Compartilhar

Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: A importância do controle na prática do Kumite.  (Lida 815 vezes)
Shaolin do Norte
Hero Member

« : Setembro 10, 2010, 15:31:52 »

Oss!

Caros amigos,

No meu último treino de KickBoxe com a turma do Prof Moises Batista. Há na galera que vem treinando, um cabra macho vindo da terra do nosso estimado Higino Sensei, que apesar de possuir pouco mais de 1,50 m de altura, tem um preparo físico “arretado” e uma boa técnica de boxe. O problema dele é que se empolga no momento de fazer os treinos de luta, mesmo quando é falado que trata-se de uma sombrinha.

No último treino, foi avisado que seria uma sombrinha e o camarada foi logo descendo a bota em quem ele treinasse. O problema foi que isso ele fez com alunos inexperientes com apenas meses de treino. E como se não bastasse fez comigo, descendo um mawashi com tudo em minha coxa... Meu sangue subiu na hora e desci o osso nos cornos do paraibinha com um GYAKU ZUKI (na verdade foi mais um direto de direita)... e como eu peso 120Kg e o cabra safado deve pesar uns 60, o cara arriou! Foi aí que o professor interveio mas, demorou! Precisou um garoto novato se machucar, eu me machucar e eu machucar o empolgado que para minha surpresa, se levantou com a boca inchada, e queria continuar a lutar!

Kumite é uma prática que deve ser sempre praticada e incentivada porém, a responsabilidade deve ser DE TODOS. Dos alunos e principalmente do Professor. Nomeei o tópico como "A importância do controle na prática do Kumite" por achar fundamental que sempre devemos por em discussão o tema.

Oss.
      Gustavo
Vinteedois
Hero Member

I don't see dead people!

« Responder #1 : Setembro 10, 2010, 16:03:16 »

Eu considero isso, essa situação, ter chegado ao ponto que chegou, tudo isso em função do despreparo do instrutor responsável pelo treino.

o cara tem qeu tá ligado pra antever que esse tipo de coisa pode acabar acontecendo, e descambando pra isso...

E no final das contas, tem que pegar esses empolgadinhos, e meter a porrada mesmo.
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.seqvme.zip.net - O blog da família toda!
("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)
Farkatt
Hero Member

« Responder #2 : Setembro 10, 2010, 16:37:56 »

tem os empolgadinhos, mas tem também quem não tenha ideia que esteja fazendo algo errado... que treinou a vida toda arrancando toco no interior...

aqui no nordeste é comum esse tipo de academia que treina sempre "descendo a lenha" e acreditam que é assim mesmo que se tem que treinar...

inclusive eu acho que deve sim ter o momento de descer o malho, mas na hora e na situação adequada e combinado com antecedência...

antes de penalizar o "paraibinha" como você se referiu, convém ter uma boa conversa com ele, saber como ele era acostumado a treinar, etc...
Vinteedois
Hero Member

I don't see dead people!

« Responder #3 : Setembro 10, 2010, 17:44:18 »

Mas o que eu tô falando Farkatt.. quem tem que conversar, saber como é a parada, é o babaca, incompetente, cuzão do professor...
Se entrar na minha frente e fizer uma porra dessa comigo, eu vou chamar pra conversar? eu vou meter a porrada também!... que se foda...
quem tem que ver essa merda aí é o professor..
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.seqvme.zip.net - O blog da família toda!
("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)
yama
Hero Member

« Responder #4 : Setembro 10, 2010, 18:06:20 »

Oss

qta malvadeza  Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos

eu é não quero brincar de lutinha com voces  Contente Contente Contente Contente Contente Contente Contente Contente

tudo isso,por causo do modo que ficou o outro tópico que foi para os " Outros Assuntos "  Contente Contente Contente Contente Contente

isso tá ficando igualmentemente o Hagakure,vai ter uma cidade só para os"  Outros Assuntos " Contente Contente Contente Contente Contente Contente Contente

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida
Shaolin do Norte
Hero Member

« Responder #5 : Setembro 10, 2010, 18:48:11 »

Oss,

O professor é meu amigo, e realmente dei um toque para ele no fim do treino! Agora, a responsabilidade para conter a volúpia do aluno em descer a bota é do professor, não minha que lá, estou treinando como os outros alunos e não ensinando! Não conheço o camarada e não acho que isso seja meu papel. Para mim, gente sem noção deve ser repreendido pelo professor e se ele me descer a bota,  ou eu simplesmente paro de lutar (o que seria mais correto, e relatar ao professor) ou eu desço a bota nele também!

...aqui no nordeste é comum esse tipo de academia que treina sempre "descendo a lenha" e acreditam que é assim mesmo que se tem que treinar... inclusive eu acho que deve sim ter o momento de descer o malho, mas na hora e na situação adequada e combinado com antecedência...

O cara pode ter vindo do Templo shaolin, andado em brasa, engolido caco de vidro e lutado com um tigre, mas quando o professor avisa, "VAMOS FAZER UMA SOMBRINHA" façamos uma sombrinha! Quando o professor avisa "PESSOAL, A LUTA SERÁ A VERA, TANTOS RONDS DE TANTOS MINUTOS!" sabemos o que vem por aí! Vou carregar o software em minha mente de acordo com o tipo de situação. Se o cara não tá acostumado ele que tenha consciência e avise, ou então o professor que veja que o cara é sem noção e o repreenda.

O que não pode é um pobre do moleque de meses de academia acabar tendo levando mawashi na coxa e sair mancando... EU to com minha coxa latejando!

E tem mais! Conforme já falei, o praticantes TAMBÉM devem ser responsáveis! Caso eu esteja vendo que o cara é inferior a mim em força, técnica e preparo, adapto minha forma de lutar para preservar o companheiro. Assim ajudo o cara a se desenvolver...

...antes de penalizar o "paraibinha" como você se referiu

Não me referi a ele com conotação preconceituosa, até porque sou filho de Pernambucano! Depois do treino, trocamos uma idéia no vestiário e o cara é gente fina, só é sem noção mas é gente fina. Ele me disse que era de Campina Grande, logo Paraibano. Também media menos de 1,60m, logo baixinho e aí juntado os dois temos um “paraibinha”!

eu é não quero brincar de lutinha com voces  Contente Contente Contente Contente Contente Contente Contente Contente

Yama San, Vamos marcar uma luta de barrigada!!!

Luta do século em Santos!

Sammo Hung Vs Bud Spencer

Vs   Sorriso forçado

Oss.
      Gustavo
Farkatt
Hero Member

« Responder #6 : Setembro 10, 2010, 21:31:19 »

tá claro que quem tem que botar ordem na casa é o dono.. no caso o professor... se me fiz entender diferente, foi meu erro...

E você confirmou o que eu estava tentando dizer... o cara é sem noção, brucutu, aprendeu assim e talvez nem saiba o que é "sombrinha" ... talvez lá em campina "sombrinha" seja coisa de viado (opa... vou pegar cadeia ?)

mas não achei que fosse maldade...

tem gente que é tão brucutu que não vai entender nunca isso... esse é pau-de-dar-em-doido e nunca vai ser um artista marcial, que dosa a ação conforme a necessidade dela, como você faz...

mais ou menos isso...

A. HIGINO
Visitante
« Responder #7 : Setembro 11, 2010, 08:52:55 »

OSS...

Em nosso DôJô (ASKAM) o Jyiu-Kumite-Sombra é sem contato.
No entanto todos estão conscientes que a luta decorre de acordo com o oponente. Quebrou a regra da sombra, arque com as conseqüências!

OSS...
Sr. Member

« Responder #8 : Setembro 13, 2010, 08:32:18 »

Falta de noção é outra coisa democratica, não depende de cor, raça, credo ou local de origem.

Em uma academia de karate que estava treinando apareceu um garoto que disse treinar MMA, e na hora da "sombrinha" começou a chutar pra valer. Não deu outra...o oponente (um faixa branca) segurou a perna que chutou e puxou a que ficou no tatame. Resultado: arregaçou o tornozelo do fulano. O carinha ficou 2 meses sumido e quando surgiu novamente disse que não iria treinar mais naquela academia (ainda bem, menos um xarope na àrea).

As vezes não dá para o professor ver essas coisas, ainda mais quando o cara diz que já treina alguma modalidade. Que praticante de arte marcial não sabe o que é uma maldita sombrinha (shadow)?. Quando o aluno diz que nunca treinou nada aí sim o professor fica na cola do maluco. Detalhe, para ele não se machucar.

Já presenciei casos em que o sensei colocou um faixa preta e um iniciante para fazer "sombra" só que foi dito para o iniciante pegar bem pesado porque faixa preta tem que aguentar a pressão, se defender e aprender a controlar a situação.

Gosto de artes marciais no geral, porém o KARATÊ é a que mais condiz com o que eu penso. Nesta arte o conceito sobre respeito pelo oponente é bastante evidente e constante, seja sombrinha, pra valer ou mesmo fora do dojo nas relações sociais.

OSS!
Full Member

Oss!

« Responder #9 : Setembro 13, 2010, 09:57:07 »

Disciplina e autocontrole são as qualidades primordiais em um artista marcial, se o mesmo não demonstra essas características em seu Dojo, com seus parceiros de treino, como ele poderá demonstrá-las para a sociedade?
Agora quanto à resposta que devemos dar para quem luta dessa maneira conosco é "mude sua atitude conforme o adversário" ou trocando em miúdos, dance conforme a música.

Oss!!

Newbie
*

faixa amarela - shotokan tradicional [ Oss ]

« Responder #10 : Setembro 21, 2010, 18:02:47 »

Acho que o controle começa no kihon
Deve-se treinar de 2 modos:
-Fraco, corrigindo
-Forte, com Kime.

Ótima observação, parabens, acho o contole essencial.
 Língua

Oss!
Treine sempre do jeito correto, não importa se doer, esforce-se.
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para:  

Compartilhar