Autor Tópico: Lyotto Sensei X The Natural  (Lida 14816 vezes)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #60 Online: Maio 05, 2011, 09:03:51 »
Prezado amigo Juliano,

É aí que eu tenho medo sabia...

De vivermos o mesmo bum que o BJJ viveu a um tempo atrás...

Daí a importância de nos mantermos vigilantes. Afinal, não esperem que só venham pessoas maduras procurando uma prática saudável para suas vidas, esperem também aquele brucutu porradeiro que achou maneiro o fato do "cara" que luta karatê ter arrancado dois dentes de um outro "cara" com um chute "maneiro"

Um abraço a todos e fiquem com Deus!!!

julianoferreira

  • Visitante
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #61 Online: Maio 05, 2011, 09:17:32 »
Verdade, fiquei pensando nisso inclusive.

É o tipo de publicidade que pode ser positiva, mas tb pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Mas assim, nós temos uma política bem interessante com novatos, no caso de adultos já que com crianças vc consegue moldar o caráter. Logo nos primeiros treinos colocamos eles lutando com nossos graduados mais cascudos, aqueles que adoram enfiar a porrada. Depois do primeiro treino, ou o cara não volta mais pq fica com medo, ou ele já volta com outra mentalidade.

Logico, não fazemos com todo mundo, só quando sentimos que as motivações do cara estão meio distorcidas.

Oss!

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #62 Online: Maio 05, 2011, 09:59:44 »
Em contrapartida, eu acredito que um bom Sensei pode tirar da cabeça desse "porradeiro" que achou o chute "maneiro" (rimou :D) e passar para ele o verdadeiro espírito do Karate. E se esse tal porradeiro ainda quiser briga, promto! Manda o danado pra participar de evento de MMA pra ver se ele aguenta porrada msm! hehehehehe!

Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #63 Online: Maio 05, 2011, 10:13:15 »
Prezado Bruno,

Veja bem, quando surgiu o UFC (principalmente), ouve um bum nas academias de BJJ por causa do Royce que ganhava de caras enormes com uma técnica fabulosa... Só que por causa desse bum, houve um número enorme de faixas pretas que foram formados nas coxas e que sem tem nem preparo técnico e nem mental, começaram a repassar um pseudo BJJ onde um monte de marombeiro ia, treinava, aprendia sim a lutar (não vou entrar em discussão de "lutava bem" ou "lutava mal), e ia pra rua arrumar confusão... No RJ, era impossível vc ir na Barra da Tijuca ou em algum lugar de concentração pública na zona Sul do RJ que sempre tinha esses caras para arrumar briga. (os tais pitboys)

Agora avaliando no Karatê...

Nós temos 7 milhões de federações, confederações e associações, com possibilidade de aumentar, afinal a lei permite que qualquer um abra uma federação, associação ou confederação. E espertalhões sem preparo e nem responsabilidade, comece a vender um karatê vagabundo e sem vergonha que só fará nos tornar os pitboys da vez...

Sei que virá alguém e dirá, "ora, mas isso já tem!!!", mas antes do Lyoto, era venha fazer karatê aqui, depois do Lyoto, venha aprender Karatê de MMA dos Machida!!!

Percebem o perigo? Como o Juliano, acho que tem positivos e negativos, mas temos que pensar no negativo agora para que possamos previnir ao invés de remediar...

Um abraço a todos!!!

julianoferreira

  • Visitante
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #64 Online: Maio 05, 2011, 10:44:34 »
Por sorte, quase todo pitboy se decepciona quando tem que fazer Kihon ou Kata hahahahaha

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #65 Online: Maio 05, 2011, 11:51:27 »
Um aspecto que achei interessante da luta, é que o Lyoto não foi ameaçado em momento algum de ser levado para o chão. Todas as tentativas foram frustradas por ele.

Faço preparação física no CT do Minotauro, onde tem um pessoal muito experiente em MMA e me falaram algo que eu nunca havia pensado antes: que o cara que tem uma boa base do Wrestling  tem a mais opções de estratégias no sentido que ele "pode" escolher se a luta vai para o chão ou não. O JJones é Wrestler mas como esta muito em pé tem ficado na trocação. O Minotouro e o Lyoto estavam bem preparados para não se deixarem levar para o chão, e isso fez a diferença em termos de estratégia dos dois (mas o segundo estava no dia certo para lutar em pé!)

O que acham dessa idéia ? Ela parte do pressuposto que quem não souber evitar o chão pode ter desvantegem em termos de estratégia, ou seja, por melhor que o cara seja em pé ele pode não conseguir evitar um grapling...

Eu particularmente ainda estou pensando no assunto.

Oss!
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #66 Online: Maio 05, 2011, 12:32:49 »
Caro Bodhi, 

O GSP é outro grande exemplo disto (evitar o chão quando quer), ele controla a luta e vai para o chão somente quando tem vantagem nisto. O Chuck Liddell também era muito bom em evitar o chão, mas no caso dele ele nunca fazia a opção de chão, pois não dominava as técnicas. Já o GSP, Lyoto e até o Anderson SIlva, podem escolher onde lutar, dependendo do adversário e das circunstâncias.
Karate Wado Ryu

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #67 Online: Maio 05, 2011, 14:39:53 »
Oss,

Discordo do comentário do amigo Bodhi.

Para mim, depois que se difundiu o BJJ e os praticantes de Greco-Romana entenderam como usar as técnicas de chão em uma luta, aconteceu uma busca para se defender desses especialistas e suas chaves e estrangulamentos. Também treinou-se como proteger a cara do Ground 'n' Pound.

