Autor Tópico: Quadril, diferença entre os estilos  (Lida 10929 vezes)

Offline gustavo.antao

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
Re: Quadril, diferença entre os estilos
« Resposta #15 Online: Abril 11, 2008, 09:05:56 »
Muito legal o video do rebatedor em camera-lenta!

Aí AVI, você que é o master supremo da edição de vídeo podia nos presentear com um slow motion desse de um gyaku, ou uma defesa, assim seria mais fácil entender essa rotação ou vibração de koshi que os senseis estão explicando.

Muito legal mesmo!

Abraços!
"As vezes você está discutindo com um imbecil... e ele também." (Millor)

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #16 Online: Abril 11, 2008, 10:15:59 »
Gustavo antao

Sabiam que o tenis tambem tem essa similaridade com o karate, o braço deve ser relaxao e a energia vem do chao e rotação rapida e forte do quadril.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
« Resposta #17 Online: Abril 11, 2008, 10:17:52 »
Caro Amigo DoghQuch e os demais Amigos,

Entendo perfeitamente a sua questão e, para que o possa esclarecer, vou dizer algo que provavelmente vai de encontro ao que muito bem pensa sobre o assunto.

A conhecida posição de Zenkutsu, no Wado é denominada simplesmente por Junzuki (dachi), que somente é utilizada  para treinar o Tsuki (oi Tsuki).

Como muito bem se sabe, Ohtsuka Sensei, criador do Wado, sendo  um profundo conhecedor da anatomia humana, concluiu que para salvaguarda e protecção do joelho, aliando também à eficácia e potência da técnica, criou a posição específica para a execução do Gyakuzuki, ou seja, Gyakuzuki-dachi, que é distinta da Junzuki-dachi (Zenkutsu-dachi).  

Concretamente, todas as técnicas de Tsukis que executamos no treino de Wado, são sempre efectuadas de forma natural e protectoras especificamente dos joelhos, e ainda  com a particularidade da utilização TOTAL do quadril. Tudo isto vos será apresentado  e explicado no Seminário em Santos.    

Mas resumindo e concluindo, é de facto fundamental e importante que a rotação do chamado pé de apoio (de trás) e do da frente como se irá ver no seminário, seja feita em simultâneo com a rotação do quadril e do Tsuki.

Presumo ter elucidado um pouco o amigo Dogh

Hai!!!    

« Última modificação: Abril 11, 2008, 10:19:58 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #18 Online: Abril 12, 2008, 17:52:50 »
Oss!

Então, com a voz sofrida da experiência (já trinquei um braço por causa disso :P) digo que a defesa em hanmi não da mais potência mas faz um trabalho muito mais útil que é angular a postura com relação ao ataque diminuindo a força do impacto.

E se formos analisar bem, é realmente oq deveria acontecer, pois o giro final do quadril só é executado após o contato com o ataque do adversário, dessa maneira o termino da postura só serve para "terminar o serviço" e ao meu ver não agrega nenhuma potência, agressividade ou violência a mais na defesa.

Posteriormente com experiência certamente vira um ataque/defesa, mas nunca cheguei nesse nível, só senti ele na pele lutando contra outras pessoas!

Mas não posso dizer que a defesa com o quadril de frente seja ineficaz, sempre fez um bom trabalho salvando minha pele, mas você precisa ser um pouco kamikaze e muito calejado para enfrentar de frente um adversário maior e mais forte! (o que não sou, acho que já deixei isso claro)

Respeitando às opiniões em contrário, mas a meu sentir é como disse no primeiro post deste tópico, ou seja, a impulsão para a rotação do quadril se inicia no calcanhar da perna de trás e termina no punho (nós dos dedos) ou mão (shuto etc) como queiram no caso de um ataque ou contra-ataque.  O corpo atua como um todo e não em partes isoladas.  A visão que há de se ter do corpo, no movimento de rotação do quadril, em especial na base zenkutsu, é como se tivesse um eixo entrando pelo centro da cabeça e saindo entre as pernas, não tendo como negar que a ação se inicia no solo e termina na extremidade do acima citado, sendo certo que quanto mais quadril, mais kime se terá, pois do contrário só teremos ombro na ação. 

