Autor Tópico: kumite old school  (Lida 4141 vezes)

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
kumite old school
« Online: Julho 10, 2007, 13:54:16 »
acho q isso pertence ao wado ryu
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: kumite old school
« Resposta #1 Online: Julho 10, 2007, 14:09:40 »
parte 3 , putz realmente mto forte os videos
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: kumite old school
« Resposta #2 Online: Julho 10, 2007, 16:32:35 »
Primeiramente Oss!!

Borchio, estes mestres aí citados (Chinen e Higaonna) são do Goju Ryu. São pedreiras da época que Karate podia se chamar ainda de KARATE.


Oss!!!

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: kumite old school
« Resposta #3 Online: Julho 10, 2007, 17:34:36 »
Oss me desculpe intao! vlw pela correcao.
Experience is what you get when you don't get what you want

Lezon

  • Visitante
Re: kumite old school
« Resposta #4 Online: Julho 10, 2007, 17:38:07 »
Caro Borchio,

O 1º.Video também tem uma demonstração feita por Hironori Ohtsuka, o criador do Wado-Ryu, estilo que eu estudo, pratico e ensino.

Hai!!!  Oss!!
 

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: kumite old school
« Resposta #5 Online: Julho 11, 2007, 00:41:11 »
oss

Sensei lezon, qual a caracteristica do wado se comparado ao shotokan falando especificamente de kumite?
oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Lezon

  • Visitante
Re: kumite old school
« Resposta #6 Online: Julho 11, 2007, 10:22:43 »
Caro Avi,

Obrigado por fazer essa pergunta, pois vai dar-me oportunidade para dar a conhecer um pouco melhor as características do Wado, especialmente para aqueles que pouco ou nada sabem dele.

Para pergunta sucinta que faz, creia que a resposta não pode ser tão linear assim, pelo que me sinto obrigado a responder mais detalhadamente à questão, uma vez que o Wado possui características específicas trazidas de outras artes o que o diferencia de outros estilos. Mesmo assim, eu vou tentar ser o menos longo possível.

Tecnicamente o Wado-Ryu é um estilo difícil para um iniciado e muitas vezes até para praticantes mais evoluídos. As técnicas são realizadas em movimentos muito curtos e precisos, com conjugação da rotação do corpo, fazendo-se projecções, que foram trazidas do Shindo Yoshin Ryu JuJutsu por H. Ohtsuka. Todas as técnicas utilizadas originam diversas acções motoras, o que torna difícil a sua aprendizagem. Só com o decorrer do tempo, e muito treino contínuo, se conseguirá tirar proveito e tornar as mesmas eficazes.

No que respeita ás posições, estas possuem o centro de gravidade mais alto (cintura pélvica), contrariamente aos restantes estilos. As deslocações e esquivas são assim executadas com maior velocidade, fluidas e sem necessidade de recorrer à utilização da força, aproveitando a força do adversário para desferir o contra-ataque, que geralmente é feito em simultâneo, ou seja, o chamado Nagashi Tsuki. Este tem por base três elementos muito importantes no Wado-Ryu: Nagasu, que é a forma de deixar passar o ataque do adversário de forma muito simplificada, não se afastando demasiado do mesmo para facilitar o contra-ataque; o Inasu, que  é a forma de desviar o ataque com os braços ou as mãos, do ponto em que o ataque era direccionado, e contra-atacar no momento em que o adversário utiliza a sua força, tornando assim o contra-ataque mais forte; o Noru, significa entrar no adversário.

Em suma, o estilo Wado-Ryu diferencia-se dos restantes essencialmente por recorrer a técnicas de esquiva (tai-sabaki e nagashi), a torções, projecções, imobilizações, estrangulamentos e quedas (Kansetsu-Waza, Nage-Waza, Osae-Komi-Waza, Shime-Waza, Uke-mi-Waza). É um estilo muito natural, fluído, onde todos os movimentos se enquadram na forma natural do corpo humano. Para que se entenda bem, quando se pratica as técnicas defensivas (Ukewaza), tudo é praticamente feito em esquiva, com movimentação simultânea da cintura em direcção ao oponente, fazendo-se o contra-ataque quase em simultâneo à defesa (esquiva), aproveitando o máximo da força do adversário utilizada no seu ataque. Este é pois um dos princípios do Wado-Ryu, obter o máximo de eficácia com o mínimo  dispêndio de energia.

No Wado-Ryu  há um imenso manancial de técnicas trazidas do Shindo Yoshin Ryu Jujutsu algumas das quais muitos poucos conhecem. A somar a outras, as treinadas regularmente e que caracterizam o estilo, são os Yakusoku Kumite / Kihon Kumite, - Treino com parceiro, com ataques e defesas onde os conceitos avançados do Wado são treinados e que Sensei Ohtsuka criou e introduziu com as bases do Shindo Yoshin Ryu Jujutsu.

Treinam-se o Ipponme, Nihonme, Sanbonme, Yonhonme, Gohonme, Ropponme, Nanahonme, Happonme, Kyuhonme e Jyupponme. Tanto Doris, - Sequência de defesas por parte do (Uke-defensor) a ataques efectuados com punhal por parte do (Tori-atacante). São técnicas em que está bem patente o Shindo Yoshin Ryu Jujutsu. Este treino deve ser efectuado com uma faca em madeira ou borracha, a fim de evitar acidentes, sendo preconizado por praticantes com graduações já avançadas, uma vez que requer um certo grau de experiência técnica para poder assimilar todos os  pormenores exigidos nas  defesas e nos ataques, já que se utilizam constantemente técnicas de Yaku (chaves) e Nage (projecções), para além da grande importância do ma-ai (distância), o timing (momento certo da acção e da reacção), e o Zanshin (espírito de alerta). Trata-se de um treino em que é exigido o máximo de concentração, a qual deve ser aliada a um relaxamento muscular para permitir uma rápida reacção de movimentos imprescindíveis para efectuar uma defesa eficaz. Deve ter-se em mente que uma arma branca pode fazer depender a existência da nossa própria vida, isto em conceitos reais, claro… O Zanshin que deve estar presente em todas as situações na vida de um Karateca, neste tipo de luta , em que a nossa vida está em perigo, é imperioso que esteja SEMPRE presente.

