Autor Tópico: Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?  (Lida 22809 vezes)

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #75 Online: Junho 12, 2012, 20:02:37 »
Claro! Mas quem soca no plexo, mira um pouco mais acima e tá na cara. Os shotokaneiros também não estão acostumados a levar na cara, de verdade e, a maioria não consegue defender o rosto em infight também.

A noção de distância de nada vale se não há espaço pra se movimentar, como no cenário que descrevi. Nesse caso, "chegar junto" é o que se pode fazer.

Só escrevi a mensagem pra lembrar a todos nós, eu inclusive, que não se pode apegar a dogmas e, a nossa "verdade" não é a única.

E digo mais, continuo a suspeitar que, pela forma de treinar, um kyokushinzeiro médio, shodan estará mais apto pra se defender do que a maioria dos shotokaneiros médios, shodan que se vê por aí.

Eu conheço faixa preta de shotokan que não faz kumite!!!!! $%&!, como pode? Um sujeito relativamente jovem que pratica essa arte ha décadas e não luta! Tem um monte assim por aí...

VC pode dizer que é de cada um, ou que se o cara tá feliz praticando assim, tá valendo... pode ser, mas esse cara não está apto pra se defender. O que ele faz é Tai-chi com esteroides!

A maioria dos shotokaneiros treina de 3 a 5 vezes na semana aquele treininho típico. Aquecimento, kihonzinho, emparelha e faz um kihon-ippon e derivados, luta um bocadinho, geralmente um "soltinho", troca umas vezes de oponente, faz uns katazinhos, ajoelha pra o mokuso, cumprimenta o sensei e acabou... uma vez ou outra faz um shobu-ipponzinho na frente de todos, mas não é sempre. A maioria nunca levou um soco em cheio na cara e, se levou, ele veio seguido de desculpas por parte do adversário constrangido pela falta de sundome.

Um treino normal no kyokushin envolve repetições exaustivas, calejamento, chutes a dar com pau e frente-a-frente com porrada à vera em infight. Além de preparar o cara fisicamente pra uma punição mais severa (independente dos efeitos que vai sofrer a longo prazo) um outro efeito colateral é afugentar os "menos aguerridos", digamos assim.

Depois do primeiro mês (ou primeira semana) o frouxo sai do dojo de kyokushin pra nunca mais voltar e, os que ficam, são os mais propícios a suportar certas pressões mais condizentes com situações reais de agressão.

É evidente que o discernimento deve imperar sempre e não podemos instituir um 4o reich no Karate, mas um mínimo de "calor" o sujeito deve passar, esporadicamente, pra não fazer feio e poder merecer o grau que ostenta para os amigos e família.

Diligência, trabalho árduo e um bocado de "bloodsweatandtears" nunca fez mal a ninguém.

OSS!

Marquinhos, pode até ser, mas você se esqueceu de um detalhe: no kyokushin, se cria muita resistência na caixa toráxica, mas não existe calejamento de cérebro!

O agressor não vai mirar nas costelas, vai mirar na cara. E aí a noçao de distância e a movimentação é o que mais conta pra nem dar chance dele te acertar. Os boxeadores que o digam.
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #76 Online: Junho 12, 2012, 20:21:38 »
Sim, isso é Karate também. Karate é estar pronto!

Ainda mais no nosso caso, descendentes do Shuri-te, Karate é a arte dos desesperados.

Mas o que escrevi foi resposta a certas questões levantadas quanto a aplicabilidade desse estilo em combates reais.

Eu citei um exemplo plausível e comum (infelizmente) de situação real de agressão onde a forma de treinar do Kyokushin prepara melhor um praticante do que a forma de treinar do Shotokan que vejo por aí.

Pode ser que em outras situações, seja o completo oposto, mas nessa... sinto muito.

Já pensei em alguns seminários. Já me pediram. Mas não sei se há o interesse, não sei se sou o mais indicado, não tenho um lugar adequado e não o faria sem antes falar com o meu sensei.

Talvez valha a pena pensar a respeito, quem sabe. Se tiverem interessados...

OSS!

Marquinhos,

Acho que vc esta certo no seu exemplo. O pessoal do Kyokushin é bom de porrada, mas isso é Karate ? Ou Karate também é isso ?

