Autor Tópico: QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA  (Lida 8999 vezes)

A. HIGINO

  • Visitante
OSS, a Todos...

A muito tempo eu venho afirmando insistentemente que QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA. Os Karatekas que se dedicam a praticar o "Karatê Esportivo ou Pula-Pula" (independente da Confederação a que estejam filiados), 90% deles não tem condições mínimas de fazerem um Jyiu-Kumitê descente ou enfrentarem uma Luta Real.
Por quê?...
A potência dos golpes sempre foi o fator preponderante nas nossas discussões, onde sempre advertiamos que, por não ser permitido o contato forte nas competições os praticantes terminavam não desenvolvendo uma boa potência. E que não adiantava dizer que Karatê Esportivo e o Karatê-Dô Marcial são a mesmo coisa ou que na hora "H" irá se sair bem em um Jyiu-Kumitê mesmo só praticando o Shiai.
..........

Peço aos Senhores que atentem aos seguintes fatorem antes de assistirem ao vídeo...
1- Primeiramente, é esse o vosso Karatê?
2- Aonde está a potência dos golpes?
3- Aonde está a tal velocidade assombrosa ou a super movimentação dos Karatekas Esportistas tão alardeada por todos? Por que não a utilizam neste tipo de luta (Karate-Jutsu)?!
4- E o Karatê? Por quê 85% do tempo de luta - o Karatê é abandonado em detrimento do agarramento, Faltaria a "POTÊNCIA NOS GOLPES" para impingir sofrimento no oponente impedindo o seu intento de avanço?
5- Observaram com atenção o nível das técnicas utilizadas (sem Hiki-tê nem Hiki-ashi)?

Lembrem-se que este vídeo foi promovido por uma entidade de Karatê Esportivo, onde eles criaram uma competição denominada "Karatê-Jutsu", e que os seus competidores obviamente são advindos do karatê Esportivo.

Quando os Senhores assistirem ao vídeo postado abaixo vocês tirarão as suas próprias conclusões.

http://ffkarate.cos.eu/CPFRKJUTSU08/CPFRKJUTSU/

OSS...

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #1 Online: Junho 30, 2010, 18:27:02 »
Oss sensei Higino!

Respostas:

1) Não; inclusive o estilo que pratico é diferente mas não vem ao caso.
2) Deve estar escondido em algum lugar, porque não vi.
3) Deve estar escondido no mesmo lugar que esconderam a potência e a força.
4) Já notei que na maioria das modalidades de luta onde é permitido o agarramento os atletas se utilizam disto para tentar provavelmente fugir do cansaço; nada contra, só fica chato quando a coisa é feita sem técnica.

Refletindo mais sobre o que disse, mais especificamente sobre o pula pula, estou começando a achar que o kickboxing (karatê + box) é a melhor solução para competições nestas modalidades. Porque senão fica parecendo aquela história do pato que me contaram um vez; o bicho nada, anda e voa mas não faz nada direito.

Bota logo uma luva, uma proteção nos pés e parte em direção a vitória, com técnica de preferencia, mesmo que seja com um knockout e pronto.

A galera fala que o shotokan e os derivados são o tipo pula pula; fala sério, realmente a coisa fica muito estranha mesmo.

E o kyokushin e seus derivados então...sempre com a cara aberta, socos só no peito e abdomem - até aí normal - o duro é ter aquela impressão ruim da falta de técnica para defesa / bloqueios na parte da cabeça.

OSS!

Dan

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #2 Online: Junho 30, 2010, 18:34:22 »
Bom tarde Higino,

Gostaria, por favor, me dar a definição da competição denominada "Karatê-Jutsu" em sua totalidade por uma entidade de Karatê Esportivo.... que os seus competidores obviamente são advindos do karatê Esportivo depois de alguns "observação" sem crear controvérsia ? Depois te responde...


Oss...
« ltima modificao: Junho 30, 2010, 18:55:46 por Dan »

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #3 Online: Junho 30, 2010, 19:02:06 »
Higino, eu concordo em parte com seu argumento.

Minha observação é que um especialista em Shiai não vai se dar bem num Jiyu como você também acha, mas também um especialista em Jiyu não vai se dar bem num Shiai...

o que eu entendo por se dar bem é:

1, num Jiyu Kumite, é sair inteiro e o outro não.
2. num Shiai Kumite, pontuar conforme as regras, não necessariamente saindo inteiro do combate

ou seja, o especialista em Shiai, provavelmente vai ganhar do especialista em Jiyu, nun shiai, mas pode não sair inteiro da luta, paciencia, o que conta é a regra da luta, ganhou...
e num Jiyu kumite, você está certíssimo, não adianta nada bater 2 ou 3 vezes ou bater sempre antes do adversário, se esse golpe não tiver kime. O normal é o especialista em shiai perder uma luta de jiyu...

generalizações a parte, o fator pessoal também conta muito... estamos falando em indivíduos razoavelmente semelhantes... existem excessões a qualquer regra.