Treinam-se o Udegaramidori – Kotenagedori – Ungadori – Erinagedori – Zudori – Hikitatedori – Hikiotoshidori. Idoris - Forma de Kumite tradicional japonesa feita a partir de posição de seiza. Aqui também o Shindo Yoshin Ryu Jujutsu está bem patente. A complexidade e o grau de dificuldade na execução prática dos Idoris é sem dúvida muito grande. Não é pois por acaso, que o  treino e estudo dos Idoris é elaborado por alunos com graduações mais avançadas. As técnicas de Yaku (chaves) e Nage (projecções) estão, mais uma vez, na base de todos os Idoris, o que não é nada fácil. Treinam-se o Tedori – Zudori – Ashidori – Hikidori – Shumokudori – Hijikansetsu Gyakutorinage; Treina-se também as Aplicações: Shoteizuki – Kainagaeshi – Morotsuki – Katagatame – Kaishihikikomidori – Uranage kubijime – Katadori. Shiken Shira-Hadori / Tachi Dori  - Técnicas de defesa a ataques de espada e que foram trazidas do Shindo Yoshin Ryu Jujutsu, por H.Ohtsuka. Treinam-se o Jodandori - Chudandori– Gedandori – Wakigamaedori - Hassodori .

Caro Ari, desculpe-me se fui demasiado longo, mas eu não era capaz de deixar as coisas a meio termo...espero ter elucidado o que caracteriza o estilo Wado.

Hai!!!  Oss!!!
Lezon

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: kumite old school
« Resposta #7 Online: Julho 11, 2007, 10:51:44 »
Hai Sensei Lezon,

Gostei bastante das explicações sobre o Wado......mas a pergunta foi do meu amigo Avi.

Oss,

Ari - Santos/SP

Lezon

  • Visitante
Re: kumite old school
« Resposta #8 Online: Julho 11, 2007, 10:58:32 »
Hai Amigo Ari,

Tem razão amigo Ari, o Avi  sabe que me equivoquei.

Hai!! Oss!!
Lezon

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: kumite old school
« Resposta #9 Online: Julho 11, 2007, 11:18:56 »
OSS sensei lezon

Obrigado pela clarissima resposta, acredito que uma compreensão maior só no treino diario e constante mesmo, espero poder conhece-lo no nosso proximo treino do forum. No anterior tivemos a visita de um colega de porto alegre, o rodfu, que nos ensinou um kata goju, sua presença seria muito valiosa para que possamos conhecer um pouco do wado. La na mushin, embora sejamos praticantes de shotokan, somos todos apaixonados por karate e certamente seria um privilégio te-lo em nosso proximo treino.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Alaumir Mainardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-1
Re: kumite old school
« Resposta #10 Online: Julho 11, 2007, 13:55:27 »
Apenas comentando um pouco sobre estes vídeos:
- Foram adicionados no Youtube principalmente pela demonstração dos
Mestres Morio Higaonna e Teruo Chinen do Goju Ryu. Nesta época
os 2 ainda atuavam juntos, atualmente o Mestre Morio Higaonna ainda é
o líder do IOGKF e o Mestre Teruo Chinen é o líder do Jundokan International,
inclusive o Mestre Chinen esteve no Brasil em um evento da Interestilos,
eu até tenho uma fita vhs com algumas partes desta demostração no Brasil.
Agora o evento inteiro é o Campeonato Mundial da WUKO( atual WKF )
em 1975 que foi realizado em Long Beach nos Estados Unidos. As regras
eram outras, os tempos eram outros. Este Campeonato é famoso pela
confusão que o Grande Dominique Valera causou, pois foi expulso
do campeonato e também dos Estados Unidos, estes vídeos são
em 6 partes, se vocês observarem a parte 2, logo após a demonstração
do Grande Mestre Ohtsuka tem uma luta em que Dominique Valera
participa, daí parece que tem um corte e aparecem várias pessoas em
um tumulto, se eu não estiver enganado é nesta hora que ocorreu a
briga de Valera com o árbitro central, juizes laterais e policiais.

Lezon

  • Visitante
Re: kumite old school
« Resposta #11 Online: Julho 11, 2007, 14:09:49 »
Caro Sorcer,

Está correcto no que disse. Sobre o Dominique Valera, eu em um outro tópico já tinha dito que essa briga resultou que o árbitro central que era o Tommy Morris tivesse levado com uma cadeira na cabeça. Daí o Valera ter sido expulso definitivamente da WUKO, hoje WKF.

Hai!!!

Lezon

  • Visitante
Re: kumite old school
« Resposta #12 Online: Julho 11, 2007, 14:19:37 »
Meu caro Avi,

Pode ter a certeza que ficarei também muito contente poder treinar convosco e aproveitar para vos dar a conhecer um pouco do Wado.

Como o meu amigo sabe eu estou cá apenas 8 meses, pelo que nem S.Paulo conheço ainda. Informem-me com o devido tempo dos treinos para eu me ir programando para poder estar presente.

Hai!!!  Oss!!
Lezon