Nosso karatê jamais deveria ter sofrido as cisões lá da década de 80. Fico aqui, imaginando "Jardim do Éden", em que poderÃamos ter kumites em campeonatos com diversas categorias: com e sem divisão de peso, com e sem acessórios de proteção, com e sem contato total e jyu-kumites com e sem autocontrole, envolvendo todos os estilos e todas as associações, todas sob uma única Federação e todas as Federações sob uma única Confederação, todas com rotatividade no comando, voto, oposição, situação e tudo o que uma democracia tem de bom e ruim. Picaretas teriam uma dificuldade maior em ficarem no mercado, pois o tÃtulo "karatê" não poderia ser por eles bancado, katas shotokan seriam realizados de uma única forma ... ôpa... caà da cama.[]´sBigBoy
rolando de rir aqui com o "tocando violão"... é direitinho isso. Em minha programação geriátrica, sem kumitês ainda mas treinando técnicas, meu professor vê que eu fico mais plantadão, esperando pra saltar feito um urso de tocaia (mais porque depois daquilo vai todo o meu fôlego) de uma só vez e, de tanto tomar tapa na cara, eu fecho um pouco mais a guarda. Eu vejo que ele me dá uns toques pra fazer isso, pulo e pose de violeiro, mas vê que a teimosia persiste... O que eu vejo, principalmente nos que são mais "das antigas", ninguém pula. E não somos excomungados por isso lá ... hehehe. Mas foi legal a descrição. Caà na gargalhada.[]´sBigBoy
Acho que é como o cabrera falou lá atrás. Tem que colocar o pessoal para lutar a veras, não por pontinho, pra ver se essas fintas todas e movimentação teriam entrada com um estilo mais sólido. Falar até o papagaio fala.Não é coisa de valentões e sim o caso de verificar o que acontece em tipo 15 confrontos de WKF x JKA, mas com os dois estilos mantendo suas caracterÃsticas, ver como as estratégias de luta batem.Esses videos citados nunca vi apenas tem um do Agayev ganhando do cara da JKA , isso é fato.
...Sinceramente, entre os dois mundos, não sei qual é o PIOR. São poucos os dojos que prestam, e isso não tem a ver com FEDERAÇÃO.
Tem o do Lefreve ganhando do Ogata também. Ou melhor, sendo totalmente roubado pelo juiz (que é o enoeda).
. A questão que sempre se faz aqui é: essa garotada tão rápida, com gelzinho no cabelo, sabem bater ou só encostam comemorando ponto ?
Agora, escrito por vocês mesmos, é que eu de novo questiono os urakens e ura-mawashis que eu via nos campeonatos CBK. Pra mim, são mais pra pontuar do que pra fazer alguma coisa. De novo, é minha opinião (ainda não tomei nenhum desses dois no meio da cara pra emitir um juÃzo mais concreto):