Autor Tópico: Desafios do Karatê Tradicional  (Lida 1700 vezes)

kanizawa

  • Visitante
Desafios do Karatê Tradicional
« Online: Janeiro 28, 2012, 18:43:02 »
Certa vez conheci um japonês, proprietário de um restaurante (muito bom, recomendo) e conversando com ele me disse que era karateca desde de criança, ele já deve ter passado dos seus 60 anos (aparentemente).
Disse que é apaixonado no Brasil e por isso abriu esse restaurante, ficando aqui alguns meses e lá no Japão alguns meses.
Fiquei curioso e continuei a puxar conversa e numa certa altura ele me disse que quando jovem a associação japonesa "convidou" o então temido Bruce Lee a demonstrar suas habilidades no Japão, contra karatecas de verdade e não em filmes. Porque o que ele me disse é que os japonesas se sentiam/sentem ofendidos com esse tipo de filmes do Bruce Lee que batia em vários karatecas com facilidade e além disso em alguns utilizava-se um nunchaku, que segundo ele é uma arma genuinamente japonesa (não sei dizer com certeza se é isso mesmo).
Esse japonês me disse que um representante só do legítimo Karatê japonês colocaria o Bruce Lee no seu devido lugar e não seria necessário tantos karatecas.
Bom, o fato é que o "temido" lutador nunca respondeu aos vários "convites", morreu e não só isso, mas como toda vida dele é uma verdadeira lenta, uma grande história (ou poderia dizer estória mesmo).
(particularmente eu acho o Bruce Lee um dos maiores fanfarrões marciais que existiu! Desculpe os fãs dele, mas é minha opinião. Comprei o livro O Tao Jeet Kune Do assim que saiu em português e não vi nada de excepecional. Concordo que para época poderia ter sido um livrasso)

Não me lembro onde li isso, pode ter sido aqui que nos Dojos da JKA há liberação para kumite caso seja desafiado por algum outro estilo ou outro sensei. Mas pelo menos até onde conheço não vejo esses desafios. As vezes acho até que os karatecas são adeptos por demais da política da boa vizinhança, talvez algumas respostas teriam que ser dadas com técnica e não com conversa. Sei dos principios do Karatê, do budoka, mas enfim...


Resolvi criar esse novo post.

_________

Aproveito para agradecer e parabenizar a atenção do Sensei Roberto Santana (katsumoto) tem me dado de tão boa educação e respeito.
Atualmente é um dos grandes nomes do Karatê Brasileiro (não a toa), sempre firme nas posições em defesa de uma arte marcial tão fascinante como é o Karatê Tradicional.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.662
  • Votos: +0/-0
Re:Desafios do Karatê Tradicional
« Resposta #1 Online: Janeiro 28, 2012, 19:37:16 »
Uma vez Chuck Norris (este sim um campeão mundial de karatê de verdade) ao ser perguntado numa entrevista quem ganharia numa luta real ele ou Bruce Lee repondeu: "Eu era um lutador profissional e Bruce um artista marcial, sem dúvida ele não teria a menor chance contra mim".
Como a luta nunca aconteceu só podemos imaginar quem realmente estava dizendo a verdade.
Na dúvida, fico com o Chuck. ;)
Karate Wado Ryu

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re:Desafios do Karatê Tradicional
« Resposta #2 Online: Janeiro 28, 2012, 20:41:40 »
Caro Kanizawa,

Bruce Lee foi um excelente divulgador das Artes marciais para o mundo todo. Até hoje gosto de ver seus filmes. Confesso que na minha dolescencia, ele foi responsavel pela minha recusa em perder sequer uma aula de Karate.Mais tarde, compreendi que aquilo tudo era cinema, e que BL poderia sim, ser facilmente batido por um bom Karateca.
Meu Mestre Stan SEnsei certa vez me disse que gostava do que BL passava nas telas, espirito forte, boa forma fisica e deixou um legado para o mundo. Asai Sensei numa entrevista, perguntado sobre BL, disse que o respeitava muito.
Quando a Chuck Norris, apesar de divulgar que foi campeao Mundial, o tipo de Campoenato que ganhou foi aquele USA OPEN, aberto a todos os estilos. O nivel de um torneio deste esta muito aquem, por exemplo de um mundial da JKA ou WKF. Com certesa ele bateria bruce Lee com facilidade, ja que era mesmo um Profissional das Artes marciais.
Agradeço suas palavras de elogio a minha pessoa, apesar de ter certesa que o Alexander nao concorda com vc.
Ademais, um grande abraço. Oss!!!
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline patropi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Votos: +0/-0
Re:Desafios do Karatê Tradicional
« Resposta #3 Online: Outubro 04, 2012, 15:48:37 »
Olá Katsumoto!
Vocês não gostam mesmo de americanos não?  ::)

