Autor Tópico: Mãos Vazias !  (Lida 9408 vezes)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #15 Online: Março 11, 2009, 08:24:38 »

Como depois dos 20 treinar calejamento sem destruir o corpo junto?


Interessante pergunta. Carece de resposta de quem sabe...
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #16 Online: Março 11, 2009, 08:40:03 »
Não acho que seja necessário treinar calejamento para ser uma "arma eficiente".
Para ser eficiente é necessário conhecer os pontos vitais do corpo e saber com atacá-los.
De que adianta o cara "mastigar vidro" e ter uma técnica grosseira.
Além disso, mesmo que você não treine calejamento, seu corpo vai ficar forte só com o treino físico.
É a minha opinião...
hehe...
 8)

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #17 Online: Março 11, 2009, 09:03:42 »
Toha.

Conhecer os pontos vitais e não aprimorar o uso do golpe adequado tambem não adianta nada.

Então devemos, conhecer os pontos vitais e sem muita frescura no basicão mesmo lendo livros de anatomia, acupuntura, etc.
Fortalecer mãos, braços e pernas com exercicios e musculação.
Calejar usando makiwara, saco de pancada, etc.

OSS

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #18 Online: Março 11, 2009, 09:04:33 »
Oss!

Olha, sou obrigado a discordar (PSekiMG  e Toha).

Veja, eu acredito cegamente de que deve existir uma harmonia.
Um corpo forte com técnica fraca é ruim, mas uma técnica forte com um corpo fraco é igualmente ruim.

Eu sempre fui de encarar Mae-geri de frente (com um Gedan Barai daqueles).
Parei o karate, fui fazer muitas outras coisas, voltei pro karate alguns anos depois.
Quando fui tentar usar o que o corpo ainda lembrava, inicialmente apenas a musculatura sofria (alguns hematomas, bolhas de liquido, etc), nada que não se cure de um dia pro outro.
Até que peguei o meu Sensei pra fazer go-hon (é assim que escreve?) e trinquei o ante braço (acho que é o rádio...). Demorou meses para voltar ao toleravel, mal dava pra treinar com o braço direito (ainda dói até hoje se eu bater no ponto certo).

Então eu, hoje, acredito que não da para ser um bom karateka sem se calejar mínimamente.
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #19 Online: Março 11, 2009, 10:06:33 »
Olá!
Em lugar duro,bater com arte mole,em lugar mole,bater com parte dura.
Um corpo forte com técnica fraca,de nada adianta,mas um corpo fraco com forte espirito e com técnica apurada,é $%&!.
Vide Sensei Asai,está certo de que ele era um iluminado,mas Vc. também consegue.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #20 Online: Março 11, 2009, 10:28:28 »
Samurai
Concordo com o que você diz. Inclusive, eu sempre procuro chegar no Dojo um pouco antes nos dias em que treino para praticar um pouco no makiwara e no saco de pancada. Mas acho que tem uns caras que usam outras técnicas de calejamento que eu acho que não trazem benefícios.
DoghQuch
Na hora do Gohon-kumite eu também acho que o cara tem que encarar mae-gueri de frente com guedan-barai para fazer meu colega sentir que tem canela (e o meu braço também). Claro que sem o objetivo de machucar a mim ou ao outro. Procuro treinar assim também. Só acho que o que fortalece o corpo mesmo é o treino físico. Ginástica mesmo, muito kihon, exagerar nas bases no kihon, fazer tudo com bastante kime (sempre cuidando para não ter hemorróidas)... hehe...
Pedro
Talvez o fato do o cara não ser um "touro", não significa que ele não seja forte. Imagino que o Sensei Assai devia ser muito forte, apesar de não ser grande.
« Última modificação: Março 11, 2009, 10:30:03 por Toha »

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #21 Online: Março 11, 2009, 11:03:06 »
quais tipos de calejamento vc se refere.

OSS

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #22 Online: Março 11, 2009, 12:10:25 »
Samurai.
Vou te dar um exemplo.
Um colega de treino, me disse que já freqüentou algumas aulas de kung-fu e uma das formas de treino deles era ficar um de frente para o outro e fazer mais ou menos assim:
Fazendo os movimentos de guedan-barai e ude-uchi-uke em seqüencia. Então os dois fazendo guedan-barai ao mesmo tempo e depois ude-uchi-uke ao mesmo tempo, com o mesmo braço, batiam um no braço do outro embaixo e depois em cima, até não aguentarem mais. Depois faziam com o outro braço.
Será que foi possível entender o que eu disse? hehehe...
Eu achei meio estranho, mas ele me disse que os caras faziam assim mesmo. De qualquer forma, o Sensei falou que isso era "besteira".
Sem falar em outro tipo de "técnica" que eu ví na internet em vários sites (um copiou do outro) e que já ví postada em algum lugar aqui deste fórum (eu acho), supostamente utilizada pelos lutadores de Muay-tai. É só ver no Google... rs... Tem louco para tudo nesse mundo...
E é a esse tipo de coisa que eu me refiro quando digo que não vai trazer benefícios.

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #23 Online: Março 11, 2009, 12:23:23 »
conheço esta tecnica que vc descreveu.

tem outros metodos mais racionais de calejamento este serve apenas para acostumar com a pancada no braço mais não caleja tanto.

OSS

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #24 Online: Março 11, 2009, 12:34:17 »
Oss,

Natural discordar, DoghQuch.

Entretanto, se tratando de "calejamento natural", "conquistado" ao longo dos treinos, asseguro-lhe que possuo um bocado. Tais, também, fruto de erros - como por exemplo: defesa Soto-Uke usando-a incorretamente como um "martelo" ao invés de girar ao máximo o punho para bloquear o oponente (mas isso apenas no começo, deixei de ser cabeça dura).

Eu também encaro Mae-Geri de cara, ainda mais utilizando Chudan Juji-Uke com antecipação para realizar a defesa (tente um dia, é legal). Para mim, isso foi um bom treino para despertar coragem e confiança.

-//-

Assino embaixo do que Pedro Sensei nos falou.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #25 Online: Março 11, 2009, 12:38:56 »
Oss,

Toha,

Conheço esse "exercício" de Kung-Fu.

Conheço também um praticante de Kung-Fu que não consegue segurar mais um copo d'água por conta disso...

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #26 Online: Março 11, 2009, 13:23:34 »
Pois então, é como eu falei. Não traz muitos benefícios.
 8)

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #27 Online: Março 21, 2009, 17:24:02 »
tópico bacana...

um "oi tzuki" tem muito pra se estudar mesmo... é interessante demais você desferir o golpe com o punho, esquecendo o quadril... e depois "recolher" o braço como se fosse um movimento separado ao do soco, deslocando o quadril e parte lateral do abdomen pra trás... a sincronia dos movimentos é deveras interessante....

algo mto legal é pegar pesos... uma carga q seja difícil... e executar abdominais laterais... depois disso aplicar um oi zuki e ver a diferença de leveza no braço...

Osu!!!

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #28 Online: Março 21, 2009, 17:34:22 »
a altura do hikite também parece alterar a intensidade do golpe...


Osu!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Mãos Vazias !
« Resposta #29 Online: Março 21, 2009, 18:40:37 »
Bruce Lee achava que hikite nao serve pra nada.....
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna