Autor Tópico: Jyu-Kumite conte sua experiência,  (Lida 6919 vezes)

Offline butokukay

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
  • Votos: +1/-0
Re: Jyu-Kumite conte sua experiência,
« Resposta #15 Online: Junho 07, 2009, 06:31:59 »
Oss
quando um sansei definir o momento que irá ministrar treino de jyu, não precisa ser necessariamente um treino especifico de jyu-kumite, mas o comportamento do atleta que deve deixar de ser de atleta e passar para um nível mais "real". contudo, não é necessário enfiar a mão para mostrar que o golpe eliminaria o oponente.
karatê é controle tanto do corpo quanto da mente, e uma vez estando presente o zanchin, não é necessário se praticar jyu-kumite, pois considero de extremo risco expor dentro da academia, atletas que em caso de perda do controle motor, acabe levando seu oponente (muitas vezes amigos fora da academia) ao hospital.
para aqueles karatecas que alcançaram treinamentos de arte marcial, e não aerobicos como se vê nos dias de hoje, o zanchin estava sempre presente, e a maior parte dos acidentes so aconteciam quando o atleta não estivesse concentrado, nessa época, aquele que recebia algum golpe que causasse algum ferimento, ainda tomava uma chamada do sansei por não ter defendido o golpe ou entrado junto pra dissipar a força contrária, em deay.

no meu exame de faixa preta, acabei tendo um contra-tempo  só consegui chegar algumas horas após iniciado o exame, devido um indivíduo ter se prostado no meio da rua, a frente do meu carro, causando-lhe algun ferimentos, e um prejuizo pra mim. resolvido o problema, me encaminhei ao local que estava sendo realizado o exame, e fui o ultimo a chegar. todos já tinham sido avaliados, e eu teria que fazer o exame completo. na hora do shiay, o examinador me pediu pra escolher um karateca para fazer comigo a luta. blz, chamei um amigo, que é um dos melhores da academia, mesmo já estando naquela época perto dos 45 anos, era bem rápido e leve. começamos a luta, e estava saindo bem técnica, rápida, com defesas, esquivas, dai o arbitro interrompeu a luta e dissenos que queria uma luta de verdade. os dois retiramos as luvas, e começamos um jyu-kumite, mudança na movimentação, e antes que o primeiro golpe fosse desferido, o examinador terminou a luta, pois viu que a mudança no comportamento dos karatecas foi bastante visível, e em caso de perda de controle, poderia haver um acidente grave no dojo.

algumas federações exigem que o karatecas realizem yu-kumite em seus exames para graduação, e devem mesmo exigir, uma vez que diferencia o faixa preta das demais faixas, e essa diferenciação vai além da questão técnica, e passa para a comportamental.

Oss


Simões: conter o espírito de agressão faz parte de um dos lemas do karatê. Oss
« Última modificação: Junho 07, 2009, 06:41:13 por butokukay »

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Jyu-Kumite conte sua experiência,
« Resposta #16 Online: Junho 07, 2009, 11:40:03 »
Esse Simões é um ser conturbado. Pior que aquelas olheiras de papa defunto assustam qq um.

Pobre do sujeito que se meteu com ele. Como o aluno saiu por causa dele, devia pagar 2 mensalidades. E agora vai pro Japão pra aprimorar suas crueldades.

SOS
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Jyu-Kumite conte sua experiência,
« Resposta #17 Online: Junho 07, 2009, 13:00:07 »
Caro Butokukay,

Sansei = 3 geração de niponicos no Brasil
Sensei= Professor de Karate
Shiai-Competição de Karate.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Prof: Antonio Marcio

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 236
  • Votos: +0/-0
  • "Deus é Fiel"
Re: Jyu-Kumite conte sua experiência,
« Resposta #18 Online: Junho 07, 2009, 16:05:28 »
Essa é a diferença entre  os estilos de contatos e os não contato, não é o que eu não goste do shotokan eu até treino e estou pensando em voltar a me filiar a FKERJ mas na hora do contato existe uma certa preocupação por conta da integridade do karateca, se pode existir o contato como faz com o tal controle que falam tanto ???
No de contato não existe meio termo o é ou não é, nas academias vejo faixas pretas levarem surras de faixas coloridas, no estilo que pratico o faixa preta esta sempre treinando além deles no combate estamos muito a frente e pelo contrario somos admirados por isso.

Oss.
" Golpear com precisão significa definir mentalmente o golpe que irá se aplicar e colocá-lo em prática assim como foi planejado"
Miyamoto Musashi,Gorin no sho

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Jyu-Kumite conte sua experiência,
« Resposta #19 Online: Junho 07, 2009, 16:18:26 »
Oss,

Essas academias que vocês vêm um "colorida" golpeando um "preta" são de Karatê mesmo? Queria ver isso acontecer na Butoku-Kan.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Jyu-Kumite conte sua experiência,
« Resposta #20 Online: Junho 07, 2009, 16:23:50 »
Caro Prof.Márcio,

Sinceramente, eu não entendo o que quer dizer com o Karate de contacto e não contacto.
Presumo que queria dizer o Karate de competição, certo?
É que eu sempre fiz Karate, e, como tal, eu só concebo o Karate com contacto, senão não é Karate.
Mas já agora, só lhe recordo que há competidores, o tal Karate dos saltinhos, que
também são muito bons no contacto. Não pense que todos são copinhos de leite...

Hai!
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Jyu-Kumite conte sua experiência,
« Resposta #21 Online: Junho 07, 2009, 19:51:37 »
Oss,

No Dojô do meu Sensei existe um Senpai meu que é muito rigoroso quanto ao seguimento do verdadeiro Karatê-Dô como Budô. Entretanto, mesmo compreendendo a arte marcial como doutrina, ele consegue sempre pontuação máxima em Kata e ganha várias lutas (em primeiro lugar). Apenas perde quando é enrolado, pois não se aguenta e arrebenta o adversário - sendo assim desclassificado.

Um dos únicos que conheço que treina forte e que consegue compreender a parte desportiva da arte marcial.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline butokukay

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
  • Votos: +1/-0
Re: Jyu-Kumite conte sua experiência,
« Resposta #22 Online: Junho 08, 2009, 05:37:36 »
Caro Butokukay,

Sansei = 3 geração de niponicos no Brasil
Sensei= Professor de Karate
Shiai-Competição de Karate.

Oss
retificando, sensei.
mas o referido professor tb é sansei,  ;D ;D ;D (seus pais e avos vieram para o Br na década de 30, para residir em sp, inicialmente no interior, e depois mudou-se para a capital).

Oss