Autor Tópico: Mãos Vazias Literalmente  (Lida 10326 vezes)

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Mãos Vazias Literalmente
« Online: Setembro 30, 2010, 16:56:00 »
Oss,

Hoje, fui almoçar com Pedro Sensei a famosa salada de algas com alho (uma delicia!) da chinesa mal educada na Liberdade... (Aliás, Higino Sensei precisa vir a São Paulo conhecer a salada de algas dessa chinesa sem educação...)

No papo do almoço saiu o assunto sobre lutas (claro...) e não me lembro porque o Sensei falou – “lembra o Mike Tyson que arrumou briga na rua e socou um segurança quebrando a cara do infeliz e a mão?† e foi aí que comentei – Claro! Ele  é um boxer! Passou a vida treinando socar com ataduras nas mão e luvas... -  tenho certeza que Caio D’elia se ler esse tópico vai concordar que isso é o certo (Visto o excelente médico ortopedista que é) e que bater em Muk Yan Jong e Makiwara é coisa de maluco, como nós!

Porém, o treinamento faz a diferença quando se coloca em prática o que foi treinado! Artes Marciais como Full Contact, Boxe, MT, até mesmo o Boxe Chinês (Sanshou) fazem o uso corriqueiro de bandanas e ataduras nas mãos na intenção de proteger os nódulos da mão e principalmete manter o pulso firme para evitar lesões imediatas e futuras. No Karate não usamos nada. Batemos em saco, em aparadores, em makiwara, em nós mesmos, tudo de mãos limpas!

Certamente quem nunca lutou com mão vazias e está acostumando as luvas e bandanas sentirá uma dificuldade tremenda! Vejam que as luvas dependem do peso do lutador. Na WAKO segue-se o padrão das entidades gestoras de boxe, ou seja, 8 onças se o atleta luta na categoria até 66,678 kg/147 libras ou 10 onças a partir de 69,853 kg/154 libras. Nos treinos, utiliza-se a luva de “bater saco†mas para lutas, mesmo em treino são as de 8 a 16 onças.



Minha opinião é que se deve treinar pelo menos algumas vezes de mãos vazias pois, imagine uma situação em que você é forçado a se defender, você vira para o cara e fala – Peraí meu caro oponente... deixa eu botar as ataduras e minhas luvinhas e depois te encho de porrada!

Oss.
      Gustavo

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #1 Online: Setembro 30, 2010, 17:28:19 »
OSS, Camarada Shaolin...

Realmente eu tenho que experimentar essa famosa “salada de algas com alho†(da chinesa mal educada na Liberdade).
.................

Quem treina com luvas de onças, não corrige a postura correta do punho para soquear, e quando estão de mãos nuas sempre socam com os últimos 03 nós da mão, aí normalmente eles quebram o metacarpo do dedo mínimo ou anelar, devido que os 02 últimos metacarpos não tem a mesma centralização e firmeza do indicador e mediano. 

OSS...

OBS: Como é que você consegue postar fotos particulares?

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #2 Online: Setembro 30, 2010, 18:34:45 »
Olá!
Há muito tempo, treinei Goju com o Sensei Akamine que graduou-me shodan, e nessa época ele falou-me algo com muita lógica:
Karate é uma Arte Marcial que o praticante antes de tudo deve entendê-la com inteligência,
e uma das questões foi-me colocado que em partes duras o Karateca deve bater com parte mole, e em partes moles o Karateca deve bater com partes duras.
Não é uma questão interessante e lógica?
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #3 Online: Setembro 30, 2010, 20:49:38 »
concordo plenamente com Pedro Sensei... treinar de luvas ou sempre com seiken (90% dos treinos que vejo são assim, seiken)

dar um seiken bem dado numa ponta de queixo é certeza de nocaute... do seu adversário e da sua mão...
não sei porque o karateca que está voltado para um treino como deve ser treinado, sem se preocupar apenas com competição, deixa de lado o treinamento com haito, shuto, uraken (esse eu vejo de vez em quando o pessoal usando no treino) e principalmente o teisho... totalmente esquecido... bater de teisho (parte "mole")  na ponta do queixo é mais fácil de não arrebentar a mão... e quase tão eficiente quando o seiken...

paradoxalmente, com chutes a coisa é mais abrangente... Claro, a predominancia é maegueri e mawashi... mas os outros chutes e partes do pé são bem mais corriqueiramente treinadas do que as "armas" e golpes com a mão além de seiken

nunca entendi isso...
me desculpem se estiver usando algum termo errado.


Offline ericmazoni

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #4 Online: Setembro 30, 2010, 21:53:32 »
shaolin do norte e Pedro sensei,
acho que postei uma ou duas vezes aqui, mas é o seguinte, trabalho na praça da liberdade e treino com o Sensei Sérgio Hisaoka (associação liberdade de karate) voltei a treinar a pouco tempo, mas quando estiverem por aqui (liberdade) gostaria muito de almoçar com os senhores (cada um paga o seu) e conversarmos sobre karate.

um abraço

OSS.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #5 Online: Outubro 01, 2010, 10:59:11 »
OSS...

