Autor Tópico: ZANSHIN  (Lida 5679 vezes)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: ZANSHIN
« Resposta #15 Online: Janeiro 29, 2009, 10:01:25 »
Daqui a pouco vem o Pedrão e fala que na verdade isso aí qeu vocês compraram e usam não passa é de um pijama! :D :P :)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Nadin

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 26
  • Votos: +0/-0
  • Sochin
Re: ZANSHIN
« Resposta #16 Online: Janeiro 29, 2009, 15:37:55 »
 CAros colegas!
Retirei um recorte sobre zanshin, num artigo ciêntífico sobre o tema. Achei interessante.....

O termo zanshin é quase sempre traduzido nas academias brasileiras de karate pela expressão espírito de luta, traduz o que, embora não seja incorreta, não evidencia, o significado mais sutil de seu conteúdo. Se não há nenhuma referência à postura concebida pela filosofia heijo shin koro michi, a expressão espírito de luta está aberta a diversas compreensões, que podem ir de ferocidade à incitação pelo gosto de bater, dependendo do hábito corrente numa academia, ou mesmo do imaginário pessoal a respeito da atitude ideal para o combate. De toda forma, pode-se avaliar que a imitação foi a principal referência ao longo da história do karate no Brasil e teve a capacidade de manter o espírito de luta associado à resolução, determinação e tranquilidade, ou serenidade, para o combate. Zanshin, no entanto, vai alem desses significados e, com suas raízes nos clássicos de Musashi, Takuan e Munemori no séc. XVI, tem uma conotação que refina essas características do estado psicológico. Trata-se de um estado de espírito calmo, vigilante, mas não tendendo a uma intenção precisa enquanto esta intenção não tenha sido decidida e, a cada vez que nenhuma ação está ocorrendo, então, tanto antes como imediatamente após o combate. Zanshin é a manifestação de um estado mental livre, neutro, que não está fixo sobre nada, então, capaz de reagir instantaneamente à primeira solicitação, em face de toda eventualidade. Este estado de calma aparente é, no entanto, vigilante (atenção ativa), não um estado de inatividade mental. (Harbersetzer e Harbersetzer, 2000, p.793)

A chave para o zanshin é a confiança na capacidade de agir instantânea, determinada e eficazmente. Para adquirir tal confiança, que pode ser interpretada como o que subjaz ao próprio kime, é necessário o treinamento através de muita repetição e concentração. Pode-se ler o zanshin como a contra-face da mesma peça em que está talhado o conceito de kime. Para a determinação e definição, antes é preciso o desprendimento e a contemplação; para a contração, antes é preciso a descontração. Sendo a categoria complementar do kime e tomando parte na essência do karatê, o zanshin possibilita a eficacia do kime, e vice-versa. Nesse equilibrio dinâmico encontra-se, não apenas o princípio do karatê-do, mas tambem o princípio da vida como um todo. Esse princípio, no mundo sino-aculturado, assume a mescla dos paradoxos como a via ternária pela qual a vida flui (Cheng, 1997).

É verdade que o karate do século XX centrou sua prática no conceito de kime e na aquisição de potência, muitas vezes levando os karatekas a assumirem uma postura rígida e militarizada. Nakayama, mesmo tendo sido um dos mais importantes expoentes desse karate competitivo, faz afirmações na contramão dessa tendência: No mais alto grau de desenvolvimento, penso, o karateka deverá ter uma não postura para tudo é não postura para a mente, e não postura para o corpo (Hassel, 1983, pp.22-23).

OSS
Reginaldo Donizete Vilarinho