Autor Tópico: Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?  (Lida 22780 vezes)

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #60 Online: Junho 12, 2012, 11:13:02 »

Citação de: Bodhi
- Pela ênfase na curta/ média distância, o Kyoukushin não apresenta tanta eficiência na aceleração para longa distância. Talvez nesse aspecto a grande esportivização tenha atrapalhado, pois a forma de pontuar é por golpes acertados e não por um suposto "golpe definitivo".

A parte da "esportivização" eu concordo, ao meu ver o estilo foi criado pensando nas competições (ao contrario do que muitos pensam) e com isto vem as deformidades tão discutidas aqui neste forum (pula, pula, começa e para e etc...). Com é para competição obviamente tem contagem de pontos; agora "golpe definitivo"...caraca KO não é o suficiente!?!?! Você queria o quê morte súbita do oponente? Não entendi... rsrsrs. Kyokushin foi desenhado para competições onde vale o contato físico para pontuar incluindo o nocaute (aquele que apaga o adversário).


Lourival, obrigado pelos seus comentários acrescentaram bastante.

Quanto ao ponto acima, eu quis dizer que supostamente uma competição com finalização por Ippon ocorre porque se pressupõe que foi um golpe perfeito, e que terminaria a luta. Como sabemos, no Karate Shotokan (por exemplo), não ocorre contato total, mas pelas regras a luta esta finalizada com um soco jodan dentro dos padrões de Ippon. Ainda acho isso mais realista do que não permitir socos jodan, apesar de poder ocorrer interpretaçoes subjetivas (alias esse é um ponto muito polêmico).

Claro que nocaute é mais do que suficiente.

Mas a minha questão principal em relação a esse e outros pontos é para onde o estilo dirige suas prioridades no treino: para suportar pressão do infight? Aguentar porrada? Franca trocação? Observe que tudo isso é mais realista do que muito karate por aí, o que não quer dizer que não possamos ponderar como o estilo Karate ficou deformado a partir da competição, assim como o próprio Shotokan pós Nakayama (o pessoal do Shorin que o diga...). Mas ainda assim, acho que o Shotokan  guarda valores, principios e técnicas mais próximas da era antes da esportivização. E não dá para falar que é porque o Oyama foi aluno do Funakoshi, porque a parte trazido do Karate no Wado é muito próxima a "oringinal" (Funakoshi)

______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #61 Online: Junho 12, 2012, 11:15:51 »
VCS FICAM PROVOCANDO O CHUCRUTIS E DEPOIS ELE DESCONTA EM MIM E ME ENFIA A PORRADA.

Ixi...depois do encontro do Sul esses efeitos virão em cadeia aqui para o RJ....

 ;D ;D ;D ;D ;D
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #62 Online: Junho 12, 2012, 12:05:46 »
Oyama não foi alunos de FUnakoshi, foi só mais uma mentira inventada por ele. Nishiyama Sensei ja havia dito isso numa entrevista.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #63 Online: Junho 12, 2012, 12:30:25 »
Que eu saiba, e ainda porque indaguei várias coisas quando em 1999 estive no Japão, entre elas se Oyama foi aluno de Funakoshi Sensei, e a resposta foi sempre um rotundo NÃO.

Por esta e outras coisas, e ainda porque é um estilo que em nada me seduz, deixei de querer saber a respeito.

Hai!     
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Chucrutis

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 258
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #64 Online: Junho 12, 2012, 13:58:04 »
Bem amigos,
Depois de uma descoberta hj de manhã, decidi.
Vou largar o karate e vou treinar TAI FU  ;D :D ;) :) :P
olha só o site e principalmente o CV do "MESTRE"
Observem que ele matou 7 bodes violentos ao mesmo tempo e conteve uma rebelião sozinho em sua cidade.

http://taifu.blogspot.jp/p/historia.html
Jean C. Peyerl

"O tatame é meu chão, o kimono minha pele e a faixa minha alma"

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #65 Online: Junho 12, 2012, 14:05:23 »
Serei o advogado do diabo...

O que é um combate realista? Uma luta? Dois caras que sabem que vão lutar, em um local plano e sem obstáculos? Razoavelmente iluminado?

Ou uma agressão? Onde o agredido nem sempre sabe que vai haver uma agressão ou de onde vem? Onde não tem iluminação ideal e com obstáculos, tais quais mesas, cadeiras e pessoas assustadas tentando sair do raio de alcance dos "pombos sem asas"?