A. HIGINO

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #4 Online: Julho 01, 2010, 00:02:19 »
OSS, a Todos...

Camarada Dan...
Gostaria de enfatisar que o termo Jutsu significa apenas Técnica, termo esse outrora utilizado no Karatê.
Ficou claro que nessa régra adotada na França é permitido a luta agarrado, mas esta não é a questão!
A questão é que nota-se claramente a dificuldade dos lutadores neste vídeo em desenvolver técnicas de "Strike", porque parece lhes faltarem potência.
E porque isso pareceu ficar evidente nesse vídeo?
SIMPLES!
Ora se você vive a praticar o Karatê visando apenas pontuação, onde não precisa de potência para marcar o ponto, a consequência será desenvolver golpes pouco contundentes, claramente vistos neste vídeo. E me parece que os lutadores desse vídeo são adeptos do Karatê Esportivo.
É óbvio que no futuro haverão lutas melhores e mais fortes nesta modalidade de "Karatê-Jutsu" mas para isso esses competidores terão que voltar-se à prática Marcial ou serão sucumbidos por lutadores de Karatê que treinam visando o Jyiu-Kumitê.

Compare o 1º vídeo com este e veja a diferença:



Agora veja neste vídeo como a potência dos golpes fica a dever:


...........

Camaradas...
Creio que esta modalidade de competição o "Karatê-Jutsu" serviu enormemente para comprovar o que todos já sabiam mas que não queriam admitir, que, o modelo serelepe de lutar adotado pelos esportistas aleija o seu Karatê prejudicando-os grandemente frente a um combate mais duro.

OSS...
« ltima modificao: Julho 01, 2010, 00:32:50 por A. HIGINO »

Dan

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #5 Online: Julho 01, 2010, 04:54:46 »
Prezado Higino,

Eu entendo que você esteja se perguntando um monte de perguntas sobre os princípios básicos a saber, a potência e não força, a velocidade e não a pressa, ou como você disse "...o modelo serelepe de lutar adotado pelos esportistas aleija o seu Karatê prejudicando-os grandemente frente a um combate mais duro" etc... etc... As videos não são um pretexto para compreender o seu argumento, mas sim para facilitar a sua compreensão da disciplina que já é a base de determinados factos, induzir em erro sobre muitas regras. Tanto mais que o momento deve ser uma mistura "que o termo Jutsu significa apenas Técnica, termo esse outrora utilizado no Karatê". Atenção amálgama da alguns coisas em termos... Eu não estou aqui para fazê-lo moral mas sinto muito, você é errado neste caminho, mesmo se você quer as coisas melhoraram, o que é inteiramente sua honra, entendeu ?

Agora me dà se possivel, por favor, a definição do Karatê Justsu ou mesmo o princípio da competição em si que não apanas uma "Técnica" o sentido literal da palavra ?

Oss

« ltima modificao: Julho 01, 2010, 06:07:04 por Dan »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #6 Online: Julho 02, 2010, 10:14:56 »
OSS, Dan...

Esclareça por favor o que você entende por "Jutsu", para evitar delongas!
...........
No que tange o combate visto no vídeo "Karatê-Jutsu", o Karatê utilizado pelos competidores lhe parecia ser um método duro, forte, potente, veloz, eficiente, etc.?!
Pois bem...
Não estou questionando a competição Karatê-Jutsu, estou advertindo sobre a falta de um bom Karatê forte por parte dos competidores.
Agora se você me disser que o Karatê do vídeo em questão apresenta todas as caracteristas de um Karatê-Dô forte, terminamos a discussão por aqui, pois certamente o seu entendimento sobre Karatê forte é bem diferente do meu.
E como você bem sabe...
"Trocar idéia com quem segue um caminho diferente é inútil"

OSS...

Dan

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #7 Online: Julho 02, 2010, 10:44:41 »
Prezado Higino,

Não Senhor, e a você Higino, por favor e pela terceira (3) vez que demanda sobre a definição e o esclarecimeto de Karatê Jutsu ?

Citar
o Karatê utilizado pelos competidores lhe parecia ser um método duro, forte, potente, veloz, eficiente, etc.?!

Não sei onde você vi isso na qualquer vídeo emitido e "promovido por uma entidade de Karatê Esportivo, onde eles criaram uma competição denominada "Karatê-Jutsu" chamado de... Fédération Française de Karaté et Disciplines Associées - FFKDA.

