Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Maio 24, 2012, 21:55:56
Home
Ajuda
Fórum
Pesquisa
Login
Registrar
Submarino.com.br
Tweet
Compartilhar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
>
Karate
>
Kumite
(Moderador:
Augusto
) > Tópico:
Vídeo - Japão X Brasil
Páginas: [
1
]
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Vídeo - Japão X Brasil (Lida 2917 vezes)
Marcio Santos
Sr. Member
Vídeo - Japão X Brasil
«
:
Janeiro 25, 2008, 18:49:25 »
Alguém já viu esse vídeo antes?? Sabe dizer quem são os karatecas, principalmente os brasileiros?
OSS
http://br.youtube.com/watch?v=q6LczQR5-XU&feature=related
Full Member
Re: Vídeo - Japão X Brasil
«
Responder #1 :
Janeiro 25, 2008, 19:56:55 »
Caro Marcio, o video foi discutido aqui no forum há alguns meses atras, mas nunca é demais rever esses grandes atletas da seleção brasileira da época (ainda que num desempenho que não foi dos melhores).
Gakusei
Marcio Santos
Sr. Member
«
Responder #2 :
Janeiro 25, 2008, 20:04:57 »
Fala Gakusei....
Imaginei que houvesse sido discutido!!! Vou procurar o tópico....
OSS e obrigado
Full Member
«
Responder #3 :
Abril 17, 2008, 20:46:28 »
Sem patriotada, acho que o juiz estava com o braço esquerdo quebrado......
Hero Member
«
Responder #4 :
Abril 17, 2008, 22:54:39 »
A Seleção:
Ronaldo Carlos, Ugo Arrigoni Neto, Johannes Freiberg, Robson Maciel, Laerte Ferraz
Ronaldo vs Yamamoto
Ugo vs Yahara
Johannes Vs Yokomichi
Robson Vs Imamura
Laerte vs Mori
A Seleção estava desfalcada porque o Ugo estava machucado seriamente.
Leco
Full Member
«
Responder #5 :
Abril 18, 2008, 10:20:29 »
Só para inforamção dos mais novos, o Brasil ficou em quarto lugar e o saudos Ronaldo foi um dos "The Best Eight".
Hero Member
José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
«
Responder #6 :
Abril 18, 2008, 10:23:46 »
Bom, 1º.vou falar sobre o que achei dos combates em si, e da vitória da equipa dos japas...
Mas, primeiramente, começo por dizer senti imensas saudades daquele tempo e do antes até, pois, para além de significar que eu era muito mais novo, foi nele que me envolvi a fundo na prática desta nossa arte que é o Karate.
Sobre os combates em si e da vitória do Japão, devo começar por dizer que os japas entraram no tatami com mais iniciativa que os brasileiros, e, no geral, a vitória deles não oferece contestação.
Agora vou debruçar-me um pouco sobre a arbitragem e, basicamente, na actuação do árbitro central sobre o que vi nos combates.
Bom, no
1º.combate
, logo na 1ª.acção o árbitro interrompe o combate sinalizando que pretendia atribuir o wazari ao AKA (japa); eu fiquei com dúvidas se o wazari deveria ser atribuido ao brasileiro, tal como os juizes, pois o árbitro os chamou para esclarecimento(?), e aí prevaleceu a opinião do árbitro central;
No
2º.combate,
as coisas estiveram normais para o árbitro central, mas aqui se evidenciou um atleta brasileiro mais activo, o qual, logo após o 1-0 a favor do japa, ele reagiu avançando para o japa e em Gyakuzuki direito deveria ter sido pontuado com um wazari, o que daria o empate de 1-1, e depois logo se veria...o wazari do japa a seguir e que lhe deu a vitória foi correcto;
No
3º.combate,
a vitória do japa não oferece contestação. No entanto, tenho algo a dizer sobre o árbitro central e analisem bem: logo na 1ª.acção do japa, acontece um 1º.Gyakuzuki direito Chudan que não pontua logo seguido de um 2º. Jodan,certo? O que o árbitro fez? Bom, ele pára o combate e de imediato se abeira do competidor brasileiro e observa a cara porque viu contacto na acção do japa. Depois vai junto do japa e lhe diz para ter cuidado no contacto...Curiosamente, quando regressa ao seu lugar, o que ele faz? Vão ver meus amigos, ele faz o gesto de técnica fraca e a seguir indica Torimassen!!! Incrível!!! Foi uma falta de coerência total da parte dele e um erro técnico. No caso, o árbitro só podia e devia ter tomado uma de 3 decisões e vou dizer por ordem de coerência consigo mesmo:
1) atribuição de uma penalização ao AKA ( Japa);
2) Fazer o gesto directo de Torimassen e nada mais;
3) atribuição de wazari ao AKA (Japa)
Agora o que ele fez é que nunca! Olha se não fosse técnica fraca....
O
4º.combate
, nada de especial a apontar com vitória certa do japa;
5º.e último combate
, a incoerência voltou...Houve um 1ª.acção e, logo a seguir a esta, o japa avança e pontua. o sr.árbitro diz Yamé, vai ao seu lugar e aplica a incongruência do gesto de técnica fraca!!! Ele se calhar queria que o brasileiro ficasse sem cabeça...