Acho que o caminho do Jiujiteiro e do Wrestling para se desenvolver em um MT, Karate ou Kung Fu é muito mais duro do que o inverso. Lyotto e Anderson são Tops mas, mesmo eles são além de Karateca e Kickboxing faixa preta de Jiu Jitsu e com méritos. Em uma entrevista do mestre Murilo Bustamante, ele comentou do JJ do Lyotto. Afirmou que treinou com ele e certamente ele está apto a disputar uma torneio de grande porte de JJ com Gi e se vacilar ele ganhava de algumas figuras que frequentam o pódio normalmente.

Para mim, o cara que fez o caminho inverso com muita competência foi o Belfort apesar do Mae Gueri que tomou na fuça.

Imagine voce, um campeão de JJ aprendendo o básico de Karate, segurando o ego de não ostentar a faixa preta e começar do zero... eu fiz isso mas, eu sou engenheiro não sou lutador profissional.

Oss.
« Última modificação: Maio 05, 2011, 15:34:51 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #68 Online: Maio 05, 2011, 15:01:55 »
Irretocável o comentário do amigo Shaolin!!!

Faço das palavras dele, as minhas!!!

julianoferreira

  • Visitante
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #69 Online: Maio 05, 2011, 15:03:49 »
Shaolin,

sobre isso eu posso falar pela minha experiência pessoal no assunto.
Após anos treinando Karate, decidi aprender também uma luta de solo. Fui pro Jiu Jitsu, obviamente que sou finalizado por qualquer faixa azul (sou faixa branca ainda), roxa, marrom e preta. Mas noto que consigo fazer frente para todos os brancas da academia, e pelo menos incomodar os azuis.

Recentemente um colega da academia, faixa marrom de Jiu Jitsu quis treinar um pouco de Karate para ver se curtia. Notei que ele sentiu muito mais dificuldade no Karate do que eu no Jiu Jitsu. E não é pelo Karate em si, e sim por tratar-se de um tipo de jogo totalmente diferente do que ele está habituado.

Tenho a teoria, coisa minha, nada científico, de que isso ocorre pelo tipo de luta em si. No Jiu Jitsu a luta começa a meia distância, os oponentes se agarram aplicam uma queda (muitos apenas puxam para a guarda), e a luta segue no chão. No Karate a luta não termina no chão, a trocação continua em pé, então notei que meu colega ficou meio confuso sobre o que fazer. A luta de solo, no meu ponto de vista, é muito mais instintiva. Para tal, basta lembrarmos quando éramos moleques e nos atracávamos com nossos coleguinhas... quase sempre terminávamos no chão. Em toda brincadeira de "lutinha" era mais ou menos a mesma coisa. Então acho que, de uma maneira instintiva conseguimos nos adaptar com mais facilidade. Claro, eu estou falando apenas de estilos, nunca de técnicas. O Jiu Jitsu Brasileiro é um verdadeiro jogo de xadrez, vc tem que pensar pra lutar, e se marcar bobeira o oponente leva teu braço, joelho, pescoço pra casa...

Novamente, não estou dizendo que Karate é mais difícil que Jiu Jitsu, e nem o oposto. Mas acho que rola sim uma certa dificuldade na adaptação de quem sempre praticou lutas de solo.

Um abraço,

Oss!

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #70 Online: Maio 05, 2011, 15:24:40 »
Juliano, penso parecido com você. No meu caso, fiz judô na infância e quando adulto fui para o karate (Shotokan no início) onde senti mais difilculdades. Depois migrei para o Wado, onde você bem sabe, existem algumas ténicas de chão. Atualmente também treino defesa pessoal e nos treinos de chão, não tive tantas dificulades assim (até dei uma americana num cara que já treinou BJJ ;D, mas ele não admite...rsrsrsr ;D ;D).
Karate Wado Ryu

rapha.m.g

  • Visitante
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #71 Online: Maio 05, 2011, 15:49:51 »
Talvez isso seja muito pessoal. Tentei treinar o BJJ por um mês e... fazia os exercícios que o professor mandava e talz, mas na hora da "luta", simplesmente não sabia o que fazer... não entendia(burrice minha ajuda)... dar um soco ou um pontapé parece milhões de vezes mais natural...

julianoferreira

  • Visitante
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #72 Online: Maio 05, 2011, 15:54:17 »
Pode ser particular sim Rapha, como eu disse, é uma teoria minha.
Pra mim luta de solo sempre foi mto natural.

Quanto ao não saber o que fazer é extremamente normal.
Quer ver a coisa complicar quando eu, um faixa branca com um arsenal "incrível" de meia dúzia de técnicas, tem todas essas técnicas neutralizadas por um mais graduado. Aí compleço a explodir, fazer força, usar meus 100 quilinhos pra incomodar. Resultado: Um Juliano morrendo de cansaço, e um graduado com 30kg a menos rindo da minha cara. :)

rapha.m.g

  • Visitante
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #73 Online: Maio 05, 2011, 16:05:49 »
juliano

acontecia a exata mesma coisa comigo... eu estranho muito a luta de chão... meio que não entra na minha cabeça...


sem contar que fazer rolamentos me fez vomitar mais do que muita tequila  :D

julianoferreira

  • Visitante
Re:Lyotto Sensei X The Natural
« Resposta #74 Online: Maio 05, 2011, 16:09:29 »
Então, no começo eu ficava bem tonto fazendo rolamento... passava mal mesmo, mas não era o rolamento em si, e sim oscilar a altura mto rapidamente.

Quanto tempo de jiu jitsu vc fez?

Eu comecei a parar de fazer força e entrar no jogo só depois do sexto, sétimo mês.