Autor Tópico: Karate fora do programa Olímpico  (Lida 3079 vezes)

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Karate fora do programa Olímpico
« Online: Agosto 14, 2009, 08:46:49 »
O Comité Olímpico Internacional (COI) vai propor à Assembleia Geral (AG) o golfe e o râguebi como modalidades olímpicas, podendo vir a integrar o calendário dos jogos na edição de 2016, depois da aprovação do pugilismo feminino nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Da lista das sete modalidades em discussão durante a reunião do comité executivo do COI, presidida por Jacques Rogge, apenas o golfe e o râguebi recolheram o consenso necessário para serem levadas à AG a realizar em Outubro em Copenhaga (Dinamarca).

De fora do programa olímpico ficaram, para já, o basebol, o softball, o squash, o karaté e os patins em linha.

Hai!  Oss!

Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Karate fora do programa Olímpico
« Resposta #1 Online: Agosto 14, 2009, 09:08:53 »
Fiquei sabendo disso também. 8)
Talvez seja melhor assim, eu acho...
Oss...

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Karate fora do programa Olímpico
« Resposta #2 Online: Agosto 14, 2009, 09:37:03 »
vou postar aqui o link para meus comentários sobre essa mesma notícia no site do Bubishi...

http://bubishi.wordpress.com/2009/08/13/karate-ainda-nos-jogos-olimpicos/


Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Karate fora do programa Olímpico
« Resposta #3 Online: Agosto 14, 2009, 09:59:58 »
Oss Farkatt Sensei

desculpe-me mas fui obrigado a copiar sua fala do Blog,pois merece ficar aqui tbém registrado na impressão,só juntei as duas partes,se o Sr. achar melhor eu retiro.

Oss
alberto

________________________________________________________________________

Duas observações:
1 – enquanto o karate, em nível mundial e local, não se organizar em UMA só organização, séria, que comporte todas as visões diferentes e dê seriedade, assim como já ocorre em portugal e alemanha por exemplo, podem tirar o cavalinho da chuva… o COB não quer se meter numa barca furada, que, infelizmente é o karate atual, principalmente no Brasil e mais ainda em Pernambuco.
2 – No meu entender, o Karate Marcial, como caminho físico e mental, como defesa pessoal, só tem a GANHAR quanto mais distante esse “sonho” olímpico se afastar… Na minha visão, Karate sério, budo, não combina com competição por pontos e regras, principalmente essas no estilo WKF e Interestilos, cheios de proteções… competição que realmente honra o Karate como Arte Marcial, é o executado nos JyusKumites, é o que o Lyoto Machida faz no ufc… claro que não estou dizendo que deve-se mandar os alunos descerem o pau, mas cada vez mais se esquecem do Karate Budo e priorizam o esporte…

minha visão…
 
André Farkatt

13/08/2009 em 18:05

resumindo e completando.
Pra mim, que bom que o cob não escolheu o karate como esporte olímpico, sinal que há esperança de manter vivo o karate-do de verdade por mais alguns anos.

ser escolhido como esporte olímpico foi a ruína do Judo e do TaeKwonDo marcial, defesa pessoal, caminho filosófico / físico, hoje são um esporte assim como o boxe, o voley, etc… com grandes interesses financeiros envolvidos e toda a cobiça que vem com eles…

______________________________________________________________________

esse que o grande problema que acaba bagunçando tudo os interesses financeiros,para as Federações e Confederações tudo e nada para os atletas,que acabam vislumbrando um meio de ganhar a vida,nada mais do que normal,já que os mandantes ganham,a massa de manobra só leva pancada  despesa. >:(

Oss
alberto
« ltima modificao: Agosto 14, 2009, 10:35:08 por yama »
yama-Alberto S. Almeida

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Karate fora do programa Olímpico
« Resposta #4 Online: Agosto 14, 2009, 10:31:53 »
Tem os dois lados da moeda.
O Karatê como arte marcial só tem a acrescentar na vida das pessoas.
Mas o Karatê como esporte também pode ser muito benéfico. Qualquer esporte é benéfico para os praticantes. O problema é que isso pode fazer com que se percam muitos aspectos importantes da arte marcial. Por outro lado, se fosse um esporte olímpico, talvez muito mais pessoas fossem praticá-lo.
De qualquer forma, isso é indiferente agora. O Karatê não será esporte olímpico e pronto. Talvez seja melhor assim, já que os praticantes poderão voltar-se mais para o budô.
O que quero dizer é que não seria tão ruim assim se o Karatê fosse esporte olímpico...
Oss...

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Karate fora do programa Olímpico
« Resposta #5 Online: Agosto 14, 2009, 11:34:10 »
Roberto, pode ficar a vontade para copiar o que eu escrevo por ai, foi preguiça de copiar mesmo... e um pouco de ajuda pra meu amigo Xavier na divulgação do (excelente) blog Bubishi.

só não me chame de Sensei pelamordedeus que eu não tô nem perto !!! heheheheheh

Toha, entendo perfeitamente sua colocação, minha esposa dá aulas de karate a muito tempo e já me provou por a + b que a meninada e os iniciantes, sem o estímulo do campeonato, não criam raízes no karate, mas também provei para ela que isso é feito a um custo muito alto... o do deslumbramento com a "vitória" e a medalha... o que acaba por destruir o Karate Budo / caminho...

é uma situação complicada, cito sempre o Judo, o esporte marcial que obteve maior êxito no mundo inteiro, seja na parte competitiva ou na parte educacional fisica...
ele é inegavelmente anos luz à frente de todos os outros, e até um pouco à frente do boxe, mas isso aconteceu com um custo terrível... são décadas de comprometimento marcial, golpes esquecidos, filosofias jogadas no lixo, proibições de manobras e golpes (e por conseqüência, eliminação do treinamento), defesa pessoal ignorada, raízes ignoradas e etc...

é um sucesso comercial, educação física, olímpico e esportivo ? é, não resta dúvida
existe um lado bom nisso tudo ? sim, claro, todo mundo já fez judo alguma vez, não há quem não conheça a palavra Judo hoje em dia
o Judo como ARTE ou CAMINHO MARCIAL acabou ? pra mim, não resta dúvida que sim. Infelizmente.

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Karate fora do programa Olímpico
« Resposta #6 Online: Agosto 14, 2009, 19:36:15 »
Oss

    Graças a Deus!!!!!  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D
    Melhor assim... Antes alguns praticando Karate Do, do que muitos praticando uma sombra da imitação do que seria o Karate...

Oss

   Ei Farkatt Sensei, essa frase aí no seu rodapé é de minha autoria!  ::)  :P  ::), Cade os direitos autorias?  :P  :-X  :P KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Karate fora do programa Olímpico
« Resposta #7 Online: Agosto 14, 2009, 20:04:10 »
Olá!
Até que enfim uma boa noticia.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Karate fora do programa Olímpico
« Resposta #8 Online: Agosto 14, 2009, 20:53:12 »
Heheheheheeh, no tópico onde vc sapecou ela eu avisei que seria "minha" hehehehe


Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Karate fora do programa Olímpico
« Resposta #9 Online: Agosto 15, 2009, 07:17:57 »
Luta por luta, ainda bem que o boxe feminino entrou. Se bem que eu preferiria que fosse aquela luta na lama ou no gel, o uniforme é mais bonito.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Prof: Antonio Marcio

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 236
  • Votos: +0/-0
  • "Deus é Fiel"
Re: Karate fora do programa Olímpico
« Resposta #10 Online: Agosto 15, 2009, 10:51:08 »
Prefiro auqela luta da banheira do "GUGU" !!!!! Quem se lembra??? Rsssssss. :D :D
Oss.
" Golpear com precisão significa definir mentalmente o golpe que irá se aplicar e colocá-lo em prática assim como foi planejado"
Miyamoto Musashi,Gorin no sho

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Karate fora do programa Olímpico
« Resposta #11 Online: Agosto 15, 2009, 13:54:29 »
Oss

     Realmente as lutas no gel e a banheira do gugu dão de "lavada" nesse karate olimpico... Aquela Vivi Fernandes na banheira então, que show de plastica, elasticidade e preparo...

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)