...e tem gente que acha que toda essa velocidade e dinamismo não é Karate...
E era "só" Panamericano. No mundial é melhor.
Fico entusiasmado como usam técnicas de projeção hoje em dia, a introdução dos tatames potenciou a um karate mais plástico e eficiente, só não vê quem não quer.
Citação de: GEMFico entusiasmado como usam técnicas de projeção hoje em dia, a introdução dos tatames potenciou a um karate mais plástico e eficiente, só não vê quem não quer.Sobre as projeções já acho o seguinte: Algum gaiato percebeu que o oponente ao tentar aliviar a inercia (sem falar do fato que as vezes fica muito de lado) para ganhar velocidade ficou com as bases fragilizadas; ai é só entrar rápido e jogar o cara no chão, as vezes o atacante nem faz uma alavanca direito, do jeito que pega joga no chão igual a um saco de farinha kkkkk.PS. Gostei bastante do primeiro vÃdeo.OSS
Meus amigos,A molecada é boa, tem potencial, mas vamos devagar com o andor... vamos valorizar sim a dinâmica, a movimentação, velocidade e plasticidade dos movimentos, mas não vamos deixar de ver os problemas que são notórios nos vÃdeos e que se repetem em todas as competições (de qualquer entidade hoje).Será que só eu percebi que o Zanchim não é respeitado em nenhum momento? Isso é um problema sério para a formação do karatê. Repito, não estou querendo ser o chato, e nem começar aquela velha discussão besta de tradicional e esportivo... não é esse meu objetivo. Até porque, nas lutas de tradicionais, também não tenho visto a manutenção do zanchim após o golpeamento. Tá um tal de gritar e querer induzir o árbitro a dar o ponto antes do próprio árbitro declarar yamê. Outra coisa, temos que considerar sim que as técnicas de projeções são um avanço nas competições de karatê, por torná-las mais plásticas e até mesmo abrindo um leque de opções de estratégia de luta. Mas gostaria de chamar a atenção para dois pontos. Primeiro, quem está aplicando a técnica, como já observaram, não está preocupado em aplicar a técnica correta, simplesmente está confiando na base frágil do adversário. Outra coisa neste mesmo ponto, é que não estão preocupados em se proteger para entrar nas quedas... como não vale entrar golpe de contusão real, ninguém tá ligando, mas os árbitros deveriam coibir essas entradas onde no meu entendimento, o atleta se coloca em risco.Segundo ponto, é que a falta de preocupação com as bases, estão criando uma deformação nos atletas. Deformação técnica. Isso é preocupante. Muitos senseis hoje estão muito presos ao treino competitivo e estão exigindo de seus atletas que busquem ser cada vez mais rápidos, mesmo que sacrifique a forma. Isso não é legal.Quanto ao highlight, realmente é muito bacana, mas mesmo assim não deixo de ver os problemas que muito me incomodam.Obs.: Vamos manter essa discussão no nÃvel técnico, sem o debate besta entre karatê isso, ou karatê aquilo.Um abraço a todos!!!