Autor Tópico: Sundome  (Lida 2170 vezes)

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.237
Sundome
« Online: Outubro 14, 2013, 14:03:29 »
   Convido você, prezado colega, a acompanhar a notícia a seguir e dar sua opinião. Eu já soltei meu pitaco logo abaixo. Aguardo você.

   http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2013/10/14/lutador-do-ufc-africano-fica-com-nariz-desfigurado-apos-chute-veja/

   Oras bolas, o que isso tem a ver com karatê? Pra mim tudo. Acompanhem, por favor, a digressão.

   O golpe aplicado que desfigurou o lutador é uma espécie de mawashigueri, porém com jogo de quadril, parte da perna (canela), hikiashi (não há), postura do corpo, etc, diferentes.  Destas coisas diferentes, uma delas se destaca: por ser uma luta entre profissionais e preparada para o entretenimento do público, não há sundome. Creio que no karatê kyokushin e derivados haja este golpe e, neste caso, também sem sundome.

   Olhar o estrago com o qual o cidadão ficou é mais uma lembrança do que é enaltecer uma luta de contato total.

   Se o sundome é retirado do karatê, como volta e meia observamos discussões aqui e fora daqui, pouco restaria de característica única que podemos encontrar em tal arte marcial.

   Creio fortemente que a existência deste auto-controle seja, além de uma característica única, aquela também que proporciona longevidade aos praticantes.

   Entretanto, vejo com absoluta naturalidade a possibilidade de termos jyu-kumites entre jovens ou pessoas não tão jovens, todos voluntários, interessados em participar de uns cinco a dez combates ao longo de suas carreiras de lutador. Este "a mais" seria algo importante, porém não pré-requisito a todos. Uma espécie de daido-juku, só que com a beleza e postura que vemos nos karatecas clássicos. Um exemplo disso eram as lutas do Andy Hug. Dava pra ver claramente a plasticidade oferecida.

   Quais os benefícios? Creio que traria um tom mais realista às regras dos shiais.

[]´s


Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 985
Re:Sundome
« Resposta #1 Online: Outubro 14, 2013, 14:28:00 »
O artigo:
Veja as críticas abaixo da matéria, existe uma parcela considerável da sociedade que abomina esta barbárie, então não precisamos nos alinhar a eles.
Sundome:
Mesmo com protetores e Sundome já presenciei lesões sérias no karate o suficiente para tomar as devidas providências de segurança nos treinos, tenho certeza que um gyaku zuki bem treinado faz coisa pior que um nariz esmagado, não quero que isto aconteça comigo nem com meu parceiro de treino, embora já tenha acontecido, não era nossa intensão.
Jiu-kumite:
O jyu-kumite deveria vir em primeiro plano dentro dos Dojo's, pois é o único exercício que podemos nos expressar livremente no karate, sem comandos robóticos, sem para-para e nem a exclusão de golpes.

OSS!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
Re:Sundome
« Resposta #2 Online: Outubro 14, 2013, 16:12:26 »
Olha, se o golpe fosse mais bem aplicado tecnicamente poderia ter sido pior...

Porém, deixa eu fazer alguns comentários...

Eu gosto de assistir MMA, porém não gosto de eventos que não sejam do UFC. Por que? Me perguntarão...

Simples, os eventos que existem espalhados pelo mundo, Brasil é o Jungle Fight, tem na Rússia também, esse da Africa, funcionam como trampolim para eventos maiores como o Belator que é também um trampolim para o UFC, pois todo lutador de MMA quer lutar no UFC. No meio desses lutadores, em cada 100, 1 é realmente bom, e muitas vezes é o único que tem um acompanhamento mais sério e treino mais qualificado...

Normalmente, os lutadores desses eventos, são muito ruins tecnicamente, são pessoas que não querem trabalhar e nem estudar que preferem entrar numa academia e lutar (sei que vai ter gente que vai querer me bater), e aí acontece esse tipo de coisa...

Os lutadores do UFC são muito mais fortes, e muitas vezes melhores tecnicamente, e vc não ve isso acontecer...não dessa forma... para falar mais alguma coisa teria que ver a luta...

Com relação ao sundome, eu tenho que trabalhar no dia seguinte ao treino, e muitas vezes meu parceiro de treino também, logo, quem não quiser usar sundome, que o faça por sua conta e risco, só avisando que lesão fora do local de trabalho que gere afastamento não dá direito a benefícios no trabalho...

