Autor Tópico: A importância do controle na prática do Kumite.  (Lida 2929 vezes)

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
A importância do controle na prática do Kumite.
« Online: Setembro 10, 2010, 15:31:52 »
Oss!

Caros amigos,

No meu último treino de KickBoxe com a turma do Prof Moises Batista. Há na galera que vem treinando, um cabra macho vindo da terra do nosso estimado Higino Sensei, que apesar de possuir pouco mais de 1,50 m de altura, tem um preparo físico “arretado” e uma boa técnica de boxe. O problema dele é que se empolga no momento de fazer os treinos de luta, mesmo quando é falado que trata-se de uma sombrinha.

No último treino, foi avisado que seria uma sombrinha e o camarada foi logo descendo a bota em quem ele treinasse. O problema foi que isso ele fez com alunos inexperientes com apenas meses de treino. E como se não bastasse fez comigo, descendo um mawashi com tudo em minha coxa... Meu sangue subiu na hora e desci o osso nos cornos do paraibinha com um GYAKU ZUKI (na verdade foi mais um direto de direita)... e como eu peso 120Kg e o cabra safado deve pesar uns 60, o cara arriou! Foi aí que o professor interveio mas, demorou! Precisou um garoto novato se machucar, eu me machucar e eu machucar o empolgado que para minha surpresa, se levantou com a boca inchada, e queria continuar a lutar!

Kumite é uma prática que deve ser sempre praticada e incentivada porém, a responsabilidade deve ser DE TODOS. Dos alunos e principalmente do Professor. Nomeei o tópico como "A importância do controle na prática do Kumite" por achar fundamental que sempre devemos por em discussão o tema.

Oss.
      Gustavo

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:A importância do controle na prática do Kumite.
« Resposta #1 Online: Setembro 10, 2010, 16:03:16 »
Eu considero isso, essa situação, ter chegado ao ponto que chegou, tudo isso em função do despreparo do instrutor responsável pelo treino.

o cara tem qeu tá ligado pra antever que esse tipo de coisa pode acabar acontecendo, e descambando pra isso...

E no final das contas, tem que pegar esses empolgadinhos, e meter a porrada mesmo.
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:A importância do controle na prática do Kumite.
« Resposta #2 Online: Setembro 10, 2010, 16:37:56 »
tem os empolgadinhos, mas tem também quem não tenha ideia que esteja fazendo algo errado... que treinou a vida toda arrancando toco no interior...

aqui no nordeste é comum esse tipo de academia que treina sempre "descendo a lenha" e acreditam que é assim mesmo que se tem que treinar...

inclusive eu acho que deve sim ter o momento de descer o malho, mas na hora e na situação adequada e combinado com antecedência...

antes de penalizar o "paraibinha" como você se referiu, convém ter uma boa conversa com ele, saber como ele era acostumado a treinar, etc...

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:A importância do controle na prática do Kumite.
« Resposta #3 Online: Setembro 10, 2010, 17:44:18 »
Mas o que eu tô falando Farkatt.. quem tem que conversar, saber como é a parada, é o babaca, incompetente, $%&! do professor...
Se entrar na minha frente e fizer uma $%&! dessa comigo, eu vou chamar pra conversar? eu vou meter a porrada também!... que se $%&!...
quem tem que ver essa $%&! aí é o professor..
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:A importância do controle na prática do Kumite.
« Resposta #4 Online: Setembro 10, 2010, 18:06:20 »
Oss

qta malvadeza  ::) ::) ::) ::)

eu é não quero brincar de lutinha com voces  :D :D :D :D :D :D :D :D

tudo isso,por causo do modo que ficou o outro tópico que foi para os " Outros Assuntos "  :D :D :D :D :D

isso tá ficando igualmentemente o Hagakure,vai ter uma cidade só para os"  Outros Assuntos " :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:A importância do controle na prática do Kumite.
« Resposta #5 Online: Setembro 10, 2010, 18:48:11 »
Oss,

O professor é meu amigo, e realmente dei um toque para ele no fim do treino! Agora, a responsabilidade para conter a volúpia do aluno em descer a bota é do professor, não minha que lá, estou treinando como os outros alunos e não ensinando! Não conheço o camarada e não acho que isso seja meu papel. Para mim, gente sem noção deve ser repreendido pelo professor e se ele me descer a bota,  ou eu simplesmente paro de lutar (o que seria mais correto, e relatar ao professor) ou eu desço a bota nele também!

...aqui no nordeste é comum esse tipo de academia que treina sempre "descendo a lenha" e acreditam que é assim mesmo que se tem que treinar... inclusive eu acho que deve sim ter o momento de descer o malho, mas na hora e na situação adequada e combinado com antecedência...

O cara pode ter vindo do Templo shaolin, andado em brasa, engolido caco de vidro e lutado com um tigre, mas quando o professor avisa, "VAMOS FAZER UMA SOMBRINHA" façamos uma sombrinha! Quando o professor avisa "PESSOAL, A LUTA SERÁ A VERA, TANTOS RONDS DE TANTOS MINUTOS!" sabemos o que vem por aí! Vou carregar o software em minha mente de acordo com o tipo de situação. Se o cara não tá acostumado ele que tenha consciência e avise, ou então o professor que veja que o cara é sem noção e o repreenda.

