Oss!
Perguntas sobre artes marciais
Perguntas que todos fazem sobre artes marciais
1 - O que são artes Marciais? Por que este nome? Artes marciais são as atividades desenvolvidas em tempos de paz para fortalecer o corpo e mantê-lo preparado para os tempos de guerra. No inÃcio, todos os esportes eram marciais, com o desenvolvimento da cultura surgiram os esportes de puro entretenimento. Marcial se refere a Marte o Deus romano da Guerra.
2 - As pessoas têm que apanhar para aprender alguma arte marcial? Não, se a academia é bem orientada, o aluno inicialmente vai aprender os movimentos, depois vai treinar os movimentos, depois vai iniciar a aplicação deles e certamente vai demorar um pouco para começar a aprender a lutar. Inclusive não é considerado de bom tom bater em quem quer que seja por qualquer motivo, quanto mais em alunos!
3 - Qual arte marcial é melhor que a outra? Não existe arte marcial melhor que a outra, mas artista marcial mais bem treinado num determinado momento. Existe ainda aquela que a pessoa se sente mais motivada a treinar. Existe a que possui melhor estrutura administrativa. Existe a que melhor codificada e aquela que forma melhor os seus professores
4 - Existe o tão chamado "golpe mortal"? Não! Este mito é cultivado pelo mito para vender filmes e por alguns inescrupulosos para explorar a boa fé das pessoas. O que existe é muito treinamento sério e dedicado trazendo um controle corporal que os que vivem só assistindo TV e passeando de carro ficam admirados de existir quem consiga fazer...Não quer dizer porém que não se possa morrer ao levar um golpe, mas se pode falar que não há uma técnica especÃfica que aplicada certamente vai matar.
O que são os ninjas? Foram assassinos e espiões utilizados no Japão principalmente no segundo xogunato. A aura de mistério que os cerca é devido a este fato: eles foram o 007 dos japoneses...
O que é o karate-do? Karate é o nome de uma arte marcial japonesa surgida na ilha de Okinawa que usa equilibradamente golpes de pés e mãos e busca desenvolver a técnica de eliminar o adversário com um golpe só.
Qual a diferença entre o karate-do e outras artes marciais? Taekwondo - Capoeira - Judo - Aikido - Jiu-jitsu - Kung-Fu - Kickboxing - Karate-do
Arte Marcial PaÃs de Origem (breve histórico) CaracterÃsticas.Estrutura PolÃtica
Taekwon-do ( "caminho dos pés e das mãos") Coréia (há relatos que apresentam o Taekwon-do como o Karate-do coreano, pois o seu principal divulgador antes da separação das Coréias treinou karate 10 anos com o Mestre Funakoshi no Japão, que dominava aquele paÃs então) PredomÃnio absoluto de golpes de pernas, exige flexibilidade do seu praticante para uma boa performance.Possui várias organizações administradoras no nosso paÃs e no mundo está presente nas olimpÃadas.
Capoeira Brasil (Na Ãfrica não existe a Capoeira uma vez que foi só quando representantes escravos de várias tribos foram colocados juntos é que os, antes inimigos mortais se reuniram na elaboração de uma luta que os defendesse do opressor branco) Usa movimentos de ginga de corpo circulares, saltos e muitas posições de cabeça p/ baixo forçando as articulações do punho e cotovelo. Não tem estrutura administrativa. Não há processo de formação de intrutores padronizado. Muita rivalidade entre grupos diferentes.
Judo ("caminho suave") Japão (surgiu a partir do trabalho do Mestre Jigoro Kano que aliminou do Jiujitsu as técnicas traumáticas. Na época houveram duelos terrÃveis entre os representantes das escolas de Jiujitsu, então predominantes e os Mestres de Judo, em crescimento. O Judo venceu todos, motivo pelo qual o judo dominou o cenário de lutas no Japão por muito tempo) Busca sobrepujar o adversário utilizando-se de sua própria força. Trabalha técnicas de chaves, "rasteiras"e projeções ao chão. Desde muito cedo tornou-se um grupo politicamente coeso e alcançou grande representatividade por causa disto. Está presente nas olimpÃadas. Muita ênfase dos organismos administradores ao aspecto educativo da sua arte.
Aikido ("caminho da força da harmonia") Japão (é, com o sumô a única arte marcial genuinamente japonesa, foi fundada por um grande mestre espadachim Morihei Ueshiba - destaque-se que não só grande lutador, mas grande pessoa humana que buscava desenvolver em si mesmo e em todos que pudesse incentivar a isto a prática da virtude e a integração hamoniosa com a vida) É a prática marcial mais ligada às tradições. Busca desenvolver a habilidade do seu praticante de evitar o confronto com o adversário, mas interagir com ele, ora esquivando-se, ora, projetando-o ao solo e imobilizando. Possui vários organismos administradores, mas, como não visa a competição, não tem esta situação nenhuma repercussão prática significativa.
Jiu-Jitsu Japão (as lendas contam que foi desenvolvida por um nobre como meio eficiente de defesa desta classe contra quem os atacasse) Luta corpo a corpo que busca levar o adversário ao solo e aplicar uma imobilização para "finalizar" a luta. Praticamente não existe mais no Japão, resistindo apenas em algumas cidades do Brasil, num sistema "abrasileirado"
Kung-fu (sem tradução) China (relata-se que o sistema de combate teria sido desenvolvido para dar suporte aos monges aguentarem os longos perÃodos de meditação sem dormir) A China é muito fértil em sistemas de lutas existindo inúmeros estilos de kung-fu, uns que valorizam mais os socos, outros que valorizam mais os chutes, uns que trabalham mais a força outros que valorizam mais a velocidade. Tem estrutura administrativa coesa e recente e os praticantes fazem questão que se diferencie quem ensina movimentos de Kung Fu e quem ensina o Kung Fu tradicional com raÃzes.
Kickboxing Estados Unidos (desenvolvida a artir das experiências de 3 lutadores profissionais de Karate e um lutador de Taekwondo) Visa desenvolver as habilidades de combate nas suas variações (semi, light, full e low-kicks). Possui inúmeras organizações administrando o lado comercial do esporte (lutadores profissionais), que, em sua maioria só adotam o Full-Contact e o Low-Kicks.
Karate-do ("caminho das mãos vazias") Japão (seu surgimento é anterior à incorporação da ilha de Okinawa ao império Japonês, e, embora se fale que ele seja de origem japonesa, é mais acertado falar que foi adotado, inclusive existe mesmo um conjunto de escolas de karate ajaponesadas e escolas de karate Okinawanas...Quando surgiu era para defender a vida dos moradores da ilha, sempre assediados por piratas e invasores de toda sorte. Após a invasão japonesa, a princÃpio foi cultivado em segredo mas logo ganhou notoriedade pelo seu forte caráter educativo) Caracteriza-se por trabalhar com equilÃbrio técnicas de braço e pernas. O seu praticante busca desenvolver o golpe definitivo (que resolve a questão de uma vez) e evita sempre a iniciativa do ataque, preferindo o contra-ataque. Possui vários estilos e inúmeras (pelo menos

organizações administradoras no Brasil e 3 grandes organizações em nÃvel de mundo: A WKF (ex-WUKO), a ITKF e a SKI.
Um Abraço e Bons Treinos
SHOGUN
Oss!
:lol: :roll: