Autor Tópico: Golpes de Karatê matam!  (Lida 44296 vezes)

Offline marenykai

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Votos: +0/-0
  • Mareny Defensa Personal Urbana - Aguadulce, Panamá
    • Mareny Defensa Personal Urbana - Aguadulce, Panamá
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #45 Online: Maro 09, 2010, 13:38:15 »
Saudações Marciais a todos.

A resposta a essa interrogante pode ser respondida com a pratica e estudo de Atemi Waza. Pouco se detalha sobre este estudo principalmente aos mais jovens devido a seu impeto. Eu posso responder que sim, golpes de Karate matam, quando se conhece a fisiologia do corpo e os pontos corretos onde e como golpear. Tenho muita informação sobre o Atemi Waza e estudo com meu Sempai, somente quando estamos sós. Na presença de outros alunos Dangai nem conversamos sobre isso justamente para evitar que a curiosidade mate algum gato...

No Budo,
Marcos Paluma Correa
Sensei - 3er. dan en Seito Shito-ryu Karatedo
Instructor - 1er. dan en Full Combat Krav Maga
Instructor nivel A en Combate con Cuchillos
https://sites.google.com/site/marenykaipanama/

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #46 Online: Maro 22, 2010, 07:14:50 »
ouvi uma notícia no rádio e lembrei do tópico:

Uma policial feminina foi baleada na noite de domingo, 21, após reagir a uma tentativa de assalto a uma pizzaria na Rua Artur de Azevedo, 740, Pinheiros, zona oeste da capital. Rosineide Alves, 40 anos, estava desarmada e à paisana, comprando uma pizza, quando o assaltante entrou no estabelecimento e anunciou o roubo.

Segundo a Polícia Militar, a policial reagiu e iniciou uma luta corporal com o criminoso, que atirou cinco vezes. Três balas a atingiram, duas na região do pulmão e uma na virilha.


segundo a rádio bandeirantes, a policial militar, por medo de que fosse executada caso o assaltante soubesse que se tratava de uma policial é que a pm entrou em luta corporal com o bandido... será que o karatê faria diferença, se usado adequadamente pela policial numa situação desse tipo? de que maneira?

Offline Anderson Santana CHIKARA

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 101
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #47 Online: Maro 22, 2010, 10:05:22 »
Caro rapha.m.g OSS!

 Bem, o fato em epígrafe ("vixi falei bunitu") mostra uma situação quase impossível de prever o resultado, pois existem diversas circustâncias que rodeavam o acontecimento e que inviabilizam qualquer conclusão. Talvez o conhecimento apurado de alguma arte marcial pela policial a estimulasse a tomar uma posição mais favorável em relação ao roubador e assim ela não reagisse, e se caso fosse necessário talvez se mitiga-se os resultados. Contudo isso tudo é apenas conjectura.
Voar para servir! Águia.

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #48 Online: Maro 22, 2010, 10:37:32 »
OSS, rapha.m.g...

Responderei a sua indagação como um Policial, e com a experiência de quem já passou por algumas situações similares a esta com êxito!
Dizendo o seguinte...
O Karatê-Dô será sempre a diferença pró-reação contra qualquer situação de risco!
Mas se alguém duvida da eficiência daquilo que treina ou não se apoia sobre a sua própria força e capacidade, de nada servirá os seus anos de treinamento.
Se há duvida nesta hora...É sinal que está tudo errado.
....................
Há algum tempo atrás eu tive que fazer uso do Karatê-Dô para evitar um assalto a mão armada dentro de um ônibus:
03 meliantes anunciaram o assalto dentro de um ônibus urbano.
Depois de observar que apenas 01 estava realmente armado, investí contra ele desarmando-o. Em ação contínua atingí a sua garganta diminuindo a sua resistência para em seguida ir para as suas costas imobilizando-o com um "Mata-leão" usando-o como escudo caso a minha dedução estevesse errada de apenas 01 estar armado.
O desfecho foi favorável, pois prendí o meliante que estava armado, mas infelizmente os outros 02 fugiram quando o ônibus parou.
.....................
"É preferível viver um único dia como um Tigre que viver cem anos como um cordeiro"
Viver como um tigre é enfrentar o dia fatídico lutando....
Viver como um cordeiro é esperar o dia fatídico para ser abatido".

OSS...

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #49 Online: Maro 22, 2010, 10:48:51 »
Olá!
Perfeito.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #50 Online: Maro 22, 2010, 14:12:56 »
Osu! Obrigado pela ilustração.

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #51 Online: Maro 22, 2010, 16:09:23 »
eu sempre sou mal visto nas discussões sobre "reação"... acho temerária essa orientação absoluta e plena de NÃO reagir, seja lá qual for a situação...

pra encurtar, eu pergunto: O que vocês acham que acontece em Israel quando um meliante saca um punhal para assaltar alguém num ônibus ?

fomos doutrinados para não reagir, e o marginal tem a certeza disso, e agora está tendo também a certeza de que o cidadão de bem estará desarmado, como querem nossos estimados líderes.


A. HIGINO

  • Visitante
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #52 Online: Maro 22, 2010, 17:08:13 »
OSS, Farkatt...

