Autor Tópico: Campeonato Sul-Sudeste 2012  (Lida 4714 vezes)

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Campeonato Sul-Sudeste 2012
« Resposta #30 Online: Julho 06, 2012, 12:48:32 »

   Mas, a minha pergunta é: por que o karatê shotokan "sofre" tanta distorção do que é realmente e do que é na competição?
   Vejo torneios de jiu-jitsu, submission, muay-thai e todos eles praticamente retratam e muito bem o que é praticado nas academias deles.
 
[]´s
BigBoy

Big, essa pergunta é muito boa. Estou aqui maquinando maquinando...a questão é tão relevante que eu acho que remete a origem das competições, ou melhor da relação entre Karate e competição, na origem da última. Algumas coisas que passaram na minha cabeça.

- Karate não tinha e não era para ter competição (segundo o principal sistematizador moderno: Funakoshi).

- O Judo nasceu com um objetivo educacional e logo se enquadrou como esporte, teoricamente praticamente tudo o que tem no JJitsu tem no judo, mas nas competições eles usam apenas umas pequena fração das técnicas.

- O MThai sempre foi uma pratica de combate no Ringue, o contato total e a destruição do adversário são a principal motivação
 versus
- O Karate moderno nasceu com o propósito de auto aperfeiçoamento, e o respeito a si mesmo e ao adversário é uma premissa, dai a origem da punição ao contato.
 - A punição ao contato em competiçõe comecçou a trazer viés nas técnicas, e conforme as regras foram restringindo e com a segregação nas organizações, o "Karate Shotokan" de competição foi cada um para um lado.
 
Tendo pensado isso, relacionei com algumas idéias sobre o kickboxe e o kyokushin, que surgiram pela "punição" ao contato do Karate moderno. Ambos são muito mais interessantes de assistir do que competição de Karate Shotokan. Particularmente eu acho muito subjetiva a atribuição de pontos em competição Shotokan, mas eu tenho poquissima experiência nisso...

Competição não tem que ter dúvida: cruzou ou não cruzou a linha de chegada antes ? "É isso".

Competição de Shotokan tem o seu lugar hoje, poque muitas pessoas apoiam.

Mas nem toda atividade é passível de ter competição. Já assistiram competição de Kendo? Com toda aquela proteção ainda assim as vezes é subjetivo tal é a velocidade dos golpes...

Capoeira não tinha competição...
Aikido não tem competição (até onde sei...).

Boa pergunta, eu estou só especulando nessas palavras... :)

______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Campeonato Sul-Sudeste 2012
« Resposta #31 Online: Julho 06, 2012, 13:02:31 »
   Na capoeira, pelo menos no grupo Muzenza, por exemplo, eles criaram até DUAS competições: uma que avalia a plástica, beleza e técnica. E a outra...  meu caro Bodhi, é a tal da Capoeira Fight:

   

   Aikido eu não conheço praticamente nada. Não vou comentar.

   Eu não posso assinar em baixo. Mas desconfio que o Muay Thai nasceu antes do conceito de ringue.

[]´s
BigBoy

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Campeonato Sul-Sudeste 2012
« Resposta #32 Online: Julho 06, 2012, 13:59:41 »
  Na capoeira, pelo menos no grupo Muzenza, por exemplo, eles criaram até DUAS competições: uma que avalia a plástica, beleza e técnica. E a outra...  meu caro Bodhi, é a tal da Capoeira Fight:

  

   Aikido eu não conheço praticamente nada. Não vou comentar.

   Eu não posso assinar em baixo. Mas desconfio que o Muay Thai nasceu antes do conceito de ringue.

[]´s
BigBoy
:o :o :o :o :o :o

Vivemos e não vemos tudo mesmo....q doidera....pois eh, na tentativa de esportivizar tudo criaram uma parada bizarra...até cinturão de fita isolante tem no final.

Com esse vídeo da capoeira, me lembrei de uma "história": Quando era adolescente uma tia com problemas de locomoção me pediu para acompanha-la em uma viagem de navio que faria com outras senhoras. Como eram muito idosas eu passava a maior parte do tempo na recreação do navio. Dentre as competições que participei durante o cruzeiro, havia a de "Tênis de Mesa".

"Ok! Boa",pensei, achando que já ia levar outra medalha (já havia ganho 3o  de "totõ", ou "pembolim" dependendo da parte do país), mas eis que cheguei no convés superior onde estava a mesa profissional, e, obvio, um vento danado.

Resultado: tive que aprender a sacar na direção oposta da mesa, dependendo da direção do navio, para que a bola fosse parar no lado do adversário...O último ponto da final foi muito interessante: eu cortei e a bola caiu atrás de mim depois de te-la acertado com a raquete....hauhauhauhua.

Moral da história, da para ter competição de tudo e chamar do que quiser, vai ter sempre alguém para competir, e com qualquer semelhança mínima pode-se chamar até de "Tenis de mesa" pessoas batendo de forma quase aleatória  durante numa bola de "ping pong" no meio de um "vendaval"...hauhauhua
« Última modificação: Julho 06, 2012, 14:01:30 por Bodhi »
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:Campeonato Sul-Sudeste 2012
« Resposta #33 Online: Julho 06, 2012, 14:23:59 »
Pessoal,

mas assim, não vamos viajar na maionese... Competição de Muay Thai AQUI não se assemelha com Muay Thai da Tailândia. Na verdade não é nem um pouco parecido.

Jiu Jitsu também não, existem uma infinidade de técnicas que foram banidas das competições. Tanto que hoje em dia não se luta mais pela finalização, e sim para "ganhar posições", consequentemente ganhar pontos.

Eu acho que a tendência natural é as pessoas procurarem a arte marcial, mas esse lance de treinar para matar meio que cai por terra. É uma questão de prioridades mesmo...

O camarada trabalha, atende clientes, mas adora arte marcial, pratica até o seu limite. Dentro da abordagem do Marquinhos, que eu achei bem interessante, a competição e seu conjunto de regras corresponde apenas a uma fatia do Karate.

A forma de competir do Kyokushin é Karate? É! É completo? Não... da WKF, JKA, é a mesmíssima coisa. Por isso que hj em dia dou risada dessa disputa, é mta gente falando, pouca gente - inclusive eu -  treinando.

Mas não vamos nos iludir não Big, sei que tu tb és letrado no chão, já que escondesse o jogo mas me passasse o carro no nosso encontro. Jiu Jitsu vai virar Judo em breve, o que salva hj em dia é a forte ligação com o MMA.

Hai!
Juliano