Se for o segundo caso, não se pode esperar que alguém use seu Shotokan plenamente. (A não ser o Tekki, que eu duvido que algum colega de Shotokan pratique em duplas como acho que deve ser...)

O shotokaneiro mediano, shodan, que não tá acostumado a apanhar de verdade, sob uma chuva de socos tortos lançados por alguém que, em grande parte dos casos, está sob influência de alguma substância, vai se apavorar, ficar com visão em túnel e não conseguirá pensar.

No automático, vai tentar buscar aquela base larga recuando à procura da distância ideal pra tentar aquele gyaku-zuki... vai estar hiperventilando e, mesmo que não tropece (o que acho difícil), vai cansar em 20 a 30 segundos, sem ter acertado nem um soco decente sequer, vai cair desequilibrado ou por um golpe na têmpora e aí,...lascou-se!

O kyokushinzeiro mediano, shodan, vai reagir da mesma forma... vai apavorar e entrar no mecanismo "fight or flight" e ficar com a visão em túnel, e vai pro automático.

Vai chegar junto, andando pra frente aguentando a pressão e minando o avanço do seu agressor, totalmente confortável em curta distância trocando porradas francas com ele.

Como está preparado fisicamente e acostumado a apanhar, não vai sentir os golpes no corpo e o seu agressor, surpreso por não surtir o efeito desejado, começará a esmorecer. Vai  sentir os lo-kicks e os socos nas costelas, vai cansar e abrir a guarda para, eventualmente, ser nocauteado ou cair para ser pisoteado sem dó... lascou-se o agressor!

Quem está mais preparado para um combate realista???? Combate real é feio! É caótico e brutal. Nada a ver com um belo shiai.

Não sejamos tão dogmáticos e ávidos para julgar o que não se conhece...

Suportar a pressão em infight é a base para ser capaz de se defender em qualquer forma de combate corporal de trocação. Por isso se aprendia os Tekki antes de tudo. Ou o Sanchin no Naha-te.

Primeiro você tem que aprender a apanhar pra depois, se conseguir, aprender a evitar apanhar...

OSS!

O curioso é que as regras do Kyokushin tinham intuito justamente de deixar o combate mais realista. Mas o tornou mais estranho. As regras do shotokan também o deixam mais estranho, mas de uma forma diferente, e essa é outra história (que, aliás, ta sempre enxendo o saco em tudo que é tópico do fórum, a velha discussao competicao x tradicão).

Existem karatecas no kyokushin que devem ser ótimos em esquiva, nocao de distância etc. Mas a grande maioria se foca em simplesmente aguentar porrada, de que adianta treinar algo no kihon pra esquecer completamente no kumite? Nesse aspecto de aplicacão da teoria (kihon/kata) na prática, acho que o kyokushin falha muito! Eu conheco cara do kyokushin que já brigou muito na rua, e nao vacilou no maai, nem nas esquivas, nem nas defesas. Não sei até que ponto era talento natural e empirismo, e até que ponto era técnica aprendida em dojo, mas isso não tem como descobrir mesmo.

Sobre os videos que Sensei Chucrutis postou, realmente, aparecem karatecas com uma movimentacão maior, mas o que eles fizeram basicamente foi ficar se deslocando lateralmente  pra não ser encurralado pelo outro, que ficava simplesmente caminhando pra frente... Aliás, haja fôlego pra lutar desse jeito durante alguns minutos  ;D Só sendo atleta e jovem mesmo.
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #66 Online: Junho 12, 2012, 14:33:23 »
   O karatê kyokushin, sem nenhuma amarra ou apego, VAI PRO PAU.
   Entravam na porrada no K1, com os caras do Muay-Thai, em torneios de MMA e de kickboxing no estado de São Paulo.
   Pra mim, isso basta pra qualificá-los como um grupo coeso e forte.

   Dizer que no kyokushin serão geradas lesões físicas é quase um pleonasmo. Tanto no Muay-Thai, quanto no Kyokushin, SUPONHO que praticantes com mais de 50 anos sejam raríssimos.

   Mas isto não tira o show de Calminex, Bengué GEL, Gelol que fica nos vestiários de shotokanzeiros véios quando vão dar uma treinada.