Sobre bater com a parte mole ou dura, digo o seguinte...
Quando eu fiz o curso com Yonamine Sensei (Goju-Ryu Okinawa) ele pediu que montassem um Makiwara para demonstrar a técnca de Seiken.
Infelizmente ou felizmente os organizadores não fizeram isto!
No dia Yonamine Sensei aproximou-se de uma parede feita no “cimecal†dura feito ferro, e demonstrou o soco corretamente.
Acreditem...
Eu imaginava que ele iria abrandar o soco.
Ao contrário, ele fez até um deslocamento de base, aumentando ainda mais o impacto na parede.
Em seguida ele desferiu mais outros 05 socos cada um mais poderoso que o outro.
O local onde os socos atingiram, ficou uma cavidade na parede. E olha que era cimecal!
Não preciso mentir para dar créditos a outra pessoa, simplesmente isso foi o que aconteceu!

OSS...

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #6 Online: Outubro 01, 2010, 12:16:53 »
Pra desenvolver alguns aspectos no kumite é bom usar luvas de boxe e mma as vezes.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline KarateSurfe

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 74
  • Votos: +0/-0
  • Hy there By Renato
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #7 Online: Outubro 01, 2010, 14:44:41 »
OSS,

Galera, também vi os com os olhos que a terra a de comer num curso do Sensei Keigo Abe aqui em Palm Beach onde ele falava da importancia do treino com Makiwara. Uma das coisas interessantes que o Sensei falou foi que o treino na makiwara fortalece o osso do camarada.

Depois demostrou o Temeshiwari em uma pilha de 5 blocos de gelo que EU ajudei a montar... galera era cada tarugo que so dosi caras levantavam.

Depois que o cara quebou tudo com um kiaku zuki eu comentei. será que George Foreman, que tinha a mais forte porrada do boxe, quebrava isso assim?

OSS!
Oss, Renato Surfe and Karate

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #8 Online: Outubro 01, 2010, 14:47:11 »
Olá!
Caro Ericmazon, quando quiser almoçamos juntos, é só marcar.
Oss
Pedroi
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #9 Online: Outubro 04, 2010, 15:41:14 »
Oss,

Tive um colega nos anos 90 que lutava comigo em uma categoria abaixo na ISKA. Era também karateca da Dragão Vermelho e foi campeão dos jogos abertos em 1990 chamado Yokio e em competições de karate, uma das armas dele era o Haito. Quando foi lutar as competições de Full, desceu um Haito com luva em uma das lutas. Como sabem, Full se lutava com luvas de boxe de 8 ou 10 Onças. Com luvas, a mão fica muito "engessada" e não dá para se fechar a mão direito muito menos preparar a mão para um haito como se deve bater.



O golpe abalou o camarada mas, fissurou o dedão do Yokio!
Para quem nunca vestiu uma luva de luta, meu conselho é que se nunca lutou de luvas e vai fazê-lo, primeiro treine bastante com elas para ver o que dá e o que não dá para fazer, sendo o inverso 100% verdadeiro!


Higino Sensei, para qualquer foto voce deve buscar uma já na Internet. Fotos particulares deve 1o serem postadas em um site como FLICK da vida para então ser colocadas no Forum. Se ainda tiver dúvudas, me fale que lhe mandom uma MP com explicações.

Caro Ericmazon,  Voce deve estar treinando kyokushin, certo? QUanto ao almoço, é só marcar...
« Última modificação: Outubro 04, 2010, 15:47:09 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline João Carlos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 127
  • Votos: +0/-0
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #10 Online: Outubro 05, 2010, 10:36:32 »
Prezado Shaolin,
Se já postou não li...
Mas depois dessa propaganda toda poderia dar o endereço dessa chinesa mal educada para eu poder comer????

(((a salada)))

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #11 Online: Outubro 05, 2010, 11:02:31 »
Oss,

Acho que temos muitos interessados na comida (principalmente a Salada de Algas) da Chineza maleducada!

Acho que podemos marcar um almoço com os colegas que se encontram em São Paulo! Podemos combinar um dia na semana e além de saborarmos as delícias da carrancuda chinezinha falamos de artes marciais.

Quem topa?
      Gustavo

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #12 Online: Outubro 05, 2010, 11:30:33 »
Se assim me for permitido, vou encher o saco da paulistada quando estiver por aí...

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #13 Online: Outubro 05, 2010, 12:30:14 »
Caro André,

Faço questão de lhe levar para almoçar na chinesa! Já o João Carlos é um pervertido, quer a salada e a chinesa junto...

Quanto ao resto da turma, o restaurante fica na Liberdade. Podemos marcar um almoço semana que vem?

Oss.
      Gustavo

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Mãos Vazias Literalmente
« Resposta #14 Online: Outubro 05, 2010, 14:43:53 »
Oss

eu não queria reparar,porém é inevitável  :D :D :D :D :D :D

estou tendo quase que certeza,que a do oriente asiático é o prato principal e o que começou com no dois a dois já virou uma suruba..

e não me venham dizer que sou tarado,pois num passado distante já trabalhei uma senhorinha que dava uma salada de 1ª.... :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

acho que o fato dela ser malcriada é o que agrada mais   :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto  :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
yama-Alberto S. Almeida