Um abraço e fiquem com Deus!

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.237
Re:Sundome
« Resposta #3 Online: Outubro 14, 2013, 16:53:04 »
O naso do Brandon Vera depois da luta contra o Thiago Silva - no UFC - só não ficou do jeito do caso em questão por não ter rompido a pele...



Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
Re:Sundome
« Resposta #4 Online: Outubro 14, 2013, 17:22:09 »
Big Boy, não tem nem comparação a lesão do Vera com a do cara lá na África...

Certamente alí é platina no nariz, e reconstrução de muitas partes da face... o do Vera foi cartilagem, não tem afundamento...

Mas entendo o que vcs estão falando... mas eu volto a dizer, tem neguinho morrendo aí por causa de eventos de menor porte, por não terem o suporte que o UFC dá... não estou defendendo o MMA não, só estou constatando que não dá pra tirar o UFC pelos demais eventos que tem por aí...

Só para finalizar minha idéia, todos leram sobre o Feijão (que morreu no dia da pesagem), o cara aceitou lutar por 500 reais amigo... você acha mesmo que ele tem como esperar 4, 5 ou 6 meses para fazer outra luta, não tem nem como fazer a recuperação... é saiu de uma e parte pra outra... não tem alimentação adequada, equipe multidisciplinar para orientar, e muito menos uma equipe com professor disso, daquilo e daquilo outro...

Por isso, concordo quando se critica eventos de MMA, mas não posso aceitar comparação com o UFC...

Mas mantenho minha idéia sobre o sundome...

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.237
Re:Sundome
« Resposta #5 Online: Outubro 14, 2013, 18:13:08 »

   Alexander, talvez eu tenha entendido você errado, mas pode estar havendo algum equívoco aqui: o golpe gerou aquele estrago não pela falta de técnica e sim pelo contrário. Foi um chute semi-circular com cana (canela) aplicado em momento e lugar certos.

   Outra coisa: tal golpe poderia sim ter acontecido não só no UFC como também em qualquer torneio profissional de muay-thai ou torneio amador de kyokushin, pois em todos estes casos, é possível a aplicação de chutes com a canela, desde que o adversário não esteja em três apoios (três pontos do corpo em contato com o solo), se não me falha a memória.

   Voltando ao sundome:
   O que na realidade me preocupa é o engessamento do karateca: 1) os que sejam voluntários (Caba, eu escrevi ***voluntários***) pra lutar com contato não podem realizar um torneio de jyu-kumite; 2)caso ele participe de outras modalidades também é condenado à fogueira da inquisição. E aí, termos como base somente disputas com shiai, pode vir a estar distorcendo a eficácia de uma luta tão boa.

[]´s

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
Re:Sundome
« Resposta #6 Online: Outubro 14, 2013, 22:03:35 »
Shia kumite é muito bom para treinar a técnica e os fundamentos, de não sair atacando de qualquer jeito, nem ficar levando porrada ou achando que aguenta levar: é o "time"; o jogo de esgrima de imaginar (como diz Funakoshi): "que as mãos e pés do adversário são como espadas". Não ser tocado e golpear na hora exata.
Creio que esse tipo de treino ajuda muito a compreender o que é o Karatê e no que difere de outras artes.
OSS!


Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.660
Re:Sundome
« Resposta #7 Online: Outubro 14, 2013, 23:31:53 »
Platão,

Sinto muito mas é exatamente o contrário do que você escreveu.
No shiai kumite ataca-se de qualquer jeito, porque sabe-se que é proibido o contato.
Além disto, apesar de um dos 6 critérios de pontuação ser a técnica correta, muitas vezes o ponto é dado quando se toca (e às vezes nem precisa tocar, dependendo da faixa etária e categoria/graduação).
O fundamento, só se for o para karate desportivo.
O que se treian no shiai são, velocidade, tempo de reação (de ai), preparo físico.
Claro que existem atletas com excelente técnica, mas todas voltadas ao shiai, quase nada se aproveita para o karatê marcial.
Escrevo com conhecimento de causa pois sou árbitro da FPrK, vinculada à CBK e WKF.

Big,

Quer lutar sem sundome? Terá a chance no nosso encontro no sul.... ;D ;D ;D ::) ::) ::)
Pode escolher o Gustavo, o Jean ou o Juliano, eu tô fora (sou muito menor que vocês... :D).

