Autor Tópico: TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)  (Lida 13905 vezes)

Offline Ulbricht

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 246
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #15 Online: Maro 22, 2011, 21:35:28 »
Tb gostei do vídeo, apesar dos caras estarem lutando a meia força dava para ouvir o barulho de algumas pegadas mais pesadas. E o melhor, sem pulinhos!!!
Oss!!
Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

A. HIGINO

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #16 Online: Maro 22, 2011, 22:48:31 »
OSS...

Meus amigos é triste quando acessamos o “You Tube” para assistirmos uma boa luta de Karatê e o que vemos é apenas Shiai-Kumite.
Não importa que você tenha digitado Jyiu-Kumitê, vai aparecer Shiai-Kumite.
E o pior é que 90% das lutas são uma vergonha, ninguém se importa nem ao menos de colocar lutas de Shiai que prestem, colocam qualquer porcaria de fundo de quintal.
As lutas boas de Shiai vistas na Internet na verdade são aqueles compêndios com lances espetaculares que a maioria aqui já assistiu (Isto é Karatê).

Quando eu coloquei esse vídeo no You Tube foi com o objetivo de mostrar que existe esse outro lado, já a muito esquecido!
O Jyiu-Kumite!
Se todos aqui que concordam em modificar essa imagem negativa que injustamente paira sobre o Karatê, postasse no You Tube filmagem fazendo uma boa luta de Jyu-Kumite nos moldes antigos, com certeza melhoraríamos ou até modificaríamos esse falso estereótipo que impingiram ao Karatê.

“Quando os justos se calam triunfa o mal.”


OSS...

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #17 Online: Maro 23, 2011, 08:35:47 »
OSS...

Meus amigos é triste quando acessamos o “You Tube” para assistirmos uma boa luta de Karatê e o que vemos é apenas Shiai-Kumite.
Não importa que você tenha digitado Jyiu-Kumitê, vai aparecer Shiai-Kumite.

Pois é, Higino Sensei. Tenho passado por isso tb.
O máximo que eu estou achando são vídeos de Jyu-Ippon-Kumite...
o resto ou é shiai, ou é um Jyu kumite, cujos karatecas acham q estão lutando shiai.
Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #18 Online: Maro 23, 2011, 16:24:16 »
Higino e demais Senseis,

No Kung-Fu, praticávamos os combates e haviam momentos onde o Meste definia que alguns deveriam utilizar no combate as sequências definidas em um determinado Kati.

A intenção era forçar duas coisas. A primeira era fazer o sujeito raciocinar sobre os movimentos do Kati e verificar onde ele poderia aplicar, e o cara tinha que se virar e buscar a situação onde seria eficiente tal aplicação. deixar o cara esperto pois, certamente o oponente  também seria um conhecedor do Kati, logo o golpe ou a defesa deveria ser muito eficiente para dar resultado.

Acha que poderia haver um treino semelhante com nossos Katas?


Oss.

PS: Da gostos e ver Karatedocas lutando de verdade! OSS!
      Gustavo

julianoferreira

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #19 Online: Maro 23, 2011, 16:53:18 »
Oss Shaolin,

uma dúvida: O mestre definia qual Kati e qual a sequência?

Eu acredito que demonstrar uma situação de um Kata que o praticante saiba fazer não chega a ser tão difícil. Uma defesa, por exemplo, pode desencadear uma sequência de ataques que existem em um determinado Kata. Mas um Kata pré-determinado pelo sensei é algo que, realmente, necessita de um nível de compreensão elevado sobre o Kata.

Mas eu acho um exercício interessante, que vale a prática. Pois força o aluno a conhecer não somente os movimentos do Kata, mas a aplicação e fundamentação do mesmo.

Por exemplo, o Bassai é um Kata marcado, na minha opinião, por defesas fortes e em sequência, poderia ser adaptado para esse molde de treinamento sim.

Oss!

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #20 Online: Maro 23, 2011, 20:36:23 »
Shaolin do Norte, meu sensei ja fez isso comigo,

eu to lutando e ele diz, usa o jion...

usa o bassai-dai....

e, pra mim pelo menos, é complicado hein...
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #21 Online: Maro 23, 2011, 23:18:05 »
Complicadíssimo... até porque kata não serve exatamente pra isso... não diretamente...


Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #22 Online: Maro 23, 2011, 23:42:49 »
Oss,

Achei interessantes, Shaolin do Norte, mas acho que seria muito mais legal da seguinte forma: o Sensei instruiria cada aluno a utilizar apenas os golpes, defesas, bases de um determinado Kata - um para cada (em off, óbvio)...

... já no meio do Kumite, como colocou o Felipe Andrade, acho complicado.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #23 Online: Maro 24, 2011, 09:51:05 »
Citação de: Shaolin do Norte
Higino e demais Senseis,

No Kung-Fu, praticávamos os combates e haviam momentos onde o Meste definia que alguns deveriam utilizar no combate as sequências definidas em um determinado Kati.

A intenção era forçar duas coisas. A primeira era fazer o sujeito raciocinar sobre os movimentos do Kati e verificar onde ele poderia aplicar, e o cara tinha que se virar e buscar a situação onde seria eficiente tal aplicação. deixar o cara esperto pois, certamente o oponente  também seria um conhecedor do Kati, logo o golpe ou a defesa deveria ser muito eficiente para dar resultado.

Acha que poderia haver um treino semelhante com nossos Katas?

