Bom, 1º.vou falar sobre o que achei dos combates em si, e da vitória da equipa dos japas...Mas, primeiramente, começo por dizer senti imensas saudades daquele tempo e do antes até, pois, para além de significar que eu era muito mais novo, foi nele que me envolvi a fundo na prática desta nossa arte que é o Karate.Sobre os combates em si e da vitória do Japão, devo começar por dizer que os japas entraram no tatami com mais iniciativa que os brasileiros, e, no geral, a vitória deles não oferece contestação.Agora vou debruçar-me um pouco sobre a arbitragem e, basicamente, na actuação do árbitro central sobre o que vi nos combates.Bom, no 1º.combate, logo na 1ª.acção o árbitro interrompe o combate sinalizando que pretendia atribuir o wazari ao AKA (japa); eu fiquei com dúvidas se o wazari deveria ser atribuido ao brasileiro, tal como os juizes, pois o árbitro os chamou para esclarecimento(?), e aà prevaleceu a opinião do árbitro central; No 2º.combate, as coisas estiveram normais para o árbitro central, mas aqui se evidenciou um atleta brasileiro mais activo, o qual, logo após o 1-0 a favor do japa, ele reagiu avançando para o japa e em Gyakuzuki direito deveria ter sido pontuado com um wazari, o que daria o empate de 1-1, e depois logo se veria...o wazari do japa a seguir e que lhe deu a vitória foi correcto;No 3º.combate, a vitória do japa não oferece contestação. No entanto, tenho algo a dizer sobre o árbitro central e analisem bem: logo na 1ª.acção do japa, acontece um 1º.Gyakuzuki direito Chudan que não pontua logo seguido de um 2º. Jodan,certo? O que o árbitro fez? Bom, ele pára o combate e de imediato se abeira do competidor brasileiro e observa a cara porque viu contacto na acção do japa. Depois vai junto do japa e lhe diz para ter cuidado no contacto...Curiosamente, quando regressa ao seu lugar, o que ele faz? Vão ver meus amigos, ele faz o gesto de técnica fraca e a seguir indica Torimassen!!! IncrÃvel!!! Foi uma falta de coerência total da parte dele e um erro técnico. No caso, o árbitro só podia e devia ter tomado uma de 3 decisões e vou dizer por ordem de coerência consigo mesmo: 1) atribuição de uma penalização ao AKA ( Japa); 2) Fazer o gesto directo de Torimassen e nada mais; 3) atribuição de wazari ao AKA (Japa) Agora o que ele fez é que nunca! Olha se não fosse técnica fraca....O 4º.combate, nada de especial a apontar com vitória certa do japa; 5º.e último combate, a incoerência voltou...Houve um 1ª.acção e, logo a seguir a esta, o japa avança e pontua. o sr.árbitro diz Yamé, vai ao seu lugar e aplica a incongruência do gesto de técnica fraca!!! Ele se calhar queria que o brasileiro ficasse sem cabeça...Feita a minha apreciação técnica, vou posteriormente fazer outras observações técnicas sobre a arbitragem, especialmente do que hoje e muito bem não se faz. No entanto, vou faze-lo um pouco mais tarde. já que neste preciso momento tenho que sair. Volto mais tarde. Entretanto podem ir comentando sobre a apreciação que fiz.Hai!!
A Seleção: Ronaldo Carlos, Ugo Arrigoni Neto, Johannes Freiberg, Robson Maciel, Laerte Ferraz Ronaldo vs Yamamoto Ugo vs Yahara Johannes Vs Yokomichi Robson Vs Imamura Laerte vs MoriA Seleção estava desfalcada porque o Ugo estava machucado seriamente.