Feita a minha apreciação técnica, vou posteriormente fazer outras observações técnicas sobre a arbitragem, especialmente do que hoje e muito bem não se faz. No entanto, vou faze-lo um pouco mais tarde. já que neste preciso momento tenho que sair. Volto mais tarde. Entretanto podem ir comentando sobre a apreciação que fiz.
Hai!!
«
Última modificação: Abril 19, 2008, 12:56:22 por J.Lezon
»
Technical Director of Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai Association
Ribas
Newbie
«
Responder #7 :
Abril 18, 2008, 11:43:38 »
................se tivessem convocados apenas lutadores de SP teriamos sido campeões e batidos aqueles japas........................
Ribas
Hero Member
«
Responder #8 :
Abril 18, 2008, 11:49:17 »
Os atletas se Sampa foram os que mais apanharam....
J.Lezon
Hero Member
«
Responder #9 :
Abril 18, 2008, 13:39:08 »
Bom, em três horas que estive ausente ninguém comentou sobre os combates e a apreciação que eu fiz dos mesmos, bem como da arbitragem, o que eu lamento.
Dizer-se que se fossem outros Karatecas brasileiros teriam sido campeões, isso para além ser de uma subjectividade imensa, é de uma pura demagogia ...
O que está em causa é a realidade do que se passou e não passa daí mesmo. Bom, mas como falei anteriormente de que ia voltar para falar dos aspectos técnicos da arbitragem e do que hoje não se faz, diz também respeito às técnicas utilizadas pelos competidores,pelo que então lá vai...
Como observamos neste vídeo e em muitos outros existentes da época, os combates eram 98% resolvidos por Kizame e Gyakuzukis. Além disso, utilizava-se o sistema do Shobu Ippon, e depois passou-se para o Sanbon que se resumia a 3 Ippons e/ou 6 wazaris. No entanto, em ambas as situações, a arbitragem deparava-se muitas vezes com o problema do que devia ser considerado Ippon e não wazari, e vice versa...Apesar de se definir os critérios para Ippon, sempre houve várias interpretações, pelo que muitas das vezes vimos técnicas que deviam ser consideradas Ippon, tornarem-se em wazars, e o contrário também.
Antigamente também o árbitro parava muitas vezes o combate e ao retomar o seu lugar, anunciava quase sempre "Torimassen". Hoje isso não se faz e, quer uns gostem ou não, foi uma medida muito acertada.Hoje, o combate só se pára para se atribuir ponto, penalização, e /ou se por excesso de tempo em que os Karatecas estejam envolvidos numa acção.
Sobre a pontuação, hoje a vida está totalmente facilitada, essencialmente para os árbitros centrais, em todos os aspectos. Acabou o parecer e agora é somente o ser. Não há meio ponto que era o antigo wazari, nem a arreliadora e controversa antecipação. Tudo está definido e muito bem, o que é um Ippon, um Nihon e um Sanbon.Não há lugar a erros nem dúvidas.
Além disso ainda, os combates deixaram de se resumir a Kizames e Kyakuzis, há muito mais variedade e os melhores mostram porque são melhores. Hoje muitas vezes se assiste a um combate em que um atleta está a ganhar por 2-0, 3-1, ou 7-5, a 2 sg do fim, e acaba por perder por 2-3, 3-4 ou 7-8, respectivamente. Também estar a ganhar por 3-0, 4-1, ou 5-2, a 2 sg do fim, também não é sinónimo de vitória, pois já vi a dar-se o empate e depois a vitória do oponente num Enshossen.
Antigamente isto era impensável!
Hai!!
«
Última modificação: Abril 18, 2008, 15:32:42 por J.Lezon
»
Technical Director of Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai Association
Ribas
Newbie
«
Responder #10 :
Abril 18, 2008, 15:54:38 »
............muitos não estão conseguindo postar.
O combate está claro e a equipe japonesa realmente estava melhor, embora os integrantes da equipe brasileira não estavam em sua melhor forma e não tinha nem reserva pois até o Laerte teve que lutar. Fomos com a cara e a coragem. Mas, poderia estar ai o Ennio, Carlão, Camarão (?) e mais alguns quem sabe.
Arbitragem é sempre um assunto polêmico e precisa estar sempre atenta e a frente dos atletas. Com toda essa mudança nas regras realizada pelos franceses, a exemplo do judo será que karategui tradicional (branco) vai mudar de cor (azul) ? Embora tenha feita umas incursões com as novas regras ainda prefiro o bom é velho shobun ipon.
Ribas
Hero Member
«
Responder #11 :
Abril 18, 2008, 16:05:30 »
Caro Ribas,
É a sua opinião que eu respeito muito sinceramente.
Acredite que quando as regras foram alteradas, eu também fui dos que dizia precisamente a mesma coisa. Mas depois, e porque sou prof. e árbitro, depressa cheguei à conclusão que a mudança foi certa, claramente mais justa e dá outra espectacularidade às provas, pois vê-se muita mais variedade de técnicas que anteriormente não se faziam.