Norris aprendeu Shotokan com Hidetaka Nishiyama (fundador da AAKF - All American Karate Federation) e Tsutomu Ohshima (fundador da Shotokan Karate of America). Os dois foram alunos de Funakoshi e receberam o 3º dan das mãos do mestre.  :o :o

Aprendeu Shito-Ryu com Fumio Demura e ainda treinou Kenpo com o fundador do estilo nos USA Ed Parker.

Alguém citou Joe Lewis (aquele do kickboxing) em algum lugar e Joe venceu Norris em um desses torneios open. Norris foi a forra depois e ficou anos sem perder. :D

Nishiyama fazia questão de dizer que ele fez Norris um campeão.  :D

Os americanos podiam não ser tão bons mas venceram algumas lutas contra universitários japoneses como o encontro em 1967 - Tóquio.

A questão é que os americanos gostavam de kickboxing e não queriam abaixar a crista para os japoneses que eles mesmos venceram na Guerra. Por isso sempre quiseram ser mais independentes, com seus torneios abertos ou encontros. Tinha japones lá bom mas quem vingou foi o kickboxing.

OSS!

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Desafios do Karatê Tradicional
« Resposta #4 Online: Outubro 04, 2012, 16:08:33 »
Norris nunca treinou com Nishiyama que eu saiba. Treinou TangSooDo (Shotokan coreano).
Quem fazia sparring com um aluno do Nishiyama ( Frank Smith) era o Joe Lewis (que aliás morreu m~es passado).
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +0/-0
Re:Desafios do Karatê Tradicional
« Resposta #5 Online: Outubro 04, 2012, 16:23:16 »
Esse tal Ed Parker, do Karate Kenpo. Já ouvi falar que o cara era picaretasso, que nem o Frank Dux.

Oq vc me diz Patropi?
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
  • Votos: +0/-0
Re:Desafios do Karatê Tradicional
« Resposta #6 Online: Outubro 04, 2012, 16:41:35 »
Só para acrescentar ao tópico...

Tem um filme do Jet Lee, que eu acho muito interessante. "Bater ou Correr", esse é o nome no SBT, não sei se tem outro nome... neste filme ele faz uma luta contra um senhor karateca (japonês), e é uma luta cheia de etiqueta, e bem interessante... quem assistiu pode comentar e me ajudar...

Já a questão do Norris... eu acho ele um cara interessante no que tange o karatê em filmes... nunca fez cenas com golpes realmente plásticos. Talvez tenha sido o primeiro a mostrar cenas de combate dentro da simplicidade de uma arte marcial em aplicação. Posso estar enganado.

Depois dele, quem fez muito isso, foi o Steven Seagel, que parece que nem está se movimentando...rsrs

No mais, não creio que o Bruce Lee fosse tão fanfarrão não... acho que ele era sim um artista marcial, teve sua contribuição... o resto é exagero... mas isso tem em cima de todo o cara que se sobressai...


Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re:Desafios do Karatê Tradicional
« Resposta #7 Online: Outubro 04, 2012, 16:51:40 »
Nishiyama Sensei NUNCA permitiu alunos de outras organizacoes a treinarem com ele. NUNCA. Alias, essa era uma reclamaco que muitos americanos tinham com ele, pois nem os torneios organizados por ele, podiam entrar outras pessoas que nao JKA.

Ed Parker NUNCA foi Picareta. Tinha um Karate muito bom por sinal. Depois fundou o Kempo Americano. Foi aluno de dois grandes Mestres de Kempo.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Desafios do Karatê Tradicional
« Resposta #8 Online: Outubro 04, 2012, 17:09:35 »
Particularmente acho Kempo muito legal.

Não acho o  estilo Parker picareta por dois motivos:
Apesar de um método estranho, ensina técnicas boas.
Mesmo falando coisas que considero irreais nos "drills" (após este golpe o oponente vai se dobrar assim...) o pessoal do kempo sempre foi incentivado a competir tanto por pontos como no full contact.
« Última modificação: Outubro 04, 2012, 17:11:12 por GUICOMES »
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)