O que não pode é um pobre do moleque de meses de academia acabar tendo levando mawashi na coxa e sair mancando... EU to com minha coxa latejando!

E tem mais! Conforme já falei, o praticantes TAMBÉM devem ser responsáveis! Caso eu esteja vendo que o cara é inferior a mim em força, técnica e preparo, adapto minha forma de lutar para preservar o companheiro. Assim ajudo o cara a se desenvolver...
 
...antes de penalizar o "paraibinha" como você se referiu

Não me referi a ele com conotação preconceituosa, até porque sou filho de Pernambucano! Depois do treino, trocamos uma idéia no vestiário e o cara é gente fina, só é sem noção mas é gente fina. Ele me disse que era de Campina Grande, logo Paraibano. Também media menos de 1,60m, logo baixinho e aí juntado os dois temos um “paraibinha”!


eu é não quero brincar de lutinha com voces  :D :D :D :D :D :D :D :D


Yama San, Vamos marcar uma luta de barrigada!!!

Luta do século em Santos!

Sammo Hung Vs Bud Spencer

Vs   ;D

Oss.
      Gustavo

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:A importância do controle na prática do Kumite.
« Resposta #6 Online: Setembro 10, 2010, 21:31:19 »
tá claro que quem tem que botar ordem na casa é o dono.. no caso o professor... se me fiz entender diferente, foi meu erro...

E você confirmou o que eu estava tentando dizer... o cara é sem noção, brucutu, aprendeu assim e talvez nem saiba o que é "sombrinha" ... talvez lá em campina "sombrinha" seja coisa de $%&! (opa... vou pegar cadeia ?)

mas não achei que fosse maldade...

tem gente que é tão brucutu que não vai entender nunca isso... esse é pau-de-dar-em-doido e nunca vai ser um artista marcial, que dosa a ação conforme a necessidade dela, como você faz...

mais ou menos isso...


A. HIGINO

  • Visitante
Re:A importância do controle na prática do Kumite.
« Resposta #7 Online: Setembro 11, 2010, 08:52:55 »
OSS...

Em nosso DôJô (ASKAM) o Jyiu-Kumite-Sombra é sem contato.
No entanto todos estão conscientes que a luta decorre de acordo com o oponente. Quebrou a regra da sombra, arque com as conseqüências!

OSS...

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:A importância do controle na prática do Kumite.
« Resposta #8 Online: Setembro 13, 2010, 08:32:18 »
Falta de noção é outra coisa democratica, não depende de cor, raça, credo ou local de origem.

Em uma academia de karate que estava treinando apareceu um garoto que disse treinar MMA, e na hora da "sombrinha" começou a chutar pra valer. Não deu outra...o oponente (um faixa branca) segurou a perna que chutou e puxou a que ficou no tatame. Resultado: arregaçou o tornozelo do fulano. O carinha ficou 2 meses sumido e quando surgiu novamente disse que não iria treinar mais naquela academia (ainda bem, menos um xarope na àrea).

As vezes não dá para o professor ver essas coisas, ainda mais quando o cara diz que já treina alguma modalidade. Que praticante de arte marcial não sabe o que é uma maldita sombrinha (shadow)?. Quando o aluno diz que nunca treinou nada aí sim o professor fica na cola do maluco. Detalhe, para ele não se machucar.

Já presenciei casos em que o sensei colocou um faixa preta e um iniciante para fazer "sombra" só que foi dito para o iniciante pegar bem pesado porque faixa preta tem que aguentar a pressão, se defender e aprender a controlar a situação.

Gosto de artes marciais no geral, porém o KARATÊ é a que mais condiz com o que eu penso. Nesta arte o conceito sobre respeito pelo oponente é bastante evidente e constante, seja sombrinha, pra valer ou mesmo fora do dojo nas relações sociais.


OSS!

Offline erickdavi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 119
  • Votos: +0/-0
  • Oss!
Re:A importância do controle na prática do Kumite.
« Resposta #9 Online: Setembro 13, 2010, 09:57:07 »
Disciplina e autocontrole são as qualidades primordiais em um artista marcial, se o mesmo não demonstra essas características em seu Dojo, com seus parceiros de treino, como ele poderá demonstrá-las para a sociedade?
Agora quanto à resposta que devemos dar para quem luta dessa maneira conosco é "mude sua atitude conforme o adversário" ou trocando em miúdos, dance conforme a música.

Oss!!


Offline Yago.OK

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
  • Votos: +0/-0
  • faixa amarela - shotokan tradicional [ Oss ]
Re:A importância do controle na prática do Kumite.
« Resposta #10 Online: Setembro 21, 2010, 18:02:47 »
Acho que o controle começa no kihon
Deve-se treinar de 2 modos:
-Fraco, corrigindo
-Forte, com Kime.

Ótima observação, parabens, acho o contole essencial.
 :P

Oss!
Treine sempre do jeito correto, não importa se doer, esforce-se.