Autor Tópico: Arma Humana!  (Lida 13029 vezes)

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
Arma Humana!
« Online: Abril 09, 2008, 07:54:08 »
Oss!

Alguém mais viu a estréia do programa Arma Humana ontem no History Channel?
Quem não viu perdeu um ótimo "overview" do karate em Okinawa hoje e alguns pontos da história da arte.

Fora alguns muitos comentários fora da curva, a maior parte do programa mostrou com sinceridade o dia a dia de treino para os karatecas do outro lado do mundo. Cara, é melhor do que eu imaginava, é quase tortura medieval mas os resultados são fantásticos!

O que mais me assombrou foi o ultimo Sensei socando pedra, aqueles caras são muito fortes e muito calejados.
Também me assombrei com a simpatia da maioria deles, sempre sorrindo e tentando ajudar. Não tem nada a ver com a maioria dos Japoneses com quem treinei (mas bem, Okinawa não é Japão...)

Obs: fiquei em dúvida onde colocar esse tópico, se alguém tiver lugar melhor mova-o por favor.
"E depois de tudo, céu e terra aí estão, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as ações de um homem têm o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Arma Humana!
« Resposta #1 Online: Abril 09, 2008, 08:05:29 »
Eu assisti e acho que o programa ficou devendo. Por exemplo já treinei com o Sensei Seikichi Higa do Okinawa Shorin Ryu que apareceu no programa........só mostrou o naihanchi shodan (tekki shodan) e alguns movimentos ridiculos e ele tem muito mais coisas importantes para mostrar do que aquilo. O mesmo para os Senseis Higaona (goju) e Kinjo (uechi ryu).

A movimentação do Sensei Seikichi Higa lembra muito o Sensei Asai com movimentos rápidos e circulares..................diferente do Shotokan.

Ari - Santos/SP

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: Arma Humana!
« Resposta #2 Online: Abril 09, 2008, 09:48:24 »
Primeiramente Oss:

Sinceramente, já falei isso em outros lugares e falarei aqui novamente. O programa foi UM LIXO, LIXO E MAIS LIXO! Fez do Karate apenas uma arte exótica, onde os caras vivem quebrando pedras, madeiras, carregando jarros e fazendo outras coisas para "inglês ver".

Se bem notarem, verão que nenhum dos apresentadores, ou, mesmo os produtores preocupou-se em indentificar os estilos de Karate, ao que parecia todo mundo Karate treinava daquela maneira, competia daquela maneira, não levantaram nenhum aspecto relevante sobre a história do Karate, ou seja foi uma tremenda PIADA de mal gosto.

Os mestres okinawenses estavam sorrindo, mas no fundo dava para sentir a vergonha que eles sentiam em relação a mostrar aquelas infantilidades aos apresentadores, não se deixe enganar pela cortesia e boas maneiras.

Para uma tentativa de comparação do programa Human Weapon (Arma Humana), procurem assistir o documentário que passará nesta próxima semana que será relacionado ao Judo e se puderem assistir também vejam o do Sambo (arte marcial russa que o lutador de MMA Fedor pratica) vcs notarão a olhos vistos o apuro na produção destes episódios e as relevantes informações históricas trazidas ao bojo do documentário.

A mudança é da água suja para o mais puro vinho

O pessoal que deixou fazer desta maneira este documentário relacionado ao Karate deveria se esconder debaixo de uma pedra e nunca mais aparecer.

Oss!!

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: Arma Humana!
« Resposta #3 Online: Abril 09, 2008, 10:21:40 »
Pois é Sensei Augusto, mas pq só fizeram essa pataquada com o Karate, se toda a programação objetiva lucro (ora, nisso eu não vejo mal nenhum, realmente o dinheiro tem que sair de algum lugar e ir para outro), pq os documentários do Judo e do Sambo foram bem feitos?

Canais como History Channel não são como canais de TV igual a rede Globo que necessita de venda de merchandising e seus minutos de propaganda para sobreviver, tanto que é quase nula as propagandas que não são relacionadas a programas do próprio canal.

Como se explica isso?

