Autor Tópico: Shiai Kumite - Jardim de Infância  (Lida 4476 vezes)

Offline Alaumir Mainardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-1
Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Online: Setembro 25, 2010, 01:12:06 »

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #1 Online: Setembro 25, 2010, 11:48:58 »
Melhor que muitos adultos, excelente! E olha que não executam nenhum chute mágico heim! Gritam kiay nos golpes, fantastico!

Se algum dia chegar a ser sensei vou me espelhar nos senseis destes pequenos guerreiros.

Obrigado por este video Alaumir Mainardes, caiu para mim como uma grande lição.

P.S Você não colocou nenhum comentario, depois de assistir o video focou bem claro o porquê.


OSS!

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #2 Online: Setembro 27, 2010, 09:23:58 »
Os molequinhos marrom fazendo exame pra preta realmente impressionam.. esses daí, não vi nada assim tão extraordinário não.
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #3 Online: Setembro 27, 2010, 09:52:18 »
Extraordinário realmente não é... é até feio, dá dó dos pirralhas se você olhar com outros olhos...

em alguns momentos parece até luta de kyokushin ou "jyukumite" de fim-de-festa-de-quem-não-treina-jyu...

mas é impressionante a garra dos moleques ! gostei !!! e outra: Protetor? capacete ? que nada, os moleques vão na garganta e o prof. tá nem aí...

:)

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #4 Online: Setembro 27, 2010, 10:49:45 »
Isso é um contra senso em qualquer aspecto! Este arremedo de luta deforma o sentido do Karate e não vai determinar nenhuma característica técnica futura. Está provado que deve-se formar antes um indivíduo sadio, sem especificidade e sem especialidade, oferecendo à ele um "cardápio farto e variado de atividades e estímulos" e, posteriormente, o trabalho específico para uma atividade especializada.
O professor e os pais não tem a mínima noção de quanto estão descontruindo, entre outras coisas, o futuro esportivo dessas crianças.
Oss
Ricardo

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #5 Online: Setembro 27, 2010, 11:07:54 »
OSS...

Não concordo que crianças menores de 08 anos de idade façam Karatê-Dô!
Antigamente existia um slogan no Karatê que dizia: “Ensina-se dos 08 aos 80 anos”.
Óbvio que isso era naquele tempo em que a demanda de Professores era grande e o alunado extenso, e os professores tinha a regalia de optar pelo certo e errado.
O Karatê-Dô é uma Arte Marcial violenta, e essa violência não se devem as atitudes ou ao modo de ensinar, mas porque socar e chutar são atitudes características de agressão.
Entende-se que isso (socar e chutar) na cabeça de uma criança de 06 anos que treina Karatê, começará a parecer natural, e mesmo sendo ensinado de forma lúdica, essa brincadeira de socar e chutar, terminará sendo levado para a escolinha e demais lugares onde essa criança conviva.
.................
Outra coisa...
A criança não compreende ainda o sentido do que é empenho ou sacrifício, logo esses valores se perderão na sua graduação, pois nada disso é cobrado. Esse tipo de graduação não passa de um “mimo”.
O que se pode exigir de um faixa Marrom com 11 anos de idade?
Nada!
Ele se tornará um Faixa Preta relapso, pois dele nada se exigiu.
LEMBREM-SE:
A árvore só pode ser moldada enquanto ainda pequena, depois que enrijece nada mais pode ser feito!
Se o início do seu aprendizado no Karatê foi pautado na amenidade e no agrado, o indivíduo crescerá nesse molde, independe se começou com 06 ou 60 anos!


OSS...

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #6 Online: Setembro 27, 2010, 11:21:00 »
Olá!
Perfeita a colocação do D'Elia.
Arte Marcial, só prepara para a luta com muito treinamento de Kihon, Katas e Kumites combinados (kihon ipon, Gohon, jiu ipon e uchi Komi), até que o praticante já tenha condicionado em sua memória as formas corretas.
O Shiai Kumite e o Jiu Kumite para o iniciante, só deforma a postura, não fortalece uma base correta nem o posicionamento de quadril, e para jovens deforma o espirito, criando sempre a intenção da luta pela luta ( com a intenção vazia da vaidade em só vencer) e não de um combate mais efetivo.
Enfim não permite deixar na memória do corpo o reflexo condicionado com a forma e a eficiência corretas.
De que adianta treinamento só de kumites se os golpes aplicados não surtem efeitos pela falta de kimê ( sem Makiwara e saco de pancadas) e de uma correta postura com muito kihon.
Como disse o Amigo Higino: Karate se treina com a exaustão do corpo e agonia da alma.
E isso não deve ser bom para crianças.
Oss
Pedro
 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline marcelo dias

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 59
  • Votos: +0/-0
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #7 Online: Setembro 27, 2010, 16:35:05 »
Pedro Sensei:

Muito ponderado seu comentário.

Eu sei que existe muita diferença entre as crianças, mas dá para definir uma idade mínima para início do karate? E para estas crianças que ainda não estão preparadas para iniciar o karate, o senhor indica alguma outra arte marcial?


Oss

Offline edwinmoutinho

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-0
  • seja forte e decidido!mas nunca deixe de refletir!
    • Blog da minha Academia: Associação Kodokan de Karatê
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #8 Online: Fevereiro 09, 2011, 15:14:37 »
sabe... acho importante começar o treino do karatê-do em crinças... mas como disseram anteriomente, não tão cedo, na base dos 8 anos.
acho que a criança é muito imatura pra iniciar no shiai e jyu kumitê, sem tecnicas adequadas...
o kumitê devia entrar com o tempo, e não tão jovem.. onde estará a infancia dessa criança?
tudo tem seu momento pra acontecer, então não há por que ter pressa..

