Estou em acordo absoluto com o sensei Katsumoto mas acrescento mais. Sem ofensa para os praticantes, na minha perspectiva acho uma "estupidez" não haver defesas obvias...No meu estilo que trabalhamos as esquivas como essência do mesmo, não deixamos nunca de utilizar as defesas como proteção se falhar a esquiva.Penso que os masoquistas encontrariam no Kyokushin a sua realização.
Chucrutz,Com o tempo, seu corpo vai lhe trazer problemas. O negocio não é levar golpes no corpo, e sim, como não levar. Não acho inteligente ficar levando golpes sem defesas nem esquivas. Mas cada um..cada um ne??Nao se ve muitos Mestres de Kyokushin com mais de 50 anos e ainda treinando.
Citação de: J.LezonEstou em acordo absoluto com o sensei Katsumoto mas acrescento mais. Sem ofensa para os praticantes, na minha perspectiva acho uma "estupidez" não haver defesas obvias...No meu estilo que trabalhamos as esquivas como essência do mesmo, não deixamos nunca de utilizar as defesas como proteção se falhar a esquiva.Penso que os masoquistas encontrariam no Kyokushin a sua realização. Complicado, porque o estilo é uma junção do estilo shotokan, goju e outros; possui esquivas, bloqueios, kihon, kata e kumite como qualquer outro estilo. Até hoje ainda não vi em lugar nenhum algo que diz que o oponente tem que ficar um de frente para o outro se socando, muito embora isto aconteça frequentemente e deixa a luxa horrÃvel - as penso, não sei pra que treinar tanto kihon e kata para lutar daquele jeito. Ao meu ver, até que alguém me prove ao contrario, é decisão do praticante se atracar com o oponente com trocas de socos e chutes de forma franca. Por exemplo, onde no shotokan diz que ficar dando pulinhos é bom ou é correto? Quem souber me diga. E as luvas?Talvez seja um problema no formato do treinamento kyokushin com em qualquer outro estilo, talvez se fosse colocado um pouco do formato utilizado no shotokan a coisa ficasse mais interessante - pensando nisso lembrei das coisas que o sensei A. HIGINO falava; acho que ele percebeu bem esta questão sobre o formato do treinamento utilizado no shotokan e outros estilos como o kyokushin. Pena que ele sumiu daqui.Olha que coisa bacana esta aplicação do estilo shotokan:Como sempre o ponto não são os estilos e sim as pessoas que os praticam.OSS
Desculpe ai, mas a diferença de tamanho e principalmente de técnica facilitou a vida do jovem do vÃdeo, o "mizeravi" apanha mais que jumento piado.Oss!
- Sobre o maai do estilo: por exemplo, no dia a dia do kumite em relação ao Shotokan,o kyokushin dá maior importância o "infinght", no entanto a opção é por chutes jodan...(!), quando o mais eficiente seria soco chudan. Então até o boxe se sairia melhor como modalidade competitiva. AlÃas, no Shotokan "completo" (fugindo ao comum nas competições) temos os Tekkis que são um sistema muito bom de urawaza, mas as técnicas não são usadas em geral nas competições, pois antes de chegar perto tem que chegar longe.
- Bom, vamos superar essa premissa (que os socos jodan seriam a melhor opção) e considerar chutes jodan como as opções "certas" para curta distância: ainda assim não entendo porque que os adversários ficam mantendo a mesma distância e fazendo "franca trocação" na maior parte do tempo. Suportar chutes gedan tem que fazer parte do estilo mesmo, pois ficam indo para cima do outro de forma que mal dá para ver o chute chegando, portanto fica dificil para defender, ou esquivar. Acredito que o lutador deva ter uma zona de segurança na distânca: passou daquele perimetro ou bate ou sai. Esse conceito parece não ter tanta importância no kyokushin, transformando a capacidade de suportar o castigo em uma vantagem competitiva.
- Pela ênfase na curta/ média distância, o Kyoukushin não apresenta tanta eficiência na aceleração para longa distância. Talvez nesse aspecto a grande esportivização tenha atrapalhado, pois a forma de pontuar é por golpes acertados e não por um suposto "golpe definitivo".
Bom todo o tipo de luta terá pontos fortes e fracos, e o kyokushin não é exceção, e eu acredito que ele tem o lugar dele como estilo. Mas alguns pressupostos que deveriam tornar o combate esportivo mais realista acabam tornando-o mais ingênuo no meu ponto de vista. Como prática esportiva no dia a dia de trocação realista eu acho que o Mthai mais completo. E ainda que eu não tenha nenhuma experiência consistente nesse estilo, deu para perceber que o uso de protetores (caneleiras etc) é bastante valorizado, e faz a diferença no longo prazo, além de não estimular "suportar porrada" como uma importante qualidade do lutador.
Bem, pessoal... Nossa conversa aqui está ficando muito interessante. Já aprendi muita coisa aqui que nem sequer imaginava que existia. Agora mais uma pergunta. Como eu poderia aplicar esta teoria dos cÃrculos e pontos ao meu karatê na hora do kumite? Vocês acham que seria vantagem?
Pessoal,Acho que não precisamos entrar em atrito ou discursão que shotokan é melhor que kyokushin..Eu treino karate desde os 7 anos, treinei goju até me graduar shodan e faz uns 8 anos que treino kyokushin.Eu não conheci Oyama pessoalmente, não conheci grandes mestres da shotokan e conheci alguns da Goju.O que venho aprendendo nessa minha pequena caminhada no karate é respeitar todos os estilos, eu não me preocupo se alguns senseis criticam o kyokushin, o que é valido pra mim são os ensinamentos que eu venho recebendo ao longo desse tempo.Se um ou outro sensei não gostam do kyokushin, blz, eu respeito, não sou muito fã da shotokan tb, mas não é por isso que meto o pau no estilo...Tsuki,Só vou te dizer uma coisa cara...KOMAL $%&!, chega de mimimi ...ueaeaygaeyaegyegeGustavo, Vc acha que o marascas vai dar uma arregada é?eauhaeueaheauhaeAbraços...
Bem, Pra quem acha que não tem movimentação...