Gostei muito do vÃdeo, o cara é bom, bem objetivo, sem palhaçadas, a maioria dos golpes foram fortes e efetivos, não somente para efeito de ponto.Prova que mesmo na WKF existem bons Karatecas.Deslocamento e explosão formidáveis, resultado direto do treinamento fÃsico, principalmente do trabalho de arremesso muito bom.Mas em termos de Brasil, como ter condições dentro do Karate, de treinar desta forma, precisa vier do esporte, nossa realidade é outra e para poucos.
Ontem estava inspirado pelo vÃdeo e treinei duas horas e meia, bastante uthikomi variando gyaku/gyaku, oizuki e gyaku deai, os golpes mais utilizados pelo atleta do vÃdeo, que também são meus preferidos.Cobra Kai ... muito loco !!!Já tive muitos professores, quando jovem era igual ao vÃdeo do Karate Kid, maior baba ovo, hj treino com o Sasaki e apesar de Japa, sempre traz novidades, mas me considero independente, treino com quem eu quero e disputo campeonatos em várias regras .... não sigo mais ninguém cegamente.Só padronizei meu Karate pela JKA e sigo a cartilha 100%, e termos de katas e regras técnicas, etc...Voltando ao assunto, o treino técnico do Karate "tradicional" jamais deve ser desprezado, no vÃdeo vários dos socos, o cotovelo sai aberto, as sequencias são boas, os deai´s, não gosto muito das puxadas de braço, nitidamente a pancada é forte, mas desnecessárias as saÃdas da distancia para mostrar ponto, naquela posição final fica difÃcil retornar para a luta (dar continuidade - Pedrão que me ensinou esta quando estive na Mushin na primeira vez).Base é importantÃssima, se não fica aquele cai,cai ridÃculo.Girada de punho com o cotovelo em linha reta.Quadril encaixado, não deixando a bunda subir nos deslocamentos.São só alguns pontos que são treinados no karate tradicional que fazem diferença numa luta.Agora aliar o treinamento tradicional 3 vezes por semana e o esportivo, amigo o cara fica animal.O que vejo no Brasil é o treinamento tradicional sendo colocado de lado e apenas o treinamento "esportivo" sendo praticado ... Por isso a galera mais sênior do karate aqui do fórum é tão crÃtica em relação a WKF.EquilÃbrio é a palavra chave ...
Não vi nada de muito diferente do que já é feito em Atletas profissionais.Trabalho de força , potência, pliometria...No Team Nogueira trabalhamos basicamente com levantamento olÃmpico...Arranque arremesso etc...
Ou seja atletas profissionais..Particularmente eu não gosto do guiaku zuki na ponta do pé que a galera da wkf faz muito...eu sou do meio termo. Combinação de guiaku zuki em deslocamento mas sem ficar na ponta do pé!!!
Detalhe para o 2:41 do filme! o deslocamento para atingir o adversário é impressionante. Fruto de um trabalho de pliometria bem feito!!!