   Somos todos karatecas. Gostaria muito de ver mais colegas do kyokushin aqui e sendo recebidos numa boa, sem pedras na mão.

   E não adianta ir agora lá em posts de 2007 até agora e ficar editando tudo pra dizer "ah... eu nunca falei(escrevi) mal...".

   Permitam-me um exemplo: uma pessoa do shobu-ryu apareceu recentemente e foi tratada com respeito. Ninguém zoou. Só o colocamos em uma situação em que ele ficou numa baita saia justa pra provar o contrário do que estava sendo a ele arguido a respeito da tal luta. Aí o cidadão sumiu. Pronto!

[]´s
BigBoy

Offline Gon

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 347
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #67 Online: Junho 12, 2012, 14:41:52 »
Marquinhos, pode até ser, mas você se esqueceu de um detalhe: no kyokushin, se cria muita resistência na caixa toráxica, mas não existe calejamento de cérebro!

O agressor não vai mirar nas costelas, vai mirar na cara. E aí a noçao de distância e a movimentação é o que mais conta pra nem dar chance dele te acertar. Os boxeadores que o digam.

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #68 Online: Junho 12, 2012, 15:02:39 »
Citação de: Marquinhos
O que é um combate realista? Uma luta? Dois caras que sabem que vão lutar, em um local plano e sem obstáculos? Razoavelmente iluminado?

Ou uma agressão? Onde o agredido nem sempre sabe que vai haver uma agressão ou de onde vem? Onde não tem iluminação ideal e com obstáculos, tais quais mesas, cadeiras e pessoas assustadas tentando sair do raio de alcance dos "pombos sem asas"?

Se for o segundo caso, não se pode esperar que alguém use seu Shotokan plenamente. (A não ser o Tekki, que eu duvido que algum colega de Shotokan pratique em duplas como acho que deve ser...)

O shotokaneiro mediano, shodan, que não tá acostumado a apanhar de verdade, sob uma chuva de socos tortos lançados por alguém que, em grande parte dos casos, está sob influência de alguma substância, vai se apavorar, ficar com visão em túnel e não conseguirá pensar.

No automático, vai tentar buscar aquela base larga recuando à procura da distância ideal pra tentar aquele gyaku-zuki... vai estar hiperventilando e, mesmo que não tropece (o que acho difícil), vai cansar em 20 a 30 segundos, sem ter acertado nem um soco decente sequer, vai cair desequilibrado ou por um golpe na têmpora e aí,...lascou-se!

O kyokushinzeiro mediano, shodan, vai reagir da mesma forma... vai apavorar e entrar no mecanismo "fight or flight" e ficar com a visão em túnel, e vai pro automático.

Vai chegar junto, andando pra frente aguentando a pressão e minando o avanço do seu agressor, totalmente confortável em curta distância trocando porradas francas com ele.

Como está preparado fisicamente e acostumado a apanhar, não vai sentir os golpes no corpo e o seu agressor, surpreso por não surtir o efeito desejado, começará a esmorecer. Vai  sentir os lo-kicks e os socos nas costelas, vai cansar e abrir a guarda para, eventualmente, ser nocauteado ou cair para ser pisoteado sem dó... lascou-se o agressor!

Quem está mais preparado para um combate realista? Combate real é feio! É caótico e brutal. Nada a ver com um belo shiai.

Não sejamos tão dogmáticos e ávidos para julgar o que não se conhece...

Suportar a pressão em infight é a base para ser capaz de se defender em qualquer forma de combate corporal de trocação. Por isso se aprendia os Tekki antes de tudo. Ou o Sanchin no Naha-te.

Primeiro você tem que aprender a apanhar pra depois, se conseguir, aprender a evitar apanhar...

Plenamente de acordo.

Citação de: Gon
Marquinhos, pode até ser, mas você se esqueceu de um detalhe: no kyokushin, se cria muita resistência na caixa toráxica, mas não existe calejamento de cérebro!

O agressor não vai mirar nas costelas, vai mirar na cara. E aí a noçao de distância e a movimentação é o que mais conta pra nem dar chance dele te acertar. Os boxeadores que o digam.

Verdade...mas no box, kyokushin, similares e derivados o nocaute (aquele que põe para dormir)  é assim mesmo, faz parte da caminhada. não é segredo nenhum; quem nocauteia ganha a luta (com louvores) e quem é nocauteado perde a luta - quem ignorar este fato fora ou dentro do tatame treina outro tipo de coisa.

