Autor Tópico: Golpes de Karatê matam!  (Lida 44298 vezes)

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Golpes de Karatê matam!
« Online: Fevereiro 23, 2010, 01:29:48 »
Em 1963, quis saber o que era Karatê, subi ao salão de festas do Clube, do qual era sócio, aonde haviam as aulas, abri a porta e fui entrando ... bem, não passei da entrada, fui logo convidado a sair. Um dos professores, todos quatro da Goju-ryu, Sami Cury, disse apenas: Volte quando for maior de idade! Pensei comigo (pensei baixinho) espera aí, que história é essa de precisar ter 18 anos para aprender um esporte de luta? Aguardei o fim da aula e fui saber o porque, simplesmente a resposta foi: Golpes de Karatê matam!
No ano seguinte, por uma razão especial, permitiram que eu iniciasse meus treinamentos e a frase ("Golpes ...") teve grande serventia, no início dando uma sensação de poder que estimulava o aprendizado, depois uma condição real de poder e controle, e ultimamente gosto de tê-la na memória.
Mas será que matam mesmo???
Oss
« Última modificação: Fevereiro 23, 2010, 01:50:09 por DElia »
Ricardo

Offline Chicão1956

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #1 Online: Fevereiro 23, 2010, 02:58:30 »
Sem dúvida matam.
Mas depende de uma enorme combinação de fatores, tanto por parte de quem bate, como de quem leva. Não é só chegar, bater e gritar: MATEI !!
Qualidade é tudo em qualquer segmento da sociedade, profissão, ensino, esporte, etc...
Tiros de arma de fogo também matam (ou não), basta entregar um revolver de cano curtinho a curta/média distância, com uma munição quente pra alguém sob estresse (mesmo estando acostumado a atirar), que se arrisca a errar todos os tiros na pressa de descarregar o revólver. É comum ver isso em clubes de tiro e o fodão se arrisca a voltar com o "snubby" entalado no próprio rabo.
O que eu quero dizer com a minha colocação é que: "FOOLS WITH GREAT TOOLS ARE STILL FOOLS !!!".
O fator determinante, na minha opinião, é a qualidade dos fatores humanos envolvidos de ambos os lados.
Alguém assistiu o filme do Clint Eastwood "Os Imperdoáveis" ??
Por que será que ele não errava um tiro, mesmo sem enxergar direito e bêbado? (porque além de atirar instintivamente bem, todos os os seus adversário se cagavam de medo dele, se apressavam e erravam...).
Será que pode acontecer o mesmo em uma luta real. Creio que sim.
Não sei se me fiz entender.
« Última modificação: Fevereiro 23, 2010, 03:04:45 por Chicão1956 »

Offline Lince

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #2 Online: Fevereiro 23, 2010, 07:31:57 »
Oss!!
Segundo Nakayama, o golpe de um karateca bem treinado pode atingir uma velocidade de 13 metros por segundo e uma força equivalente a 700kg. Se isto for aplicado em um ponto vital do corpo humano, como  pontos na cabeça, região cervical, abdome certamente poderá causar a morte ou um dano grave; Daí a grande preocupação com a segurança dos karatecas no esporte, onde se é obrigatório equipamentos de proteção e também o contato limitado; Sou médica e praticante de karatê e posso imaginar a gravidade das lesões que uma pessoa pode sofrer com os golpes de um karateca de verdade...
Oss!!

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #3 Online: Fevereiro 23, 2010, 09:57:49 »
Minha opinião!

Primeiro: Uma pessoa pode morrer simplesmente ao tropessar em uma calçada.

Segundo: O atacante para atingir a plenitude de seu ataque o alvo deve estar imóvel. Coisa que não acontece; se acontecer o karateca deixa por terra tudo aquilo pelo que treinou e lutou para se tornar um assassino cruel.

Terceiro: Aplicar um golpe mortal em uma pessoa imóvel, qualquer um pode aplicar; mesmo uma pessoa sem treino algum. Ex. A vitima está desmaiada e o atacante aplica uma chave de braço eliminando a vítima por asfixia.

OSS!

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #4 Online: Fevereiro 23, 2010, 10:04:11 »
(porque além de atirar instintivamente bem, todos os os seus adversário se cagavam de medo dele, se apressavam e erravam...).

Certo!
Um karateca muito bem treinado com histórico de "mão pesada" faz o adversário "encolher", aumentando o efeito dos seus golpes.
Situações assim em combate, me foram sempre muito nítidas, o adversário demonstrava total desconforto e algum receio, ou então na ânsia de demonstrar o contrário, perdia o foco, se expondo e fragilizando sua segurança.
Oss
« Última modificação: Fevereiro 23, 2010, 10:09:07 por DElia »
Ricardo

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #5 Online: Fevereiro 23, 2010, 10:08:30 »
Sem falar da questão em que "parece" que nosso oponente se movimenta ou intenciona o ataque contra nós em "camera lenta"...
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #6 Online: Fevereiro 23, 2010, 10:14:16 »
Sem falar da questão em que "parece" que nosso oponente se movimenta ou intenciona o ataque contra nós em "camera lenta"...

Isto ocorre mesmo!
Em outro estágio, aprendemos a ter uma visão "Fora da Caixa", ou seja, vc "enxerga seus movimentos (ser assistente da própria luta).
Não estou falando de uma experiência sobrenatural, apenas é um momento no qual o lutador, vivenciando inúmeras situações sob intensa pressão, atinge um elevado nível de concentração e adquire esta capacidade.
Oss
« Última modificação: Fevereiro 23, 2010, 10:27:41 por DElia »
Ricardo

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #7 Online: Fevereiro 23, 2010, 10:32:55 »
Oss!!
Segundo Nakayama, o golpe de um karateca bem treinado pode atingir uma velocidade de 13 metros por segundo e uma força equivalente a 700kg. Se isto for aplicado em um ponto vital do corpo humano, como  pontos na cabeça, região cervical, abdome certamente poderá causar a morte ou um dano grave; Daí a grande preocupação com a segurança dos karatecas no esporte, onde se é obrigatório equipamentos de proteção e também o contato limitado; Sou médica e praticante de karatê e posso imaginar a gravidade das lesões que uma pessoa pode sofrer com os golpes de um karateca de verdade...
Oss!!



Apesar do alto risco envolvido no treinamento e em combates esportivos de quantos acidentes fatais temos noticia?
Oss
Ricardo

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #8 Online: Fevereiro 23, 2010, 10:46:54 »

Segundo: O atacante para atingir a plenitude de seu ataque o alvo deve estar imóvel.

Terceiro: A vitima está desmaiada e o atacante aplica uma chave de braço eliminando a vítima por asfixia.


Não necessariamente, se o atacante atingir o adversário em movimento avançando em direção ao golpe, o efeito será demolidor.

Desculpe, mas uma chave de braço pode apenas quebrar um braço, a asfixia pode ser provocada por um golpe contra o pescoço ou um estrangulamento.

Oss
Ricardo

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #9 Online: Fevereiro 23, 2010, 10:49:23 »
Não estou falando de uma experiência sobrenatural, apenas é um momento no qual o lutador, vivenciando inúmeras situações sob intensa pressão, atinge um elevado nível de concentração e adquire esta capacidade.
Oss

Exatamente! Nem eu me referi a algo "sobrenatural de almeida"... é uma questão de treinamento e condicionamento mesmo.

Oss
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #10 Online: Fevereiro 23, 2010, 11:35:34 »
Ola,

Todos estão falando do golpe em si mais e o local onde bater, poucos se preocupam com o estudo da anatomia humana.

Nosso corpo é uma maquina perfeita, mais cheia de pontos vulneraveis, vejo esse estudo como importantissimo para realmente matar alguem com um golpe de karate.
Sem contar o longo tempo de treino e estudo.


OSS

Offline Lince

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #11 Online: Fevereiro 23, 2010, 12:26:18 »
Quem aí se lembra do nome de uma karateca famoso que ficou tetraplégico devido a um golpe que sofreu em uma luta amigável?
Oss!

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #12 Online: Fevereiro 23, 2010, 13:18:29 »
OSS, a Todos...

Sem dúvida que o golpe de Karatê-Dô mata!
Mas para isso se faz necessário um treinamento muito duro e forte.
Nos dias atuais é mais difícil matar alguém com um golpe de karatê, por 02 motivos:
1- Antigamente eles só treinavam com esse objetivo "matar", hoje são "n" motivos que levam as pessoas a treinarem Karatê.
2- Hoje as Ciências Médicas salvam a vida até de uma pessoa que levou um tiro de fuzil na cabeça, então, por mais letal que seja um golpe de Karatê os médicos "tendo tempo hábil" com certeza salvariam qualquer vida. Antigamente isso seria a sentença de morte.

OBS:
Conheço um caso onde um Karatê-Dôka forte e de qualidade técnica muito boa, estava fazendo Jyiu-Kumitê quando recebeu um Gyaku-Zuki no meio do plexo, causando-lhe uma pequena parada cardíaca. Graças a um pronto atendimente nosso que sabiamos fazer o ressuscitamente e a massagem cardíaca, tudo ficou bem.

OSS...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #13 Online: Fevereiro 23, 2010, 13:25:45 »
Ken Nakaya, un jovem Instrutor recem saido do Kenshusei da JKA em 61, ficou tetraplegico al ser golpeado por ENOEDA SEnsei no Campeonato Japones de 62. Vive até hoje dentro de um hospital em Tokyo.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline ryan hess

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 54
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #14 Online: Fevereiro 23, 2010, 14:24:15 »
Com certeza matam, as vezes não precisa nem ser um estudante de karate, pode ser um brigador de rua mesmo.
Lembro que anos atráz o jornal nacional noticiou um lutador de capoeira que matou seu oponente com um chute frontal (mae gueri).
Em um campeonatode Karate, um atleta levou um mawashi gueri no rosto e morreu a caminho do hospital, casos assim de mortes e o exemplo que o sensei Katsumoto colocou de um instrutor ter ficado tetraplégico são muitos tristes.......

Agora qual será o pior???
E as consequencias???
Oss