Particularmente acredito na possibilidade de um BOM Karateca  antecipar uma situação como essa, e sair tranquilo e andando pela porta do estabelecimento no final da noite. Alias, Karateca não sai a noite, fica em casa batendo makiwara e coloca a familia para dormir as 22 horas... :D :D :D :D

Mudando de assunto, vc poderia marcar de fazer um seminário sobre os Tekki e aplicações, o que acha ?

OSU!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Gon

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 347
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #77 Online: Junho 12, 2012, 20:37:34 »
Marquinhos, reconheço que você tem críticas bem pertinentes e realistas sobre o shotokan, mas isso em parte só... no estilo Shotokan existe uma quantidade imensa de alunos mal preparados, e foi isso que eu falei em outro tópico contemporâneo hoje mesmo (o do "sensei spotv..."). Mas tenho que discordar em alguns pontos de você.

Você falou que a maioria dos karatecas do shotokan nunca levaram um soco no rosto, como se no kyokushin fossem permitidos. Lutar a curta distância (infight) como eles fazem, sem movimentação NENHUMA, e com uma guarda feita pra defender chutes altos e socos chudan, é pedir pra levar na lata. Faço boxe (novato ainda), e é visível que, mesmo com as luvas protegendo e a guarda bem fechada, ir pra cima sem uma boa movimentação e controle de distância é suicídio. Infight sem soco na cara não é infight, desculpe, mas essa é minha opinião. Pra mim, a chance de um karateca do shotokan ou do kyokushin vencerem um infight, é estourando a cara do outro sujeito antes de correr o risco de ser estourado. Seja com socos, ou cotoveladas, cabeçadas, joelhadas, e isso se treina em qualquer estilo.

Acredito que o pessoal do Kyokushin tende sim a desenvolver uma capacidade maior de dar varios socos fortes seguidos sem perder o "punch", e que de modo geral estão mais dispostos a sentir dor (mas não vamos achar que calejamento de canela e costelas vão ser de grande utilidade na rua né). Outra vantagem desse tipo de treino, é que seleciona bem os alunos. Os frouxos saem. Não tem como nega isso, não acho que kyokushin seja ineficiente, é uma arte marcial interessante e que me atrai bastante, mas tem defeitos muito claros. Não vamos nos esquecer que bons dojos de karate shotokan também geram uma boa seleção de alunos, muitos desistem! Exemplos extremos seriam o curso Kenshusei e os treinos do dojo da universidade Takudai antigamente.

Oss!

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #78 Online: Junho 12, 2012, 21:12:16 »
Não sei até que ponto existe de fato esse suposto calejamento, ou se é um costume a sentir dor. Concordo que existem partes que podem ser calejadas, como a canela, que é bem frágil e se defender forte dói para burro. Agora como você vai calejar a coxa e o tórax? Acredito que a coxa você vai aprendendo a suportar a dor, e isso é o importante, agora o tórax, francamente acho impossível um cara levar um chutaço lateral bem dado e não quebrar a costela, mesmo depois de levar alguns socos lá.
Quanto a cara não existe calejamento, o que existe e ajuda é chacoalhar a cabeça para acostumar a tontura do cérebro no caso duma porrada, fazer exercício de pescoço, trapézio e pro queixo treinar com uma bola, apoiando o queixo nela, deixa mais resistente.
« Última modificação: Junho 12, 2012, 21:16:14 por Platão »

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #79 Online: Junho 12, 2012, 21:27:56 »
Concordo que existe muitas academias de Shotokan que mantém frescos nela e faixas pretas que, se socarem um cara forte ou um saco de pancada com o máximo de potência, desloca o pulso ou cai para trás.
Por isso o négócio acho que é treinar moderado, nem total pancadaria todo dia, nem ficar socando o ar todo dia. Acho que o melhor é um meio entre esses extremos, assim preserva a saúde, treina pressão e resistência e exercita a coragem (o que é fundamental). Mas um excesso pode causar efeitos contrários ao almejados, como ao invés do cara ser corajoso, adquirir temeridade (que é coragem desmedida).
Como diz Aristóteles: "A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras."


Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #80 Online: Junho 12, 2012, 22:09:44 »
Concordo. Por isso disse no início do primeiro post que eu iria ser o advogado do diabo.

Eu disse que, da mesma forma como no Kyokushin não se soca o rosto, os praticantes de Shotokan, normalmente, não levam bombas na cara e, se levam, não é num cenário de curta distância embolada e caótica de uma agressão típica onde o agressor não necessariamente é praticante de arte marcial nenhuma. Nessa situação, o tipo de treinamento deles é mais útil que o nosso.

Minha intenção ao levantar essa hipótese é mostrar que nem tudo que fazemos serve pra todas as situações, assim como nem tudo que não fazemos é inútil ou sem sentido.

Não se limitar, pelo menos ao ponderar as possibilidades que se apresentam, é uma boa mentalidade pra qualquer um de nós.

Não sejamos tão ávidos em criticar algo que pode ter alguma utilidade pra nós, se olharmos de uma outra maneira.

Tem um grande artista, Teddy Newton, costuma dizer que "quando mudamos a forma de olhar as coisas, mudamos as coisas para as quais olhamos", ou pelo menos, ao meu ver, mudamos o impacto que essas coisas têm em nós.

OSS!

Você falou que a maioria dos karatecas do shotokan nunca levaram um soco no rosto, como se no kyokushin fossem permitidos. Lutar a curta distância (infight) como eles fazem, sem movimentação NENHUMA, e com uma guarda feita pra defender chutes altos e socos chudan, é pedir pra levar na lata. Faço boxe (novato ainda), e é visível que, mesmo com as luvas protegendo e a guarda bem fechada, ir pra cima sem uma boa movimentação e controle de distância é suicídio. Infight sem soco na cara não é infight, desculpe, mas essa é minha opinião. Pra mim, a chance de um karateca do shotokan ou do kyokushin vencerem um infight, é estourando a cara do outro sujeito antes de correr o risco de ser estourado. Seja com socos, ou cotoveladas, cabeçadas, joelhadas, e isso se treina em qualquer estilo.

Acredito que o pessoal do Kyokushin tende sim a desenvolver uma capacidade maior de dar varios socos fortes seguidos sem perder o "punch", e que de modo geral estão mais dispostos a sentir dor (mas não vamos achar que calejamento de canela e costelas vão ser de grande utilidade na rua né). Outra vantagem desse tipo de treino, é que seleciona bem os alunos. Os frouxos saem. Não tem como nega isso, não acho que kyokushin seja ineficiente, é uma arte marcial interessante e que me atrai bastante, mas tem defeitos muito claros. Não vamos nos esquecer que bons dojos de karate shotokan também geram uma boa seleção de alunos, muitos desistem! Exemplos extremos seriam o curso Kenshusei e os treinos do dojo da universidade Takudai antigamente.

Oss!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #81 Online: Junho 12, 2012, 22:21:17 »
No Karate Shotokan, aplicar SUNDOME é parte da REGRA.
Mas caso haja alguma duvida é so pedir Kumite com força sem controle. existem alguns Videos da KUGB que mostram o que acontece quando o controle não é exercido conforme o livro. Não existe Shotokan certo ou errado. Existem Professores Ruins de Karate, e isso faz a diferença.
O Ronaldão, Ugo, Flavio,Ennio Vezulli, DElia, Juarez Alves e alguns poucos que treinaram com esses entendem o que estou dizendo.
O Karate da JKA, em sua essencia é o Karate de verdade.
Kyokushin não é Karate do, é Full Contact sem soco na cara.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #82 Online: Junho 13, 2012, 01:49:43 »
Pegando gancho no post do Marquinhos sobre o cenário de briga...

Pergunto para os kyokushinzeiros:
Diante de uma luta, kumite ou numa briga, qual a estratégia utilizada?
Pergunto isso pois em videos só vejo a pressão pra frente e nada mais. Se realmente for SÓ isso então não vejo muita inteligência.

Ainda no cenário proposto, não concordo muito com a afirmação que o kiokishin aguentaria mais que o shotokan.
Num caso desses, ao entrar em confronto, você deve analisar todos os aspectos da luta:
1. Quem é seu oponente?
2. É bombado, gordo, destro, canhoto?
3. Está sozinho ou acompanhado?
4. Qual a área entorno do confronto? Quais obstáculos?
6. Qual será o meu posicionamento neste local?
7. Onde estão as saídas do local?

Estes são apenas alguns pontos a serem analisados no momento de um confronto e as decisões e análise dessas informações devem ser tomodas em segundos.

Baseado nisso saberei onde acertar meu adversário, pra onde empurrá-lo, o que pode cair na minha frente e pra onde sair se precisar de mais espaço.
Isso se chama INTELIGÊNCIA. ESTRATÉGIA.


Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline Chucrutis

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 258
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #83 Online: Junho 13, 2012, 08:17:45 »
Biancuzzi,
Se fosse em um cenário de briga,
Dependendo do lutador (grau tecnico) ele iria baixar a porrada em quem quer que fosse usando as tecnicas necessárias.
Pq em uma cituação como citada, as coisas acontecem muito rápido e vc tem que ter uma resposta muito rápida.
Não da pra ficar analizando essas coisas...
Não da pra ficar de mimimi...
Outra coisa que eu gostaria de frizar a todos..

SIM, NOSSO TREINAMENTO É COMPOSTO DE SOCO NA ALTURA DO ROSTO (JODAN), MAS COMO REGRA DE COMPETIÇÃO NÃO DESFERIMOS OS MESMOS, DA MESMA MANEIRA QUE NOS ESTILOS TRADICIONAIS (LEIA SHOTOKAN, GOJU, ETC) SÃO TREINADOS LOW KICKS E NÃO SÃO USADOS EM COMPETIÇÕES...

 ;D :D ;) :P

Jean C. Peyerl

"O tatame é meu chão, o kimono minha pele e a faixa minha alma"

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #84 Online: Junho 13, 2012, 08:59:38 »
Uma coisa que é fato, é que competição é uma coisa totalmente diferente da vida real.
Por isso perguntei como seria a reação num ambiente real (ainda que hipotético). Diante da resposta já tenho um conceito da técnica que é utilizada e assim formar minha opinião.

Obrigado.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline Chucrutis

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 258
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #85 Online: Junho 13, 2012, 09:39:13 »
Uma coisa que é fato, é que competição é uma coisa totalmente diferente da vida real.
Por isso perguntei como seria a reação num ambiente real (ainda que hipotético). Diante da resposta já tenho um conceito da técnica que é utilizada e assim formar minha opinião.

Obrigado.

Então por favor, diga qual seu é?

Outra coisa,
Eu participo desse forum a bastante tempo, nunca entrei e nem quero entrar em atrito com ninguém, mas eu acho totalmente desnecessário ficar falando sobre a eficiencia do kyokushin, é a mesma coisa que falar dos  "pula pula" da wkf, ja se abriu vários topicos a respeito e nunca se chega a uma conclusão boa, até pq vou arriscar 90% do pessoal aqui é shotokan.
Ja falei um vez e reitero, querem saber sobre kyokushin, façam uma visita a uma academia séria e façam algumas aulas.
É facil ficar falando, ficar de mimimi que kyokushin é isso ou é aquilo, mas quero ver na hr do "pega pra capar" o q vai acontecer.
Não estou aqui desafiando e nem ofendendo ninguém, mas acho que é muito mimimi desnecessário, sempre houve guerra de egos aqui no forum e sempre vai ter.
Como diz minha mãe " uns gostam do olho, outros da ramela" então, acho que deveriamos encerrar o post.
Jean C. Peyerl

"O tatame é meu chão, o kimono minha pele e a faixa minha alma"

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #86 Online: Junho 13, 2012, 10:29:28 »
Como em nenhum momento eu duvidei da eficiência do kiokushin, posso me dar ao luxo de fazer duas perguntas ao amigo Chucrutis...rsrsrsrs

Pode me explicar sobre essa teoria dos círculos e pontos que ainda não entendi?

E o que é "RAMELA"...rsrsrsrsrs

Um abraço e fique com Deus!!!

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #87 Online: Junho 13, 2012, 10:38:16 »
   Sendo ignorado por todos... até pelo Alexander, que sempre foi bonzinho... sniff

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #88 Online: Junho 13, 2012, 10:43:08 »
Pô BigBoy, te ignorei não...rsrsrsrs (o papo gay...rsrsrsrs)

Mas eu preciso entender o que é essa teoria dos círculos e pontos, o link que vc colocou, não tem uma explicação didática sobre o tema... o cara fez dois recortes de um livro, mas sem colocar contexto, nada para facilitar a interpretação... eu até já disse isso neste tópico...

Fica magoado não...rsrsrsrs

Um abraço...

Obs.: Quando é que vc vai ficar tomando um vinho novamente, pois a última vez que vc fez isso, criou um post muito interessante...

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Teoria dos Círculos e Pontos no kyokushin-Alguém me explica melhor?
« Resposta #89 Online: Junho 13, 2012, 11:11:37 »

Eis aqui um dos entendimentos sobre a teoria dos circulos e pontos do kyokushin.

http://www.circleandpointkarate.com/kyokushin_karate_school_of_the_serpent_2010_012.htm

OSS!