Autor Tópico: JKA 2012 - Brasileiro  (Lida 12704 vezes)

Offline ras

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
Re:JKA 2012 - Brasileiro
« Resposta #30 Online: Abril 20, 2012, 12:08:21 »
Eliminar meu oponente com apenas 1 golpe. É esse o objetivo.
Não vou dar um soquinho num bandido e sair correndo.

Se puxou, na boa vamos lá.

Nunca vi bandido abordar sem no mínimo uma faca das boas.

Não existe isso de vencer com 1 golpe, ao menos que o adversário seja uma criança.

As vezes o mais inteligente é sair correndo mesmo e preservar o corpo, temos uma vida pela frente e na vida real não podemos repetir a cena.

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
« Resposta #31 Online: Abril 20, 2012, 12:13:05 »
Amigo Biancuzzi,

Já vi um karateca de mãos delicadas, funcionário de escritório, 65 Kg de peso, vestido de fato e gravata, mandar para o hospital outro Karateca com uns bons 85 Kg de peso, com as mãos bem calejadas e deformadas, musculoso e etc, mas lá foi ele de maca passar 2 dias e 2 noites no hospital.

O karateca delicado, não era competidor, somente treinava Karate, aliás ainda treina, mas não entra nessas loucuras de calajamento das mãos, e outras coisas mais.

Devo dizer-lhe que eu quando era novo, infelizmente também treinei essas loucuras todas, e hoje estou sofrendo por isso.Não posso fazer voltar a minha vida para trás, pois não faria as asneiras que fiz.

Comentário do Ras está bem consciente e eu subscrevo.

Gostaria que alguém comentasse tecnicamente o vídeo inicial, por exemplo, a arbitragem tal e qual eu fiz.

Hai!
Lezon
« Última modificação: Abril 20, 2012, 12:15:45 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #32 Online: Abril 20, 2012, 12:20:38 »
Olá!
E eu continuo sem saber a qual Karate sucateado o Ras se referiu.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline biancuzzi

• Full Member
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
« Resposta #33 Online: Abril 20, 2012, 12:35:31 »
PQP!
Eu devo estar falando grego!!!

As vezes o mais inteligente é sair correndo mesmo e preservar o corpo, temos uma vida pela frente e na vida real não podemos repetir a cena.
Ganhar uma luta sem precisar lutar É karate também. Várias e várias vezes me safei de assaltos só de ter sacado o movimento do safado e ter mudado o meu rumo.

Devo dizer-lhe que eu quando era novo, infelizmente também treinei essas loucuras todas, e hoje estou sofrendo por isso.Não posso fazer voltar a minha vida para trás, pois não faria as asneiras que fiz.
Que loucuras?
Por acaso treinar makiwara é loucura?
Saco de pancadas, abdominais, elástico e etc?
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline Tsuki

• Hero Member
« Resposta #34 Online: Abril 20, 2012, 13:36:45 »
Creio que o treino moderado de makiwara (TREINO MODERADO) só tem a ajudar.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Pedro

• Hero Member
« Resposta #35 Online: Abril 20, 2012, 13:55:39 »
Olá!
Biancusi, Vc. está enxugando gêlo.
Não adianta envolver-se em debates com objetivos pré
concebidos. Eu treino há 49 anos ( Há uns 25 makiwara) e não estou tetraplégico e nem tampouco sofro de danos fisicos.
E eu continuo sem saber qual o Karate está "sucateado".
Oss
Pedro

Offline Alexander dos santos

• Hero Member
« Resposta #36 Online: Abril 20, 2012, 14:00:52 »
Eu acho que o Ras não está compreendendo o que estamos comentando, e o Biancuzzi não entendeu o que o sensei Lezon quis dizer...

Ras,

O karatê é uma luta marcial. Isso não tem que se discutir. O treinamento seja na JKA, na WKF, na Interestilos, seja lá onde for, ele sempre vai ter que ser marcial e poderá cada um escolher se quer ou não competir... como ninguém hoje vai sair por aí dando porrada em ninguém, muitos (como eu), vão escolher participar de competição. Mas os karatecas que quiserem levar o karatê para vida toda, terão de manter sempre seu tradicionalismo (se é que posso chamar assim), e esse karatê mais DO, é um karatê que nunca será despido de sua marcialidade, e nunca deixará de ser uma excelente "arma" de defesa pessoal.