A minha política nessas situações é reagir sempre...Exceto se você estiver acompanhado de seus familiares. Neste caso você tem que medir cuidadosamente os prós e os contras, mas se der reaja!
....................
O nosso País está assim devido a covardia no nosso povo e de nossas autoridades.
De um lado um povo acovardado!
De outro lado as autoridades incentivando o povo a agir como um rebanho de ovelhas, hora para ser tosada, hora para ser abatida!
......................
Deixo aqui um lembrete a todos:
O símbolo do Shotokan-Ryu é um Tigre e não uma ovelha!
........................
"Por mais que se conheça a natureza perversa de um homem, erroniamente esperam dele piedade perecendo todos sem lutar". (J. Higino)

OSS...

Offline João Carlos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 127
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #53 Online: Maro 22, 2010, 17:24:02 »
Usando das palavras do nosso Vice Presidente.
O que mata é a desonra..um homem honrado jamais morre, um desonrado está morto em vida.
Prezado Farkatt,
É claro que em crimes de repercussão em entrevistas a autoridades policiais o politicamente correto é orientar a não reagir.
Na pratica a coisa é outra.
O que faz toda a diferença é saber exatamente o momento certo de ação e não correr riscos desnecessários, muito menos expor terceiros.
Mas quando me perguntam eu digo que não deve reagir.

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #54 Online: Maro 22, 2010, 17:38:12 »
A certeza da Não-Reação encoraja o mal intencionado...
Assim como a certeza de que ninguém estará armado aumenta a confiança de qualquer meliante pé de chinelo... não estou falando do profissional que enfrenta até o exército pra completar algum plano, e sim do covarde cheio de crack que mata um pai de família num sinal de transito porque ele olhou torto na hora de um assalto...

repito... acho uma temeridade orientar SEMPRE a não reação.


Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #55 Online: Maro 23, 2010, 01:36:54 »
Oss

não sou nada valente,mas estou com Higino Sensei e não abro,vagabundo só na horizontal,se me dar chance tbém .......

já estou cansado de ser tratado como imbecil,por safados e "autoridades",que só falam e pegam muitas vezes os caras errados e não admitem o erro....

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #56 Online: Maro 23, 2010, 08:05:29 »
OSS, yama...

Concordo plenamente contigo!
.......................
Eu prefiro estar na presença de um Juiz que estar na presença do Criador (Trocadilho).

OSS...

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #57 Online: Maro 23, 2010, 11:44:30 »
Parabens Higino,

Sua valentia nos comove a todos.
Ainda mais sabendo que é um Policial. Seus superiores deveriam ler essa bobagem que vc disse. NAO SE DEVE REAGIR A UM ASSALTO EM NENHUM HIPOTESE.
O CEMITERIO JA ESTA LOTADO DE GENTE VALENTE.

Itto, eu também vou discordar de você aqui.

Se você conseguir fazer a leitura dos riscos e ainda assim tiver certeza de que  pode superá-los, por que não?

eu concordo absolutamente com você que é muito mais prudente e sensato não reagir, principalmente quando não se está preparado para tal.. (e as probabilidades de você se dar mal são enormes) na verdade uma pessoa não preparada, não deve mesmo reagir nunca...

mas, uma pessoa preparada e em condições favoráveis, não só pode, como deve...

Eu mesmo já obtive êxito em duas oportunidades... e era um simples mortal faixa verde.
Porém numa situação estava tudo a meu favor... a arma na cinta do malandro, sem estar em punho...

já na segunda situação, eu não tinha opção... foi uma questão de vida ou morte... de terceiros...
os caras (eram dois seguranças de um restaurante) iam arregaçar meu pai, que estava bêbado e não conseguia ligar o próprio carro, disparando assim o alarme... aí eu fui o elemento surpresa, apaguei um, desarmei o outro, expliquei a situação rapidamente pro que estava imobilizado e vazei...
simples...

é lógico.. não recomendo pra ninguém...
Porém uma pessoa preparada sabe a hora que pode agir... (não precisa de recomendação nenhuma.. e tem a hora que você não tem opção.. como foi no segundo caso que eu citei...)

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Bruno Neves

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
  • Votos: +0/-0
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #58 Online: Maro 23, 2010, 15:31:08 »
Boa tarde,

Preciso concordar com o HIGINO, se há alguma dúvida quanto a eficácia da arte escolhida para dela fazer treinamento algo esta errado. A não-reação é uma orientação padrão que só tem fundamento para aqueles que não tem nenhuma capacidade, convicção ou preparação para executar o contra-golpe ao mal-intencionado. Ademais, para aqueles que tem aptidão, tanto técnica quanto física, o dever é a reação porém sempre observando se algum terceiro (inocente) será atingido.
Na minha opinião é de fato muito bom o comentário do Higino, é de policias assim, que sabem como as coisas funcionam e não "embromam" que precisamos.
A reação se bem executada, isto é, sem exitar e com plena convicção é uma elemento surpresa que o meliante não esta esperando de fato.

OSS.
Bruno.

Kinjiru

  • Visitante
Re: Golpes de Karatê matam!
« Resposta #59 Online: Maro 24, 2010, 11:36:09 »