Autor Tópico: TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)  (Lida 13914 vezes)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #60 Online: Maro 29, 2011, 18:20:11 »
Prezado Golden,

Eu, e creio que os demais colegas (inclusive você), estamos falando de karatê!

Pontos de divergências haverá sempre, ainda mais quando se trata desta eterna discussão entre karatê desportivo e karatê marcial.

Eu concordo contigo que tanto no dojo quanto fora dele, temos que ter auto controle. Ninguém vai descordar de você! Mas o que vc não está entendendo, é o nosso ponto de vista.

Perceba, nenhum dos senseis que postaram aqui (me excluo, pois não sou sensei), e todos os karatecas que se manifestaram a favor do treino de contato, em nenhum momento pregou o treino desmedido e a sangria nos treinamentos. O que estamos colocando, é que um treino forte, com contato, prepara melhor o karateca como lutador, e porque não dizer, como ser humano, porque os ensinamentos do karatê ultrapassam os limites do dojo, e certamente se expandem para todas as áreas da sua vida, e amigo, a vida não vai ter SUDOME com você, ela vai bater e bater doido. Mas essa é uma discussão mais filosófica da coisa.

Mas entenda, ninguém aqui está dizendo que tem que trocar pau que nem um doido, e por isso mesmo, ninguém aqui aconselha kumite para quem está começando... pensa nisso...

Um abraço...

A. HIGINO

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #61 Online: Maro 29, 2011, 19:13:51 »
“O Karatêka que ignora o Combate Real é tão inútil quanto uma árvore frutífera que não dá frutos.”

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #62 Online: Maro 29, 2011, 20:25:58 »
Olá!
Eu até hoje estudo e pratico Karate, e sei que terei que continuar assim
para o resto da vida
Lendo o post do companheiro Golden Era, pergunto:
Quem disse que quando se entrega com a alma  no Kumite é violência?
Luta Marcial Vc. apenas luta, após a luta enxuga o sangue, abraça e
agradece seu oponente.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #63 Online: Maro 29, 2011, 22:14:24 »
Perfeito Pedro Sensei !!!!

Amigos verdadeiros somente aqueles que encaremos de frente em combate!
Não há nada mais dignificante do que o respeito entre verdadeiros guerreiros.


OSS...

Offline Golden Era

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #64 Online: Maro 29, 2011, 22:27:41 »
Companheiro Higino,

NO Karate do nao existe Combate Real, justamente porque se impõe o SUNDOME.
Karate Real é Kihon Ipon KUmite onde os ataques podem realmente atingir o adversario.
Jiu Kumite é brinquedinho de criança no Karate, todos vão de uma forma ou de outra segurar os golpes, por motivos obvios.

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #65 Online: Maro 29, 2011, 22:37:00 »
Srs,

Vossos comentários somente poderão ser compreendidos por uma pessoa que já tem a arte marcial encruada nas veias.

Somente com os anos de prática pode se entender que se pode fazer um combate duro, arriscado e dolorido e realiza-lo apenas com a intenção de praticar a arte que se treina, sem sentimentos como raiva ou competição, afinal, kihon e kata não formam um karateca; é necessário o Kumite.

Somente com os anos vem o bom senso e a segurança.

Tentar explicar que dois veteranos de Karate podem lutar de forma dura e ambos saírem sãos (as vezes com um nariz ou um joelho $%&!...) para quem nunca o fez, é mesmo que tentar explicar o sexo dos anjos...

...Karate Real é Kihon Ipon KUmite onde os ataques podem realmente atingir o adversario.
Jiu Kumite é brinquedinho de criança no Karate, todos vão de uma forma ou de outra segurar os golpes, por motivos obvios.

Desculpe meu caro Golden, mas vai falar isso para meu nariz, minhas cicatrizes, meu joelho... Sendo muito franco, você deve ter treinado num lugar muito mole.

Oss.
      Gustavo

Offline Golden Era

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #66 Online: Maro 29, 2011, 22:58:54 »
Caro Shaolin,

Treinei em Osaka, na sede da JKA de lá..
Nao era fraco nao, e estar na frente daqueles japas no Kihon Ipon é muito pior que estar na frente de qualquer Brasileiro daqui no Jyu KUmite, pode acreditar.
Alias, perdi 2 dentes da frente no Kihon Ipon com meu SEMPAI.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #67 Online: Maro 29, 2011, 23:59:58 »
Saudações a todos...

Lendo a postagem do “Camarada Golden Era” sobre Jyiu-Kumite vs Kihon-Ippon-Kumite, me fez relembrar de um amigo que o conheci a muito tempo atrás quando eu ainda era 2º Dan.

Determinado dia apareceu em nosso DôJô esse amigo Karatêka 3º Dan vindo do “Sul” que era aluno de um renomado Mestre Nippon-Brasileiro, e por sinal ele era muito bom tecnicamente e tinha um golpe muito forte.
O interessante é que ele dizia a mesma coisa que disse o “Camarada Golden Era”: “Jyiu-Kumite é brincadeira de criança comparado ao Kihon-Ippon-Kumite.”
Isso nos intrigou!
Realmente, ficar na frente dele nos Kihon-Kumite era duro, muito duro!
Mas, com muita insistência da nossa parte o convencemos a fazer um Jyiu-Kumite sem SUNDOME e apenas 01 regra se segurança, não socar o rosto.