OSS

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #69 Online: Junho 12, 2012, 15:10:23 »
Marquinhos,

Acho que vc esta certo no seu exemplo. O pessoal do Kyokushin é bom de porrada, mas isso é Karate ? Ou Karate também é isso ?

Particularmente acredito na possibilidade de um BOM Karateca  antecipar uma situação como essa, e sair tranquilo e andando pela porta do estabelecimento no final da noite. Alias, Karateca não sai a noite, fica em casa batendo makiwara e coloca a familia para dormir as 22 horas... :D :D :D :D

Mudando de assunto, vc poderia marcar de fazer um seminário sobre os Tekki e aplicações, o que acha ?

OSU!
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #70 Online: Junho 12, 2012, 15:13:18 »
   um carioca perguntando pro outro carioca da possibilidade de um seminário... fico aqui imaginando o local do encontro... pura maldade

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #71 Online: Junho 12, 2012, 15:34:26 »
   um carioca perguntando pro outro carioca da possibilidade de um seminário... fico aqui imaginando o local do encontro... pura maldade

 :D :D :D :D

Puxa...e ainda somos praticamente vizinhos....estava até pensando em um local a uns 500 metros de casa....rsrs....

Mas se o Marquinhos aceitar vai ser demais e o primeiro passo. O segundo vai ser o lugar, mas é mais  provável que seja no Rio de Janeiro mesmo... :o :o Vamos aguardar....já comecei a aprender o Tekki Sandan  ;D
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #72 Online: Junho 12, 2012, 17:13:22 »
Eu não estava querendo falar nada neste tópico, afinal não sou adepto do kiokushin pois acho feio (mas respeito muito o estilo, e sei que tem suas qualidades), e também porque estava esperando alguém esplicar que coisa é essa de círculo e pontos, e ninguém respondeu, salvo o BigBoy que mandou um link onde infelizmente o cara bota dois recortes de um livro, sem o menor contexto para explicar alguma coisa, eu como sou shotokan, tendo a interpretar certamente de forma errada o que está escrito ali. Mas tiveram algumas ponderações que me chamaram atenção.

1º - “Sair da academia se escorando pelas paredes como ja aconteceu comigo e no outro dia suas pernas estarem pretas, não conseguir respitar direto de dor no torax, acho que vivenciar isso, é mais importante.”
Prezado Chucrutis, respeito muito sua opinião, ainda mais com a paixão com que narra, mas eu chamo de flagelo. Tenho certeza que o karateca kiokushin que eu respeito, tem muito mais a oferecer do que isso. (por favor, compreenda meu comentário como uma opinião contrária a sua, não como afronta ou dúvida sobre sua capacidade técnica.)

2º - “O shotokaneiro mediano, shodan, que não tá acostumado a apanhar de verdade, sob uma chuva de socos tortos lançados por alguém que, em grande parte dos casos, está sob influência de alguma substância, vai se apavorar, ficar com visão em túnel e não conseguirá pensar.

No automático, vai tentar buscar aquela base larga recuando à procura da distância ideal pra tentar aquele gyaku-zuki... vai estar hiperventilando e, mesmo que não tropece (o que acho difícil), vai cansar em 20 a 30 segundos, sem ter acertado nem um soco decente sequer, vai cair desequilibrado ou por um golpe na têmpora e aí,...lascou-se!

O kyokushinzeiro mediano, shodan, vai reagir da mesma forma... vai apavorar e entrar no mecanismo "fight or flight" e ficar com a visão em túnel, e vai pro automático.

Vai chegar junto, andando pra frente aguentando a pressão e minando o avanço do seu agressor, totalmente confortável em curta distância trocando porradas francas com ele.