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Arma Humana!
« Resposta #4 Online: Abril 09, 2008, 10:30:17 »
Esse programa não me agradou. Primeiro, pela escolha do kyokushin como o estilo para a luta e, pelo menos para mim, um kyokushin bem fraco frente aos que já ví aqui no Brasil. Se a idéia era mostrar um karate mais antigo de Okinawa, a escolha do kyokushin, um estilo mais recente no Japão, por um coreano, com regras muito diferentes de outros estilos, não foi educacional. E veja que não tenho nada contra o kyokushin.

A parte da luta final... ai a coisa pegou, não impressionou.... um cara bom de kyokushin derrubaria o grandão americano com um mawashi alto sem grandes dificuldades.

Pra pessoa que ve o programa acreditando que aquilo é karate, infelizmente vai ter uma péssima impressão, achando uma luta ridícula e sem a mínima eficiência.

O programa fez um desserviço ao karate. Acho que foi mal feito mesmo, independentemente de visar lucro ou não.

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: Arma Humana!
« Resposta #5 Online: Abril 09, 2008, 10:41:02 »
Oss Gakusei:

Apenas para esclarecer uns pontos:

O Kyokushin tem uma forte representação dentro de Okinawa, embora os mais tradicionais achem eles meramente um "karate de competição de contato" ainda assim ele é bem visado por grande parte dos praticantes.

Para ver só, não foi somente o Kyokushin que apareceu, Sensei Higaonna do Goju Ryu, Sensei Higa do Shorin ryu, mas que estava usando o nome de Shuri te, andei me informando com um praticante descedente de Okinawenses e praticante de Shorin ryu, que atualmente estão fazendo um "movimento de volta as origens" e chamando estilos como Goju e Shorin por seus nomes antigos de Naha e Shuri, entretanto vc viu isso explicado no documentário???

O formato das competições é o que é adotado por todos os estilos Okinawenses de Karate, na verdade o Kyokushin que copiou o formato de competição, os mais tradicionais senseis de Okinawa não gostam de competições e preferem que não hajam nenhuma coisa do Karate relacionado a competições (cada um com seu pensamento), o formato "shobu/sanbom ippon kumite" adotado pelos estilos que o pessoal gosta de chamar pelo nome estúpido de "semi-contato" foi adotado a pouco tempo como forma de competição, pois a tônica sempre foi a das competições de "full contact" que vemos popularmente no Kyokushin .

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
Re: Arma Humana!
« Resposta #6 Online: Abril 09, 2008, 10:43:46 »
Oss!

Realmente não vi nenhum grande problema assim, principalmente porque o programa não se colocou na postura de ensinar, creio que foi mais "as curiosidades do Karate" ou algo parecido. Comparado com o tipo de porcaria que os americanos costumam fazer com o Karate, esse foi uma evolução.

E foi o programa piloto, então é natural que eles levem um tempo para refinar a maneira como mostram a informação.

Além disso, o Karate é estupidamente técnico e muito provavelmente eles escolheram o kyokushin para a luta pois os apresentadores teriam uma chance de não passar vergonha. Não conheço a fundo o kyokushin mas me pareceu um estilo menos estruturado.
Não podemos deixar de levar em consideração que eles não gostam de ficar mostrando os segredos e detalhes do Karate e sempre restringem esses momentos dando informações e apresentações básicas apenas com o que todo mundo já sabe ou espera ver.
"E depois de tudo, céu e terra aí estão, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as ações de um homem têm o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Arma Humana!
« Resposta #7 Online: Abril 09, 2008, 10:58:30 »
Sensei augusto falou bobagem, o programa em questao pode ser um lixo eu nem vi, agora globo e globo, national e national, globo é coisa de brasileiro q votou no lula, ta indo pro terceiro mandato. Nao compare alhos com bugalhos.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Arma Humana!
« Resposta #8 Online: Abril 09, 2008, 11:15:20 »
O Kyokushin tem uma forte representação dentro de Okinawa, embora os mais tradicionais achem eles meramente um "karate de competição de contato" ainda assim ele é bem visado por grande parte dos praticantes.

Entendo sua colocação, mas pelo que entendi do programa eles estavam buscando as raizes do karate, e mesmo que o kyokushin seja bem praticado hoje em Okinawa, no passado ele não existia por lá, pois foi criado muito mais ao norte, nas proximidades de Tokyo, e tem influências do Muai Thai, entre outros aspectos. Esta longe de ser um karate de raiz. Acho que o programa passa a falsa impressão de que o kyokushin é um estilo antigo de Okinawa. E até mesmo, pro próprio kyokushin, a escolha do sensei e dos atletas poderia ter sido muito melhor.