Amigos, foram 02 meses que ele ficou em João Pessoa-PB, e durante esse período sempre que fazíamos luta ele insistia para fazermos o Jyiu-Kumite sem SUNDOME, e “sempre” após um Jyiu-Kumite era comum ouvir ele dizer: “É muito diferente sem controlar o golpe (SUNDOME).”

Não vou dizer como foram às primeiras lutas, mas vocês devem imaginar, não é mesmo?


OSS...

julianoferreira

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #68 Online: Maro 30, 2011, 08:16:50 »
Oss,

Amigos e colegas,

Após alguns dias sem postar em virtude de compromissos profissionais, cá estou eu incomodando os senhores novamente :)

Seguinte, essa é uma conversa antiga, e já vi em pelo menos 20 tópicos desse fórum. Mas vamos lá.

Eu acredito que o Karate praticado enquanto esporte, e por favor, não venham me dizer que Karate não é esporte - EU SEI, é apenas uma forma de se expressar - pode e deve ser utilizado como parte do treinamento de iniciantes, em especial crianças. Trabalho com crianças carentes, onde utilizamos o Karate como uma ferramenta de inserção social, nesse ponto, e há estudos que comprovam isso, se eu utilizar treinamentos que incentivem Jyiu Kumite, ou qualquer coisa que envolva contato total estarei fazendo o caminho inverso, ao invés de formar uma pessoa de caráter e boa índole, estarei criando um jovem delinquente, pq? Pq o meio em que essas crianças vivem já é propício para isso!

Então assim, reconheço o valor do Shiai Kumite nesse sentido, mas reconheço também que ele é só uma pequena fatia, aliás, é uma entrada no vasto cardápio de técnicas e treinamento que envolve o Karate-do.

Numa boa? Faixa preta que não faz Kumite de verdade (com ou sem pulinhos, Pedro-sensei) tem aquela faixa só para segurar a calça do Kimono. Concordo que o camarada pode ser tão bom atleta quanto bom artista marcial, mas não confundam as duas coisas.

"Quem disse que quando se entrega com a alma  no Kumite é violência?
Luta Marcial Vc. apenas luta, após a luta enxuga o sangue, abraça e
agradece seu oponente."

Eu não teria dito melhor! Apenas trocaria a palavra oponente por companheiro!

Enfim, sou da opinião de que o equilíbrio é a chave pra evolução. Há espaço para os dois lados, e acredito, de coração que um depende diretamente do outro.

Oss!


Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #69 Online: Maro 30, 2011, 10:02:59 »
Olá!
 Caro Golden Era, por favor não afirme que em Osaka , frente a um japonês é mais duro do que frente a qualquer brasileiro.
Por favor não me leve a mal, mas conheci um dos melhores e mais fortes Japoneses da JKA, Sensei Taketo Okuda e o seus alunos brasileiros, e posso afirmar que eram e alguns "até hoje" são bem mais fortes do que muitos Japoneses da JKA.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #70 Online: Maro 30, 2011, 10:35:48 »
Oss,

Estou de acordo com o Sensei Pedrão!

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

julianoferreira

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #71 Online: Maro 30, 2011, 10:40:39 »
Eu, apesar de não concordar com o total desprezo pelo Shiai e pelos pulinhos (hahaha), tb estou de acordo sim.

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #72 Online: Maro 30, 2011, 11:23:36 »
Acho que é forçar a barra essa questão de dizer q a JKA tem o melhor karate do mundo e coisa e tal...
Eles são bons, mas com certeza, existem muitos bem mais fortes e com um karate mais apurado. E se for levar em consideração porte físico, aí pronto. Japoneses são pequenos e magros (logicamente, de uma maneira geral, é o biotipo nipônico) Brasileiros não são tão altos, mas em porte, ganham pros japas.
E em relação à técnica, não venham me dizer que eles são melhores do que nós, porque isso é uma questão de dedicação.
Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #73 Online: Maro 30, 2011, 14:59:00 »
Olá!
É meu caro PSekiMG, Vc. mesmo tem um ai na sua academia, e eu tenho pelo menos trez na Mushin, sem falar de outros Amigos aqui do forum.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #74 Online: Maro 30, 2011, 16:34:11 »
Oss,

Caro Golden, mesmo não tendo o tempo que possuo no Kickboxe e Kung-Fu (onde o combate é com bom senso mas para valer!) para o Shotokan (que até onde venho treinando o Jyu Kumite também), da forma que você coloca, parece que venho praticando outra arte marcial nos últimos anos que não é Karate Shotokan. E treino com Senseis que são alunos direto de Kenshuseis... o venho aprendendo com esses mestres é totalmente na contramão que você afirma. Plagiando a Semp-Toshiba, será que “os nossos japoneses são melhores”?

Oss.
      Gustavo