Autor Tópico: Kumite de antigamente: verdadeiros duelos!  (Lida 265 vezes)

Offline matsazuka

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 30
  • Votos: +0/-0
Kumite de antigamente: verdadeiros duelos!
« Online: Janeiro 27, 2020, 02:24:42 »
Olá, karatecas

Eu estava navegando, pesquisando, estudando a respeito da nossa amada arte e me deparei com o vídeo abaixo. O que me deixou impressionado foi a abissal diferença entre as competições de kumite de antigamente para as de hoje em dia. As antigas tinham um teor real, tenso, como se fossem duelos verdadeiros entre homens que queriam se matar - mesmo que esse sentimento, as vezes, não saisse do tatame; enquanto as competições de hoje (estou falando de todas as organizações, talvez só as da KWF se safem) não demonstram nenhum teor marcial, vc n sente aquele cheiro de luta, aquela tensão bélica, aquele medo de levar um direto na fuça. Não há espirito de combate, é simplesmente um esporte de marcação de ponto no qual quem encosta, ganha. Mesmo em organizações ditas tradicionais (JKA, ITKF), os atletas tem seguido cada vez mais o modelo WKF de se lutar
Abaixo o vídeo para a apreciação de todos (campeonato japones da JKA em 1991):



Outra coisa que gosto de observar é a singularidade de cada atleta nessas competições antigas, cada um com sua forma de lutar, sua forma de kamae, sua forma de entregar os golpes. Hoje em dia parece que a produção de atletas é tão industrializada que todos lutam indenticamente, os mesmos ura mawashi, os mesmo gyaku, o mesmo kamae. Tudo igual.

Bom é isso, gostaria de compartilhar pois achei lindo de se ver. Também gostaria de saber a visão de todos a respeito disso.
E, de quebra, outro video interessante. O mestre Tetsuhiko Asai executando um Heian Nidan excelente e singular: