Oss!Então, com a voz sofrida da experiência (já trinquei um braço por causa disso :P) digo que a defesa em hanmi não da mais potência mas faz um trabalho muito mais útil que é angular a postura com relação ao ataque diminuindo a força do impacto.E se formos analisar bem, é realmente oq deveria acontecer, pois o giro final do quadril só é executado após o contato com o ataque do adversário, dessa maneira o termino da postura só serve para "terminar o serviço" e ao meu ver não agrega nenhuma potência, agressividade ou violência a mais na defesa.Posteriormente com experiência certamente vira um ataque/defesa, mas nunca cheguei nesse nÃvel, só senti ele na pele lutando contra outras pessoas!Mas não posso dizer que a defesa com o quadril de frente seja ineficaz, sempre fez um bom trabalho salvando minha pele, mas você precisa ser um pouco kamikaze e muito calejado para enfrentar de frente um adversário maior e mais forte! (o que não sou, acho que já deixei isso claro)
Respeitando às opiniões em contrário, mas a meu sentir é como disse no primeiro post deste tópico, ou seja, a impulsão para a rotação do quadril se inicia no calcanhar da perna de trás e termina no punho (nós dos dedos) ou mão (shuto etc) como queiram no caso de um ataque ou contra-ataque. O corpo atua como um todo e não em partes isoladas. A visão que há de se ter do corpo, no movimento de rotação do quadril, em especial na base zenkutsu, é como se tivesse um eixo entrando pelo centro da cabeça e saindo entre as pernas, não tendo como negar que a ação se inicia no solo e termina na extremidade do acima citado, sendo certo que quanto mais quadril, mais kime se terá, pois do contrário só teremos ombro na ação.