Karateca.net - O nosso dojo virtual
Karate => MÃdia sobre o Karate => Tópico iniciado por: Eros José Sanches em Novembro 11, 2015, 15:31:06
-
Osu!
Olá amigos.
Estou criando esse tópico para ver se os companheiros incluiriam mais algum tÃtulo nos aqui escolhidos, lembrando duas coisas:
1º) Aqui está referido o estilo Shōtōkan, mas nada impede aos Karateka de outros estilos contribuÃrem com suas obras especÃficas;
2º) É uma biblioteca técnica, portanto não fiz menção a nada histórico ou filosófico.
São eles:
FUNAKOSHI, Gichin. Karate-Dō Kyōhan (Cultrix, 2014);
FUNAKOSHI, Gichin. Karate-Dō Nyumon (Cultrix, 1998);
NAKAYAMA, Masatoshi. Karate Dinâmico (Cultrix, 2004); e
NAKAYAMA, Masatoshi. O Melhor do Karate, 11 Vol. (Cultrix, 2011).
(http://i477.photobucket.com/albums/rr135/erosanches/1%20-%20Biblioteca%20Baacutesica%20Teacutecnica%201.jpg) (http://s477.photobucket.com/user/erosanches/media/1%20-%20Biblioteca%20Baacutesica%20Teacutecnica%201.jpg.html)
Todas essas edições são publicações em português, lançadas pela Editora Cultrix, de São Paulo.
Osu!
-
Osu,
Eros Sensei,
Além destes, há uma outra obra técnica em português, indispensável nesta coleção:
- KANAZAWA, Hirokazu. Faixa Preta (Escala, 2010).
(http://img.olx.com.br/images/69/699522037859585.jpg)
Há outra obra em português, mas que a tenho apenas por curiosidade (não a indico):
- RIELLY, Robin L. Os Segredos do Karate Shotokan (Madras, 2011).
(http://mlb-s2-p.mlstatic.com/os-segredos-do-karate-shotokan-robin-l-rielly-281901-MLB20442687255_102015-F.jpg)
No Shotokan há referências e referências. Não existe uma verdade única, mas a linhagem sempre pode revelar um diferencial.
Osu.
-
Não sabia que o Karate Kyohan tinha em português, muito boa leitura, ao lado do Karatê dinâmico e O melhor do Karate V. 1. Importantes para o estudante do Karate.
Minha adolescencia foi doutrinada no velho "O melhor Caminho do Karate", que meu Sensei queimava "ultrapassado", mas ainda não concordo com isto.
Alguém poderia comentar sobre o livro "Tales of Okinawa's Great Masters" de Shoshin Nagamine?
OSS!
-
Obrigado amigos pelas contribuições.
PSekiMG, muito boa suas inclusões. Tenho ambas as obras e acredito que elas acrescentam muito à biblioteca, sem dúvida.
Para os que desejam a obra do Sensei Kanazawa, fica aqui um alerta importante:
Existem dois volumes da mesma obra, com tÃtulos diferentes! CUIDADO!!!
A obra "Faixa Preta Karate", postada por você, é a mesma que a obra "Guia Prático do Karate". Elas possuem exatamente o mesmo conteúdo, no entanto possuem tÃtulos e capas diferentes... ??? Se alguém deseja comprar esse livro, cuidado para não comprar duas obras achando serem diferentes e acabar tendo dois livros iguais.
Contudo, o conteúdo técnico é excelente.
O livro de Robbin Rielly, possui uma abordagem técnica/filosófica bastante particularizada. Inclusive Rielly-sensei faz parte, atualmente, do Comitê Técnico da ISKF, minha atual escola.
Cabadapest,
Você está se referindo ao livro do Antônio Gotuzzo Tagnin, de 1975?
Acho esse livro muuuuuito curioso. Alguém sabe quem é Antônio Gotuzzo Tagnin ??? ::) ???
Conheço algumas passagens (extraÃdas de artigos) do livro de Sensei Nagamine. Tem alguns conteúdos biográficos que estão sendo úteis para meu trabalho.
Abraços.
Osu!
-
Osu,
Ótimo lembrete, Eros! Eu havia cometido este erro, mas foi até bom, pois um livro eu fiquei e o outro deixei na biblioteca do Dojo. Na época, reclamei junto a Editora Escala e deu a maior confusão! Lascou-se feio ela.
Ainda sobre o Livro do Kanazawa Sensei, existem algumas aplicações técnicas que podem ser bastante diferentes a depender do Dojo, mas que estão corretas. Se seu Dojo, por exemplo, não aplica certo movimento de acordo com a interpretação de Kanazawa Sensei, ao menos agora irá saber que um mesmo movimento pode ter aplicações diferenciadas - e continue a seguir o que é passado no Dojo.
Sobre a obra de Rielly Sensei, serei bastante honesto: não achei tão secreto como o tÃtulo informa. Entretanto, não deixa de possuir seu valor como conhecimento marcial. E quando digo que não o indico, quero dizer: deixar para comprar este livro depois de ter adquirido as demais indicações.
Osu.
-
Cabadapest,
Você está se referindo ao livro do Antônio Gotuzzo Tagnin, de 1975?
Acho esse livro muuuuuito curioso. Alguém sabe quem é Antônio Gotuzzo Tagnin ??? ::) ???
