Yama,na postagem do Lourival, ele coloca um link que fala bem explicado sobre... tá em inglês... se alguém precisar, posso traduzir e colocar aqui se quiser, ou mandar em MP...
Agora quando falamos de círculos e pontos para os movimentos de golpes (defesa e ataque), creio que cabe alguma reflexão, pois por mais que o gedan barai no shotokan saia “reto”, o movimento natural das articulações do braço e ombro, irão acontecer de forma circular... daí eu pergunto ao sensei Katsumoto, ao sensei Pedro, Marquinho, e outros que tem mais experiência que eu, essa teoria não seria pelo menos aceitável. Preciso de uma explicação teórica para tentar montar essa ideia na minha cabeça. Lógico que peço também que os amigos Lourival, Chucrutis deem a opinião deles, assim como desejo avidamente a participação dos demais amigos, sensei Julianno, sensei Lezon, Guicomes, e todos os demais para debatermos esse tema. Obvio, se acharem pertinente minhas indagações e colocações.
O kyokushin, como já disseram aqui, prepara o indivíduo para a realidade, para o embate real. Eu quero ver em um momento em que por exemplo você tiver de proteger sua família o que vai fazer. Vai ficar pulando feito uma gazela na frente do agressor? Encostar nele e dar um kiai? Éhh. Talvez essa última seja útil. O cara pode assustar e sair correndo. rsrsrsrsrsrsrsr