Concordo com vc na parte do programa com o sensei Higaona do Goju Ryu e com  sensei Higa. Essas foram partes interessantes do programa, mostrando de fato idéias interessantes de treinamento antigo.

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: Arma Humana!
« Resposta #9 Online: Abril 09, 2008, 11:24:55 »
Yep, analisando por esse ponto vc está correto  ;) .

O programa deu uma falsa noção de que o Kyokushin seria um estilo "ancestral" "raiz" como vc bem falou, para o leigo isso é prato cheio para cair na besteira de dizer coisas que não tem correlação lógica e histórica.

As partes do Mestre Higaonna e Higa foram legais, mas foram muito colocadas fora de contexto, alguém viu falar sobre a tríade Kihon/Kata/Kumite e como um ajuda o outro e ambos estão interligados, não podemos falar de Kumite sem ao menos entender os dois sustentáculos que lhe dão suporte que são o Kihon e o Kata, um programa de anos atrás feito no National Geographic feito por uma apresentadora loira que praticava Aikido teve melhor suporte nesses quesitos, este programa foi um "show de variedades" sobre o Karate.

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Arma Humana!
« Resposta #10 Online: Abril 09, 2008, 11:41:38 »
Todo documentario de televisao feito por jornalista corre esse risco. Jornalista nao é especialista, publico de tv não é especialista. Gakusei e Pablo vinicius são especialistas, estudam isso, voces sempre vao criticar. Nao foi feito pra voces. Faz um globo reporter sobre vinho e conversa com sommelier no dia seguinte, milhoes de criticas

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: Arma Humana!
« Resposta #11 Online: Abril 09, 2008, 11:47:00 »
Avi, obrigado pela honra, mas eu não sou especialista nesta área (comunicação), sou formado em Direito, e sou um obstinado estudante da História, canais como History Channel, National Geographic e qualquer outro canal que passe documentários históricos e assim como livros de história e até romances históricos eu devoro, particularmente eu procuro conhecer muito bem dos fatos históricos pois isso me dá uma melhor interpretação dos fatos que acontecem em minha volta.


Dizia Marco Túlio Cícero: "A História é mãe e mestra da vida".


Sensei Augusto, a título de informação, sou assinante de TV por assinatura (A cabo) e conheço o nível de propaganda e não se tem comparação igual as TVs abertas.

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Arma Humana!
« Resposta #12 Online: Abril 09, 2008, 11:47:22 »
Augusto sensei, sua fala foi generica e na minha opiniao representa eses tipicos discursos esquerdóides sem profundidade alguma, inclusive o termo industria do entretenimento é tão genérico que só pode sair superficialidades desse comentario.

Não o ofendi, disse apenas que o senhor falou bobagens do assunto, inclusive mais um assunto que o senhor diz ter muito contato. São tantas as suas especialidades que o senhor acaba virando generalista.

Peço por favor que o senhor não troque as palavras de meu post nem tranque o tópico quando contrariado como tem sido a pratica aqui e nem peça pro rene "el ditador" pra deleta-lo.

Releia o que escrevi e veja que nao o ofendo.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Arma Humana!
« Resposta #13 Online: Abril 09, 2008, 11:50:44 »
Avi, obrigado pela honra, mas eu não sou especialista nesta área (comunicação), sou formado em Direito, e sou um obstinado estudante da História, .

Eu quis dizer especialista em historia do karate se comparado a maioria que nao pratica e assina tv a cabo, de certa forma todo mundo aqui no fórum é especialista no comparar com gente que nao pratica e nao tem interesse pelo tema.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

k_man

  • Visitante
Re: Arma Humana!
« Resposta #14 Online: Abril 09, 2008, 13:42:16 »

Peço por favor que o senhor não troque as palavras de meu post nem tranque o tópico quando contrariado como tem sido a pratica aqui e nem peça pro rene "el ditador" pra deleta-lo.

oss

Prezado Avi

É melhor não provocar os caras, senão a chicotada vai rolar solta. Eu já senti isso na pele, ou melhor, no lombo...lelê lelêêê...
« Última modificação: Abril 09, 2008, 13:44:00 por k_man »