Autor Tópico: JKA 2012 - Brasileiro  (Lida 12503 vezes)

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:JKA 2012 - Brasileiro
« Resposta #90 Online: Abril 22, 2012, 10:48:36 »
J. Lezon
Fiquei curioso:
- Se TODOS estão filiados FNK-P, um atleta da filiada a JKA tem o direito de participar em eventos da filiada da WKF? Porque aqui o pessoal da CBK ameaça até descredenciar associação ou federação.

- No outro tópico, o senhor falou que não tem "pula-pula" nem "dorme-dorme" mais em Portugal, mas nós vemos em vídeos de eventos internacionais que o estilo de lutar das duas linhas ainda preservam suas características, o senhor não acha isto interessante para que cada um procure aquilo que mais o agrada;

-Existe uma coerente preocupação dos tradicionalistas sobre preservar a memória, a cultura e a tradição construída ao longo do tempo, gostaria de saber se na Europa, onde a esportivização é forte, o embotamento desses valores acomenteu as associações de karate significativamente? Porque eu bem conheço "dojos" aqui que karate passou longe.

Oss!
« Última modificação: Abril 22, 2012, 10:51:02 por Cabadapest »
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:JKA 2012 - Brasileiro
« Resposta #91 Online: Abril 25, 2012, 04:42:10 »
   Você toparia marcar este mesmo exame com a mesma banca?
   Não ia ser legal desembolar esse nó?
   Por que pelo que você escreve, pelo jeito que gosta de luta, pelo que obtêve de títulos, seria mais uma pessoa importante para o karatê que não galga cargos na JKA Brasil.

Não há nenhum nó com a banca em questão. Todos karate-ka excelentes e de renome: Tanaka, Inoki, Sasaki, Machida, Ugo Arrigoni, Flavio Costa, Watanabe, Oswaldo Mendonça, dentre os que consegui me lembrar agora.

Não quiseram abrir um precedente e, apesar de desapontado na época, aceitei a posição deles.

Não acho que conseguiria ter esse grupo reunido novamente... mas não faz diferença. Há outras pessoas qualificadas pra me examinar para um 3o dan, caso eu fosse me submeter. Se juntasse apenas meu sensei Flavio Costa, o sensei Ugo Arrigoni e o sensei Tanaka, já seria suficiente.

Simplesmente deixou de ser importante pra mim. Aliás, só fiz exame pra 2o dan porque meu sensei mandou, senão não me importaria com isso.

Pra mim, há dois lados nessa moeda. Por um lado, o conhecimento que adquirimos não se esvai e, por isso, no que diz respeito ao conhecimento, o nosso grau é eterno.

O outro lado é a capacidade de aplicá-lo, que está relacionada ao treino e saúde / idade. Se não treina, não consegue aplicar o conhecimento e, portanto, não merece a graduação.

Enquanto estamos em idade pra treinar, nosso grau deve ser diretamente relacionado à nossa capacidade de aplicar a técnica e, pra isso, temos que estar treinando. Depois de certa idade, quando não poderemos treinar como antes e a capacidade física vai se esvaindo, vale o que sabemos e podemos passar adiante. Por isso acho que certos dan só devem ser agraciados a professores que vivem de dar aulas e que formaram alunos avançados.

Já vivi de Karate e ensinei alunos que são graduados e bons karate-ka hoje em dia. Porém não ensino mais. Alguns me procuram com dúvidas ou querendo treinar uma ou duas vezes por semana e nós treinamos.

Não acho que "antiguidade é posto" a não ser nos casos em que um grande karate-ka que já mostrou sua capacidade como lutador e professor fica velho.

Na minha idade, 45 esse ano, tenho obrigação de estar treinando. Tenho kohai 5o dan. Ele continuou treinando, vivendo disso e formando karate-kas. Eu parei por um tempo. Nesse caso, por mais que nosso entendimento do Karate se equipare, e eu tenha voltado a treinar constantemente, ele merece o 5o dan e o meu 2o tá mais do que bom.

Não acho que sou importante para o Karate, mas quando estou na presença de karate-ka renomados aqui no Rio, minha opinião é respeitada e levada em consideração e isso me basta.

Não estou filiado à nenhuma organização relacionada ao Karate e, apesar de meu grande amigo e irmão de treino, Eduardo Santos ser presidente da FERJKT, não pretendo ser filiado novamente. Ofereço minha ajuda no que puder mas não pretendo galgar cargos em lugar nenhum.

