Autor Tópico: Jyu Kumite  (Lida 8917 vezes)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Jyu Kumite
« Resposta #30 Online: Novembro 04, 2010, 12:14:42 »
OSS, Camarada Lourival Silva...

TUDO ESTÁ ERRADO!
Se a aplicação da técnica apresentada no livro é fantasiosa ou mesmo é tida como errada e sem valor prático real, logo o termo técnico escrito no livro também estará errado.
Exemplo:
No GOJUSHIHO-SHO, após o 1º Kiai (Oi-Zuki – Kyodo 59 se não me engano), nós teríamos de acordo com o livro “O Melhor do Karatê” – Nakayama Sensei, 01 técnica de liberação de apresamento de braços (Cadeado de braço e cintura) seguido de Ushiro-Wase-Tettsui-Uchi nas costelas do oponente.

ERROS:
1º - Tente se libertar do “Cadeado de Braços e Cintura” simplesmente erguendo os seus braços para ver se você consegue?!
2º - Tente desferir o Ushiro-Wase-Tettsui-Uchi contra a pessoa que estava te segurando por traz e verá que as suas HOMOPLÁTAS se juntarão, seu TRÍCEPS será comprimido contra o GRANDE DORSAL impedindo que o seu ataque chegue com força e penetração contra a cintura do seu oponente. Isto claro se você conseguir se libertar!

O CORRETO:
1º - Durante a erguida dos braços nota-se que a perna esquerda sai da base Zenkutsu-Dachi indo para Hachinoji-Dachi. Esta movimentação de perna é a coisa mais importante antes da liberação. Essa movimentação nada mais é do que a preparação para executar a técnica Sukui-Nage (Baiana-Lateral). Quando a perna esquerda estiver por traz das pernas do oponente o seu retesamento de tronco e coxa irá promover um desequilíbrio no oponente para traz, permitindo que você erga os seus braços para libertar-se.
2º - Em seguida desferimos um Tettsui-Uchi contra a Genitália do oponente quebrando a sua resistência, e imediatamente seguramos ambas as pernas dele erguendo-o do solo, para em seguida arremessá-lo longe como nota-se claramente na saída brusca da base Hachinoji-Dachi para a base Zenkutsu-Dachi.
3º - Pergunte-se do por que os braços ficam com as mãos apoiadas na cintura com os cotovelos voltados para os lados, se não uma clara demonstração de que estamos ali segurando as pernas de alguém!?

Mas você não vai encontrar essa aplicação nos Livros de Karatê seja ele Japonês ou não!
Aí Camarada todos os termos Nipponicos utilizados para explicar a técnica acima citada não estarão de acordo com a aplicação que realmente prima pela realidade.
Entendeu o motivo porque tudo está errado?!
Busque no livro acima citado e verá que a Técnica por mim apresentada Sukui-Nague não constará no livro, mas outro termo esdrúxulo constará lá para explicar a farsa.

Não são os Brasileiros que tem uma interpretação diferente da dos Japoneses, creio que os Japoneses conhecem a aplicação CORRETA, mas eles venderam esse “Peixe Podre” e muitos de nós continuamos comprando até hoje.


OSS...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +1/-19
Re:Jyu Kumite
« Resposta #31 Online: Novembro 04, 2010, 12:32:20 »
Nao existe UMA aplicação correta nos Katas, existem varias interpretações de pessoas.
Se funciona, esta correto.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Jyu Kumite
« Resposta #32 Online: Novembro 04, 2010, 12:37:00 »
Obrigado pela explicação sensei Higino.

OSS!