Como está preparado fisicamente e acostumado a apanhar, não vai sentir os golpes no corpo e o seu agressor, surpreso por não surtir o efeito desejado, começará a esmorecer. Vai  sentir os lo-kicks e os socos nas costelas, vai cansar e abrir a guarda para, eventualmente, ser nocauteado ou cair para ser pisoteado sem dó... lascou-se o agressor!”
Prezado Marquinhos, normalmente tendo a gostar de seus comentários, mas esse sou veementemente contra sua argumentação... pois o que é um shotokan shodan médio? O que vemos por aí? Me desculpa mas eu como faixa marrom não tenho o menor pudor de dizer que a maioria eu boto no bolso num jyu kumitê, é só fazer filinha. Agora se vc estiver falando de um shodan shotokan médio de uma academia boa, com um bom professor, aí o problema do agressor é diferente... quando vc diz um kiokushin shodan médio, mantenho a mesma ideia... se ele for como alguns que conheço, eu boto no bolso, é só fazer filinha... mas se for um médio de uma escola séria e com bom professor, aí o negócio fica doido... outra coisa que discordo de sua análise, é sobre o apavoramento... isso está muito mais ligado ao indivíduo, do que a treinamento. Uma pessoa que tem história de moleque que cresceu na rua, normalmente vai ser menos apavorado do que um garoto de apartamento de zona sul do RJ. Entende o que quero dizer? Outra coisa, é que como bem disse o Bodhi, qualquer um que tomar na cabeça, vai cair... aí não adianta aguentar pressão, ter canelada de aço, que vai pra lona e aí já era...

3º - Prezado Seiki, não me leve a mal... mas vc tende a ser um péssimo karateca. Fazer um estilo de karatê porque não tem outra opção, é no mínimo uma traição a vc mesmo. Por mais que vc se esforce, tudo que fizer no treino será um sacrifício. Seu comentário sobre a visão que tem do karatê, mostra que vc não tem (pelo menos agora) a menor afinidade com o shotokan. Tenho certeza que neste momento da sua vida, poderia ser um excelente karateka kiokushin, que pode ser feio aos meus olhos, mas que reconheço a eficiência da técnica. Acho que o que o sensei Pedro disse para vc tem fundamento sim... não se faz uma luta por falta de opção, se faz porque se identifica com ela. Acho que agora, vc deveria parar e analisar um pouco. Pensar o que vc quer. Se é ser karateca kiokushin, procure uma academia de kiokushin, se vc não achou, é porque ainda não procurou direito, mas se vai continuar no shotokan, esquece o resto agora, pois pelo que vejo em sua foto, tem muito a aprender ainda, e esse tipo de divisão na mente, só faz vc dispersar do foco dos treinamentos.

No mais um abraço e fiquem com Deus!!!

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #73 Online: Junho 12, 2012, 17:51:03 »
Quem treina luta, treina resistência à pancada, independente do estilo. Porrada na barriga, nos braços, chutes nas pernas, e golpes no rosto, só defende quem já levou alguns.
Cada um treina karate do jeito que gosta, mas pra mim, isto é lógico.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #74 Online: Junho 12, 2012, 18:33:23 »
Eu não estava querendo falar nada neste tópico, afinal não sou adepto do kiokushin pois acho feio (mas respeito muito o estilo, e sei que tem suas qualidades), e também porque estava esperando alguém esplicar que coisa é essa de círculo e pontos, e ninguém respondeu, salvo o BigBoy que mandou um link onde infelizmente o cara bota dois recortes de um livro, sem o menor contexto para explicar alguma coisa, eu como sou shotokan, tendo a interpretar certamente de forma errada o que está escrito ali. Mas tiveram algumas ponderações que me chamaram atenção.

1º - “Sair da academia se escorando pelas paredes como ja aconteceu comigo e no outro dia suas pernas estarem pretas, não conseguir respitar direto de dor no torax, acho que vivenciar isso, é mais importante.”
Prezado Chucrutis, respeito muito sua opinião, ainda mais com a paixão com que narra, mas eu chamo de flagelo. Tenho certeza que o karateca kiokushin que eu respeito, tem muito mais a oferecer do que isso. (por favor, compreenda meu comentário como uma opinião contrária a sua, não como afronta ou dúvida sobre sua capacidade técnica.)

2º - “O shotokaneiro mediano, shodan, que não tá acostumado a apanhar de verdade, sob uma chuva de socos tortos lançados por alguém que, em grande parte dos casos, está sob influência de alguma substância, vai se apavorar, ficar com visão em túnel e não conseguirá pensar.

No automático, vai tentar buscar aquela base larga recuando à procura da distância ideal pra tentar aquele gyaku-zuki... vai estar hiperventilando e, mesmo que não tropece (o que acho difícil), vai cansar em 20 a 30 segundos, sem ter acertado nem um soco decente sequer, vai cair desequilibrado ou por um golpe na têmpora e aí,...lascou-se!