Treino hoje, depois desse tempo todo, porque Karate me dá prazer. Foi e é, de novo, meu modo de vida. Me mantém saudável e está liquidando os kilos extras que adquiri trabalhando sentado ao longo do tempo que parei (estupidamente) de treinar. Continuo estudando e pesquisando e, eventualmente, escrevo as sandices que me passam pela cabeça.

Tenho buscado as raízes de um Karate para a vida e isso é suficiente, pois no fundo, a busca é individual. Um certificado de graduação pouco ou nada vale diante disso. Principalmente custando o preço que custa. Não me vejo pagando essa grana pra ter um certificado mofando como os outros que tenho aqui e que também não me servem de nada...

Prefiro continuar estudando e ir treinar com os amigos. Isso sim, é legal! O resto é ego...

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:JKA 2012 - Brasileiro
« Resposta #92 Online: Abril 25, 2012, 07:52:39 »
Marquinhos,

   Obrigado pelos seus esclarecimentos!
   Aguardamos você lá no sul, heim?

Osu/Hai
[]´s
BigBoy

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:JKA 2012 - Brasileiro
« Resposta #93 Online: Abril 25, 2012, 10:52:23 »

Vamos treinar?!
Ô Gustavo, marca um treino aí, pra eu devolver aquele Ushiro Gueri q tu me deu...rs

OSS

Mentira!!!! Não dou ushiro gueri, golpe de $%&!, nem chuto com a perna da frente pelo mesmo motivo. Abs.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:JKA 2012 - Brasileiro
« Resposta #94 Online: Abril 25, 2012, 11:39:15 »
   Aguardamos você lá no sul, heim?

Eu adoraria ir, mas trabalho em televisão. Trabalho em sábados alternados e não tenho como saber se estarei livre no dia, até que esteja muito em cima. Vou ficar observando quieto por aqui e, se surgir a oportunidade a tempo, eu vou.

Isso vai ser muito divertido!

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:JKA 2012 - Brasileiro
« Resposta #95 Online: Abril 26, 2012, 13:55:29 »
J. Lezon
Fiquei curioso:
- Se TODOS estão filiados FNK-P, um atleta da filiada a JKA tem o direito de participar em eventos da filiada da WKF? Porque aqui o pessoal da CBK ameaça até descredenciar associação ou federação.

- No outro tópico, o senhor falou que não tem "pula-pula" nem "dorme-dorme" mais em Portugal, mas nós vemos em vídeos de eventos internacionais que o estilo de lutar das duas linhas ainda preservam suas características, o senhor não acha isto interessante para que cada um procure aquilo que mais o agrada;

-Existe uma coerente preocupação dos tradicionalistas sobre preservar a memória, a cultura e a tradição construída ao longo do tempo, gostaria de saber se na Europa, onde a esportivização é forte, o embotamento desses valores acomenteu as associações de karate significativamente? Porque eu bem conheço "dojos" aqui que karate passou longe.

Oss!

Amigo Cadapest,

Já escrevi muito sobre a questão, mas passa despercebido a muita gente. Mas vou mais uma vez lembrar.

Toda gente que está filiada na FNK-P Federação Nacional de Karate Portugal, participa na WKF, desde que evidentemente seja seleccionado para tal. Os atletas da JKA em Portugal, para além de estarem filiados na sua federação tradicional, estão também filiados na FNK-P. Portanto, todos eles participam nos campeonatos da FNK-P no país, e se atingirem lugares do pódio, têm acesso à chamada para os treinos da selecção, e depois só terão que demonstrar capacidade e superioridade para integrarem a selecção Nacional.  

Hai!
Lezon
« Última modificação: Abril 26, 2012, 14:07:43 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline AlexandreWado

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 25
  • Votos: +0/-0
  • Todos caem mas apenas os fracos continuam no chao!
Re:JKA 2012 - Brasileiro
« Resposta #96 Online: Abril 26, 2012, 14:25:34 »
Concordo com alguns utilizadores aí, para ser uma final do JKA Brasileiro o combate é muito lento nao ha garra ! Nao é para criticar mas ja vi finais muito melhores !

Hai


@Alexandre Wado
@AlexandreWado

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:JKA 2012 - Brasileiro
« Resposta #97 Online: Abril 30, 2012, 11:06:06 »
Amigo Cabapest,


Então, gostou do que leu no meu anterior comentário ao que me pediu?

Hai!
Lezon
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW