Autor Tópico: Sobre caminhar em zenkutsu  (Lida 199 vezes)

Offline Joanir

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 39
  • Votos: +0/-0
Sobre caminhar em zenkutsu
« Online: Janeiro 29, 2017, 18:46:32 »
Osu!

Gostaria que me esclarecessem mais uma dúvida. Por que, no Shotokan, ao caminhar em zenkutsu dachi, os pés devem se unir antes de avançar? No Kyokushin, ao caminhar nesta base, o pé da frente aponta para fora e do trás avança em linha reta. Os objetivos são diferentes? Alguma dessas formas é mais eficaz ou é apenas uma preferência estética? Mais uma vez agradeço por sua ponderações.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.456
  • Votos: +0/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Sobre caminhar em zenkutsu
« Resposta #1 Online: Janeiro 30, 2017, 00:16:23 »
Osu.

Joanir,

A interpretação para a junção dos joelhos no ponto médio durante uma investidura em Zenkutsu Dachi pode variar conforme cada Dojo, mas lhe digo que muitas pessoas o fazem desconhecendo os fundamentos de retilinearidade pregados desde Sokon Matsumura. Não demora a encontrar quem desloque, mesmo que minimamente, todo o corpo para o lado visando melhor juntar os joelhos neste ponto médio durante o deslocamento em Zenkutsu Dachi, fundamental para a compreensão do centro gravitacional quando corretamente executado. Alguns dizem que esta junção dos joelhos auxilia o fechamento da virilha, um ponto vital que merece toda proteção. Contudo, quando o fazem movendo o corpo lateralmente, ou seja, se o mesmo estava mais à direita e, para juntar os joelhos, foi um pouco mais à esquerda durante o deslocamento, fatalmente deslocou também a trajetória do soco, por exemplo, gerando desequilíbrio e perda na potência. Neste sentido, o pessoal do Kyokushin geralmente negligenciam a proteção ao ponto vital (talvez mais importante de todos) ao fazerem deslocamentos frontais sem buscar fechar o centro.

Sobre "o pé da frente aponta para fora", percebendo que se trata da perna avançada, engatilhada (salvo tenha entendido errado), segue um equívoco não raro de ocorrer. Por algum vício, muitos abrem o pé da frente para realizar o deslocamento. Isto drena a força de explosão, fazendo geralmente com que os ombros se projetem antes dos quadris. Se a perna da frente em Zenkutsu Dachi já provoca uma inclinação favorável, parecida com um gatilho, visando explodir para projetar o corpo e, consequentemente, o próprio punho (ou outra técnica que seja), por qual razão abdicar disto tudo? Aliás, os dedões dos pés da perna da frente numa base avançada precisam agarrar o chão. Como fariam isso se abrissem? Vale ressaltar que neste tipo de deslocamento, quase nada contribui a perna recuada em termo de impulso.

É uma parte da explicação.

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.