OSS
Karate Wado Ryu

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.237
Re:Sundome
« Resposta #8 Online: Outubro 14, 2013, 23:51:05 »
   Tô véio pra essas coisas...
   Por isso que está fácil ficar dando esses palpites!

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 985
Re:Sundome
« Resposta #9 Online: Outubro 14, 2013, 23:57:41 »
Big, entendi o que você chamou de "jiu-kumite" como uma prova opcional em competições, onde o contato fosse permitido, é isto? Se sim, eu te digo que não sei onde estão com a cabeça os gestores da WKF que ainda não pensaram neste empreendimento, cito o exemplo do Karate Pro Fight como um exemplo do que proponho, daí era só adaptar as regras.


Mas perceba que o que exaltei foi o jiu-kumite enquanto conteúdo das aulas no Dojo, assim como o post acima do Platão fala das qualidades do Shiai como exercício, não apenas como gesto esportivo.

GEM,
Os aprimoramentos técnicos oportunizados pelo shiai kumite são incontestáveis, mas acho que o problema principal das regras de shiai, não são os critérios técnicos que variam pouco de uma para outra entidade, nem o sundome, o problema é NÃO ACEITAR os golpes do próprio karate como ura-zuki, empi, hiza, teisho, shuto-udhi, etc. que aparecem nos Kata's. Daí ficamos no jogo chato do kizame e gyaku.

OSS!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
Re:Sundome
« Resposta #10 Online: Outubro 15, 2013, 11:24:40 »
Big, entendi o que você chamou de "jiu-kumite" como uma prova opcional em competições, onde o contato fosse permitido, é isto? Se sim, eu te digo que não sei onde estão com a cabeça os gestores da WKF que ainda não pensaram neste empreendimento, cito o exemplo do Karate Pro Fight como um exemplo do que proponho, daí era só adaptar as regras.


Mas perceba que o que exaltei foi o jiu-kumite enquanto conteúdo das aulas no Dojo, assim como o post acima do Platão fala das qualidades do Shiai como exercício, não apenas como gesto esportivo.

GEM,
Os aprimoramentos técnicos oportunizados pelo shiai kumite são incontestáveis, mas acho que o problema principal das regras de shiai, não são os critérios técnicos que variam pouco de uma para outra entidade, nem o sundome, o problema é NÃO ACEITAR os golpes do próprio karate como ura-zuki, empi, hiza, teisho, shuto-udhi, etc. que aparecem nos Kata's. Daí ficamos no jogo chato do kizame e gyaku.

OSS!

Segundo já ouvi falar, a Federação Francesa de karate, ligada a WKF já está fazendo isso. E os videos que me mostraram foram esses:






e tem muitos outros.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.660
Re:Sundome
« Resposta #11 Online: Outubro 15, 2013, 13:52:01 »
Cabadapest,

Concordo que o treinamento CORRETO para o shiai proporciona aprimoramentos técnicos. O que me referi, talvez não tenha sido claro, é que na prática, o que se vê são técnicas "desvirtuadas" aplicáveis somente ao esporte e não a uma situação real de contato (infelizmente).
Com relação às regras, a explicação é que a WKF tinha o sonho de ver o karatê nas Olimpíadas e aí moldou suas regras para atender ao "padrão Olímpico". Agora que o sonho foi por água a baixo, talvez repensem as regras para algo mais característico do karatê. O tempo mostrará.

OSS.
Karate Wado Ryu

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.237
Re:Sundome
« Resposta #12 Online: Outubro 15, 2013, 14:03:52 »
Cabadapest,

Concordo que o treinamento CORRETO para o shiai proporciona aprimoramentos técnicos. O que me referi, talvez não tenha sido claro, é que na prática, o que se vê são técnicas "desvirtuadas" aplicáveis somente ao esporte e não a uma situação real de contato (infelizmente).
Com relação às regras, a explicação é que a WKF tinha o sonho de ver o karatê nas Olimpíadas e aí moldou suas regras para atender ao "padrão Olímpico". Agora que o sonho foi por água a baixo, talvez repensem as regras para algo mais característico do karatê. O tempo mostrará.

OSS.

   Acho que entendi e atrevo-me a resumir: o bom e velho shiai foi desvirtuado para um torneio de toques, pelo que o GEM vem observando em suas arbitragens, isto é, a menos de um metro de distância do golpe, ao vivo.