Para ver a diferença, utilize o makiwara usando o quadril como descrito e sem utilizá-lo ou pouco usá-lo para compensar a deficiência de quadril,  a malfadada e incorreta ação única do ombro, que verá a diferença entre acertar um alvo com um golpe e penetrar com o mesmo.  O primeiro pode até derrubar, mas o segundo penetra ou melhor crava, ultrapassando-o de forma a causar conseqüências internas, neutralizando com mais eficiência o seu objetivo.

Um trabalho de quadril bem executado no ataque e na defesa, ao contrário do sustentado, dá muito kime em ambas as ações, porque o final da rotação deve ocorrer no mesmo instante do final do movimento de defesa ou ataque, uma vez que em ação se encontra um todo, o que sem sombra de dúvidas dá muito kime, do contrário, no caso de defesa, estaremos chocando membros para desviar do golpe, o que certamente causa hematomas etc, mas não simplesmente desviando-os com muito kime.  Desta forma, com forte atuação do quadril, a defesa pode virar um contra-ataque.

Esse é o meu entendimento, mas não quer dizer que seja a verdade absoluta porque não sou dono dela, sendo apenas um eterno aprendiz, mas penso que basta estudar atentamente os movimentos que com o tempo iremos viajar na sua complexidade e profundidade, de forma que amanhã poderemos ainda chegar a conclusão que nada sabemos, ou até mesmo que estavámos com uma visão equivocada.

Por isso, que muitos levam uma vida toda dedicada ao karate e no leito de morte dizem que agora que estão começando a entender o tzuki.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline butokukay

• Newbie
  • *
  • Votos: +1/-0
« Resposta #19 Online: Abril 18, 2008, 01:56:21 »
Oss
Antônio,
a energia que sai das mãos quando do ataque do oi zuki, é o ultimo estágio por onde a energia passa, começando pelo dedo do pé de trás da base, subindo pelas pernas, quadril, tronco, braços e ante braços e punhos?
algumas defesas usam tanto o quadril, mesmo que em Hanmi, chegam a representar um "desgaste" do atacante, ainda que o defensor nao seja fisicamente forte, mas se tiver no deai correto, é defesa sem desgaste ao defensor.

Oss

Offline DoghQuch

• Sr. Member
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
« Resposta #20 Online: Abril 18, 2008, 08:06:52 »
Respeitando às opiniões em contrário, mas a meu sentir é como disse no primeiro post deste tópico, ou seja, a impulsão para a rotação do quadril se inicia no calcanhar da perna de trás e termina no punho (nós dos dedos) ou mão (shuto etc) como queiram no caso de um ataque ou contra-ataque.  O corpo atua como um todo e não em partes isoladas.  A visão que há de se ter do corpo, no movimento de rotação do quadril, em especial na base zenkutsu, é como se tivesse um eixo entrando pelo centro da cabeça e saindo entre as pernas, não tendo como negar que a ação se inicia no solo e termina na extremidade do acima citado, sendo certo que quanto mais quadril, mais kime se terá, pois do contrário só teremos ombro na ação. 

Oss!

Então Antonio, o que eu sempre notei (especialmente na defesa) é que a o movimento está "completo" quando ataque e defesa se tocam. O momento posterior que coloca o quadril em hanmi sempre me pareceu mais uma alavanca do que a continuação natural do movimento que se inicia no tornozelo.

O que quero dizer é que nunca percebi uma perda ou ganho consideráveis de desempenho em mim ou em outros por realizar ou não defesas em hanmi (caramba, é prova de múltipla escolha??  :P), principalmente porque os ombros naturalmente se posicionam enviesados diminuindo o perfil e estreitando um possível alvo p/ contra-ataque (que é uma das grandes vantagens da defesa em hanmi).

Veja que não estou discutindo a eficiência de se usar o quadril ou somente os ombros, concordo plenamente com você e todos os outros karatecas quanto ao assunto, mas já conheci pessoas que conseguiam, movendo minimamente o quadril, um kime extraordinário e um golpe muito mais rápido.
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
« Resposta #21 Online: Abril 18, 2008, 14:41:16 »
A anca como nós dizemos em português, que é o quadril, no Wado é tão fundamental na defesa como no ataque.

Como eu disse no meu post anterior, no seminário será demonstrado tudo isso, e verão que a execução, por exemplo de um Gyakuzuki, obedece a uma posição que nós denominamos por Gyakuzuki-dachi.

Hai!!
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW