Autor Tópico: Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10  (Lida 7465 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 560
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10
« Online: Janeiro 21, 2008, 17:39:42 »
Prezados,

Embora navegue pelo Shotokan, julguei importante colocar no ar o que captei do Youtube sobre o Kihon Kumite de 01 a 10 da Wado, para análise, conhecimento e/ou lembrança, prestigiando os karatecas que seguem esse estilo.

Oss !!!

- Kihon 01

- Kihon 02

- Kihon 03

- Kihon 04

- Kihon 05

- Kihon 06

- Kihon 07

- Kihon 08

- Kihon 09

- Kihon 10
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10
« Resposta #1 Online: Janeiro 21, 2008, 18:24:25 »
Amigo António Pêcego,

HIRONORI OHTSUKA, criou os chamados Yakosokus Kumites (Khion Kumite ), pois entendeu que treinar apenas os KATAS, não bastava.

Aproveitando os seus conhecimentos do Shindo Yoshin  Ryu Jujutsu, Sensei Ohtsuka desenvolveu esta luta que, apesar de ser pré esquematizada, se trata de difícil execução, e que é necessário muito e muito treino para que as técnicas definidas sejam eficazes.

O que caracteriza o  estilo Wado são o Nagashi (esquiva), pelo que para além disso, o Kihon Kumite tem por finalidade treinar ma-ai ( a distância), o timing ( momento certo da acção e da reacção), Yaku ( chaves), Nage ( projecções ) e Zanshi (espírito de alerta).

O Kihon Kumite nº.5 ( Ipponme), e nº.10 ( Jyupponme) está bem patente o Shindo Yoshin-Ryu Jujutu. A esquiva parcial ou total, e derivações defensivas com posições altas e curtas, têm um papel preponderante para a utilização de rápidos contra-ataques, rotações e projecções e não requer grande dispêndio de energia.

Todas as acções são suavizadas e precisas , apesar de, tecnicamente, serem  de execução extremamente difícil.

 Com a plena compreensão de todas as técnicas e dos movimentos feitos em simultâneo, podemos tirar todo o partido da sua verdadeira essência e poder aplicá-los na realidade.

Khion Kumite, significa combate básico e é onde está a essência do WADO-RYU, pelo que se ela for devidamente assimilada e entendida, poderá ser-nos útil  numa situação de luta real. Há pois que treinar, treinar e treinar…

Como o Amigo António Pêcego deve imaginar, eu possuo tudo e mais alguma coisa do Mestre Tatsuo Suzuki, pois fui seu aluno e graduado por ele até 3º.Dan. A partir de 1998 entrei para a JKF Wado-Kai.

Achei interessante o meu amigo fazer a apresentação de algo que não é do seu estilo, mas que de si já não estranho, uma vez que é pessoa que demonstra ter uma visão muito mais ampla.

Hai!!  Oss!!

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10
« Resposta #2 Online: Janeiro 21, 2008, 21:03:59 »
Sensei lezon

nunca tinha visto esse material e estou ate assistindo outros videos, me chamou atençao uma posição de kamae similar ao boxe e golpes como o huk ou gancho.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Kaiko

  • Visitante
Re: Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10
« Resposta #3 Online: Janeiro 21, 2008, 21:15:54 »
Algo que tenho tido dificuldade em adaptar-me na Wado é justamente o kamae. Esse posicionamento é bastante alto no Wado-ryu, enquanto que na Goju utilizavamos um kamae mais baixo.

Lezon

  • Visitante
Re: Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10
« Resposta #4 Online: Janeiro 21, 2008, 22:32:57 »
Caro Avi e Kaiko,

O estilo Wado utiliza as posições altas que são as naturais que o ser humano utiliza em combate.

As posições baixas que se utiliza no Karate, são basicamente destinadas ao preparo físico essencialmente das pernas, porque na verdade, num kumite, tais posições praticamente não se utilizam.

Se repararem bem, em qualquer competição, seja ela WKF e no ITKF ninguém utiliza o zenkutsu-dachi baixo e /ou kiba-dachi, vai tudo parar em posições altas. Por isso, no nosso estilo treina-se as bases mais naturais.

Quanto ao tsuki que o Avi fala, ele é mais exactamente um urazuki. Caro Kaiko, serene que rapidamente se vai habituar às posições altas.

Hai!!  Oss!!

Kaiko

  • Visitante
Re: Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10
« Resposta #5 Online: Janeiro 21, 2008, 22:50:05 »
Ahah Sensei Lezon,

Estou me esforçando, rs.  :D :D

OSS

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +4/-16
Re: Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10
« Resposta #6 Online: Janeiro 21, 2008, 22:56:03 »
Kaiko

Ó eu aqui outra vez!

As bases do Wado-Ryu são muito parecidas com as bases do Shorin-Ryu, afinal, quando o Mestre Otsuka começou a treinar com o Mestre Funakoshi, este ensinava o Shuri-Te e o Tomari-Te que são a base do Shorin-Ryu.  Acho que a única base  baixa que se presta para o kumite é o fudo-dachi, base presente tanto no Goju-Ryu quanto no Shorin-Ryu, talvez por se caracterizar pela perna trazeira dobrada guardando energia necessária para um eventual arranque.  Como o Sensei Lezon falou, nunca vi ninguém fazer kumite em zenkutsu-dachi, kiba-dachi ou shiko-dachi.

Saudações   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Kaiko

  • Visitante
Re: Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10
« Resposta #7 Online: Janeiro 22, 2008, 08:02:30 »
Ah , sem dúvida. No Goju, treinávamos muito kihon com o zenkutsu dachi bem baixo, para preparo físico essencialmente, como bem frisou Sensei Lezon. No kumitê, não havia uma base padrão. Era aquela em que nos sentíamos mais a vontade.

Como essa posição baixa passou a tornar-se natural com o passar do tempo, nos kihon do Wado tenho baixado o kamae sem perceber. Mas é algo que tento corrigir com bastante paciência.  ;)

OSS

Lezon

  • Visitante
Re: Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10
« Resposta #8 Online: Janeiro 22, 2008, 08:23:44 »
Amigo Kaiko,

Rapidamente se vai adaptar à novas posições e depressa chegará à conclusão de que elas são muito mais práticas na realidade.

Nunca se desmotive quando chegar a vez de aprender o treino de Kihon relativo à aprendizagem do Nagashikuzi. Mesmo para praticantes mais avançados, é uma técnica que requer muito treino. Por isso, mantenha a calma que chega lá. Vai começar com certeza pelo Tobikomizuki que é mais fácil, aproveite-o bem que é essencial para chegar ao Nagashi.

Bons treinos.

Hai!!! 

Kaiko

  • Visitante
Re: Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10
« Resposta #9 Online: Janeiro 22, 2008, 08:41:40 »
Olá Sensei Lezon,

Longe de desanimar, o desafio me motiva. De fato, há muita coisa nova que tenho treinado, e mesmo o nome de determinadas técnicas diferem um pouco do que eu estava habituado. De fato, o Nagashitzuki é algo que requer paciência e treino, bem como o tobikomitzuki. Observo correções frequentes dos mais graduados. Eu, por minha vez, sou bastante perseverante.

Obrigado mais uma vez pelo apoio, Sensei Lezon.

OSS

k_man

  • Visitante
Re: Wado Ryu - Kihon Kumite do 1 ao 10
« Resposta #10 Online: Janeiro 24, 2008, 01:04:39 »
Sense Lezon, achei bem interessante as técnicas de defesa e contra-ataque simultâneos. O único lugar onde tinha visto esse tipo de técnica é no estilo Wing Chun de Kung Fu. Inclusive, percebi que existem algumas técnicas bem semelhantes entre os dois estilos, como em um dos vídeos, onde se executa uma defesa de soco no rosto e contra ataque na costela, no Wing Chun tem uma técnica idêntica, inclusive a base é bem parecida. Por acaso o criador do Wado não andou algumas semanas pela China antes de criar seu estilo?   ;D