Se entendi bem acredito que a idéia funciona no Karatê tambem, especialmente se for no Shotokan. O dificil (ao menos para mim) é montar o treinamento para isso.

Como exemplo de que esta idéia pode funcionar vou citar o mestre Hideyuki Ashihara - criador do estilo Ashirara karatê (mais um discidente do Kyokushin). A idéia dele foi a seguinte: Ele criou baseado em Tai sabaki várias sequencias de movimentos, uma espécie de kata "moderno". O que dispara a sequencia e as subsequencias do "kata" é sempre um ataque de algum oponente. Por exemplo: Ao receber como ataque um chudan mae geri o karateca executa uma defesa e em seguida vem as sequências de vários ataques já pre-determinados e estudados para tal ataque.

Ao ver o karateca do estilo Ashihara executando as sequências sozinho, como se fosse um kata normal, fica féio de se ver comparado ao um kata normal. Porem quando executado em dupla fica interessante.

No estilo Shotokan acredito que o aproveitamento do kata, já praticado normalmente, poderia ser utilizado quase que totalmente.

P.S Penso que o uso do kata deveria ser utilizado na luta de forma natural, exatamente como vc descreveu sobre os katis. Porem, é dificil perceber algum traço de algum kata em uma luta.

OSS!


Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #24 Online: Maro 24, 2011, 10:35:17 »
Oss,

Deixem-me explicar o treino:

Inicia-se o treino de kumite. O Sensei vira para um dos lutadores e fala “Heian Sandan”!

O combate continuaria e o camarada que recebeu a instrução deverá aplicar, em algum momento, uma determinada sequência de ataque e defesa do Kata.

Claro que é difícil, mas o Karate é difícil... e também é claro que o Kata não serve para esse fim específico mas, é um treino que força o cara a interpretar o Kata.

Oss.
      Gustavo

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #25 Online: Maro 24, 2011, 12:01:38 »
não me expressei bem...

reitero o que disse no meu post anterior, mas também esqueci de dizer que gostei da sua sugestão e acho que pode ser aplicada sim, Shaolin.

julianoferreira

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #26 Online: Maro 24, 2011, 12:07:18 »
Ah sim, ficou mais claro agora.

Eu acho perfeitamente aplicável sim. Até pq você pode iniciar sua sequência a partir de uma defesa. Ainda mais tratando-se de Katas básicos, as sequências não são lá muito complexas.

Tá aí, mais uma idéia pra levar pra casa!

A. HIGINO

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #27 Online: Maro 24, 2011, 19:30:39 »
OSS...

“Quando desejares esconder algo de alguém faça isso pondo-o bem visível.”
................

A beleza dos movimentos dos Katas e as suas aplicações complexas muitas vezes cegam-nos quanto a outras técnicas muito mais importantes que desapercebemos a sua existência, não porque não saibamos sobre elas, mas porque estão tão visíveis que ignoramo-las.

Faço uma pergunta e peço a todos que a respondam com toda sinceridade:
Quando vocês estão lutando, vocês se defendem recuando ou se defendem avançando sobre o ataque?
Pois bem, exceto pelos 03 primeiros movimentos do Kata Kanku Sho, todas as defesas dos Katas são avançando sobre o ataque do oponente.
OBS:
Existem outras defesas recuando (Nijushiho), mas devido a sua aplicação a conotação difere de uma defesa padrão.
...........................

Quando nós estavamos lutando o nosso Sensei costuma dizer:
Lutem como no Kata!
Parem de recuar, defendam avançando!
Isso me fez entender porque muitos não conseguem entender a concepção do Todome-Waza, pois fica muito difícil quebrar a resistência do oponente recuando.

Entre tantas outras técnicas “ocultas” nos Kata que seriam úteis nas lutas, essa seria mais uma delas que passa despercebida.
"DEFENDER AVANÇANDO"

OSS...
« ltima modificao: Maro 24, 2011, 20:04:07 por A. HIGINO »

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #28 Online: Maro 24, 2011, 20:38:37 »
Olá!
Caro Higino, há algum tempo abri um tópico
"no Karate não existem defesas"
e foi isso que também quis dizer.
O Karate é uma Arte Marcial tão eficiênte que mesmo uma simples defesa,
já basta para traumatizar o oponente que ataca.
Assim sendo se Vc. defender-se ou indo a frente ou mesmo deslocando
 somente  o quadril para a frente, a sua defesa tornar-se-a um forte ataque.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

julianoferreira

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #29 Online: Maro 25, 2011, 08:06:18 »
Olá a todos!

No estilo Wado-ryu - que eu pratico - temos uma ênfase bem grande em esquivas e uma movimentação mais circular. Isso se deve a base que o estilo teve, já que o fundador Otsuka-sensei era graduado em Jiu Jitsu e Kendo. Nossas esquivas lembram, de certa forma o Aikido, com movimentos circulares, utilizando a força do golpe do oponente contra ele. Além disso aplicamos também algumas quedas (herança do Jiu Jitsu Japonês).

Assisti e participei alguns treinos de Shotokan, onde pude ver exatamente isso que o Sensei Pedro e Sensei Higino estão enfatizando. Defesas "duras", indo de encontro ao movimento do oponente.

Partindo da idéia que ambos os conceitos são válidos - As esquivas circulares do Wado-ryu e as defesas pesadas do Shotokan -  como consigo aplicar os dois princípios?

Oss!