E reconheçamos que a existência de meio ponto era ridícula...
Ah, sobre a sua questão dos karateguis, acho que não vão ser alterados, uma vez que o que diferencia são as luvas, as faixas, e agora a parte protectora dos pés. Assim, a visibilidade do contacto é muito melhor observada em karategui branco. Atenção que esta é apenas a minha opinião...
Hai!!
«
Última modificação: Abril 18, 2008, 16:11:53 por J.Lezon
»
Leco
Full Member
«
Responder #12 :
Abril 18, 2008, 17:31:23 »
Citação de: J.Lezon em Abril 18, 2008, 10:23:46
Bom, 1º.vou falar sobre o que achei dos combates em si, e da vitória da equipa dos japas...
Mas, primeiramente, começo por dizer senti imensas saudades daquele tempo e do antes até, pois, para além de significar que eu era muito mais novo, foi nele que me envolvi a fundo na prática desta nossa arte que é o Karate.
Sobre os combates em si e da vitória do Japão, devo começar por dizer que os japas entraram no tatami com mais iniciativa que os brasileiros, e, no geral, a vitória deles não oferece contestação.
Agora vou debruçar-me um pouco sobre a arbitragem e, basicamente, na actuação do árbitro central sobre o que vi nos combates.
Bom, no 1º.combate, logo na 1ª.acção o árbitro interrompe o combate sinalizando que pretendia atribuir o wazari ao AKA (japa); eu fiquei com dúvidas se o wazari deveria ser atribuido ao brasileiro, tal como os juizes, pois o árbitro os chamou para esclarecimento(?), e aí prevaleceu a opinião do árbitro central;
No 2º.combate, as coisas estiveram normais para o árbitro central, mas aqui se evidenciou um atleta brasileiro mais activo, o qual, logo após o 1-0 a favor do japa, ele reagiu avançando para o japa e em Gyakuzuki direito deveria ter sido pontuado com um wazari, o que daria o empate de 1-1, e depois logo se veria...o wazari do japa a seguir e que lhe deu a vitória foi correcto;
No 3º.combate, a vitória do japa não oferece contestação. No entanto, tenho algo a dizer sobre o árbitro central e analisem bem: logo na 1ª.acção do japa, acontece um 1º.Gyakuzuki direito Chudan que não pontua logo seguido de um 2º. Jodan,certo? O que o árbitro fez? Bom, ele pára o combate e de imediato se abeira do competidor brasileiro e observa a cara porque viu contacto na acção do japa. Depois vai junto do japa e lhe diz para ter cuidado no contacto...Curiosamente, quando regressa ao seu lugar, o que ele faz? Vão ver meus amigos, ele faz o gesto de técnica fraca e a seguir indica Torimassen!!! Incrível!!! Foi uma falta de coerência total da parte dele e um erro técnico. No caso, o árbitro só podia e devia ter tomado uma de 3 decisões e vou dizer por ordem de coerência consigo mesmo:
1) atribuição de uma penalização ao AKA ( Japa);
2) Fazer o gesto directo de Torimassen e nada mais;
3) atribuição de wazari ao AKA (Japa)
Agora o que ele fez é que nunca! Olha se não fosse técnica fraca....
O 4º.combate, nada de especial a apontar com vitória certa do japa;
5º.e último combate, a incoerência voltou...Houve um 1ª.acção e, logo a seguir a esta, o japa avança e pontua. o sr.árbitro diz Yamé, vai ao seu lugar e aplica a incongruência do gesto de técnica fraca!!! Ele se calhar queria que o brasileiro ficasse sem cabeça...
Feita a minha apreciação técnica, vou posteriormente fazer outras observações técnicas sobre a arbitragem, especialmente do que hoje e muito bem não se faz. No entanto, vou faze-lo um pouco mais tarde. já que neste preciso momento tenho que sair. Volto mais tarde. Entretanto podem ir comentando sobre a apreciação que fiz.
Hai!!
Voto com o relator!
Oss!
Hero Member
«
Responder #13 :
Abril 19, 2008, 13:41:40 »
Apenas e só para dar os meus sinceros parabéns a toda a equipa brasileira pela sua postura e abenegação.
Recordemos que naquela época defrontar o Jaão não era pêra doce....
Hai!!!
Leco
Full Member
«
Responder #14 :
Abril 19, 2008, 17:02:04 »
Citação de: katsumoto em Abril 17, 2008, 22:54:39
A Seleção:
Ronaldo Carlos, Ugo Arrigoni Neto, Johannes Freiberg, Robson Maciel, Laerte Ferraz
Ronaldo vs Yamamoto
Ugo vs Yahara
Johannes Vs Yokomichi
Robson Vs Imamura
Laerte vs Mori
A Seleção estava desfalcada porque o Ugo estava machucado seriamente.
Tinha mais gente nessa seleção. E teve gente que
sentou e pediu
para nunca mais ser convocado para "essas coisas".
1
]
Imprimir
Karateca.net - O nosso dojo virtual
>
Karate
>
Kumite
(Moderador:
Augusto
) > Tópico:
Vídeo - Japão X Brasil