Conheço gente que lutou com o Fabinho e disse que não só parece pesado como bate pesado. Quanto ao Jayme, ele exerce controle. Quando quer bater doído, ele consegue, acreditem. No mundial, pela adrenalina e es regras mais permissivas, ele soltou mais a mão, acho.
Ainda assim volto a repetir que seu repertório não se resume a kizami.
Outra coisa que não concordo é diferenciarem atletas ou competidores de "tradicionalistas". TODOS os grandes karate-ka tradicionalistas que conheci foram, algum dia, competidores.
Eu comecei com o cara mais tradicionalista que vi no Karate, depois completei meus estudos com Flavio Costa Sensei e não se pode ser mais tradicional que isso. Ainda assim tive meus dias de competidor, fui membro da seleção do Rio por vários anos e continuei tradicionalista 20 anos depois. O esporte passa mas o Karate fica.
Repito, nunca vi um grande atleta de Karate que não tivesse bases tradicionais de altísimo nível. Acho que isso simplesmente não acontece! Em campeonatos, de qualquer associação, sobressaem os karate-ka de mais alto nível. Sempre foi assim e, espero, sempre vai ser...
OSS!
Lutei com ele no brasileiro da jka de 2011, e continuo com minha opiniào. Ele é um excelente competidor, mas com socos bem leves.
Quem parece ser pesado, mas que ainda não tive oportunidade de lutar, é o Fabinho. Aliás, pq ele não estava no mundial?