Prezado Biancuzzi,

O que o Sensei Lezon está falando, não é sobre o uso do makiwara, saco de pancadas ou outras, mas sim do que já foi discutido em outro tópico (Calejamento se não me engano), que fazer treinos voltados para o CALEJAMENTO não produz o efeito esperado, gerando sim, de forma comprovada, mais danos que ganhos. Certamente, sensei Lezon deve estar falando daqueles treinos exagerados com pancadas em coisas inanimadas e extremamente duras como paredes, pedras e outras do gênero, ou ainda, outros exercícios dados na época como fundamentais para fortalecimento e na verdade destruiam articulações.

Espero ter alcançado os dois pontos mais dramáticos no momento.

Ah, sensei Pedro,

Eu acho que o amigo ras só escolheu uma palavra infeliz para expressar o que queria dizer.

Um abraço...

Offline Bodhi

• Hero Member
« Resposta #37 Online: Abril 20, 2012, 14:07:10 »
Porque não cria-se um tópico "Karate esportivo" ? Seria mais apropriado....essa historia de Karate verdadeiro ou melhor não tá com nada. Cada um tem o seu Karate, e como Sensei Roberto já falou cada um tem o Karate que merece.

Agora sobre regras, e suas peculiaridades que levam o atleta performar desse ou daquele jeito na prova é algo muito particular do Karate esportivo, não acham ? O que isso tem a ver com o Karate em toda sua complexidade? É apenas um pequeno recorte, o que não desmerece nenhum Karateca que tenha optado em participar de competições. Os senseis Jayme Sandall e Chinzo Machida, por exemplo, além de grandes atletas são grande Karatecas em todo o seu sentido.

MAs o que tem a prática esportiva a ver com a efetividade do Karate ??????? Muito pouco não acham...?

Viva o Brasil!! Se dependesse apenas de muitos Senseis Brasileiros (muitos que não estão "empolgados" em organização alguma), e dos finalistas da prova em questão nesse tópico estariamos muito bem.

Sucatear o Karate é ve-lo apenas como um esporte.

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
« Resposta #38 Online: Abril 20, 2012, 14:09:33 »
Bom, como eu tenho olhos para ver, vou então dizer umas coisinhas...

A ser verdade que se tratava de uma final, foi na verdade muito fraquinha, na minha modesta opinião. Tanto o AO como AKA, perante atletas normais da WKF, não tinham hipóteses nenhumas.

Mas o que eu apreciei no tocante à arbitragem, também tenho que fazer comentários. Parar o combate por qualquer acção dos oponentes, e de seguida dar-se Torimassen, é algo já ultrapassado e inadequado. Depois, verifiquei que a acção do AO em Gyakuzuki que lhe valeu a atribuição do vazari, passando o resultado a seu favor para 2-1, o Juiz que está ao canto lado esquerdo do vídeo, (lado direito do árbitro), sinaliza o ponto para AO e não devia fazê-lo, uma vez que não podia ter visto, pois se observarem bem, ele está em linha com os dois atletas, estando o AKA de costas para ele, tapando a visão completa da acção e a correspondente finalização do ataque do AO.

Mas também na atribuição do ponto ao AKA, o mesmo Juiz também não podia ter visto bem a técnica, mas sinalizou-a. 

Outra coisa curiosa foi o final do combate. Se repararem, o AO estava a vencer por 2-1, pergunta de ignorante: Vê-se no vídeo o tal Juiz também a sinalizar a vitória para o AO, na JKA é assim?

Hai!
Lezon  

Amigos,

Eu fiz este comentário no passado dia 3 de Abril, ninguém deu continuidade na apreciação ao combate nem à arbitragem. Fiz ainda uma pergunta e ninguém respondeu...Estão mais interessados em comentar outras coisas que não aquecem nem arrefecem.

Hai!
Lezon
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Pedro

• Hero Member
« Resposta #39 Online: Abril 20, 2012, 14:13:42 »
Olá!
Caro Alexander, eu continuo sem saber qual Karate sucateado a que o Ras fez referência.
E quanto ao sucateado, podem ser: Ou realmente uma "expressão infeliz, ou infeliz é o Karate que ele conhece e tem como referência.
Oss
Pedro

Offline Bodhi

• Hero Member
« Resposta #40 Online: Abril 20, 2012, 14:18:29 »
Amigos,

Eu fiz este comentário no passado dia 3 de Abril, ninguém deu continuidade na apreciação ao combate nem à arbitragem. Fiz ainda uma pergunta e ninguém respondeu...Estão mais interessados em comentar outras coisas que não aquecem nem arrefecem.

