadas técnicas secundárias".

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.