Também pesquisei sobre e descobri que o livro mais conhecido do autor é "O milagre da voz humana", obra póstuma, é sobre técnica vocal. Veja o que encontrei:
Natural de Pelotas, Antônio Carlos Gotuzzo Tagnin (1931-2003) teve uma formação ampla e foi professor de educação fÃsica, medicina desportiva, artes marciais, nutrição, foniatria e técnica vocal e ortofônica.
De qualquer forma, acho que a anonimidade de Tagnin não deprecia seu bom trabalho, principalmente numa época de tão poucas referências disponÃveis nas bibliotecas públicas do Brasil.
Abraço fraterno.
Osu!
-
CertÃssimo PSekiMG!
A obra de Rielly-sensei não é secreta, de modo algum.
Acho que o termo secret do original, está mais para a tradução que a própria Madras (editora) deu ao tÃtulo, "segredo", no sentido de mostrar interpretações de possÃveis aplicações das técnicas.
Algo em relação à procura bem atual de "achar chifre em cabeça de cavalo" em kata básico, por exemplo, e por aà à fora.
Quanto à s obras de Kanazawa-sensei, penso que a leitura que ele fez do Shōtōkan são bastante particulares da SKIF, embora isso não seja uma crÃtica negativa à sua escola.
Foi por esse motivo que não desejei citá-las, embora possua ambas, como obras básicas para uma biblioteca de Karate-dō Shōtōkan.
Osu!
-
Cabadapest,
Eu considero a obra do Tagnin uma preciosidade!
Você disse tudo quando se referiu à importância dela ao seu tempo, já que ela continua bastante interessante na atualidade.
Fico impressionado o ostracismo dado a essa obra pelos "canais oficiais" do Karate no Brasil. E em especial ao anonimato do autor! :o
Cheguei a pensar que poderia ser um pseudônimo de alguém conhecido no Karate-dō. Mas, agora que você apresentou informações pessoais do mesmo (gostaria de ver suas fontes), continuo admirado com essa omissão.
Será que algum "antigão" do fórum não o conhece??? Gustavo? Yama? Roberto Sant'Ana? Ari?
Osu!
-
Osu,
Um detalhe sobre Kanazawa Sensei.
Sua visão sobre a aplicabilidade de determinados movimentos no Shotokan certamente diverge dos preceitos técnicos de escolas como a JKA ou mesmo da ISKF. Contudo, sua validade está na experimentação, motivo pelo qual, mesmo que seja diferente, não deixa de pertencer ao mesmo estilo. Aliás, é uma particularidade do próprio Dojo.
Mesmo no Brasil, instrutores pioneiros do Karate-Do não mais praticam a mesma arte marcial nos molde de suas origens, mas nem por isso deixam de ser Shotokan.
Apenas um friso, senão esta discussão vai longe.
Atemo-nos aos livros!
Osu.
-
Eu comprei esse livro em 75/76 e sempre uso para consulta. Achei o conteúdo muito parecido com o livro "KARATE-DO" do Roland Harbersetzer - Editora Hispano Europea. Quanto ao autor não conheci em SP, não sei se era praticante ou apenas escritor ou mesmo usou outros livros como referência para escrever ou traduzir este livro. Mesmo assim recomendo o livro...
-
Obrigado Arivaldo-sensei.
Realmente o livro é muito bom, bastante completo para sua época.
Abraços,
Osu.
-
Tenho o black belt do sensei Kanazawa, best karate quase todos e O Meu Modo de Vida do sensei Funakoshi.
Excelente tópico. Estou no aguardo de mais indicações alem das que já foram feitas.
-
Comecei a ler hoje o "Jutsu, A Arte Oculta no Karate", do sensei viniciu antony.
-
Osu Felipe Andrade!
Estudei recentemente esse livro.
Ressalto cuidado com o status de "revelação histórica" trazido pelo livro, pois a obra apresenta essa suposta verdade, sendo que o material referenciado não é consistente para dar esse respaldo. O conceito "jutsu" não se aplica ao Karate, por não ser ele uma arte marcial japonesa e isso nós sabemos através de pesquisas.
Contudo, autores importantes como Patrick McCarthy e Simon Keegan "vendem" essa ideia devido a utilizarem esse termo como uma propaganda de suas respectivas escolas.
Estou curioso para ver, com os amigos que leram essa obra, a sua interpretação.
Osu!
-
OSS
Não sei tem muito a ver com o intuito do tópico, mas estou lendo o Bushidô, o Arte da Guerra e o Hagakure. Muitos bons, até porque o Funakoshi cita eles nos seus livros.
OSS!
-
Tenho e posso enviar ( em PDF e/ou outro ) a pedido: 26 fascÃculos de Tele Judo e Karate-Do = 1,05GB; 31 Katas ( Shotokan e Shotokai ) = 175 MB; Karate-Do / Kyohan ( G.Funakoshi ) = 156MB. Oss!..
-
Tenho e posso enviar ( em PDF e/ou outro ) a pedido: 26 fascÃculos de Tele Judo e Karate-Do = 1,05GB; 31 Katas ( Shotokan e Shotokai ) = 175 MB; Karate-Do / Kyohan ( G.Funakoshi ) = 156MB. Oss!..
Osu!
Fernando,
O Karate Kyohan é em português?
-
Oss Fernando Silva,
Como faço para adquirir com você esses livros? Nos passe o que devemos fazer para você enviar em PDF.
Oss