Hai!
Lezon

Osu Sensei Lezon,

Eu vi o vídeo a partir dos seus comentários, mas não consegui (tempo) responder. Concordo que falar do Karate esportivo com essa abordagem é muito mais inteligente e produtivo, o sr. tem toda a razão. Vou responde-lo, e analisar os outros vídeos, pois acho um exercicio muito interessante para compreender também as estratégias dos atletas. Talvez até amanha consiga responde-lo! :o

Obrigado pelo seu comentário!

Osu!
« Última modificação: Abril 20, 2012, 14:44:10 por Bodhi »

Offline ras

• Newbie
  • *
« Resposta #41 Online: Abril 20, 2012, 14:49:21 »
Olha Alexander, aprecio sua atitude de cordialidade, porém o senhor não entendeu bem. A questão é que um usuário no início do post disse que as "pancadinhas" não machucam, que a velocidade está em detrimento da potência, etc...

Discordo totalmente, o que vejo na prática é que muitos atletas de elite CBK poderiam arrancar facilmente os dentes do adversário se quisessem. Mas não estamos na idade da pedra, sundome existe para isso.

O Bigboy já deu a dica, vejam o sul-sudeste, nem sequer conseguem tocar em competidores de elite, já mostrei um exemplo no vídeo do Aghayev brincando com o melhor faixa preta do Kagawa, não viram por que não quiseram....
diante disso os senhores que se julgaram ofendidos podem engolir o orgulho e ver que não há expressão infeliz e sim necessidade de Renovação Técnica.

E por favor, bater 50 a 100 makiwaras/braço por dia não é nada de mais e não faz grande diferença a não ser no psicológico da pessoa, diversos atletas de nível fazem isso, eu mesmo uso saco de pancadas e makiwara para treinar algumas entradas de competição. 

Agora pra quem quer bancar o super-marcial tem o exército brasileiro precisando de gente com vontade, quem sabe seja o caminho, eu prefiro treinar o meu karate 6 dias por semana com saúde e ser feliz ;).

Offline biancuzzi

• Full Member
    • Kenshusei Karate
« Resposta #42 Online: Abril 20, 2012, 14:49:21 »
Alexander,

Eu entendi o que o Lezon falou. Mas desde o início venho falando a mesma coisa e acho que ninguém entende.
Vejo muito preconceito do esportivo X tradicional. O mesmo ocorre o contrário.
Quem é do esportivo vê o tradicional como algo do tipo: "Os caras se matam de porrada. Acertam gyako no pescoço e tal.".
E quem é do tradicional: "Um monte de bambi pulando a dando peteleco pra pontuar"

E as coisas não são assim.
O lado tradicional tem muito do espírito, força, superação. Já o esportivo tem a velocidade, flexibilidade, gingo.

Sensei Pedro.
Também me sinto enxugando gelo. Mas ao mesmo tempo não aguento ver tanta gente com visão unilateral quando se trata de jka x wkf.
O pessoal aqui precisa ter a mente um pouco mais aberta e parar de ficar achando que só um ou só outro presta.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline ras

• Newbie
  • *
« Resposta #43 Online: Abril 20, 2012, 14:52:39 »

Também me sinto enxugando gelo. Mas ao mesmo tempo não aguento ver tanta gente com visão unilateral quando se trata de jka x wkf.
O pessoal aqui precisa ter a mente um pouco mais aberta e parar de ficar achando que só um ou só outro presta.

Biancuzzi foi você mesmo que disse antes que as pancadinhas não machucavam, parabenizo você por reconhecer que não é assim,  pois onde pega machuca só não acontece devido ao respeito dos competidores e sundome.

Offline Bodhi

• Hero Member
« Resposta #44 Online: Abril 20, 2012, 14:57:13 »

Não existe isso de vencer com 1 golpe, ao menos que o adversário seja uma criança.

Ras

Infelizmente, não consegui acompanhar seus posts desde o ínicio do seu cadastro. Vc é de qual estado e treina onde ?