Olá GEM!E entre kimonos brancos há empate? E o Aghayev e o Dan são grandes mas devem darem pulinhos. Nada que yoko tobi geri não resolva!
Tsuki,2. Já parou para pensar que brasileiro gosta de chamar outros povos de arrogantes? Os americanos são arrogantes, os japoneses são arrogantes, os argentinos são arrogantes, os franceses são arrogantes, os alemães são arrogantes...Se você pensar vai descobrir que eles só tem orgulho do próprio paÃs e um pouco de desdém pelo Brasil. E nós demos motivos! Compare nossa história e a deles!3. Kimono era roupa no Japao antes da Meiji-jida. Samurai e todo mundo usava kimono colorido e até florido. E o mais tradicional era o preto.Em Okinawa o karate era treinado com bermuda ou calça curta até sem camisa. Porque você pensa que cor de kimono é mais importante que o karate da pessoa?OSS!
TsukiEm um Dojo shotokan pode ser que branco seja cor padrão. Não confunda SHOTOKAN com KARATE ou Budō.Como falei o karate não nasceu no Japao e nem com Kano ou Funakoshi. Karate nasceu em Okinawa com raÃz na China. O Povo de Okinawa não é japonês e criou o karate contra a ocupação japonesa.Se você entra em alguns dojos de Kenpō (Kenpō é bem próximo de Okinawa do que Japão) vai ver todo mundo de preto. Até em dojos de Shorin e Goju tem também. Kobudo usa preto e branco ou preto. Se você acha que karategi preto é coisa de gente mau por causa do Cobra Kai é porque vê filme americano demais! Temos que abrir a mente. O Karate se espalhou pro mundo também por causa dos USA você goste ou não.E você falou em Chile, Belgica, Italia e India. A India agora é uma potência mas era colonia inglesa. Italiano é orgulhoso quando quer. Chile e Belgica tem orgulho de que? Paises perifericos! Você não entendeu o que eu quis dizer! Só quer provocar! Vá treinar rapaz! Pode ser de bermuda como em Okinawa, de karategi preto como nos USA ou de Karategi branco. Não importa!HAI! Não pode usar HAI no Brazil? OSS!!
TsukiEm 1934 Miyagi foi ensinar karate no Hawaii.Logo após a WWII os norte-americanos que ocuparam o Japão proibiram todas as artes marciais no paÃs. O karate (e acho que o Sumo) conseguiram ficar de fora da proibição. Os militares aprenderam o karate a partir de 1948. Em 1951 a Força Aérea Americana enviou instrutores para a Kodokan.Em 1952 Nishiyama, Nakayama e Obata ensinaram karate para militares da USAF.Em 1953 Funakoshi viajou ensinando karate para americanos e nesse ano foi feita a primeira apresentação de karate nos USA.O primeiro Dojo nos USA foi aberto na primeira metade da década de 50. Em 1957, foi criado o primeiro club universitário de karate no USA. Lá é comum aprender karate nas universidades como no Japão.Em 1961 Nishiyama foi para os USA e fundou a All American Karate Federation. No mesmo ano Kanazawa foi para o Hawaii.Em 65 os japonses e americanos organizaram o 1º Jogos da Amizade.A ITKF foi criada em NY e sua Sede é em LA. ISKF foi criada e b aseada nos US também.No Brasil o primeiro Dojo foi aberto quando? Em 1955? E não falei que o karate se espalhou POR CAUSA mas sim TAMBÉM POR CAUSA. Depois do que o DAN falou não estou entendendo essa virilidade e polêmica toda. Quando ele falou que aqui só tinha cri-cri que discutiam coisas demais além do karate ele estava certo. Pela última vez: se a japinha quiser treinar pelada, se o Cabadapeste quiser treiner de cueca e se o americano quiser treinar de preto, vou respeitar o seu karate do mesmo jeito. Quer falar de roupa vai discutir com os diretores da KWF.
TsukiVocê falou que não entendo de karate porque falei que o USA deu sua contribuição para disseminar a arte-marcial. Provei que você estava errado ao moestrar que os norte-americanos poderia ter proibido o karate ou deixado na ilha como o sumo. Os norte-americanos aprenderam o karate cedo, enviaram instrutores da USAF e ainda apoiaram os mestres pagando para ensinar num perÃodo em que não havia empregos na ilha. Algumas das principais organizações foram criadas nos USA e alguns dos maiores mestres do karate (que não é só Funakoshi) foram para os USA ensinar. Ponto. Agora você fala em dados históricos extra-oficiais. O Kasato Maru veio para o Brasil em 1908 mas o karate só foi para o Japão cerca de 15 anos depois. A maior parte dos imigrantes vieram antes de 1930 e não tiveram como aprender karate em tão pouco tempo ainda mas sendo de classes baixas. Kendo, bujutsu, qualquer do ou jutsu é coisa de japones e não tem nada a ver com karate. Karate tem raiz chinesa e foi criado em Okinawa. Não usava branco, não tinha filosofia e era praticado contra japoneses ocupantes. Se você conheceu algum issei que aprendeu karate antes de 1924 você foi enganado.GEM,COncordo com você. O rapaz gosta de discutir roupa e história. Vou indicar um dojo do KWF. Lá eles fazem roupa e tem karate de primeira!Sobre o karate nos USA eu vou escrever um bom texto depois. Lá as coisas se misturaram com outras artes e virou uma zorra. Não quer dizer que seja bom ou ruim, é diferente. Tem kickboxing, kenpo, karate de okinawa, karate do japão, etcOSS!
Salvo,Como isso é estranho agora.... faz mais de 8 horas. Bastante gente entrou no site Karateca.net e de novo.... ninguém responde ?? é !Talvez essa proposta de Curso não corresponde a alguns ? Talvez que nimguém gosto de treinar ou de "realmente" conhecer de verdade, Ricardo D'Elia (para algumas pessoas), Roberto Sant'Ana, Tiago Oviedo Frosi, eu etc...Não sei.... como vocês disse.--//Mister patropi,Bom dia. Sim faz 6 meses que não responde. Normal já que algumas pessoas são teimosos e constantemente reivindicando seu excesso de intenções "patriótico" mas se esquece de que alguns pago os impostos brasileiro como tudo mundo. Mas eu não vou me debruçar sobre as controvérsias que já repetidamente debates. O que pode ser confundido com arrogância pode ser também levou o outro lado como ignorância e vice-versa... Eu não conhece você salvo sobre um appelido.Jà disse que se as pessoas quer me farlar direitamente eu tem meu mail que pode ser pesquisar como Roberto Sant'Ana (Katsumoto).Vamo ver os proximos 6 meses agora....Ossuuu !!