Sem falar que existem relatos de que uma pessôa, treinada ou não, sob os efeitos causados por extremo ódio ou desespero pode adquirir força sobre humana - Se isto é verdade juro que não sei.
Oss 22 sanesta é a história do dono dos naihanti ou tekki ele só fazia eles e era malvadão já pensou soltar este homem em torneios nos dias de hoje ia ser um indiciamento por combate Ossalberto
Caro Sensei D'lia! de acidentes fatais em treinamentos eu realmente não tenho conhecimento, mas de combate mortal conheço uma história que acho q o senhor tb a conhece!
Gostaria de parabenizar o Sensei Délia pelo excelente tópico, acredito que esse seja um tópico de extrema relevância para o praticante de uma arte marcial, pois o lado marcial, a defesa pessoal nunca pode ser deixado de lado, embora muitos treinem com enfoque diferente; competição, valores pessoais e etc....Preliminarmente, gostaria de rebater alguns argumentos que vi postado aqui sobre justificativa que inexistência ou baixissÃma a incidência de mortes nas compeições, sejam de karate ou MMA provaria que não seria uma arte mortal, cumpre esclarecer que o objetivo da competição é marcar PONTOS, sendo que em muitas federações o uso excessivo da força é punido, bem como no MMA não é um Vale tudo, pois não vale golpe na nuca, dedo no olho e etc., bem como uma vez nocauteado o lutador oponente para de bater por interferência do juiz.., enfim golpes que com certeza seriam usados em uma situação real!!!!Isto Posto, devemos ter um foco na finalidade do combate, quero me defender de um agressor no trânsito? Quero brigar para mostrar que sou bom? Quero agredir alguém que agrediu minha familia? Por certo esses não são motivos para matar ninguém, então a sua força e seus golpes serão canalizados no máximo para um nocaute, jamais para matar!!!!!!!!!Outrossim, em uma situação de assalto com arma de fogo ou arma branca em que o malfeitor já decidiu que vai te matar, embora você não tenha reagido e entregou tudo de material que ele queria, (POIS REAGIR A UM ASSALTO EM QUE APENAS VALORES MATERIAS ESTEJAM ENVOLVIDO É BURRICE), evidentemente você vai tentar algo e seu enfoque será um golpe em pontos vulneráveis tal como a garganta e outros, nesse caso se necessário você está sobre o efeito da adrenalina e usará todo sua força, podendo matar o adversário, isso é o instinto de sobrevivência, o famoso: "antes ele do que eu", bem como numa situação dessas mesmo que consiga nocautear você acaba batendo mais algumas vezes "só para ter certeza" !!!!É fato que um lutador de arte marcial, pode matar uma pessoa apenas com golpes, seja ele de karate ou de outra modalidade, a´té mesmo um brigão de rua consegue, prova são as Torcidas organizadas brasileiras!!!!!Oss.
Oss! Alguem sabe dizer o quanto de força é necessária para causar o afundamento da caixa toráxica, rompimento da caixa craniana. Já vi casos de trombadas no futebol que causam rompimento de baço e boladas que causaram traumatismos cranianos. OSS.