Citar
"Trocar idéia com quem segue um caminho diferente é inútil"


Parece que os dias da inquisição ou do aristrocacie ou simplesmente "censura" da ditatura !... Espero que isto não é comumente usado termos que você ouve na Assembleia Geral das Associações, Clubes, Federações ou Confederações estilo: "So eu que mando, cala boca... é inútil !" ?? Espero que não prezado Higino !...

Oss.
« ltima modificao: Julho 02, 2010, 10:57:19 por Dan »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #8 Online: Julho 02, 2010, 11:22:25 »
OSS, Camarada Dan...

Não vejo motivo para suas averbações!
Vou repetir...
Esclareça por favor o que você entende pelo termo "Karatê-Jutsu"!
Já disse o que entendo por Jutsu, falta agora você dizer o que você entende.

OSS?

Dan

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #9 Online: Julho 02, 2010, 11:59:00 »
Prezado Higino,

Não Senhor !!!!

E você que comecou sobre o tópico e assunto, você lembre-se:

Citar
...que este vídeo foi promovido por uma entidade de Karatê Esportivo, onde eles criaram uma competição denominada "Karatê-Jutsu", e que os seus competidores obviamente são advindos do karatê Esportivo.

Agora tambem "não vejo motivo para suas averbações" e uma hipotético constação sobre pratica...  Mas por favor, gostaria que você me dá o esclarecimento, obviamente, a extensão da sua disponibilidade e conhecimentos nesta área do Karatê, a formulação ou averbação, declaração como você quer... pela quarta (4) vez "onde eles criaram uma competição denominada" Karatê-Jutsu ?

Merci.

Oss.
« ltima modificao: Julho 02, 2010, 12:11:20 por Dan »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #10 Online: Julho 02, 2010, 14:44:16 »
OSS, Dan...

Pela última vez...
Você foge das minhas perguntas fazendo outras perguntas!
Então digne-se a ler as minhas postagens neste tópico com a devida atenção, e não insista em perguntar aquilo que eu já respondí sem antes refutar se concorda ou não, ou mesmo apresentar o seu entendimente inerente ao assunto.

OSS...

Dan

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #11 Online: Julho 02, 2010, 15:05:52 »
Prezado Higino,

Não Senhor !!!!

Eu não tenho o hábito de "fugir" e fazendo outras perguntas... Compare o que é comparável como qualquer disciplina. Convite de novo a olhar que você escreveu em "relação" ao Karatê Jutsu pela quinta (5) vez, e minha pergunta sobre unicamente "a definição do Karatê Justsu ou mesmo o princípio da competição em si que não apanas uma "Técnica" o sentido literal da palavra ?"...

Dai você vai entender !

Oss.
« ltima modificao: Julho 02, 2010, 15:21:31 por Dan »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #12 Online: Julho 02, 2010, 15:31:21 »
OSS, Dan...

Você escreveu isto:
"Dê-me a definição do Karatê Jutsu ou mesmo o princípio da competição em si que não apanas uma "Técnica" o sentido literal da palavra ?"
Pois bem...
Vou ser o máximo objetivo!
1- Não conheço os princípios ou régras desta modalidade de competição.
2- Não conheço outro termo para jutsu, além do que já explanado.
Nada mais posso dizer, para conhecer o seu entendimento sobre o assunto.

OSS...

Dan

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #13 Online: Julho 02, 2010, 16:11:18 »
Prezado Higino,

Grato por tua resposta, Senhor. Em relação a:

Citar
Lembrem-se que este vídeo foi promovido por uma entidade de Karatê Esportivo, onde eles criaram uma competição denominada "Karatê-Jutsu", e que os seus competidores obviamente são advindos do karatê Esportivo. Quando os Senhores assistirem ao vídeo postado abaixo vocês tirarão as suas próprias conclusões.

http://ffkarate.cos.eu/CPFRKJUTSU08/CPFRKJUTSU/

Nem sequer podemos comparar uma adequada disciplina, que é o Karatê Jutsu é mais relevante para situações de auto-defesa nos últimos anos tem sido introduzida numa base voluntária, em competições e provas de DAN na Fédération Française de Karaté et Disciplines Associées - FFKDA.
Atenção também não confundir o Ju-Jitsu ou Jujutsu ou Jiu-Jitsu, que combina técnicas de combate que foram desenvolvidos durante a era feudal do Japão para se defender quando é desarmado. Estas técnicas são frequentemente classificados em três (3) categorias principais: Atemi waza (técnicas de ataque), Nage waza (técnica de atirar) e Katame waza (técnica de controle) para controlar o adversário. Sem repetir a derivação de Karatê-dô, vou dar uma definição do significado técnico de Jutsu (术, Jutsu) arte, média, técnica... Pode isolar estas palavras, o caractere chinês "jeou" significado flexíveis, madeira, flexibilidade...
Com base neste princípio natural, pode ser definido como um princípio de se mover e adaptar a diferentes tipos de confronto envolvendo atemis, chaves e projeções. Este tipo de trabalho pode encontrar uma parte, várias interpretações no Bunkaî e de acrescentar... um conceito de defesa pessoal para atender às necessidades individuais. Estas são as técnicas de defesa contra os ataques desarmados de frente, laterais, piso e com os braços. Através de uma competição em oposição visando Juniors, Senior (Adulto), homens e mulheres com categorias de peso. A competição consiste em três (3) partes:

- Kumite (todas as técnicas específicas para Karatê)

- Técnicas de aperto (em pé), a aquisição de técnicas de projeção e os principais estrangulamentos.

- Técnicas de aperto (chão), técnica de imobilização, chave para os braços e pernas...

Esta forma de competição enriquece a cultura do Karatê-dô. Ela nasceu em 2002 e, atualmente, um entusiasmo vivo continua a crescer. Novamente, é evidente que todos nós somos parte integrante da grande família das Artes Marciais, e praticamente todos os fins de Budo e conforto para atender, sem dúvida. A conclusão final que virá à mente é: será, sem dúvida, na adversidade que particularizar as grandes almas. Estas são as grandes tragédias humanas que revelou o intrépido que fez o orgulho de muitos povos. Será o mesmo para as Artes Marciais, está a permitir-lhes a verdade universal e enfrentando-o sem subterfúgios ou artifícios, a Budoka está levantando sua cabeça. Quando um médico se torna consciente da perigosidade da sua técnica no hospital... ele não pode escapar de uma profunda reflexão sobre sua relação com a morte, a sua própria ea dos outros. Não importa qual a resposta desta meditação, o importante é que ele entra no campo das grandes questões filosóficas que vagueiam pela Dojos, no redor dos tatamis e do mundo:

Serei capaz de defender a minha vida ea de minha família em caso de perigo iminente ?

A prova será no Karatê-dô quando uma determinada pesquisa será trabalhado mais e você terá uma abordagem realista lado da agressão na rua. Nunca se esqueça de que a filosofia é uma prerrogativa da mente superior, é importante usar a cabeça, tanto quanto seus músculos. É um conjunto ! O authentic Arte Marcial e um crescimento espiritual pode viver com certeza, melhor... A mente é a situação final onde extrai seus recursos mais majestoso. Acho simplismente que a competição é um dos colisão entre a realidade da situação e da realidade em si. A competição tem regras e na rua não tem.... por isso cerca de um em tudo o que precisa para colocar as pessoas no caminho certe e de não fazer provar em vídeo tal ou tal competições... mas sim dentro o aprendizagem dia a dia, mesmo no Karatê-dô, prezado Higino, no Dojo entre o Tradicional e o Desportivo conjuntamente...

Oss.
« ltima modificao: Julho 02, 2010, 16:23:46 por Dan »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:QUEM LUTA JYIU-KUMITE LUTA BEM O SHIAI MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA
« Resposta #14 Online: Julho 02, 2010, 17:16:50 »
OSS, Dan...

Responda-me o seguinte...
1- Quando eu faço o lembrete que os lutadores do vídeo são advindo de um Karatê Esportivo, eu estava equivocado?
2- Você realmente acredita que a mescla desses estilos "Strike e Wrestling" representa uma resposta realista às agressividades das Ruas?
........................
Obs:
Camarada Dan... Na minha Profissão Eu vivo 24h a agressividade e a violência das Ruas, e você pode acreditar no que eu te digo, se você utilizar este método do vídeo "Strike e Wrestling" nas Ruas você não durará 01 segundo.
Nas Ruas você tem que ter objetividade, um golpe um a menos, senão você não terá outra oportunidade.
Como pode você acreditar que isto representa uma abordagem realista frente às agressões das Ruas?!
Não se ofenda...
Mas isto não passa de uma mera competição, totalmente voltada para suprir o ânseio daqueles que abandonaram a antiga prática do Karatê-Dô. E que agora influenciados pelo Vale-Tudo e pelas indagações dos alunos que duvidam da eficiência do que praticam frente a um lutador de Wrestling, inovam com essa competição.
..............................
Outra coisa...
Corrija-me se eu estiver errado mas, "Flexivel ou suave" não seria o termo "Ju ou Jyu"?
Pois bem sei que Jutsu realmente significa Técnica, Arte, etc.
Logo se Jutsu quer dizer também "flexivel", conforme você afirma ser no caracter chinês, isso não geraria uma redundância, pois ao invés de ju-jutsu significar arte suave ou flexivel nós teriamos apenas o termo flexivel repetido 02 vezes?

OSS...