O kyokushinzeiro mediano, shodan, vai reagir da mesma forma... vai apavorar e entrar no mecanismo "fight or flight" e ficar com a visão em túnel, e vai pro automático.

Vai chegar junto, andando pra frente aguentando a pressão e minando o avanço do seu agressor, totalmente confortável em curta distância trocando porradas francas com ele.

Como está preparado fisicamente e acostumado a apanhar, não vai sentir os golpes no corpo e o seu agressor, surpreso por não surtir o efeito desejado, começará a esmorecer. Vai  sentir os lo-kicks e os socos nas costelas, vai cansar e abrir a guarda para, eventualmente, ser nocauteado ou cair para ser pisoteado sem dó... lascou-se o agressor!”
Prezado Marquinhos, normalmente tendo a gostar de seus comentários, mas esse sou veementemente contra sua argumentação... pois o que é um shotokan shodan médio? O que vemos por aí? Me desculpa mas eu como faixa marrom não tenho o menor pudor de dizer que a maioria eu boto no bolso num jyu kumitê, é só fazer filinha. Agora se vc estiver falando de um shodan shotokan médio de uma academia boa, com um bom professor, aí o problema do agressor é diferente... quando vc diz um kiokushin shodan médio, mantenho a mesma ideia... se ele for como alguns que conheço, eu boto no bolso, é só fazer filinha... mas se for um médio de uma escola séria e com bom professor, aí o negócio fica doido... outra coisa que discordo de sua análise, é sobre o apavoramento... isso está muito mais ligado ao indivíduo, do que a treinamento. Uma pessoa que tem história de moleque que cresceu na rua, normalmente vai ser menos apavorado do que um garoto de apartamento de zona sul do RJ. Entende o que quero dizer? Outra coisa, é que como bem disse o Bodhi, qualquer um que tomar na cabeça, vai cair... aí não adianta aguentar pressão, ter canelada de aço, que vai pra lona e aí já era...

3º - Prezado Seiki, não me leve a mal... mas vc tende a ser um péssimo karateca. Fazer um estilo de karatê porque não tem outra opção, é no mínimo uma traição a vc mesmo. Por mais que vc se esforce, tudo que fizer no treino será um sacrifício. Seu comentário sobre a visão que tem do karatê, mostra que vc não tem (pelo menos agora) a menor afinidade com o shotokan. Tenho certeza que neste momento da sua vida, poderia ser um excelente karateka kiokushin, que pode ser feio aos meus olhos, mas que reconheço a eficiência da técnica. Acho que o que o sensei Pedro disse para vc tem fundamento sim... não se faz uma luta por falta de opção, se faz porque se identifica com ela. Acho que agora, vc deveria parar e analisar um pouco. Pensar o que vc quer. Se é ser karateca kiokushin, procure uma academia de kiokushin, se vc não achou, é porque ainda não procurou direito, mas se vai continuar no shotokan, esquece o resto agora, pois pelo que vejo em sua foto, tem muito a aprender ainda, e esse tipo de divisão na mente, só faz vc dispersar do foco dos treinamentos.

No mais um abraço e fiquem com Deus!!!


Caríssimo Alexander,

   Você observa quantas linhas consomem um embate teórico acerca de lutas? E mais trocentas páginas poderão transcorrer com chances boas da gente aprender coisas, mas também da gente quase que não sair do lugar quanto a alguns aspectos que possamos considerar basilares.

   Lutas feias? Eu não suporto assistir lutas de jiu-jitsu, mas não questiono a eficácia daquela luta. Gostar ou não gostar faz a gente até correr o risco de assumirmos uma polarização numa prosa como esta aqui.

   Terceiro e último parágrafo: insisto na opinião conduzida lá na década de 50 pelo Hélio Gracie e reacendida pelo o Rorion Gracie na década de 80 dizendo "enfileira uma turma deles aqui, que enfileiro uma outra daqui, fechem as portas e janelas, liguem a câmera de vídeo e ... e... porrada", porque senão vai começar o secular discurso "não existe melhor luta, um lutador que ganhou nada significa, um karateca não deve se 'sujar' com estas coisas... e por aí vai".

[]´s
BigBoy