Oss
Edwin M.
  :D
Oss   todos!

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=3624102946082778382

"a sabedoria é dada   todos nós, cabe a você usa-la da maneira correta!"

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #9 Online: Fevereiro 09, 2011, 15:36:19 »
Prezados amigos,

Meu filho tem 5 anos, ensino karatê pra ele, e nem por isso ele leva para a escolinha ou para qualquer outro lugar, pois ensino a ele que não é para usar contra o coleguinha, mas somente naquele garoto que venha a bater nele. Na boa, ele entende bem. Mas concordo que cada criança é uma criança, e não se tem receita de bolo para isso.

Concordo também que criança não tem que fazer shiai kumitê tão cedo. Mas quanto ao treino do karatê é tão saudável quanto o do judô ou capoeira (que tem em um monte de escolas, inclusive do meu filho).

Acho que tudo está na forma de ensinar, e na capacidade de quem ensina. (não estou dizendo que sou capaz de ensinar crianças, eu só ensino o meu filho)

Quanto ao que o sensei D'elia falou, é perfeito! Tem que se oferecer a criança todo o tipo de estímulo possível e de forma saudável. Vou continuar exemplificando com meu filho.

Eu o ensino dentro de casa, mas esta semana ele começará a praticar na mesma academia que eu, com meu professor. Se ele não quiser continuar no karatê (é possível), não posso obrigá-lo a continuar, tentarei o judô que é sempre atraente para a criança. Além disso, ele fará uma outra atividade esportiva não relacionada a arte marcial. Tentarei organizar o tempo. Isso tudo sem deixar o estudo de lado.

Criança é como uma esponja, absorve tudo que pode com facilidade, mas precisamos ter cuidado, pois se der muita coisa, ela não absorve mais nada.

Quanto a uma idade mínima para começar, como disse antes, acho muito relativo, vai variar de criança para criança.

Um abraço a todos, fiquem com Deus!!!

acessem www.diantedecristo.com.br

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #10 Online: Fevereiro 09, 2011, 15:38:12 »
Lutar karate sem luvas ou focar o treino para luta com crianças é muito complicado. Mas acho que alguns treinos não fazem mal se feitos da maneira correta.
Dizem que na Tailândia crianças lutam à vera no Muay Thai. Quanto a isso sou totalmente contra.

Estes sabem se defender.





Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

julianoferreira

  • Visitante
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #11 Online: Fevereiro 09, 2011, 16:08:30 »
Oss!

Discordo de alguns pontos, e concordo com outros.
Acho que antes de por volta dos oito anos, não é saudável colocar a criança para fazer Kumite, seja Shiai ou Jiu, mas não concordo que isso valha para a prática do Karate como um todo.

Caráter é algo que começamos a formar do momento que nascemos ao momento que morremos, e acho que vai muito do tipo de professor que está dando aula. Veja bem, sensei também é educador, fazendo muitas vezes o papel que os pais não fazem (e deveriam fazer em casa).

Digo isso pois faço parte de um projeto social que busca inserir crianças de comunidades carentes na sociedade, e utilizamos o Karate-do para isso. Recebemos recentemente um menino de seis anos de idade, ele mora com a avó, pois a mãe está internada em uma clinica de reabilitação de drogados, e o pai foi morto em uma ação de represália da Polícia. Ele está conosco há seis meses, chegou lá arredio e tímido, não chegava a ser um menino agressivo, mas provavelmente essas características dele fatalmente se transformariam em agressividade.

Meu sensei, idealizador do projeto, tem muita experiência em ensinar Karate para crianças. Inclusive depois de algum tempo levamos algumas para disputar competições, não no intuito do incentivo a vencer seus coleguinhas, mas para abrir portas e mostrar a eles que existe um mundo diferente da realidade na qual eles estão inseridos (Favelas, tráfico, violência).

Nesse ponto discordo ao dizer que o Karate é violência, pois o vejo mudar a vida das pessoas a cada dia. Parece história da carochinha? Realmente olhando de fora parece, por isso ofereço a quem se interessar, um estudo que fiz, enquanto acadêmico de Antropologia, falando do nosso projeto, e com teses de estudiosos problematizando a eficácia do mesmo.

Caso se interessem, me mandem uma mensagem ou mesmo deixem seus emails aqui que retornarei com prazer.

Oss!

Offline gustavo_cayres

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 70
  • Votos: +0/-0
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #12 Online: Fevereiro 09, 2011, 17:00:08 »
vejam esse video...
é uma responsabilidade muito grande ensinar lutas e artes marciais pra crianças...
esse é vergonhoso até...
sem proteções além da luva, as crianças levam a coisa pro lado pessoal e da raiva, e o gordinho se dá mal...




Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #13 Online: Fevereiro 09, 2011, 17:05:01 »
O gordinho além de usar da força contra o outro, é um cusão pois bate na crocodilagem e depois chora. Criança mal-orientada!
Toda essa coisa tem que servir pra educar em primeiro lugar!

Oss
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Shiai Kumite - Jardim de Infância
« Resposta #14 Online: Fevereiro 09, 2011, 17:16:23 »
Oss,

Tinha que dar um sarrafo nos pais destas duas criança e nos incompetentes que acham que estão ensinando artes marciais...

... bom para criança só Judo.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.